Política

Câmara deve votar na próxima semana proposta que permite aumento no número de deputados

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados deve votar na próxima segunda-feira (5) um requerimento para acelerar a análise de um projeto que amplia o número de deputados federais.

O texto é uma resposta da Casa à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso atualize a distribuição de cadeiras com base nos dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

  • A decisão do Supremo, no entanto, determina que seja mantida a quantidade de vagas na Câmara (513).
  • Na prática, significa que o Congresso teria de ampliar bancadas em estados que tiveram aumento de população e, na mesma medida, reduzir as cadeiras dos que perderam população.

Setores da Câmara discordam do entendimento aplicado pelo Supremo e temem perda de capital político com o possível enxugamento de algumas bancadas. Segundo projeções, sete estados sofreriam reduções.

Em fevereiro, poucos dias depois de ser eleito, o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), externou publicamente a insatisfação. Na ocasião, ele defendeu que a “solução” seria criar 14 novas cadeiras. “Para que nenhum estado perca”, declarou.

A Casa tentará construir a “solução” por meio de um projeto que revisa a quantidade de cadeiras com base em critérios populacionais, mas que garante que nenhum estado perderá vagas.

A proposta deverá ter a urgência votada nesta segunda. Se for aprovada, o texto poderá ser votado diretamente em plenário — líderes sinalizaram acordo, no último dia 30, para que isso ocorra ainda na próxima semana.

Os deputados correm contra o tempo para aprovar o projeto. A decisão do Supremo determinou que o Congresso teria de aprovar a atualização das cadeiras até 30 de junho deste ano.

Se isso não ocorrer, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá redistribuir as vagas por meio de uma resolução.

Na última quarta (30), depois de reunião com lideranças da Casa, Hugo Motta escolheu o líder da bancada negra, Damião Feliciano (União-PB), como relator do projeto.

Damião é deputado pela Paraíba, um dos estados que, segundo estimativas, poderá ter redução de vagas com o cumprimento integral da decisão da Corte.

Veto à redução

O projeto, que será relatado por Damião Feliciano e que poderá sofrer mudanças, estabelece que as bancadas serão atualizadas com base na população. Mas determina que nenhum estado poderá sofrer perda de cadeiras.

E faz uma alteração significativa na lei que define qual o número máximo de deputados federais.

O texto afirma que a composição da Câmara “não será inferior a 513 representantes” — o oposto da norma atual que é taxativa ao dizer que a Casa não poderá “ultrapassar” 513 representantes.

Na prática, significa que o número de deputados apenas crescerá a cada revisão por critério populacional.

Damião Feliciano afirmou que conversou com Hugo Motta sobre o projeto. Segundo ele, o presidente pediu que o relatório “atenda ao país da melhor forma possível”.

O relator também confirmou que a tendência de seu parecer é “manter a representatividade dos estados” na Câmara. “É muito complicado diminuir”, disse.

“Essa redistribuição de vagas é de extrema importância para o brasileiro. Ela mexe com muita coisa. Um deputado federal não representa só politicamente aquele estado, mas impacta na assembleia legislativa, como também representa do ponto de vista financeiro”, declarou o relator.

Nova regra

O texto original da proposta é da deputada Dani Cunha (União-RJ). Ela integra a bancada do Rio de Janeiro, que, de acordo com projeções, poderia perder quatro cadeiras.

Além de tentar inflar a Câmara dos Deputados, Dani Cunha também tenta, em seu projeto, invalidar os dados do Censo de 2022 como critério para atualização das bancadas, ignorando determinação do Supremo.

Para justificar a proposta, a deputada diz que o levantamento “trouxe várias inconsistências que prejudicaram alguns estados e muitos municípios”.

Questionado sobre a possibilidade de invalidar o último Censo como critério de redistribuição das cadeiras, Feliciano disse que isso ainda será discutido.

“É um problema. Vamos nos debruçar sobre isso, porque o Censo deu muita polêmica. Algumas prefeituras que perderam população também perderam economicamente. Há muita crítica dos deputados sobre a confiabilidade do levantamento.”

Mais deputados e ‘efeito cascata’

 

“solução” defendida por Hugo Motta aumentaria para 527 o número de deputados federais.

Sete estados seriam beneficiados com mais deputados:

  • Santa Catarina Pará ampliariam as bancadas em 4 cadeiras cada
  • Amazonas ganharia mais 2 deputados
  • CearáGoiásMinas Gerais Mato Grosso engrossariam as bancadas com mais um deputado cada

Outras sete bancadas, que pela decisão do Supremo perderiam vagas, continuariam com suas cadeiras. São eles: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Motta tem afirmado que as mudanças não teriam impacto orçamentário

Parlamentares entendem que a sinalização de Hugo Motta poderia significar uma redistribuição do atual orçamento da Câmara, o que poderia levar, na prática, cada deputado a ter menos recursos.

Mas a avaliação de técnicos da Casa é bastante diferente. Para eles, seria “muito difícil” ampliar o número de cadeiras sem levar a um de despesas. Eles mencionam os salários, que não poderiam ser reduzidos, e uma série de outras despesas e benefícios concedidos a deputados, como o auxílio-moradia.

Também há uma avaliação de que o aumento da composição da Câmara poderia levar a um efeito cascata nos estados.

Isso porque, pela Constituição, o tamanho das assembleias estaduais está relacionado com o tamanho das bancadas estaduais.

g1

Opinião dos leitores

  1. Absurdo essa proposta, a população tem que reagir esta afronta e as ruas protestar, não precisamos de mais deputados e sim de melhorias, mais investimento na melhoria de vida da população.

  2. Teria que diminuir em todos os Estados em 50% para deputados e em 1/3 para os senadores, ninguém aguenta mais bancar esses inúteis

  3. Esses caras só podem estarem de brincadeira.
    Pensei que era pra reduzir o número, isso é totalmente desnecessário esse aumento de cadeiras.
    Xandão e mais cinco golegas, vem mostrando que é possivel governar com poucos, fazem o que bem quer tá.
    Agora vão ter que engordar o famigerado e imoral fundo partidário??
    Sacanagem!
    Nós já pagamos salários, aposentadorias integral, auxílios de tudo que é qualidade e jeito, planos de saúde para atendimento nos melhores hospitais do país, etc etc etc e ainda querem aumentar na cara dura o numero de parasitas inúteis????
    Isso é uma vergonha!
    Absurdo!!
    É por isso que tenho dito,vou votar ano que vem nas duas cabeças pra derrotar o PT, lá e cá, mas nesses abutres vendáveis, não voto em ninguém, pois entendo que ninguém merece o meu voto.
    Simples assim.
    Querem vida boa, vão ter, mas não com a minha participação nessa sem – vergonhice.
    Desculpe o desabafo.

  4. Essa medida terá todo o apoio do governo Trump. Precisamos ter essa soberania de sermos dominados por outros presidentes como o de Israel, dos Estados Unidos, da Rússia, da Ucrânia, da Venezuela, da China e Paraguai.

  5. ISSO É O MAIOR ABSURDO QUE PODE ACONTECER NO NOSSO PAIS POIS NOSSOS DEPUTADOS NÃO TEM PROJETOS E SÓ QUEREM MORDOMIAS E DINHEIRO.TUDO QUE VÃO APROVARAINDA TEM QUE VENDER O VOTO.

  6. A onde vamos parar com tantos PARASITAS. A população cada dia pagando o preço para sustentar ESSES sem futuros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL: Veja a distribuição dos candidatos citados para deputado estadual pelas cidades e localidades do RN

Montagem: Agora RN / Fotos: Divulgação/TSE

Dr. Gustavo Soares e Cinthia de Allyson dividem a liderança da pesquisa espontânea para deputado estadual, com 2,38% cada. Gustavo foi citado em seis cidades ou áreas pesquisadas, enquanto Cinthia recebeu menções em nove.

Tomba aparece logo depois, com 2,31% e citações em nove localidades. Nelter Queiroz tem 2,19% e foi lembrado em 14. Kleber Rodrigues registra 1,75%, com presença em 11 localidades, e Galeno Torquato soma 1,69%, com menções em sete.

Ezequiel Ferreira e Walter Alves aparecem empatados com 1,56%. Ezequiel foi citado em 10 localidades, enquanto Walter teve menções em 15 — a maior presença territorial entre os primeiros colocados. Cristiane Dantas e Júlio César também estão empatados, com 1,38%: ela foi citada em dez localidades e ele, em seis. Ivanilson Oliveira tem 1,19% e aparece em quatro.

Gráfico dos candidatos mais citados para deputado estadual

Ao todo, 81 nomes foram citados pelos entrevistados. No painel, o leitor pode pesquisar qualquer candidato, conferir sua colocação e verificar as cidades onde recebeu menções. Acesse o dashboard completo da pesquisa para deputado estadual.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 12 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2,45 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob os números BR-02304/2026 e RN-08335/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL: Veja a distribuição dos candidatos citados para deputado federal pelas cidades e localidades do RN

Fotos: Reprodução

Natália Bonavides aparece na liderança da pesquisa espontânea para deputado federal, com 3,94%, sendo citada em 19 cidades ou áreas pesquisadas. Já Robinson Faria, segundo colocado com 3,38%, teve presença mais espalhada e recebeu menções em 24 localidades, o maior número entre os primeiros colocados.

Nina Souza ocupa a terceira posição, com 3,13%, e foi citada em 20 localidades. Benes Leocádio, com 2,69%, apareceu em 21, mesmo número registrado por Dr. Bernardo, que tem 2,38%, e Thabatta Pimenta, com 2,31%. Sargento Gonçalves marca 2,50% e foi lembrado em 18 localidades.

Na sequência, João Maia tem 1,88% e citações em 14 localidades; Cabo Deyvison registra 1,75% e concentra suas menções em três; General Girão aparece com 1,56% e presença em 12; Mineiro soma 1,50% e foi citado em 14; e Carla Dickson tem 1,44%, com menções em 11 localidades.

O painel permite pesquisar cada um dos 41 nomes citados, conferir a posição no ranking e visualizar onde o candidato recebeu votos. Acesse o dashboard completo da pesquisa para deputado federal.


Gráfico dos candidatos mais citados para deputado federal

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 12 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2,45 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob os números BR-02304/2026 e RN-08335/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carla Dickson segue em crescimento e aparece em 2º lugar entre os mais citados para deputado federal em nova pesquisa no RN

A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) aparece novamente entre os nomes mais lembrados pelos eleitores do Rio Grande do Norte na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. Em nova pesquisa DataCapital, divulgada nesta quinta-feira (17), Carla registra 3,3% das citações espontâneas, ficando numericamente em 2º lugar.

O resultado também aponta crescimento de Carla em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto. Na pesquisa DataCapital realizada entre 15 e 18 de agosto, a deputada aparecia com 2,2% das citações. Agora, passou para 3,3%, uma evolução de 1,1 ponto percentual, ou 50% em termos relativos.

Para Carla Dickson, o resultado representa mais um sinal de reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo do mandato.

“É mais um resultado que me traz mais responsabilidade e gratidão. Saber que nosso nome está sendo lembrado espontaneamente pelos potiguares mostra que o trabalho que estamos realizando em Brasília e no Rio Grande do Norte está chegando cada vez mais às pessoas. O crescimento aumenta ainda mais nossa disposição para continuar trabalhando pelo nosso Estado e defendendo as pautas que considero importantes para as famílias potiguares”, afirmou Carla Dickson.

A pesquisa foi realizada pela DataCapital Pesquisas e Consultoria, entre os dias 9 e 12 de setembro de 2026, com 2.200 entrevistas realizadas em 80 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte. O levantamento está registrado sob os números RN-05522/2026 e BR-07358/2026, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Secretário adjunto da Sempla mostra estrutura de UTI do novo Hospital Municipal de Natal

O secretário adjunto de Planejamento de Natal publicou nas redes sociais um vídeo da TV Tropical que mostra a estrutura de UTI do novo Hospital Municipal São Padre Pio. A unidade já iniciou as atividades e recebeu os primeiros pacientes nos leitos pediátricos.

O funcionamento da unidade acontece de forma escalonada. Nesta primeira etapa, foram abertos 18 leitos de pediatria, sendo 12 de enfermaria clínica e seis destinados à atenção psicossocial infantojuvenil.

No vídeo, o secretário destaca que acompanhou a implantação do hospital desde a fase inicial de planejamento e comemora a conclusão da estrutura da UTI. A expectativa da Prefeitura é ampliar gradualmente os serviços oferecidos pela unidade e reduzir a demanda sobre as UPAs de Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRAGÉDIA EM SANTA CRUZ: Homem mata esposa, enteada e cunhada, atira contra dois filhos e PM depois tira a própria vida

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma tragédia deixou três mulheres mortas e duas crianças feridas na manhã desta sexta-feira (18), no bairro Paraíso, em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Militar, um homem matou a tiros a companheira, a enteada, de 18 anos, e a cunhada dentro de uma residência. As três morreram no local. Duas crianças também foram vítimas: uma foi baleada no rosto e a outra sofreu agressões físicas.

Após o crime, o homem fugiu e entrou em confronto com policiais militares. Durante a troca de tiros, um PM foi atingido no antebraço. O policial foi socorrido e passa bem.

Durante o confronto, o homem atirou contra a própria cabeça e morreu no local. As identidades dos envolvidos ainda não foram oficialmente divulgadas.

As circunstâncias e a motivação dos crimes serão investigadas pela Polícia Civil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “ISSO É UMA VERGONHA”: Boris Casoy critica aumento dado pelo presidente Lula ao Bolsa Família às vésperas do primeiro turno

O jornalista e apresentador Boris Casoy criticou o presidente Lula (PT) pelo reajuste de 15% do Bolsa Família e classificou a decisão como “medida eleitoreira”. O comentarista afirmou que não há dinheiro previsto no orçamento para o aumento e disse que a dívida provocada pela decisão ficará para o próximo presidente.

“Quer saber o que é isso? Isso é uma vergonha! É uma medida eleitoreira, uma medida tomada, obviamente, de improviso”, criticou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Benes reúne multidão em Lajes, recebe o apoio de 7 dos 8 prefeitos da Região Central e presta contas dos mais de R$ 100 milhões em recursos

Fotos: Divulgação

Lajes viveu, na quinta-feira (17), uma noite de forte mobilização política. O deputado federal Benes Leocádio levou uma multidão às ruas da cidade em um grande arrastão que reuniu moradores de Lajes, lideranças políticas e apoiadores de diversos municípios da Região Central.

A mobilização reforçou a presença de Benes em uma região onde o deputado mantém uma trajetória política construída ao lado dos municípios. Dos oito prefeitos da Região Central, sete integram a base de apoio ao parlamentar, fortalecendo sua articulação política e sua presença no território.

A atuação de Benes na região também é marcada pela destinação de recursos. São mais de R$ 100 milhões em emendas destinadas aos municípios da Região Central, contemplando áreas como saúde, infraestrutura, educação, agricultura e desenvolvimento local.

A mobilização evidenciou a dimensão da articulação construída por Benes na Região Central. Ex-prefeito de Lajes e com trajetória diretamente ligada ao Cabugi, o deputado mantém uma atuação marcada pela defesa dos municípios e pela destinação de recursos para atender demandas concretas da população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL: 45,51% dos eleitores de Álvaro votam em Flávio para presidente e 26,47% em Lula

Flávio Bolsonaro (PL) recebe 45,51% dos votos dos eleitores que escolhem Álvaro Dias (PL) para o Governo do RN, segundo o cruzamento da pesquisa BG/Perfil. Lula (PT), porém, fica com uma fatia importante dessa base: 26,47%.

Augusto Cury (Avante) aparece com 4,99%, enquanto os demais candidatos somam 3,98%. O grupo também tem o maior percentual de indecisos entre as três principais bases da disputa estadual, com 14,66%. Outros 4,39% pretendem votar em branco ou nulo.

Apesar de Álvaro e Flávio serem do mesmo partido, menos da metade dos eleitores do candidato ao Governo do RN declara voto no presidenciável do PL. Mais de um em cada quatro afirma votar em Lula.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores em todas as regiões do RN entre os dias 12 e 15 de setembro. A margem de erro geral é de 2,45 pontos percentuais, com 95% de confiança. O levantamento está registrado no TSE sob os números BR-02304/2026 e RN-08335/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL: 95% dos eleitores de Cadu votam em Lula para presidente

O eleitorado de Cadu de Lula (PT) está praticamente todo fechado com o presidente Lula (PT). Segundo o cruzamento da pesquisa BG/Perfil, 95,45% dos entrevistados que escolhem Cadu para o Governo do RN também votam no petista para presidente.

Flávio Bolsonaro (PL) recebe apenas 1,63% dos votos desse grupo, enquanto Augusto Cury (Avante) aparece com 1,32%. Outros 1,07% estão indecisos e 0,55% pretendem votar em branco ou nulo.

O resultado mostra uma forte ligação entre as duas candidaturas petistas. De cada 100 eleitores de Cadu, aproximadamente 95 também escolhem Lula na disputa presidencial.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores em todas as regiões do RN entre os dias 12 e 15 de setembro. A margem de erro geral é de 2,45 pontos percentuais, com 95% de confiança. O levantamento está registrado no TSE sob os números BR-02304/2026 e RN-08335/2026.

Opinião dos leitores

  1. Misericórdia, O inimigo veio para Matar, Roubar e Destruir, Jesus veio para dá vida em abundância .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL: 58,6% dos eleitores de Allyson votam em Lula para presidente e 21,49% em Flávio

A maioria dos eleitores que escolhem Allyson Bezerra (União Brasil) para o Governo do RN vota em Lula (PT) para presidente. Segundo o cruzamento da pesquisa BG/Perfil, o petista recebe 58,60% dos votos desse grupo.

Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 21,49% entre os eleitores de Allyson. Augusto Cury (Avante) recebe 2,38%, enquanto os demais candidatos somam 6,60%. Outros 3,83% estão indecisos e 7,10% pretendem votar em branco ou nulo.

Os números mostram que, apesar de Allyson não ser candidato do PT, seu eleitorado no Rio Grande do Norte está majoritariamente alinhado a Lula na disputa pelo Palácio do Planalto.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores em todas as regiões do RN entre os dias 12 e 15 de setembro. A margem de erro geral é de 2,45 pontos percentuais, com 95% de confiança. O levantamento está registrado no TSE sob os números BR-02304/2026 e RN-08335/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *