Todo o salário que o contribuinte receber até o fim deste mês servirá para pagar impostos. Segundo cálculos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), o brasileiro médio pagará de impostos neste ano o equivalente ao que ganhou durante 151 dias, ou cinco meses de trabalho (de 1º de janeiro até 31 de maio).
O IBPT também fez uma lista que mostra a quantidade de dias de trabalho necessários por ano para pagar impostos em 28 países. O Brasil aparece em oitavo lugar nessa lista.
De acordo com o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, o brasileiro deverá destinar 41,37% do seu rendimento bruto para pagar os tributos. No ano passado, foram 41,1%.
A conta inclui todos os tributos (impostos, taxas e contribuições) cobrados pelo governo federal, Estados e municípios. São itens como Imposto de Renda, IPTU, IPVA, PIS, Cofins, ICMS, IPI, ISS, contribuições previdenciárias, sindicais, taxas de limpeza pública, coleta de lixo, iluminação pública e emissão de documentos.
Nos anos de 2013 e 2012, o brasileiro destinou 150 dias de trabalho para pagar impostos.
O estudo faz um comparativo com dezenas de países que possuem elevadas cargas tributárias. “O Brasil exige que o cidadão trabalhe mais do que os habitantes de países como a Hungria, onde são necessários 142 dias para o pagamento de impostos; a Alemanha, com 138 dias; e a Bélgica, onde a média é de 112 dias de trabalho”, afirma Olenike.
A quantidade de dias trabalhados no Brasil se aproxima da Noruega, país em que o cidadão destina 154 dias de trabalho. O presidente do IBPT destaca, porém, que a população daquele país tem melhor qualidade de vida do que a brasileira.
UOL
Acredita que o imbecil do eleitor brasileiro vai votar nulo se ele já está se babando com a tal copa….?
O patriota brasileiro é submetido a uma sufocante carga tributária que deveria, pelo menos, custear uma Saúde, Educação e Segurança Pública melhor para a população.
Ao contrário, apesar de ser a sétima potência econômica do mundo, o dinheiro do Brasil parece não render, já que não há resultados significativos nos serviços públicos mais básicos.
Todas as eleições a conversa é a mesma, as promessas confundem a cabeça do eleitor medíocre que se deixa levar como o vento e passa 4 anos sofrendo enquanto os políticos em geral, se fartam com nosso dinheiro que paga seus salários e muitas outras bonanças.
Estamos vivendo no maior e mais complexo CURRAL ELEITORAL de todos os tempos, trata-se do CURRAL ELEITORAL CONTEMPORÂNEO com base no que vivenciamos através dos Programas Sociais deste País que são custeados com nosso dinheiro e servem como discursos eleitorais e consequente moeda de compra de votos.
O melhor protesto que podemos fazer é VOTAR NULO para dormirmos com a consciência tranquila, já que todos os políticos são uns farsantes miseráveis que vivem às custas do eleitor idiota que os elege e a seus filhos para se perpetuarem e ganharem dinheiro a vida toda sem trabalhar.
Isso é uma vergonha! Cada povo tem o governo que merece! Continuem votando e se lascando, bando de idiotas, pois pimenta no ra.. dos outros é refresco!
O trabalho escravo ainda existe no Brasil.
Os brasileiros trabalham 5 meses por ano só para pagar impostos ao governo.