
Através de uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro comemorou o aumento na procura de viagens ao Brasil por parte de turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. Segundo apuração do site Money Times, mencionada por Bolsonaro, as buscas por voos com destino ao Brasil cresceram 36% desde a última segunda-feira (18), data em que o governo federal publicou decreto que dispensa o visto de entrada para cidadãos desses quatro países.
Levantamento da plataforma de planejamento de viagens Kayak, referenciado pelo site, revela que o interesse dos australianos em visitar o Brasil cresceu 36%. Entre norte-americanos, canadenses e japoneses, o índice subiu 31%, 19% e 4%, respectivamente.
Novas regras
A dispensa de visto é válida para entradas no país que tenham fins turísticos, de negócios, esportivos ou artísticos, somente para cidadãos que não tenham intenção de estabelecer residência no Brasil.
As novas regras, que entram em vigor a partir de 17 de junho, se aplicam a quem permanecer em território brasileiro por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses.
Atualmente, os cidadãos dos quatro países contemplados pela medida utilizam um sistema eletrônico para a obtenção de vistos (E-visa) para entrar no Brasil.
Por meio desse programa, os turistas desses países podem fazer a solicitação pela internet. O tempo de análise e entrega do documento dura três dias. No procedimento normal, o prazo chegava a 40 dias.
A expectativa do governo federal é que o incremento na entrada de turistas vindos ao Brasil seja de 217,8 mil pessoas, caso todos os pedidos de visto feitos em 2018 sejam convertidos em viagens.
Agência Brasil
O turista americano é reconhecidamente o que mais gasta dentre todos. E, também, normalmente pratica o chamado turismo familiar. Ocorre que americano não é besta e não anda se arriscando à toa por ai. Imagine que o cara vive num país que é considerado o sonho de moradia para muitos, que chegam a arriscar a própria vida para lá ingressar, ainda que ilegalmente, onde as coisas funcionam perfeitamente, onde se consegue prosperar às custas do próprio esforço, onde se goza de liberdade de verdade, país disseminador de cultura e progresso científico e, ainda, com infinitas e diversas opções de diversão. Por que alguém irá desejar sair desse "paraíso" e enfrentar todos os problemas com os quais já estamos nos habituando por aqui? Esse americano virá para cá para ser explorado e assaltado (tomara que fique "só" nisso) e para se sujeitar aos péssimos serviços aos quais já estamos acostumados? Talvez fosse melhor gastar seu rico dinheirinho no seu próprio país. Ou mesmo dar um passeio na Europa. Portanto, penso que o interesse no turista americano é muito mais nosso do que deles.
A quantidade de criminosos norte americanos e até seres desprezíveis, como pedófilos já foram pegos aqui, e entraram com visto… Imagina sem visto.
Reciprocidade neles!!!;
Isso é ótimo, desde que a recíproca seja verdadeira.
Cê tá lôco, exigindo o visto, os brasileiros arriscam tudo pra ir pra os EUA. sem visto, abandonam essa b**** de pais, e todo mundo se manda pra lá, transferindo todo esse caos. Eles não são doidos não.
Vontade de ir a disney ne… Muito dificil convencer um americano a vir pra ca com toda essa violencia, burocracia.. mas pra brasileiro que deseja fugir pra la seria bom "facilitar". Foi uma boa medida.. reciprocidade haverá quando resolvermos nosso problema de segurança que nao será facil.
Medida acertada, esses países tem seus turistas disputados pelo mundo inteiro, pois são turista que tem uma média de gastos acima da média mundial, além de terem uma média de ocorrências policiais muito abaixo da média. Se nosso país conseguisse aprovar o projeto anti crime do moro, com certeza, diminuiriamos os índices de criminalidade, assim teríamos um enorme incremento no nosso turismo.