Foto: Carolina Antunes/PR/Flickr
Se as eleições presidenciais fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seria reeleito em qualquer cenário. No primeiro turno, o presidente receberia 30% das intenções de voto, contra 18% de Luiz Inácio Lula da Silva e 10% do ex-ministro Sergio Moro. Na sondagem ainda aparecem Ciro Gomes, com 9%, Luciano Huck, com 5%, e João Doria, com 4%.
No caso de uma disputa de segundo turno, Moro seria o candidato com mais chances de enfrentar Bolsonaro. O ex-ministro aparece com 35% das intenções de voto, e o presidente com 41%. Já contra Lula, Bolsonaro receberia 43% das preferências, diante de 33% do candidato do PT. Contra o governador de São Paulo, o presidente tem uma vantagem maior, com 42% das intenções de voto, e Doria com 21%.
Os dados fazem parte da mais recente pesquisa exclusiva EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. A cada quinze dias, EXAME/IDEIA traz pesquisas de opinião exclusivas com foco no cenário político.

Os números gerais da pesquisa oscilaram dentro da margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, em relação ao registrado na sondagem EXAME/IDEIA do final de agosto. O novo levantamento foi realizado com 1.200 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias de 5 e 8 outubro.
“Os cenários das duas pesquisas estão muito semelhantes. Mas destaco que nesta rodada Bolsonaro tem uma ampla maioria entre aqueles que se declaram evangélicos (45%). Também se consolida entre os mais pobres (31%), principalmente por conta do auxílio emergencial”, destaca Maurício Moura, fundador do IDEIA.

A pesquisa também estratificou os votos por escolaridade e região. Bolsonaro vence em todos os cenários, com vantagem mais significativa entre aqueles com ensino fundamental (37%). Por região, a maior margem é registrada no Norte (38%), no Centro-Oeste (35%) e no Nordeste (31%). As recentes idas do presidente a estados nordestinos estão surtindo efeito em puxar votos em um reduto antes de maioria petista.
Analisando o critério de renda, Bolsonaro também tem maioria em todos os estratos. A vantagem está na classe C, em que 31% disseram que votariam nele se as eleições fossem hoje. Nas classes A e B o presidente tem 27% das intenções de voto. Já entre os mais pobres, das classes D e E, ele tem 24%.
No extrato mais pobre da população, após o presidente, Ciro Gomes e o apresentador Luciano Huck seriam os mais votados no primeiro turno e receberiam cada um 18% das intenções de voto.
Aprovação
A pesquisa também quis saber dos eleitores se eles estão satisfeitos com a maneira como o presidente governa. Após uma quebra na sequência de alta, a aprovação do governo Bolsonaro voltou a subir e chegou a 39%. Os que desaprovam a gestão do presidente somam 42%.
“Isso mostra como a população brasileira está altamente dividida entre os que apoiam e os que não apoiam o governo. A popularidade de Bolsonaro mostra que ele já está no segundo turno e a oposição está muito diluída”, diz Moura.
Exame
Se não fosse essa bolsa migalha tinha morrido mais gente de fome,POIS JUNTEM TODOS OS CADIDATOS VAMOS PRA CIMA DELES BOLSONARO
Só pode ser piada, refaçam a pesquisa em Janeiro, quando acabar o amor (auxílio emergencial).
Esse miliciano não põe medo ao Presidente Lula.
O ex presidiário não pode ser candidato.
Muito provavelmente estara preso.
Quer dizer que moro desempregado, sem auxílio, sem militonto, sem gado, sem petralhas, com uma margem de erro de 3%, está na pesquisa a somente 6% de bolsonaro num 2° turno. Sendo assim, Moro pode encomendar o paletó pra assumir a presidência do Brasil em 2022. Isso são favas contadas, ANOTE AÍ!
Kkkkkkkkkkkkkk o marreco não voa queridx
Imagina se voasse. Rsrsrs
Eu ja sabia.
Ja postou a pesquisa com a queda da popularidade do presidente com a redução do auxílio que ele sempre foi contra mas faz propaganda populista como se fosse ideia dele?
O "homi" é bom !!!
Chola mais petralhada e marrecada!!! Não adianta mugir não jumentada, é melhor relinchar!!! Para a marrecada não adianta tentar voar(fugir)!!!
Esses três, são cada um pior que o outro. Nove dedo, o maior bandido corrupto e ladrão da história. Moro, traidor e o safado do dória, tá vendendo são Paulo aos china. Vai ser peia. Mesmo o Bolsonaro sendo muito fraco.
Excelente, então deixa LULA concorrer pra gente ver…
É detento, pode não!
Eu gostava do Lula, mas depois que o véi Bolsonaro me deu o auxílio emergencial, proibir de qualquer um falar o nome desse ladrão. Agora tenho um Jumento de nome de chapeleta, um som, uma TV e uma motoca atrasada. Só espero que ele prolongue até 2022, ñ que eu seja vagabundo, mas porque ainda faltam 10 prestações a pagar.
Eu já conheço essa historia: popularidade em alta distribuindo bolsa migalha (que ele mesmo tanto criticava)… Vai ser reeleito com folga e no segundo mandato vão estourar os escândalos de corrupção… Como ele desarmou todos os dispositivos legais que havia pra prender corruptos, ele sequer será preso como Lula ladrão foi… Quem viver verá!
O choro é livre!!
Espero que estejas vivo pra ver que sua teoria foi contrariada!! Pelo menos a da reeleição, você acertou, infelizmente, errou a outra.