Política

Bolsonaro lidera corrida presidencial; números são de um levantamento inédito do Paraná Pesquisas

Foto: Ricardo Moraes

Jair Bolsonaro lidera a corrida presidencial em dois cenários sem Lula. No primeiro, com Fernando Haddad disputando pelo PT, o deputado aparece com 23,6% das intenções de voto; Marina Silva aparece em seguida, com 14,4%. Ciro Gomes é o terceiro: 10,7%.

Em um cenário com Jaques Wagner, o resultado é quase igual: Bolsonaro teria em torno de 23,5%, Marina, 14,3%, e Ciro 10,8%.

Nas duas simulações, ambos os candidatos petistas ficam em 2,8% das intenções de votos.

Apenas Lula aparece na frente, com 29%, contra 21,8% de Bolsonaro.

Os números são de um levantamento inédito do Paraná Pesquisas, registrado no TSE sob número BR-00884/2018. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.240 eleitores, entre os dias 25 e 30 de julho de 2018. A margem de erro é estimada em aproximadamente 2%.

Radar On-Line, Veja

Opinião dos leitores

  1. Tanto faz.. Lula,Bolsonaro,Alckmin…todos vão nos ferrar no final ….acho incrível ver pessoas brigando e discutindo por política e políticos!!!

    1. Beira mar livre!
      Beira mar livre!
      Beira mar livre!
      Beira mar livre!

  2. Pesquisas são manipuladas para atender uma finalidade do marketing dos partidos que pagam. Como a direita não emplaca candidato competitivo, a válvula de escape desses votos inflados no universo pesquisado proposital, é Bolso#$%¨&, para evitar dúvidas desse eleitor. O que se percebe na verdade é o contrário. Aumento do número de eleitores em dúvida. Nesse aspecto, esse eleitor pode migrar pra uma linha consequente e politizada. Esse eleitor sem dúvida pode ser captado pela esquerda e ao meu ver o Psol/Pcb se credencia. Esse impacto vai ocorrer com muita força depois do início da propaganda eleitoral. Não tenha dúvida.

    1. EXATAMENTE NILVAN.
      Para petista só as pesquisas do datafolha (recebeu rios de dinheiro do PT) e do Ibope (patrocinado pelo PT) tem validade, certo?
      Nenhum instituto que publique números diferentes deve ser considerado, só aqueles que perteceram a ditadura petista de informações fabricadas e vendidas.
      Vocês do PT são doutores em manipulação e criação de notícias falsas, por isso entendem mais que ninguém de manipulação e foram o único partido que votaram contra fack news.

    2. Na verdade o que está ocorrendo é muita perplexidade. Muita gente perplexa. Aumentou muito o número de eleitores em dúvida. Esse eleitor pode migrar pra uma linha consequente e politizada. Não tenha dúvida que essa parada pra pensar, esse leitor pode optar pela esquerda.

      Ao meu ver o Psol/Pcb melhor encarna essa mudança. Vamos ver se isso se concretiza. Esse impacto pode ocorrer com muita força depois do início da propaganda eleitoral.

      Mas pra avaliar isso é como jogo de dominó: Todo mundo pode dá o seu pitaco. Ma o resultado quem irá buscar serão os candidatos e a sua performance.

  3. ONTEM NO RODA VIVA:
    Não, não foi uma sabatina. E, definitivamente, não foi uma entrevista!
    Foi um convescote entre marxistas engajados na causa e um homem odiado que não poderia entrar no 'Clube dos Iluminados'.
    ALI ESTAVA A ESTUPIDEZ IDEOLÓGICA SOBREPONDO AO DEVER PROFISSIONAL DO JORNALISMO, QUE É INFORMAR A VERDADE DOS FATOS PARA QUE O CIDADÃO FORME SUA OPINIÃO.
    Não fizeram perguntas, apresentaram libelos acusatórios sem direito ao contraditório: “racista, fascista, homofóbico, defensor da tortura", ou era “ista”, ou era o “óbico”. Abusaram de AFIRMAÇÕES RASTEIRAS já devidamente esclarecidas pelo entrevistado em outras oportunidades. Não fizeram uma única pergunta relevante, muito menos inteligente.
    Sabem por quê? PORQUE O BRASIL NÃO INTERESSA A TAIS JORNALISTAS!
    O que importa é a manutenção da ideologia que defendem e do espaço que seus corruptos prediletos ocupem.

    1. Todo mundo que questiona o mito é marxista ou esquerda? Será que o povo que pensa que só a esquerda questiona o cidadão que acha que toda solução está no posto Ipiranga e se ficar sem o seu cérebro não saberá o que fazer.

  4. Há quem diga que é melhor fugir para as montanhas do que viver num país governado por Jair Bolsonaro. Mas não precisa ter medo. Ele não ganha! Depois do liberalismo do governo Temer – com o aumento do desemprego, aumento da mortalidade infantil, da violência – a classe trabalhadora votará num candidato de esquerda. O trabalhador que votar num liberal, acreditando que a redução dos impostos e do Estado vai melhorar a empregabilidade, a Justiça Social, é muito inocente. Um governo liberal só melhorará a vida dos banqueiros, dos ricos, dos empresários. E cá entre nós: Bolsonoraro é o mais despreparados dos candidatos. Sequer terá condições, caso seja eleito, de resolver a crise de insegurança no pais.

    1. Já esqueceu Gabriel que o PT deixou 13 MILHÕES DE DESEMPREGADOS?
      Já esqueceu Gabriel que o PT deixou a INFLAÇÃO VOLTAR?
      Já esqueceu GABRIEL que o PT e a esquerda patrocinaram OS MAIORES ESCÃMDALOS DE CORRUPÇÃO da história política brasileira?
      Já esqueceu GABRIEL que o PT tem TODOS seus membros da cúpula investigados, processados e alguns já condenados?
      Já esqueceu GABRIEL que o PT promoveu o toma lá, dá cá no maior populismo irresponsável desse país?
      Já esqueceu GABRIEL que a IMPUNIDADE foi palavra de ordem?
      Quem vai querer ver TODA ESSA DESORDEM DE VOLTA?

    2. vão continuar na merda se botarem a esquerda de novo, deixa de ser tapado.

  5. Nesse país tem doido para tudo, e ainda sobra!! O BRASIL nunca avançará, pois DESCEREBRADOS ñ APRENDE!! #LULARÁPIO,DEUS NOS LIVRE!! BOSTANARO ,JAMAIS EM TEMPO ALGUM!!

  6. Paraná Pesquisas faz pesquisas pelo Facebook, sem metodologia, permitindo até que crianças votem.

  7. Acho que essas pesquisa não refletem a vontade das ruas com exatidão.
    Onde Bolsonaro chega é recebido nos braços do povo e nenhuma emissora de TV divulga, salvo os vídeo repassados nas redes sociais.
    São vídeos e não fotos montadas como vemos divulgadas por partido da esquerda.
    Tem mais gente nos aeroportos e cidades para receber Bolsonaro que no show míssios (proibidos) preparados pelo PT com a presença de vários artistas que não mobiliza as pessoas.
    Embora ainda estejamos submetidos a divulgação de institutos de pesquisas que foram financiados pelo PT por 10 anos, publicar pesquisas fabricadas e manipuladas mostrando o candidato inelegível da esquerda com 50% dos votos e os demais sem passar de 10%.

    1. tem mais gente nos aeroportos recebendo o Mito, do que pelegos no fatídico dia em que o Lula fez a falsa missa em frente ao sindicato dos metalúrgicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Banco Central esconde conversas com Moraes sobre Master e trava acesso público

Foto: Arquivo

O Banco Central decidiu colocar em sigilo absoluto todas as comunicações com o ministro Alexandre de Moraes sobre o processo de liquidação do Banco Master. Reuniões, mensagens e datas viraram segredo total, mesmo com pedido formal pela Lei de Acesso à Informação, segundo informações do Metrópoles.

O presidente do BC, Gabriel Galípolo, confirmou que todas as tratativas foram registradas. “Cada reunião, cada troca de mensagem, tudo está documentado”, disse. Mas, na prática, o órgão negou o acesso, alegando proteção de dados patrimoniais, estratégicos e informações pessoais, que estariam protegidas por sigilo bancário e empresarial.

As suspeitas não param por aí: Moraes teria pressionado o Banco Central a favor do Master e a instituição contratou o escritório da mulher do ministro por R$ 129 milhões. As conversas entre Moraes e Galípolo teriam ocorrido pelo menos seis vezes, segundo a imprensa. Ambos negam qualquer irregularidade.

O BC afirmou que, por envolver dados sensíveis, não poderia fornecer nada, mesmo que parte das informações pareça básica. O Metrópoles informou que recorrerá da negativa, tentando romper o sigilo que mantém o caso do Master longe da transparência que os brasileiros merecem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Condenado por furto, petista burla Ficha Limpa e assume cadeira de vereador

Foto: Reprodução

Itaquaquecetuba (SP) deu aos eleitores de 2024 um presente nada democrático: Gustavo Macedo, do PT, condenado por furto de carro, conseguiu driblar a Lei da Ficha Limpa e hoje ocupa uma cadeira na Câmara Municipal. Foram 1.361 votos que, na prática, validaram uma brecha jurídica que deixa o eleitor na mão.

O crime aconteceu em setembro de 2014. Aos 18 anos, Gustavo foi preso em flagrante enquanto dirigia um Fiat Uno furtado horas antes de um estacionamento de restaurante, segundo informações do Metrópoles.

Admitiu o crime, ficou detido e só deixou a cadeia em janeiro de 2015 graças a um habeas corpus. Três anos depois, em 2017, foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto e multa, mas nunca cumpriu a pena integral.

O que permitiu a candidatura? Uma brecha do Judiciário. Em 2021, o Estado reconheceu a prescrição punitiva: a condenação perdeu efeitos jurídicos porque o processo demorou demais para ser concluído.

Com isso, a Lei da Ficha Limpa, que impede a eleição de condenados por oito anos após o fim da pena, ficou no papel. “A prescrição antes do trânsito em julgado impede a inelegibilidade”, explica o advogado eleitoral Alberto Rollo.

Ou seja: mesmo condenado por crime contra patrimônio, Gustavo Macedo se elegue, assume o mandato e segue ativo como opositor no município.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papo de Fogão vai até São Miguel do Gostoso em busca de sabores do verão

O Papo de Fogão foi bater em São Miguel do Gostoso. Teve moqueca vegana de caju com Carlos Campos, surpreendendo no sabor, e na Dica Rápida, a chef Andreza Bouzas trouxe a Rede de Pescador, com polvo e camarões que são puro verão.

Não perde, viu?

SÁBADO
BAND PIAUÍ – 8h

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h
Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fé e resistência: bispo promete orações e força espiritual a Bolsonaro na prisão

Foto: Divulgação/Sara Nossa Terra

O bispo Robson Rodovalho, fundador da igreja Sara Nossa Terra e amigo de longa data de Jair Bolsonaro, disse que pretende prestar assistência espiritual ao ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal. Ele afirmou que, se autorizado pelo STF, fará orações, leituras bíblicas e momentos de meditação com Bolsonaro, segundo informações de O Globo.

Rodovalho ressaltou a relação de mais de 25 anos com o ex-presidente, desde o tempo em que foram deputados juntos. “Bolsonaro é gente querida, amada, que tem muito carinho com a gente. Somos amigos há mais de 25 anos”, disse. Ele afirmou ainda que se sente honrado com a indicação, mas que qualquer ação depende da autorização judicial.

Segundo o bispo, a assistência espiritual será adaptada ao estado emocional e físico do ex-presidente. O trabalho envolve leituras bíblicas, meditação e, dependendo do perfil, música como ferramenta de apoio, sempre com foco no fortalecimento interior e na fé.

O pedido de assistência religiosa faz parte de um pacote de solicitações da defesa de Bolsonaro ao STF, que inclui a remição de pena por leitura e autorização para acesso a uma Smart TV na cela. A Lei de Execução Penal prevê que cada obra lida e aprovada pode reduzir quatro dias da pena, desde que registrada e homologada pela Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

China ataca igreja cristã e moradores temem destruição do templo

Foto: Reprodução

Autoridades chinesas cercaram a Igreja Cristã de Yayang, em Wenzhou, com um verdadeiro aparato policial e máquinas pesadas. A operação deixou moradores em alerta e levantou temores de que o templo protestante independente possa ser demolido, conforme o canal do Paulo Mathias.

Segundo a organização ChinaAid, a ação começou na segunda-feira (5) e isolou totalmente a área. Moradores cristãos teriam sido retirados de suas casas, e visitantes foram proibidos de registrar fotos ou vídeos da movimentação.

O governo chinês não explicou oficialmente os motivos da intervenção, mas fontes apontam que a remoção da cruz ou até a destruição do prédio não está descartada. O clima de intimidação aos fiéis tem se repetido nos últimos meses, segundo relatos de testemunhas.

Para especialistas em direitos religiosos, a ação mostra mais uma vez a pressão do regime contra qualquer forma de fé que escape do controle estatal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Após queda de Maduro, opositor exige vitória eleitoral na Venezuela

Foto: Reprodução

O exilado venezuelano Edmundo González Urrutia exigiu, nesta sexta-feira (9), o reconhecimento explícito da sua vitória nas eleições presidenciais venezuelanas de 2024 — eleição que, oficialmente, foi declarada vencida por Nicolás Maduro, agora fora do poder após ser capturado pelos Estados Unidos.

González, que vive em Madri desde que fugiu da Venezuela em 2024 sob mandado de prisão chavista, afirmou que “a reconstrução democrática na Venezuela depende do reconhecimento explícito dos resultados eleitorais de 28 de julho de 2024” durante conversa com o premiê espanhol Pedro Sánchez.

A campanha da oposição venezuelana — que divulgou atas de apuração que o governo chama de “falsas” — sustenta que ele foi o legítimo vencedor do pleito, criticando fortemente o regime de Maduro por fraude e manipulação.

A oposição agora pressiona aliados internacionais a não aceitarem mais a farsa eleitoral chavista e a reconhecerem o que eles dizem ser a vontade real dos eleitores venezuelanos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mercosul-UE libera queda de tarifas: vinhos, queijos e chocolates podem ficar mais baratos

Foto: Divulgação

O acordo Mercosul-União Europeia foi aprovado pelo Conselho Europeu e vai baratear vinhos, queijos, azeites e chocolates no Brasil. A redução das tarifas será gradual, mas os preços mais baixos chegam nos próximos anos, aliviando o bolso do consumidor.

O tratado, negociado por 25 anos, cria uma zona de livre comércio com 720 milhões de consumidores e movimenta US$ 22,3 trilhões em PIB. Para o Mercosul, é uma chance histórica de abrir mercados; para a União Europeia, uma forma de diversificar importações em tempos de crise.

França e alguns outros países reclamam de concorrência “desleal”, mas mecanismos de salvaguarda protegem setores sensíveis — ou seja, o Brasil sai ganhando.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pode assinar o acordo na próxima semana. Ainda falta o aval do Parlamento Europeu, dos Estados-Membros e dos congressos do Mercosul, mas o futuro barateamento é inevitável — e os burocratas europeus que se preparem.

Produtos que vão ficar mais baratos

  • Azeite: de 10% para zero

  • Vinhos: de 35% para zero

  • Chocolate: de 20% para zero

  • Queijos: de 28% para zero até 30 mil toneladas

  • Leite em pó: de 28% para zero até 10 mil toneladas

  • Fórmulas infantis: de 18% para zero até 5 mil toneladas

Opinião dos leitores

  1. Só acredito quanto estas mudanças chegarem nas prateleiras e aliviem nossos bolsos , com a esquerda entenda-se o contrário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Janja faz “pacto” contra feminicídio, mas mulheres continuam desprotegidas

Imagens: Reprodução/Instagram

A primeira-dama Janja Lula decidiu marcar território em 2026. Em vídeo publicado na tarde desta sexta-feira (9), ela anunciou que o governo vai seguir atuando “com toda determinação” contra o feminicídio, citando a lei sancionada por Lula que cria o Dia Nacional de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio.

A data escolhida é 17 de outubro, em homenagem à adolescente Eloá Pimentel, assassinada em 2008 em Santo André (SP).

Segundo Janja, o objetivo é manter a “memória das vítimas” e reforçar ações de prevenção. Para isso, ela afirma ter participado de uma reunião com ministros e representantes de vários ministérios, para construir o chamado “Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio”, envolvendo Legislativo, Executivo e Judiciário.

A iniciativa, segundo a primeira-dama, atende a um pedido do presidente Lula feito em dezembro de 2025. Janja promete que o pacto será apresentado à sociedade em breve, reforçando o discurso de “união e determinação” para proteger mulheres e meninas.

Opinião dos leitores

    1. Isso mesmo Valter. Petista só fala da boca pra fora. Queremos ação!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

STF trava investigação sobre saúde de Bolsonaro enquanto denúncias se acumulam

Foto: Arquivo

O Conselho Federal de Medicina (CFM) confirmou ao STF que recebeu dezenas de denúncias sobre o atendimento médico do ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão. Até a suspensão da investigação pelo ministro Alexandre de Moraes, quatro denúncias já tinham sido formalizadas e outras 40 chegaram depois, mostrando a pressão por apuração.

O CFM explicou que nem todas as denúncias puderam ser encaminhadas ao CRM do Distrito Federal devido à decisão do STF que anulou a sindicância. “A suspensão obrigou a adequação imediata da atuação institucional às determinações judiciais vigentes”, disse o conselho, deixando claro que os pedidos não desapareceram — apenas foram travados pela Justiça.

O cientista político Luiz Carlos Ramiro Júnior, denunciou possíveis “intervenções estranhas” no tratamento do ex-presidente, que poderiam ameaçar a autonomia médica e a própria vida de Bolsonaro.

Os e-mails enviados ao STF, comprovando a necessidade da sindicância, revelam uma disputa pesada entre o poder judicial e o acompanhamento do tratamento de Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Maioria do Senado exige prisão domiciliar para Bolsonaro e manda recado ao STF

Foto: Arquivo

O senador Wilder Morais (PL-GO) protocolou no STF um pedido para que Jair Bolsonaro cumprimente prisão domiciliar. O ex-presidente está detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, e o documento já conta com o apoio de 41 dos 81 senadores. O pedido foi dirigido ao ministro Alexandre de Moraes.

Wilder argumenta que o ex-presidente enfrenta problemas de saúde, incluindo crises convulsivas e procedimentos médicos recentes, e que a custódia do Estado deve garantir a vida e a saúde do preso, conforme a Constituição e tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil.

Apesar do número expressivo de apoiadores, a decisão final é exclusiva de Moraes. Mas o volume de assinaturas não passa despercebido e pode ser lido como um recado político forte: grande parte do Senado mostra apoio ao líder do PL mesmo após sua detenção.

Opinião dos leitores

  1. É muita doideira mesmo. É o legislativo querendo gerir o orçamento; é o STF querendo legislar; é gente na rua querendo ditadura; é gente presa sem culpa; é gente com culpa, solto, é gente valente sendo frouxo; é gente frouxa no cargo de líder, é quadrilha comandando a vida de muitos; é gente demais ganhando sem trabalhar e gente se esforçando ao máximo por um salário mínimo. O nome desse hospício deveria ser Turilândia.

  2. É doideira mesmo, quantas vezes o STF, interferiu no Legislativo e até no Conselho Regional de Medicina.

    1. Doideira são meusovos , quem tem maior legitimidade ? A quantidade de arbitrariedades e abuso de autoridade é enorme. Começando pelas decisões monocráticas deste psicopata skin head , o stf é um colegiado .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *