Foto: Lula Marques
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (9), com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para debater sobre o projeto de lei que dá anistia aos presos pelos atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro.
A reunião entre os dois ocorreu em Brasília e foi confirmada pela assessoria de Motta. O encontro serviu como uma tentativa do ex-presidente de sensibilizar Hugo a pautar o projeto, caso o Partido Liberal consiga as 257 assinaturas para levar o texto da anistia diretamente para o plenário da Casa. Segundo o PL, o projeto já tem o apoio de 246 deputados.
De acordo com auxiliares de ambos, o presidente da Câmara ainda não está convencido a pautar o projeto no plenário e teria sinalizado ao ex-presidente a possibilidade de levar a discussão para uma comissão especial.
Além disso, Hugo Motta tem sugerido discutir o texto com outros Poderes. Segundo relatos, ele teria pontuado a necessidade de conversar com o Senado e com o Executivo.
Aliados afirmam que o presidente da Câmara busca uma costura sobre o tema, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), para chegar a um texto que possa avançar, inclusive, com apoio do governo na Casa.
Antes da reunião, na terça-feira (8), a CNN antecipou que o encontro entre os dois ocorreria. Bolsonaro já havia telefonado para Motta a fim de entender, segundo aliados, o que estaria travando o andamento da proposta na Câmara.
Durante uma entrevista a um podcast, na noite de terça, o ex-presidente falou sobre o encontro e se mostrou confiante em levar o projeto da anistia para o plenário.
“Desde a campanha [para a presidência da Câmara], ele [Hugo] fala: ‘A maioria dos líderes querendo priorizar uma pauta, nós vamos atender à maioria’. Ele não participa da votação, tanto é que o voto foi pela abstenção. Não precisa lembrá-lo disso aí, ele sabe bem o que está acontecendo. Se a gente conseguir assinatura, ele vai botar em votação, tenho certeza disso”, disse Bolsonaro.
CNN
Anistia é para aquele povo que comete crime né ?
Mas ele não era da turma de que não tinha bandido de estimação ?
Não estou entendendo por que querem anistia para um inocente.
Se ele se diz inocente, por quê quer anistia ?
Alguém pode explicar ?
Se o Zé Ruela tem o apoio da maioria do povo brasileiro, pq não foi eleito presidente, otário kkkkkkkk
DISCUTIR ANISTIA COM UM “ZE RUELA” DESSE, QUE NÃO POSSUI CARGO???
Mas tem apoio popular, idiota.
Um Zé ruela que tem apoio da maioria do povo brasileiro, enquanto o teu presidente não vai na rua.
A maior liderança política do Brasil na atualidade,chama-se Jair Messias Bolsonaro.
O Zé Ruela onde vai junta multidão, já o seu corrupto de estimação não junta ninguém