O Brasil começou a experimentar um enfraquecimento do isolamento social mesmo antes de conseguir diminuir o número de mortes diárias pela Covid-19. Entre os dez países com mais óbitos no mundo, somente brasileiros e mexicanos estão nessa situação.
Nas outras oito nações na lista, as pessoas também estão retomando as atividades, mas apenas após a redução do ritmo de mortes pela doença.
Terceiro país com mais óbitos no mundo, o Brasil tem visto o número de vítimas bater recordes diários dessa contagem nesta semana. É o país com o maior número de mortes diárias no mundo (1.473 na quinta-feira, 4), perfazendo 28% de todas as mortes decorrentes da Covid-19 no planeta registradas naquelas 24 horas.
Mesmo assim, governadores e prefeitos estão decidindo abrandar a quarentena. É o caso de João Doria (PSDB-SP), à frente do estado com maior número de mortes do Brasil. Em âmbito federal, o presidente Jair Bolsonaro sempre criticou o isolamento social, por entender que os danos econômicos sejam piores que as mortes pelo vírus.
O ponto mais baixo de movimentação de pessoas no país ocorreu há 77 dias, em março, segundo monitoramento da Apple, com base em aparelhos móveis (dados do Google trazem panorama semelhante, mas possuem período mais curto de análise).
Outros países já estavam baixando o ritmo de mortes num período bem menor do que o do Brasil. Itália e Espanha começaram a reduzir o número de óbitos em menos de 20 dias depois de a quarentena atingir seu momento mais forte.
Os dois países europeus chegaram a decretar lockdown, que permitia as pessoas saírem de casa apenas para atividades essenciais, sob supervisão policial.
Na média, os oito países com mais mortes no mundo pela doença que conseguiram baixar o número de novos óbitos começarem a diminuir o ritmo da doença 26 dias após terem atingido o ponto mais baixo de mobilidade.
FOLHAPRESS
Lenio, não sou fã de Bolsonaro, mas o STF pôs isso nas mãos de governadores e prefeitos. Então sua crítica deve ser dirigida a esses governantes. Estou errado?
BG, a postagem que fiz respondendo esse cidadão não foi aprovada porque?
E DAÍ?
Eu não sou coveiro!
NÃO É SÓ UMA GRIPEZINHA?
***** Prenderam o povo em cada na hora errada, em abril o percentual de isolamento era alto, agora ninguém aguenta mais ficar em casa sem ganhar o dinheiro do sustento semanal da família.
******Fica em casa quem pode bancar, quem não pode, tem que se virar, mesmo sabendo do risco de se contaminar.
******O problema não são as pessoas, é a necessidade que obriga certo?
*****Se esses FDP governantes, ladrões, corruptos, tivesse criado as condições, ao longo do tempo que governaram o país, o negócio era outra, mas não, deixaram o país quebrado.
******Abasteçam as geladeiras e as dispenças das casas, com o bom e do melhor, que o povão fica o tempo que for necessário em casa.
******Infelizmente não é assim, a dura e crua realidade brasileira.
******Por tanto, não inventem de comparar o Brasil com outros países de primeiro mundo, nessa pandemia a disparidade, realidade não é a mesma. Lá a renda percapta das pessoas é outra, o povão da conta de bancar as suas dispesas.
Estamos entendidos????
Vamos que vamos, com muita FÉ!!
Jájá passa, como TUDO na vida.