Diversos

Câmara Municipal de Natal aprova emenda que cria censo para pessoas com transtorno do espectro autista

Foto: Marcelo Barroso

Em sessão ordinária desta terça-feira (06), o vereadores de Natal apreciaram os vetos do Executivo Municipal às emendas do Projeto de Lei 161/2018 que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para a elaboração do Orçamento Geral do Município para o exercício de 2019.

Os parlamentares derrubaram o veto à emenda nº 27 do vereador Raniere Barbosa (AVANTE) que cria o censo de inclusão para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “Nossa emenda não altera as metas já pré-estabelecidas, apenas implantando o censo em uma meta já existente com recursos resguardados pelo fundo municipal de saúde”, disse o presidente da Câmara.

Raniere Barbosa ressaltou a importância da inclusão do censo na rede de atenção às pessoas com TEA. “Com a implantação do censo a população com transtorno do espectro autista poderá ter políticas públicas e um maior acompanhamento, um planejamento específico. Fico muito feliz que o plenário derrubou esse veto e manteve uma emenda tão importante”, concluiu o vereador.

Os vereadores mantiveram o veto à emenda nº 24, de autoria do vereador Fernando Lucena (PT), que disponibilizava o valor de 120 mil reais para aquisição de uma ambulância exclusiva para o atendimento aos idosos de Natal. “O Samu tem uma ambulância comum, mas o idoso precisa de um atendimento mais específico. Só quem tem um idoso em casa sabe da dificuldade de levá-lo para o hospital, sabe que o cuidado é diferenciado” afirmou Lucena. De acordo com a Comissão de Justiça, que é favorável ao veto, há inconstitucionalidade na emenda por conter valores.

O vereador acrescentou que fará as modificações na emenda para que ela volte ao orçamento. “Vou colocar de novo no orçamento e reabrir a discussão porque eu acho importante ter essa ambulância, a população idosa merece”.

Foram aprovados na sessão o Projeto de Lei 203/2018 da vereadora Júlia Arruda (PDT) que institui o dia municipal do turismólogo e dos profissionais do turismo, além do Projeto de Resolução 20/18 do vereador Dinarte Torres (PMB) que formaliza a adesão da Câmara Municipal de Natal ao esforço de implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU; cria a Comissão Legislativa para Promoção dos ODS (CL-ODS).

Convocação

Os parlamentares convocaram para esta quarta-feira (07) a secretária municipal de mobilidade urbana, Elequicina Santos, para esclarecer dúvidas sobre o Projeto de Lei Complementar nº 013/17, de autoria do chefe do Executivo Municipal, que altera as leis complementares n° 149/2015 e n° 153/2015, regulamentando o sistema de transporte público da capital para licitação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio atinge flats em Ponta Negra, próximos ao Morro do Careca

 Imagens: YouTube/Natal Live Cam

Um incêndio atingiu o Vila Quatro Amigos Flats, em Ponta Negra, no fim da tarde deste domingo (19).
O empreendimento fica na rua João Rodrigues de Oliveira, próximo ao Morro do Careca.

Imagens do canal no YouTube ‘Natal Live Cam’ registraram o incêndio, que iniciou aproximadamente às 17h50. Por volta das 18h40, após a chegada dos bombeiros, as chamas já haviam diminuído, ainda saindo um pouco de fumaça do local.


Imagens: Instagram/Dioges Junior

Imagens registradas pelo público que acompanhava a apresentação do cantor Alan Persa na praia de Ponta Negra também mostram o incêndio e a chegada do Corpo de Bombeiros ao local para realizar o combate às chamas.

Não há até o momento informações sobre a possível causa do incêndio ou vítimas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Barroso disse a Lula que considera Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Bruno Dantas aptos para o STF

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro aposentado Luís Roberto Barroso afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que os três nomes cogitados para sua vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) estão preparados para o cargo.

Durante jantar na última sexta-feira (17), Lula pediu a opinião de Barroso sobre os cotados: Jorge Messias (Advogado-Geral da União), Rodrigo Pacheco (presidente do Senado) e Bruno Dantas (presidente do TCU). Foi a primeira vez que Lula citou os nomes diretamente em conversas com ministros do Supremo.

Embora Messias seja o favorito do presidente, Lula tem ouvido ministros da Corte antes de decidir. Integrantes do STF alertaram que o tribunal seguirá sendo alvo de ataques e que o novo ministro precisa ser “firme na defesa da democracia”.

Nos bastidores, os magistrados preferem Pacheco, que tem boa relação com a Corte desde que presidiu o Congresso.

Antes de definir o indicado, Lula deve conversar com Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, que também apoia o nome de Pacheco. Ainda não há data para o encontro.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Voto de Barroso sobre aborto é simbólico e pode perder efeito, diz ministro do STF

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A decisão de Luís Roberto Barroso de antecipar seu voto no julgamento do aborto tem mais efeito simbólico do que prático, diz um ministro do STF à coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Isso porque, quando o caso for concluído futuramente, haverá embargos de declaração sobre o resultado, que serão decididos pela composição da corte naquele momento.

Com isso, os votos de Barroso e Rosa Weber, que também deixou sua posição registrada antes da aposentadoria, poderão ser modificados pelos seus sucessores na corte.

Os embargos, em tese, servem apenas para esclarecer pontos obscuros do julgamento. Na prática, no entanto, pontos substantivos podem ser alterados.

Na véspera de sua aposentadoria, Barroso votou pela interrupção voluntária da gravidez até a 12ª semana de gestação.

Painel – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Pela primeira vez em 20 anos, número de adultos fumantes cresce no Brasil

Imagem: iStock

Pela primeira vez em quase duas décadas, o número de fumantes no Brasil aumentou, quebrando uma tendência histórica de queda. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024. Um crescimento de 25% em apenas um ano.

Os dados alarmantes reacenderam o alerta entre autoridades de saúde. Para o médico da família e comunidade, Felipe Bruno da Cunha, essa crescente pode estar relacionada à popularização de novos produtos, a exemplo dos cigarros eletrônicos, que atraem, especialmente os mais jovens:

“Eu acredito que tem muita relação direta com as novas formas associadas ao fumo. Porém, na última década, nós vemos um aumento expressivo, principalmente por conta do cigarro eletrônico, o vape. A partir de outros tipos de cigarro, o cigarro de palha, por exemplo. Então, por isso o aumento expressivo”, diz.

A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano. O especialista ressalta que mais de 50 tipos de doenças podem ser causadas pelo cigarro, principalmente as cardiovasculares, as respiratórias e também cerca de 10 tipos de cânceres.

“Existem riscos inúmeros associados ao cigarro, não só a dependência química, mas também as complicações físicas”, reitera o médico.

O médico também esclarece sobre os riscos do tabagismo para os fumantes passivos. “Porque aquelas pessoas que convivem com aquele fumante, têm um risco associado também a doenças crônicas, principalmente, a gente fala da própria correlação, inclusive, de neoplasias, o câncer de pulmão. Então, é muito importante procurar ajuda”, aponta.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Erosão costeira no RN é o triplo da média mundial e ameaça praias e infraestrutura

Foto: Reprodução/Redes Sociais

As praias do Rio Grande do Norte estão sendo engolidas pelo mar em ritmo acelerado, com taxas de erosão entre 1,2 e 1,6 metro por ano, mais que o triplo da média mundial de 0,5 metro. O alerta é do geólogo Venerando Amaro, da UFRN, que coordena o monitoramento costeiro usado pelo Idema.

Segundo o pesquisador, pontos críticos como São Miguel do Gostoso, Caiçara, Touros, Galinhos, Macau e Areia Branca registram perdas de até 6 metros por ano, sendo Gostoso o caso mais grave. “Essas praias estão em situação de alta vulnerabilidade”, disse Amaro.

A erosão é agravada por fatores naturais e humanos. O aquecimento dos oceanos, a localização geográfica do estado e a falta de sedimentos — retidos por barragens no interior — enfraquecem a reposição natural de areia. Além disso, a ocupação desordenada próxima ao mar acelera o desgaste.

Em Caiçara, parte de uma escola municipal já foi destruída pela força das ondas. Estruturas artificiais, como espigões e muros de contenção, também contribuem para o problema. “Essas obras defendem construções, mas aceleram a perda da praia”, explica o geólogo.

Amaro defende soluções combinadas, como engordamento de praias e recuo gradual de construções em áreas de risco. Ele alerta que, se nada for feito, o estado enfrentará queda na qualidade das praias, com mais poluição, menos areia e impactos diretos sobre o turismo “O que atrai o visitante é a qualidade da praia — e estamos perdendo isso”, conclui.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Área técnica do TCU rebate governo Lula e pede que tribunal mantenha decisão sobre buscar centro da meta fiscal

Foto: Divulgação/Flickr TCU

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) defendeu que o governo federal siga mirando o centro da meta fiscal na execução do Orçamento, conforme prevê a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. O parecer, apresentado na sexta-feira (17), rebateu o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), que havia conseguido suspender temporariamente a decisão do tribunal.

Segundo o auditor-chefe adjunto Rafael Gomes Lima, não há margem para interpretar a LDO de forma a permitir o uso do limite inferior da meta como referência, como defendia o governo. O documento afirma que a lei “é expressa” ao exigir o centro como parâmetro para o congelamento de recursos.

O que diz a AGU

A AGU alegou que seguir o centro da meta poderia comprometer políticas públicas e argumentou que o contingenciamento deveria considerar a banda de tolerância, como previsto nas regras fiscais de 2023. O TCU, no entanto, rejeitou essa interpretação.

Caso o tribunal mantenha a decisão, o governo poderá ser obrigado a bloquear cerca de R$ 31 bilhões do Orçamento. Neste ano, o Executivo já chegou a congelar R$ 31,3 bilhões, liberando parte posteriormente após melhora das contas públicas.

O que dizem os técnicos do TCU

Para os técnicos do TCU, usar as bandas como base para gestão orçamentária seria “irregular” e violaria a legalidade orçamentária e a separação dos Poderes, já que permitiria ao governo alterar a meta fiscal definida pelo Congresso.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

  1. Estamos em um País onde o judiciário faz o que o executivo quer, estamos em um País onde um ministro julga o processo ela capa.

    1. Desde quando o TCU faz parte do poder judiciário?
      Criatura, Vá estudar kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MUSEU DO LOUVRE: Quais são as joias roubadas? Conheça as peças e como são organizadas

Foto: reprodução

As joias roubadas do Museu do Louvre, em Paris, estavam expostas na Galeria de Apolo, onde Luís XIV associou pela primeira vez seu poder à divindade do sol.

O site oficial do Museu do Louvre descreve a atual galeria de Apolo como uma obra do rei Luís XIV, o “Rei Sol”. Ele reconstruiu a sala após um incêndio no palácio, em uma homenagem ao deus grego Apolo, que simbolizava a luz.

A Galeria de Apolo, no Museu de Louvre, em Paris, em imagem de arquivo — Foto: Museu do Louvre/DivulgaçãoA Galeria de Apolo, no Museu de Louvre, em Paris, em imagem de arquivo — Foto: Museu do Louvre/Divulgação

Entre elas, destacam-se três joias históricas, incluindo “o Régent”, de 140 quilates, considerado o diamante mais puro e mais belo do mundo, que, segundo nossas informações, não teria sido roubado.

Também fazem parte da coleção o “Sancy”, um diamante de 55,23 quilates usado na coroação de Napoleão, e um rosa, chamado “Hortênsia”, que adornaram as vestes ou coroas dos soberanos.

Na galeria, uma das salas mais espetaculares do museu, que deve seu nome à temática da decoração, também são conservados adornos incríveis criados no século XIX, como os de esmeraldas e diamantes da imperatriz Maria Luísa.

As peças ficam divididas em três conjuntos:

  • Joias do Segundo Império, que incluem os adornos da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III.
  • Joias anteriores à Revolução Francesa, como o Regent e o Sancy, que chegaram a adornar a coroa de Luís XV;
  • Joias do Primeiro Império, da Restauração e da Monarquia de Julho;

Com informações de InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pesquisadores ficam ilhados por mais de 6 horas em praia de Macau

Imagens: reprodução
Carro usado pelos chineses ficou submerso — Foto: DivulgaçãoImagens: reprodução

Dois pesquisadores, um deles de origem chinesa, ficaram ilhados por mais de seis horas neste sábado (18) na praia de Camapum, em Macau, litoral da Costa Branca potiguar. Ninguém ficou ferido, mas o carro ficou submerso na água.

A dupla teria se deslocado de carro por uma trilha que leva a um ponto conhecido como “Lagoa Azul”, uma área de mangue situada a cerca de 4 km da faixa principal da praia, quando a maré encheu e dificultou a saída.

De acordo com a Polícia Militar, os estrangeiros aproveitaram a maré baixa para acessar o local, conhecido por suas belezas naturais. Após estacionarem o veículo, eles seguiram a pé por uma trilha.

No entanto, durante a permanência na área, a maré subiu e acabou cobrindo o caminho de volta. Com isso, os dois ficaram presos do outro lado do mangue, sem possibilidade de retorno por terra firme.

O carro utilizado pelos pesquisadores acabou submerso com a subida da maré.

A Polícia Militar da 1ª Companhia Independente foi acionada por volta das 14h. A PM solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal e de pescadores locais.

Após o resgate, os estrangeiros permaneceram na área segura da praia aguardando a maré baixar. Posteriormente, o veículo também foi retirado do local com o auxílio de moradores e equipes de apoio.

Veja o momento do resgate nas imagens divulgadas pela 1ª CIPM:

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AVC mata uma pessoa a cada 6,5 minutos no Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, figura atualmente como uma das principais causas de morte e incapacidade física no mundo. Dados da consultoria especializada em gestão de saúde e custos hospitalares Planisa indicam que, a cada 6,5 minutos, uma pessoa morre em razão do AVC no Brasil.

Os números revelam ainda custos hospitalares relacionados ao tratamento do AVC no sistema de saúde brasileiro. Entre 2019 e setembro de 2024, foram contabilizadas 85.839 internações, com permanência média de 7,9 dias por paciente, resultando em mais de 680 mil diárias hospitalares.

Desse total de diárias, 25% foram em unidades de terapia intensiva (UTI) e 75% em enfermarias. No período analisado, os gastos acumulados chegaram a R$ 910,3 milhões, sendo R$ 417,9 milhões em diárias críticas e R$ 492,4 milhões em diárias não críticas. Apenas em 2024, até setembro, o montante já ultrapassava R$ 197 milhões.

O levantamento mostra que, ao longo dos anos, houve crescimento constante dos custos, que praticamente dobraram entre 2019 e 2023, passando de R$ 92,3 milhões para R$ 218,8 milhões. O aumento acompanha a alta no número de internações por AVC, que saltou de 8.380 em 2019 para 21.061 em 2023.

Entenda

De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. O quadro acomete mais homens e, quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores as chances de recuperação.

A pasta classifica como primordial estar atento a sinais e sintomas como confusão mental; alteração da fala e da compreensão; alteração na visão (em um ou em ambos os olhos); dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente; alteração do equilíbrio, tontura ou alteração no andar; e fraqueza ou formigamento em um lado do corpo.

O diagnóstico do AVC é feito por meio de exames de imagem que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo do derrame cerebral – isquêmico ou hemorrágico. A tomografia computadorizada de crânio, segundo o ministério, é o método mais utilizado para a avaliação inicial, demonstrando sinais precoces de isquemia.

Os fatores de risco listados pela pasta incluem hipertensão; diabetes tipo 2; colesterol alto; sobrepeso; obesidade; tabagismo; uso excessivo de álcool; idade avançada; sedentarismo; uso de drogas ilícitas; e histórico familiar, além de ser do sexo masculino.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Trump publica imagens criadas por IA em que usa coroa e despeja fezes sobre manifestantes

Imagem: reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste domingo (19) um vídeo criado por inteligência artificial em que aparece pilotando um avião militar e lançando “bombas” de fezes sobre manifestantes dos protestos “No Kings” (“Sem Reis”).

O vídeo, divulgado em sua rede Truth Social, mostra Trump com uma coroa e pilotando uma aeronave com o nome “King Trump” estampado na fuselagem — uma provocação direta aos críticos que o acusam de comportamento autoritário.

Foi a primeira reação pública de Trump aos protestos, que reuniram milhares de pessoas em Nova York, Boston, Chicago, Atlanta, Los Angeles e Washington, além de atos em cidades da Europa.

Antes da publicação, o Partido Republicano havia classificado as manifestações como “protestos antiamericanos”.

Os atos — os maiores desde o retorno de Trump à Casa Branca — ocorrem em meio à paralisação do governo federal, que afetou serviços públicos e ampliou as tensões entre Executivo, Congresso e Judiciário.

Organizadores dos protestos afirmaram que a postura “agressiva” do presidente representa um risco crescente de autoritarismo nos Estados Unidos.

Veja o vídeo abaixo:

Com informações de g1

Opinião dos leitores

  1. Admiro o Trump por que ele é um cara sincero. Neste vídeo ele admite expressamente duas verdades. Se acha Rei e só faz MERD4. A única coisa que discordo é a quantidade de bosta, achei pouca.

  2. Perfeito! Adorei, no Brasil, a extrema esquerda jogou futebol onde a bola era a cabeça de Bolsonaro.
    Quem se espanta e reclama da montagem do Trump, são aquelas que fazem pior com Jair Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *