Bolsonaro diz não mandar na Anvisa, mas que agência não vai correr para liberar vacina

Foto: reprodução/YouTube

Em mais um episódio da crise instalada em torno da politização da vacina contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na noite desta quinta-feira (22) que não manda na Anvisa, mas que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não vai correr para liberar a imunização.

“A vacina tem que ser certificada pela Anvisa. Eu não mando na Anvisa. Alguns acham que eu mando na Anvisa. A Anvisa, como as agências todas, é independente. A Anvisa não é subordinada a mim, apesar de quem indicar [o diretor-presidente] para a sabatina no Senado sou eu”, disse Bolsonaro em sua live semanal, desta vez ao lado dos ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).

Bolsonaro elogiou o diretor-presidente da Anvisa, o contra-almirante da Marinha Antonio Barra Torres, chamando-o de “pessoa bastante equilibrada”.

“O almirante Barra falou também: ‘em aparecendo uma vacina no mundo, ela vindo para cá, primeiro a Saúde, depois a Anvisa que vai dar a certificação’. Agora, ele não vai correr. Não vai ser em 72 horas que ele vai pegar e autorizar aqui a distribuição no Brasil. Afinal de contas, a responsabilidade é enorme”, afirmou Bolsonaro.

Barra Torres é formado em medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, no Rio de Janeiro. Fez residência em cirurgia vascular e pós-graduação na área de gestão. Passou 32 anos na carreira militar e chegou ao terceiro posto da hierarquia da Marinha.

O militar é considerado muito próximo ao presidente Jair Bolsonaro. Em março, Barra Torres apareceu sem máscaras ao lado de Bolsonaro em uma manifestação a favor do presidente, contrariando a orientação da equipe de saúde do governo, que pregava distanciamento social.

​O presidente esvaziou na quarta-feira (21) o acordo anunciado na véspera por seu ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para a compra de 46 milhões de doses da vacina contra a Covid produzida pela chinesa Sinovac e que será produzida pelo Instituto do Butantan, ligado ao governo paulista. João Doria (PSDB-SP) é virtual adversário de Bolsonaro na eleição de 2022.

Na live, Bolsonaro fez críticas indiretas a Doria e voltou a atacar declaração do governador sobre tornar a vacinação compulsória em São Paulo.

“Enquanto eu for presidente da República, não vai ser desta forma. Isso é democracia, é liberdade. Ninguém vai obrigar ninguém a tomar vacina”, disse o presidente.

“O que serviu muito esta pandemia foi para revelar os aprendizes de ditadores. Figuras nanicas, hipócritas, idiotas, boçais, achando que mandam no estado dele. ‘Vai tomar vacina!’. Vai tomar você, pô, a vacina que você bem entender. Coca-Cola, Tubaína, vá tomar o que você bem entender”, afirmou Bolsonaro.

O presidente disse duvidar que a Justiça determine a obrigatoriedade da vacina.

“Vamos supor que seja obrigatório. Daí, o cidadão vai lá e toma a vacina e vem a falecer logo depois. Pode ser pelo próprio vírus, pode ser outra doença agravada pelo fato de ser injetada a vacina. Estes cidadãos, centenas de familiares vão entrar na Justiça”, disse Bolsonaro.

Uma lei de fevereiro deste ano, assinada pelo próprio Bolsonaro, prevê a possibilidade de realização compulsória da imunização contra a Covid-19.

FolhaPress

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Boi 🐂 Açoitado disse:

    Essa vacina era ser desenvolvida de uma forma que o ferro quente aplicasse, assim o gado 🐄 sofria menos…
    Aplicava o ferro quente no lombo, ali mesmo já introduzia a vacina.

  2. Boi 🐂 Açoitado disse:

    Tirando o Ministro Tarcísio, o resto, pode ir pro LIXO ou para a Papuda.

    • Esporte disse:

      E o nosso astronauta brasileiro?
      E a Cristina?
      E o Rogério Marinho?
      E o Fábio Faria?
      E o PHD Paulo Quedes?
      Quer dizer que não são boms ministros??
      Kkkkkkkkk
      Pra vc bom é Zé Dirceu, Mercadante, Jenoino, Gedel Vieira né??
      Vc é uma piada de mau gosto viu Ricardo Manoel Lúcido pixuleco açoitado entregador de pizza.
      Kkkkkkk
      Vá trabalhar!!

    • Boi 🐂 Açoitado disse:

      Esporte, são iguais a vc, não SERVEM para absolutamente NADA!

    • Esporte espetacular disse:

      Mais eu passo o dia trabalhando.
      E vc??
      Improdutivo.
      Babaca.
      Rsrs.

  3. Gui Gui Bolsonaro disse:

    Ôôô vei Bom!!
    Dalhe MITO!
    Bota moral nesse porra, escreveu não leu, o pau comeu.
    Bota pra torar.

  4. Guilherme disse:

    Esse homem parece um louco falando. Precisamos de um presidente que não roube e tenha o mínimo de postura.

  5. WELLINGTON disse:

    Vá lá e tome, se confia. Eu vou seguir e continua seguindo o que o Presidente relata e vários médicos também relatam e ponto final.

    • Anti-Político de Estimação disse:

      "Eu vou seguir e continua seguindo o que o Presidente…………………………." .
      Sem comentários, rsrsrsrsrssrsrsrsrsrs….

  6. Cidadão pagador de impostos disse:

    E o povo morrendo e adoecendo…
    Moro Presidente 2022

  7. Antonio Turci disse:

    Bem que o Presidente poderia evitar certas declarações. Reconhecer limites é fundamental.

    • Silva disse:

      Mas, mas se não for assim, não é Bolsonaro, tá bom de mais Turci, o véi contínua o mesmo de sempre, autêntico e corajoso.
      Defeitos!??
      Todos do mundo tem.

  8. Pixuleco disse:

    Será que o Tonho está esquecendo de tomar os remédios ? Está cada dia pior . Vixe ! A Gadolândia está toda atrapalhada . Mummmm , bora gado véio . Bora pro cocho , Ah papai !

  9. joao disse:

    imagina quem teve a mãe morta pelo covid, votei nesse louco hj tenho e vergonha de um presidente desse , nojo desse Presidente….

    • Boi 🐂 Açoitado disse:

      É simples, corte o dedo e jogue fora. Eu faria isso.
      Imagine o alívio que vc vai sentir..

  10. Expedito disse:

    Os que disseram que a ivermectina e a cloroquina não serviam como prevenção ao covid, por falta de comprovação científica, agora querem impor a todo custo uma vacina chinesa sem comprovação científica?
    Esse pessoal deveria responder criminalmente pelas mortes em seus estados e ainda estão distorcendo os fatos querendo que a vacina da China seja adotada aqui???
    Avisa aos doentes mentais que apoiam essa ideia absurda, que a China está comprando vacina na Suécia para vacinar seu povo contra o covid. Porque não dão aos deles a vacina que estão querendo vender aqui?

    • Jr disse:

      1 – ivermectina e cloroquina continuam sem comprovação científica.
      2 – a vacina chinesa está sendo testada no Brasil, em brasileiros por uma instituição respeitadíssima.
      3 – quem vai dizer se a vacina é eficaz não será a China e sim quem está testando.
      4 – Essa noticia que a China está comprando vacina da Suécia é mais falsa que uma cédula de três. Já foi checada e desmentida.
      5 – por favor faça uma checagem antes de comentar.
      6 – se for capaz comente sem ofender as pessoas. Isso é muito feio.
      7- por fim, já que tem tanta aversão à China, faça o seguinte: quando chegar em casa jogue fora tudo o que for fabricado ou tem componentes fabricados na China.

    • Neco disse:

      Dá para ver que o tal do Jr tem o mesmo 'rigor científico' quando compara a cloriquina com uma vacina que ainda não existe. Comprovação do uso PRECOCE E CONSORCIADO da cloriqina tem aos tubilhões. Agora, como Bolso e Trump a elogiaram, os dettatores saem pinçando 'estudos' para desmerecê-la. É o tal do viés de confirmação.

    • Jr disse:

      Neco Leia o tópico 3.

    • Jr disse:

      Beco cite quais são esses " turbilhões" de comprovações! Táokei!

  11. Santos disse:

    Precisava desautorizar o General ministro da saúde?
    Desgaste da imagem das forças armadas em geral.
    Já é o terceiro ou quarto general que se submete a isso.
    Constragimento nacional.

  12. Mak disse:

    Parece que ele sente um prazer mórbido em ver o povo sofrer. Primeiro, tacou uma cloroquina no povo, e agora sorrindo no canto da boca para não liberar a vacinação. Que família ruim é essa, minha gente? Não basta estarem atolados em falcatrua e lavagem de dinheiro no RJ, agora querem literalmente matar o povo…

    • José Lúcio disse:

      Querem não, estão matando desde o início da pandemia. Esse presidente é uma PIADA!!!!

    • Pat disse:

      Então os remédios não devem serem usados porque não há comprovação científica. Mas a vacina, que também não é comprovada cientificamente, deve ser usada em massa? É isso mesmo?

    • bader disse:

      e é ??

      pensei que era o covid e os prefeitos ladrões que roubraram as verbas da pandemia, mataram o povo.

    • José disse:

      Quem quer matar quem cara pálida, como pode obrigar o povo a tomar uma vacina que ninguém sabe a eficácia dela e muito menos os efeitos colaterais, vc só pode ser um genocida idiota de esquerda

COMENTE AQUI