Saúde

Brasileiro é o primeiro infectado pela varíola dos macacos na Alemanha

Foto: Pixabay

O primeiro caso de Varíola dos Macacos confirmado na Alemanha é de um brasileiro de 26 anos. O jovem está isolado em uma clínica na cidade de Munique, cidade onde foi diagnosticado. Antes disso, o jovem passou por duas outras cidades alemãs: Frankfurt e Düsseldorf, conforme comunicado do Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

O instituto de microbiologia, inclusive, diz que o rapaz buscou diagnóstico médico depois de relatar sintomas característicos da doença. A detecção da Varíola dos Macacos se dá por meio de exame RT-PCR, o mesmo mecanismo responsável por identificar casos da Covid-19.

Os contactantes do rapaz também estão sob investigação para avaliar se também foram acometidos pela doença. Um sequenciamento genômico desse caso inicial será realizado para saber a origem do vírus que causou a infecção.

Especialistas médicos que assinam a nota do Instituto de Microbiologia afirmam que as pessoas afetadas com a infecção sofrem de febre, dor de cabeça, musculares e nas costas. Além disso, também apresentam inchaço dos gânglios linfáticos e uma erupção cutânea em grande escala. Há ainda o aparecimento de lesões que geralmente começam no rosto e depois se espalham pelo corpo.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. erupção cutânea em grande escala HAUHAUHAU OS ESQUERDOPATAS vão adorar já que todos gostam de queimar a rosca

  2. Essa turma que sai do Brasil por causa do MESSIAS, sempre arranham uma coisa ruim no exterior, depois ficam pedindo arrego ao MESSIAS.

    1. O que tem a ver política nisso? Meu Deus… mais um doente.

    2. Messias de satanás, porquê o que virou presidente só trama mortes pro país.Ele mostrou claramente isto na proposta de auteração na lei do excludente de ilicitude.
      Joga no Google

  3. Caramba… se tivesse acontecido num país socialista o monte de jumento sem noção iria logo rinchar que foi proposital !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Internações de ciclistas por conta de acidentes crescem 201% no RN

Foto: Prefeitura de Natal

O número de internações de ciclistas causadas por traumas em acidentes triplicou entre 2018 e 2021 no Rio Grande do Norte, de acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). As estatísticas apontam que foram 95 internações em 2018, 224 no ano seguinte, 272 internações em 2020 e 286 em 2021. O aumento é de 201% no período. No Estado, 27 óbitos foram registrados no ano passado em decorrência de acidentes com bicicletas. Os dados sobre as mortes ainda estão sob revisão. Em todo o Brasil, o total de sinistros graves com ciclistas aumentou 11% em 2021, quando comparado a 2020.

Em números absolutos foram 14.416 casos em 2020 e 16.070 no ano passado, no País. Em relação ao RN, fontes ouvidas pela TRIBUNA DO NORTE avaliam que o aumento do número de carros e bicicletas, que dividem o mesmo espaço, aliado à alta velocidade imprimida pelos veículos, bem como a falta de estrutura das cidades, contribuem para o aumento da quantidade de internações provocadas pelos acidentes.

Na capital potiguar onde, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) são realizadas, por dia, 56 mil viagens de bicicleta, o trânsito mais agressivo, com aumento de velocidade nas vias por parte dos motoristas, é a principal causa dos acidentes que acometem os ciclistas. A análise é do diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da STTU, Carlos Milhor.

“Com a pandemia, o uso da bicicleta aumentou bastante, porque muita gente não queria utilizar ônibus e não tinha condições de usar o carro. Outro fator é que, após a crise sanitária, nós temos um trânsito mais violento, com o aumento de velocidade nas vias. Aliás, essa é a principal causa de acidentes”, avalia Milhor.

Para o presidente da Associação de Ciclistas do RN, Fabiano Silva, a estrutura da cidade é insuficiente para atender às demandas existentes e a falta de fiscalizações nas ciclofaixas contribui para o aumento do número de sinistros. “Nós recebemos relatos diários de acidentes com ciclistas e ficamos muito aflito. A João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), a Rota do Sol e a Via Costeira têm sido palco constante de ocorrências e os buracos nesses locais também atrapalham bastante”, afirma.

As vias estaduais dentro da cidade, segundo ele, são as que mais preocupam, porque não contam com radares nem qualquer outro tipo de fiscalização. Silva aponta que locais como a Ponte de Igapó merecem atenção, porque, por lá, passam diariamente, 500 ciclistas, o maior volume da capital.

Para Rubens Ramos, professor do Departamento de Engenharia Civil da UFRN e especialista em Transportes e Trânsito, Natal não é uma cidade segura para o ciclista. “Falta, realmente, uma infraestrutura que garanta segurança às pessoas, com uma logística integrada na cidade”, indica.

Segundo ele, as vias da capital contam com “pedaços mal cuidados” de ciclofaixas e destaca que as ações adotadas hoje na cidade significam “mais do mesmo”, porque não trazem modernidade para o sistema cicloviário. “Agora é preciso ofertar uma qualidade diferenciada para o ciclista”, define Rubens Ramos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Homem é expulso de evento após dizer a Barroso que “população está indignada com ministros que soltam bandidos”

Um homem foi expulso do evento Brazil Forum UK 2022, ao final da palestra do ministro do STF Luís Roberto Barroso. Ele se dirigiu ao ministro após o encerramento da apresentação dizendo: “Sr. Barroso, eu queria dizer pra você que viajei 10 horas para falar que eu e certa parcela da população está indignada com você e com aqueles ministros que soltam bandidos“.

Enquanto tentava falar, Alexandre Kunz era retirado do ambiente onde era realizado o evento organizado por estudantes das universidades Oxford e LSE (London School of Economics and Political Science).

VEJA MAIS: VÍDEO: Barroso é desmentido por mulher na plateia ao afirmar em palestra que impediu “volta do voto impresso com contagem pública manual”

Em outro momento, já na rua, Alexandre Kunz grava um vídeo relatando o ocorrido e diz: “Fui expulso com o sentimento de dever cumprido. Falei o que deu pra falar naquele exato momento. Claro que eu tinha mais coisas para falar, porém eu me sinto aliviado. Tenho certeza que muitos brasileiros teriam essa vontade de falar duas, três palavras, olho a olho“. Ele finaliza dizendo que viajou cerca de 10 horas da Irlanda até Oxford para estar no evento.

Opinião dos leitores

  1. O triunfo das nulidades, como diria o grande mestre! isso nao pode ser chamado de juiz!!! no inquerito do Senador Ricardo Ferraco do PR ficou seis meses e mandou arquivar alegando q o cidadao nao pode ficar mais de seis meses sendo investigado!!!! noutro passou quatro anos e meio e nao arquivou!!! ve internet…seboso…

  2. Se o Bolsonaro permitisse a pessoa de externar a sua opinião sobre o presidente da república na sua presença, seria vexatório é constrangedor pra seus apoiadores, seria às reações mais estapafúrdias do mundo. Se calar e se ausentar do local já é rotina desse imbecil, imagina ser confrontado. Kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Bandidos matam suboficial da Marinha e deixam idosa baleada durante assalto em Mossoró

Foto: G1

Quatro criminosos invadiram uma casa em Mossoró, mataram um suboficial da Marinha e deixaram uma idosa baleada na madrugada deste domingo (26). Os bandidos entraram na residência para fazer um assalto, mas perceberam o homem armado e efetuaram disparos de arma de fogo.

O suboficial foi identificado como Ricardo Luiz dos Santos, de 57 anos. Ele morreu no local. A idosa baleada sobreviveu e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Regional Tarcísio Maia.

Depois de efetuarem disparos contra as vítimas, os bandidos ainda entraram na casa roubaram a arma e o carro do suboficial e outros pertences das pessoas que estavam no local. O caso aconteceu no bairro Bela Vista.

Os criminosos fugiram e ainda não foram encontrados ou identificados. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Mais um pai de família morto pela bandidagem que impere nesse RN. Meus sinceros sentimentos à família! 😞😞

  2. Mais um dia atípico na insegurança pública do RN, o povo desse estado está entregue as baratas. Acorda Fátima Bezerra.

  3. Os vagabundos estão livres, leves e soltos no RN.
    É cmoo o pilantra, pai da mentira disse, eles só querem roubar pra tomar uma cervejinha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministro da Justiça nega ter tratado de operações da PF em viagem com Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou neste domingo (26) que não tratou de operações da Polícia Federal (PF) com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em viagem aos Estados Unidos.

“Diante de tanta especulação sobre minha viagem com o presidente Bolsonaro para os EUA, asseguro categoricamente que, em momento algum, tratamos de operações da PF. Absolutamente nada disso foi pauta de qualquer conversa nossa, na referida viagem”, disse Torres em publicação no Twitter.

No último dia 9, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disse à sua filha que o presidente teria afirmado que tinha um “pressentimento” de que ele poderia ser alvo da Polícia Federal. Naquele dia, Bolsonaro estava junto de Torres, na viagem aos Estados Unidos.

Bolsonaro, Torres e o restante da comitiva presidencial foram aos Estados Unidos na noite do dia 8 de junho. Durante o dia 9, cumpriram compromissos em Los Angeles, na Cúpula das Américas.

No diálogo com sua filha, Ribeiro disse que havia conversado com Bolsonaro naquele dia. “Hoje o presidente me ligou. Ele tá com pressentimento novamente de que eles podem querer atingi-lo através de mim”, afirmou o ex-ministro, de acordo com as apurações policiais.

A PF é subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado atualmente por Anderson Torres. A conversa de Ribeiro com sua filha foi um dos motivos que levou o Ministério Público Federal a argumentar que teria havido uma tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro no caso.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Ministro de conduta ilibada, técnico e honesto, jamais se sujeitaria falar determinados assuntos com o Presidente.

  2. Ministro competente, jamais a esquerda imunda vai manchar sua índole.
    Bolsonaro reeleito no 1° Turno.

  3. Já já Bolsonaro coloca sigilo de 100 anos no caso do ministro e dos pastores 🐂🐂🐂🐂🤣🤣🤣🤣🤣

  4. Se esse ministro babão não contou nada , já já o MINTOmaníaco das rachadinhas chama ele de petista e o troca por um capacho melhor…

    1. RN sem né Hume segurança…..bandidos soltos…..fazem miséria!!!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Líderes do G7 se reúnem na Alemanha e mostram união contra Putin

Foto: Phil Noble/Reuters

A Cúpula do G7, que reúne os líderes das 7 maiores economias do mundo, é realizada neste domingo (26.jun.2022) em Schloss Elmau, na região da Baviera, na Alemanha. Entre os principais assuntos a serem debatidos no evento estão mudanças climáticas e novas sanções contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia. O conflito provocou escassez de alimentos e crise energética globais.

O 1º dia da Cúpula contará com conversas bilaterais entre o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente dos EUA, Joe Biden. Eles também abordarão questões relacionadas à guerra na Ucrânia, que serão posteriormente debatidas na reunião do grupo, além de pontos a serem discutidos na cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que será realizada nos dias 28 e 29 de junho em Madri (Espanha).

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participará do evento virtualmente. Espera-se que ele peça mais sanções e assistência militar ao seu país.

CLIMA

Os integrantes do G7 devem discutir a criação de um “grupo climático” para coordenar ações de redução das emissões de gás carbônico.

O compromisso climático está sendo desafiado pela tentativa de independência do gás natural russo. Recentemente, a Alemanha e o Reino Unido anunciaram que vão aumentar a queima de carvão mineral para preservar as suas reservas de gás usadas para aquecimento no inverno.

OURO

Canadá, Estados Unidos, Japão e Reino Unido vão proibir importações de ouro da Rússia. A informação foi divulgada pelo governo britânico neste domingo (26.jun), horas antes do início da cúpula.

O comunicado diz que a proibição “entrará em vigor em breve”. Afirma que a medida será aplicada ao ouro recém-extraído ou refinado, e não afeta o metal importado antes da proibição entrar em vigor.

As exportações de ouro tiveram um impacto de cerca de US$ 15,45 bilhões na economia russa em 2021. Segundo o governo britânico, oligarcas do país liderado pelo presidente Vladimir Putin compraram barras de ouro para reduzir o impacto financeiro das sanções econômicas.

BOMBARDEIOS A KIEV

Paralelamente à reunião do G7, a Rússia voltou a bombardear a capital ucraniana. A ofensiva vem 1 dia depois da tomada de Severodonetsk, cidade-chave no leste.

A vida estava voltando ao normal em Kiev desde que a resistência ucraniana impediu os avanços russos na fase inicial da guerra, mesmo que as sirenes de ataque aéreo soassem regularmente na cidade.

Na manhã deste domingo (26.jun), no entanto, autoridades ucranianas informaram que 1 prédio de 9 andares pegou fogo depois de ser bombardeado. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse no Telegram que há pessoas sob os escombros e que muitas foram hospitalizadas.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas de Mugunzá Salgado e Escondidinho de Jerimum com Carne Seca Low Carb do Papo de Fogão

MUNGUNZÁ SALGADO
Ingredientes:

250g Canjica Amarela (Mungunzá)
Fio de azeite ou manteiga da terra
50g de bacon em cubos
3 dentes alho picado
1 unidade Cebola picada
100g de linguiça portuguesa em cubos
100g de linguiça calabresa em rodelas
100g de paio em rodela
300g Costelinha de Porco dessalgada
250g Carne de charque dessalgada
150g de carne de sol dessalgada
2 Tomates sem semente picados
1,5L de água
1L de caldo de carne
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Coentro e Cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Colocar o mungunzá de molho em água por 4 horas.

Em uma panela de pressão coloque 1,5 de água e cozinhe a costela, a charque e a carne de sol por 20 minutos. Reserve o caldo da carne e separe as carnes.

Após as 4h(tem fabricante que recomenda 12h) escorrer o mungunzá e colocar na panela de pressão, adicionando 1 litro do caldo da carne que foi reservado e levar ao fogo médio por cerca de 40 minutos após a panela pegar pressão.

Desligue o fogo e espere sair toda a pressão.

Enquanto a panela de pressão estiver esfriando, em outra panela, coloque um pouco de azeite ou manteiga da terra, o bacon e deixe dourar.

Acrescente as linguiças e o paio e refogue por 3 minutos.

Acrescente as carnes que foram cozidas na pressão e misture bem.

Adicione o alho, a cebola e deixe refogar bem.

Acrescente o tomate, deixando refogar.

Acrescente o mungunzá com o caldo de carne e deixe ferver por 5 a 10 minutos.

Temperar com pimenta do reino e ajuste o sal.

Adicionar o coentro e a cebolinha e servir em seguida.

Tempo de preparo: 4h
Tempo de cozimento: 1h20

Dica Rápida

Escondidinho de abóbora

Ingredientes:

1 abóbora média picada em cubos e cozida
2 colheres de creme cheese
1 colher de requeijão
1/2kg de carne seca desfiada
1 cebola picada
Coentro a gosto
1 cebola em rodelas salteada na manteiga
4 colheres de sopa de manteiga da terra
1 dente de alho
200g Queijo parmesão ralado
100g Queijo canafistola
Nós moscada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora em água com pimenta do reino, sal e noz moscada. Depois de cozida, escorra até soltar todos os líquidos. Leve a um recipiente e amasse bem com um garfo . Coloque o cream cheese , o requeijão , coentro e o queijo canafístula ralado , misture bem reserve .

Cozinhe a carne seca em panela de pressão, escorra e desfie, °leve a uma frigideira com manteiga da terra ,cebolas e alho , deixe fritas . Reserve .

Em uma frigideira , coloque a manteiga e as cebolas em rodelas para assar até ficar moles e adocicadas . Reserve.

Hora de montar o prato !

Em um refratário grande ou individualizado , coloque uma camada de abóbora , depois acrescente a carne seca , e repita o processo . Coloque uma camada de cebolas .Por último , coloque os queijos por cima e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 20 minutos, até que derreta o queijo por completo.

Tempo de preparo: 1h
Tempo de cozimento: 28min

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Barroso é desmentido por mulher na plateia ao afirmar em palestra que impediu “volta do voto impresso com contagem pública manual”

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso foi contestado pela plateia em uma palestra no Brazil Forum UK 2022, evento promovido por estudantes das universidades Oxford e LSE (London School of Economics and Political Science).

Ele foi interrompido pela plateia ao afirmar que durante a gestão dele na presidência do TSE precisou “impedir esse abominável retrocesso que seria a volta ao voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.

É mentira…ninguém falou em contagem manual”, contestou uma mulher presente na plateia. Um homem que estava sentado ao lado dela também gritou: “Como vamos confiar no homem que soltou o maior ladrão do país?”.

A mulher que interrompeu Barroso tentou intervir mais vezes durante a palestra, até que os organizadores pediram que ela se retirasse.

Ao mencionar o projeto do voto impresso, rejeitado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2021, Barroso não informou aos presentes que a proposta não defendia o fim das urnas eletrônicas.

A versão do texto de Proposta de Emenda à Constituição da deputada federal Bia Kicis (PL) previa o comprovante impresso como segurança adicional, conferível pelo eleitor, para fins de auditoria, se necessário.

Com informações de UOL

Opinião dos leitores

  1. E o safado ainda tem a cara de pau de dizer que IMPEDIU a proposta de voto auditável sendo que esse foi uma proposta que estava tramitando legalmente dentro do congresso nacional…O que esse cabra tem que IMPEDIR alguma coisa que transcorre na câmara dos deputados? Essa não é atribuição de ministro do TSE nem do STF; Isso é declarar que usurpou as atribuiçoes do congresso….

  2. bolsonaro mente pra dormir e acorda pra mentir e tem fiel, o mimistro sofre ataques diuturnamente por conta de algumas das muitas mentiras ditas por bolsonaro em meio a falta de civilidade, intolerância é imoreciso numa frase, aí vem os bolsolóides atacando o cara. kkkkkkkkkkkkkkk Vai faltar Gardenal em 2023.

  3. Esse no inquerito do Senador Ricardo Ferraco q passou seis meses com ele mando arquivar mandou arquivar fundamento q o cidadao nao pode ficar sendo investigado por mais de seis meses num outro passou quatro anos e seis meses e nao mandou arquivar. isso é juiz? confira na internet

    1. É só permitir o voto impresso. Ninguém vai contestar

  4. Vergonha nacional, esse mentiroso. Falou que o teria que levar o papel, pra casa, falou que o inquérito que Bolsonaro divulgou era sigiloso, agora de novo. Vai acreditar nesses ministros!! Imagina fachin, com esse medo todo de liberar o voto auditável. Será que tem caroço nesse angu? Será que os 52% do bandido já estão nas urnas? É só uma dúvida, acho que podemos duvidar.

  5. Barroso está certo, quem é mentirosa é a mulher. Parabéns ministro Barroso 👏🏻👏🏻👏🏻 Você representa as pessoas de bem.

    1. Parabéns, Maria burráio! Essa é a mente do esquerdista. Tudo retardado.

    2. Já não é nem ser retardado é ser mau caráter. Padrão dos esquerdistas. Quem voto em bandido, bandido é.

    3. Maria, se imprimir o voto, na boa – já que você é de bem – qual o mal de ter como comprovar se teve fraude?

  6. Alguns integrantes do STF, passam vergonha aqui e lá fora.
    Já o MITO é bem recebido onde vai.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com agenda intensa no fim de semana, Fábio Dantas visita Assu, São José de Mipibu, Extremoz, Olho D’água dos Borges e Portalegre

O pré-candidato ao Governo do Estado Fábio Dantas segue percorrendo o Rio Grande do Norte. No fim de semana, a agenda intensa incluiu programações nos municípios de Assu, São José de Mipibu, Extremoz, Olho D’água dos Borges e Portalegre.

Em Assu, Fábio Dantas participou na sexta-feira (24), da tradicional procissão de São João Batista, que reúne milhares de fiéis todos os anos. Ao lado do ex-prefeito da cidade, Ivan Junior e da esposa dele, Vanessa Lopes, pré-candidata a deputada federal; do deputado estadual Nélter Queiroz e do vereador João Paulo, Fábio Dantas acompanhou o percurso do deste marco de fé e cultura do Estado.

Também na sexta-feira, a programação ainda incluiu os festejos juninos em São José de Mipibu. Ao lado da esposa, a deputada estadual Cristiane Dantas, Fábio Dantas esteve com o prefeito Zé Figueiredo e com o ex-prefeito Arlindo Dantas, que também receberam o pré-candidato ao Senado Rogério Marinho e o deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Kelps Lima.

No sábado (25), em Extremoz, Fábio Dantas e Rogério Marinho participaram do encontro “Deus, Pátria e Família”, no Ginásio Poliesportivo Estrela do Mar. Ao lado da prefeita Jussara Sales, da Secretária Geral de Administração do município, Geane Sales e de Izidoro Filho, vice-prefeito, Fábio Dantas falou no evento sobre a importância de uma administração pública voltada para pessoas. Também estiveram com o pré-candidato, no evento, a presidente da Câmara do município, a vereadora Damares de Sales e o secretário de esportes, Pablo Enrique.

“Nessa caminhada eu aperto a mão de muita gente. Sinto que aquela pessoa estendeu a mão por algo, por uma esperança, por um sonho. Acredito que o que nos une é o desejo de alguém governar se colocando no lugar das pessoas, com sensibilidade. E é assim que vamos mudar a realidade do nosso estado. Precisamos trabalhar para fazer o Rio Grande do Norte que nós queremos, com sensibilidade para conhecer a história das pessoas e saber o que elas realmente precisam”, disse o Fábio Dantas.

Ainda no sábado, ao lado do pré-candidato Rogério Marinho, Fábio Dantas esteve em Olho D’água dos Borges, onde numa visita de cortesia, foram recebidos pela prefeita Maria Helena e pelo vereador Vilmar e conversaram sobre as realizações do município.

Em Portalegre, Fábio Dantas e Rogério Marinho foram recebidos pelo prefeito José Augusto. Também estiveram o deputado estadual Getúlio Rêgo, o ex-prefeito de Pau dos Ferros e pré-candidato a deputado federal Leonardo Rêgo, a ex-prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rêgo, o pré-candidato a deputado estadual Dr. Salismar.

Neste domingo (26), o pré-candidato do Solidariedade visita os municípios de Venha Ver e Apodi.

“A caminhada é longa, mas quando chega a hora de defender nosso povo é colocar o pé na estrada, seguimos em frente com a certeza de que podemos fazer um Estado forte e valente”, concluiu Fábio.

Opinião dos leitores

  1. Vamos votar nos dois capitães
    Para consertar o RN e não deixar o luladrao de vez no ostracismo.

  2. O playboy é mais fraco que caldo de biloca. O companheiro está se esforçando pra ajudar o amigo Fábio Faria, mas não tem jeito. Ainda dá tempo de trocar. Vamos contar qtos candidatos a governo ja perderam até agora. 1Fábio Faria, 2Rogério Marinho, 3Carlos Eduardo, 4Álvaro Dias, 5Ezequiel. 6o dono da rádio e agora o menino que solta pipa em ventilador 7. Já tem direito a pedir duas músicas no Fantástico. Vai tentando mas só fica dentro da bolha e aqui no RN essa bolha é bem menor, vcs sabem disso e pq
    Vai ser por WO. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Era pra ter aparecido outro candidato para enfrentar Fátima/oligarquia Alves. Infelizmente o que apareceu é muito fraco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Metaverso é usado em campanhas políticas pela primeira vez no Brasil

Foto: YONHAP/EFE/EPA – 05.01.2022

O uso de redes sociais tornou-se parte importante das campanhas eleitorais. Uma nova forma de usar as ferramentas virtuais é o metaverso, ambiente que amplia as possibilidades das campanhas, aproxima eleitores e candidatos e já tem sido usado por pré-candidatos a diferentes cargos no pleito deste ano.

Definido pelo Facebook como “o próximo passo na jornada de conexões sociais”, ele pode ser explicado como um ambiente que mescla realidade aumentada e ambiente virtual. O professor da UnB e especialista em tecnologia Vandor Roberto Vilardi Rissoli explica que o metaverso pode ser considerado como uma “realidade paralela”.

“É um conjunto de softwares em que você não tem uma empresa proprietária, um ambiente virtual bastante usado em tecnologia, onde as pessoas vão se cadastrar, criar o perfil, o avatar e começar a interagir, a participar, a pertencer a esse ambiente paralelo”, diz.

Uma das formas de uso do metaverso vem da educação. Alunos de medicina com óculos de realidade virtual, por exemplo, poderiam visualizar uma sala de aula, com o avatar de todos os estudantes e do professor e a representação de um coração real, em três dimensões. “A perspectiva não é só do campo político. Esse ambiente cada vez mais vai estar simulando e representando a realidade que a gente tem no nosso cotidiano”, diz Vandor.

O uso das ferramentas virtuais, de modo geral, pode atrair uma relevante participação de jovens eleitores. Campanhas que incentivaram o público entre 16 e 18 anos a tirar o título de eleitor proporcionaram um recorde nessa faixa etária. Entre janeiro e abril de 2022, o país ganhou 2.042.817 novos eleitores dessas idades, um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018 e de 57,4% em relação ao mesmo período de 2014.

O metaverso, porém, deve, na avaliação de especialistas, chamar atenção, mas não tem potencial para ser um fator de grande impacto para o pleito. Segundo a pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios brasileiros (TIC Domicílios) 2021, divulgada este mês, o Brasil ainda é um país com 35,5 milhões de pessoas sem acesso à internet. A porcentagem de domicílios com acesso à rede caiu entre 2020 e 2021 entre a população das classes B, C e D/E.

Fiscalização

Como em todo o processo eleitoral, há uma série de regras que devem ser cumpridas em ações de candidatos, independentemente do ambiente ser físico ou virtual. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu ao R7 que possíveis infrações cometidas no metaverso podem ser avaliadas, desde que os casos sejam levados ao TSE por meio de representação proposta pelas partes legitimadas, como Ministério Público, candidatos, partidos políticos, coligações e federações.

“Cabe acrescentar que cidadãs e cidadãos podem atuar como fiscais de infrações praticadas durante a campanha eleitoral. É possível denunciar condutas irregulares por meio do aplicativo Pardal, disponível na Google Play e na Apple Store. As denúncias são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para apuração e poderão embasar representações movidas pelo órgão contra os infratores”, informa o TSE.

Há também o Sistema de Alerta de Desinformação, plataforma em que eleitores podem denunciar quaisquer práticas relacionadas à desinformação, como o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro.

R7

Opinião dos leitores

  1. Mas rapaz… bolsonaro, o presidente da república, ligou pro ministro pra avisar que haveria uma operação de busca e apreensão? Que coisa? Isso pode Arnaldo? Tá com medo de que? 2023 vai ser um ano muito difícil pra ele.

    1. Vai ser difícil igual foi 2018 2019 2020 2021 2022, vc acha que é fácil continuar a governar o Brasil?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ações da Eletrobras saltam quase 6% após privatização e uso do FGTS

Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO – 3.6.2022

As ações da Eletrobras (ELET3), maior companhia de energia elétrica da América Latina, dispararam quase 6% apenas 15 dias após a oferta de ações para a privatização da companhia, registrado no último dia 9 de junho.

O processo que resultou na privatização da Eletrobras movimentou cerca de R$ 33,7 bilhões e fixou em R$ 42 o preço de cada ação da empresa. Nesta sexta-feira (24), os papéis da empresa fecharam o dia negociados a R$ 44,38, alta de 5,67% no período.

Desde a oferta de ações, foram realizados 10 pregões na Bolsa brasileira e as ações da empresa de energia só caíram nas duas primeiras sessões, quando voltaram a ser vendidas na casa dos R$ 40, e na última quinta-feira (23).

Para quem fez uso dos recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o ganho no período de duas semanas já supera a rentabilidade anual de 3% das contas do Fundo. Cabe ressaltar, no entanto, que o valor ainda pode oscilar negativamente e período mínimo de manutenção da aplicação da grana do FGTS é de um ano.

A busca pelo uso do Fundo para comprar os papéis da companhia contou com a adesão de 350 mil trabalhadores. Com a alta procura, o teto definido para o uso dos recursos, de R$ 6 bilhões, foi superado em 50%, o que fez com que apenas 66,8% do valor indicado para a aplicação fosse efetivamente direcionado para a compra das ações.

A privatização da Eletrobras movimentou R$ 33,7 bilhões e representa uma das maiores ofertas de ações em todo o mundo neste ano. Na Bolsa brasileira, a operação é a principal desde a capitalização da Petrobras, em 2012, que movimentou R$ 100 bilhões.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *