Judiciário

Cármen Lúcia autoriza abertura de inquérito para investigar Salles

Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu, nesta quarta-feira (2/6), pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a abertura de investigação contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele será investigado por suposta tentativa de atrapalhar a apuração sobre a maior apreensão de madeira do Brasil, feita na Operação Handroanthus.

A solicitação da PGR teve como base representação criminal formulada pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, então superintendente da PF no Amazonas. Na notícia-crime, Saraiva afirma que Salles dificulta fiscalização ambiental e patrocina interesses privados.

Ao pedir a abertura de inquérito ao Supremo, o Ministério Público informou quer apurar se o ministro cometeu delitos como advocacia administrativa; obstar ou dificultar a fiscalização ambiental; e impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

Na decisão, a ministra afirmou que é “imprescindível a apuração dos fatos delatados”. “Em contexto como o aqui apresentado, a investigação penal é dever jurídico do Estado e constitui resposta legítima do ente estatal ao que se contém na notícia do crime. A indisponibilidade da pretensão investigatória do Estado impede que os órgãos públicos competentes ignorem o que se aponta na notícia, sendo imprescindível a apuração dos fatos delatados, com o consequente e necessário aprofundamento da investigação estatal e conclusão sobre o que noticiado”, escreveu.

A ministra também autorizou as diligências propostas pela PGR, como obter depoimento de Salles, de proprietários rurais e agentes de fiscalização do Ibama e do Departamento de Polícia Federal relacionados à Operação Handroanthus. Cármem estabeleceu prazo de 30 dias para que as investigações sejam realizadas.

Procurada pelo Metrópoles, a assessoria do ministro afirmou que “o inquérito demonstrará que não há, nem nunca houve, crime nenhum”.

Acusação

O delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, afastado da Superintendência no Amazonas, afirmou, em audiência pública na Câmara no final de abril, que Ricardo Salles montou uma “fraude” para tentar iludir os policiais, se utilizando de uma “pseudoperícia” na madeira apreendida em operação da PF.

Segundo o delegado, de 40 mil toras apreendidas, o ministro olhou duas, disse que conferiu a apreensão e afirmou que estava tudo certo e que os proprietários apresentaram escrituras. Ele também disse que o ministro participou diretamente de uma reunião da qual saiu um conjunto de documentos apresentados à polícia com o objetivo de demonstrar a legalidade da madeira apreendida.

“Quando eu vi aquele conjunto de documentos que saíram de uma reunião organizada, ou pelo menos, com a participação direta do ministro, aquilo se mostrou uma fraude imensa, na qual se buscava iludir a autoridade policial. Entendi que o correto seria encaminhar a notícia-crime ao STF apontando aquele fato”, disse Saraiva.

Saraiva, que há quatro anos atuava na Superintendência da Amazônia, apontou que a questão fundiária “vem de braços dados com o desmatamento” e que o exploradores não eram nem do estado do Pará.

“A maioria das pessoas não é paraense e não mora no Pará”, destacou o delegado, em uma audiência pública organizada pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) e de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).

De acordo com o delegado, mais de 70% da madeira apreendida não foi reivindicada por ninguém.

Ele ainda apontou as críticas feitas publicamente pelo ministro à operação, mas disse que esse não foi um fator que motivou a denúncia, mas sim, a interferência direta de Salles.

“O ministro fez uma inversão. Tornou legitima a ação dos criminosos, e não do agente publico. Então, em linhas gerais, foi isso que nos motivou a fazer a notícia-crime”, destacou.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Ricardo Sales é um dos mais competentes auxilires do governo. Como não pactua, por exemplo, com certas ONGs e não se deixa pautar por ecologistas xiitas, vem enfrentando muitas dificuldades.

  2. O menos mal é saber que de 2026 nao passa. Pelo menos isso, de consolo. Bolsonaro ja teve a chance dele, mudou em nada minha vida. Se o Brasil ta sendo roubado menos ou nao, isso nao mudou em nada minha vida, mudou a sua? acredito que so mudou se vc for ricaço que nem um banqueiro feito o Guedes

  3. show! sou doido p/ ver esse boyzinho playboy mauricinho brabinho arrogante cair fora. Valeu Carmen Lucia sou seu fa, vamos derrubar esse boyzinho. Foda esses filhos de Bolsonaro pensam que o governo é festa com amigos.

  4. Tem que investigar, inclusive o protegido pelos amigos do peito, o ministro que nunca conseguiu ser juiz. Pau que bate em Chico, bate em Francisco, é hipocrisia defender ladrãoo ministro Sales, deve ter as suas explicaçoes justas, assim espero. Não pode é ficar escondido atrás da dúvida.

  5. Alguém duvidava que seria assim? O STF transformou-se no departamento jurídico da oposição já faz tempo. Sem novidade.

    1. Salles é corrupto. Alguém tem mesmo que frear a bandidagem dos ministros bolsonaristas, mas esse idiota DH só enxerga perseguição aos coitadinhos.

    2. Então esse rapaz (Ricardo Sales) não deve ser investigado?

  6. Queria ver uma CPI do João de Deus: chamar todos os artistas que hoje falam em “ciência ” mas se consultavam com aquele charlatão pervertido.

    1. Bem lembrado. E havia ministros dessa Suprema oposição que eram frequentadores habituais. Muito próximos, pelo que foi divulgado à época do estouro do caso.

    2. Não mude de assunto. Estamos falando de um dos ministros corruptos e que joga contra o país, desse desgoverno. Mas antes de citar charlatanismo e exploração da fé desse governo bovino lembre-se de Malafaia, Edir Macedo, aquele outro dos feijões mágicos…

    1. Burro demais, cursou a Universidade do PT – puteiro da trapaça.

  7. O mesmo STF que livrou a cara do comparsa, mesmo mediante delação e com o voto do próprio denunciado (Toffoli) agora permite abertura de investigações contra um Ministro de Estado com evidências duvidosas. Não tem propina, não tem delação, tem uma colocação subjetiva, segundo o delegado “Salles dificulta fiscalização ambiental”. Bem vindo ao Brasil.

    1. Vc é seboso, mente suja. Até 2022, considerando que poderá ir a 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “Concordamos praticamente 115%”: Flávio celebra apoio de Caiado no segundo turno


Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que concorda “praticamente 115%” com Ronaldo Caiado (PSD) durante o ato que oficializou o apoio do ex-adversário à sua candidatura à Presidência. O encontro aconteceu nesta terça-feira (6), em Goiânia (GO).

Segundo publicação do Metrópoles, Flávio destacou que o apoio também tinha importância sentimental e disse que os dois têm “vários pontos convergentes”.

Ao mostrar o documento de compromissos para o Brasil apresentado por Caiado, o candidato disse que o texto “não era necessário”, diante da concordância entre eles. “Nós concordamos praticamente 115%”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Gilmar Mendes arquiva investigação de estupro contra vice de Flávio Bolsonaro

Crédito: Bruno Spada

O ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou nesta terça-feira (6) o arquivamento de uma investigação contra o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro.

Gaspar havia sido acusado de estupro por Lindbergh Farias (PT-RJ) e Soraya Thronicke (PSB-MS), que levaram o caso à Polícia Federal. A denúncia apontava uma suposta relação sexual com uma menor de 13 anos, que teria resultado no nascimento de uma filha.

A acusação, porém, não apresentava na representação os nomes das pessoas envolvidas. Gaspar negou as acusações e chegou a se colocar à disposição para realizar teste de DNA.

O arquivamento foi determinado por Gilmar Mendes após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo encerramento da apuração.

Com informações do Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Álvaro rejeita Allyson e Cadu e defende PL neutro no segundo turno do RN

Reprodução

Álvaro Dias (PL) defendeu que o partido não apoie Allyson Bezerra (União Brasil) nem Cadu Xavier (PT) no segundo turno para o Governo do Rio Grande do Norte. Em conversa com o Blog Saulo Vale nesta terça-feira (6), o ex-candidato afirmou que levará a proposta à direção estadual da legenda, que ainda não definiu sua posição.

“Defendo uma posição de neutralidade por não concordar com a candidatura de Allyson. Na minha avaliação, foi um péssimo gestor”, declarou.

Álvaro quer que o PL concentre a mobilização na disputa presidencial. “O que defendo é que o partido no RN concentre todas as forças na eleição de Flávio Bolsonaro à Presidência do Brasil”, afirmou.

Fonte: Blog Saulo Vale

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GERP: Flávio Bolsonaro lidera com 53% dos votos válidos contra 47% de Lula no segundo turno

 

Arte Metrópoles

O Instituto Gerp divulgou, nesta terça-feira (06), os números de uma nova pesquisa de intenção de votos voltada para o cenário do segundo turno da eleição presidencial de 2026.

De acordo com o levantamento em votos válidos, o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece na liderança com 53%, enquanto o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 47%.

Reprodução

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NA ZONA NORTE: Lula vem a Natal neste sábado (10) para reforçar campanha de Cadu no segundo turno

Reprodução

O presidente Lula (PT) estará em Natal neste sábado (10) para um ato de campanha em apoio a Cadu de Lula (PT), que disputa o segundo turno para o Governo do Rio Grande do Norte contra Allyson Bezerra (União Brasil).

De acordo com a divulgação do PT-RN, o evento será às 14h, na Área de Lazer do Panatis, na Zona Norte de Natal.

Cadu terminou o primeiro turno praticamente empatado com Allyson, com 36,16% e 36,96% dos votos, respectivamente, deixando a eleição completamente em aberto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corrida da Advocacia leva esporte e solidariedade aos cartões-postais de Natal

Marcada para o dia 15 de novembro, a Corrida da Advocacia vai reunir esporte, bem estar e solidariedade em percursos que passam por alguns dos principais cartões postais de Natal. Com distâncias de 5 e 10 quilômetros, o evento é realizado em parceria pela OAB/RN e CAARN e deve reunir cerca de mil participantes, entre advogados, familiares e público em geral, com largada a partir das 5h, no Museu da Rampa, localizado no bairro da Ribeira.

A corrida está com inscrições abertas e é organizada pela Sportri, empresa especialista na produção de eventos esportivos. Para quem optar pelos 5 quilômetros, o itinerário segue em direção às imediações do Forte dos Reis Magos, já a prova de 10 quilômetros contempla a passagem pela Ponte Newton Navarro, fazendo a volta nas proximidades do Mercado da Redinha.

“O percurso da corrida foi um dos pontos altos da edição de 2025. É uma prova que valoriza a história e as belezas naturais de Natal, além de arrecadar doações que serão destinadas ao Projeto Sesc Mesa Brasil, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar”, afirma Edson Gutemberg, tesoureiro da CAARN e organizador do evento.

A prova também irá contar com uma ampla estrutura de apoio com pontos de hidratação, segurança, sinalização e ambulância. Todos os participantes irão receber uma medalha exclusiva e os primeiros lugares de cada categoria serão premiados com troféus.

“Mais do que uma prova esportiva, a Corrida da Advocacia é um momento de integração e de incentivo a hábitos que contribuem para a saúde e a qualidade de vida. Queremos promover uma experiência que valoriza o esporte, a nossa cidade e também a solidariedade. É uma iniciativa que reforça que cuidar das pessoas também faz parte do compromisso da Ordem”, destaca Carlos Kelsen, presidente da OAB/RN.

Serviço
Corrida da Advocacia 2026
15 de novembro de 2026
Rampa – Natal/RN
Percursos: 5 km e 10 km
Inscrições: App Playevents (Disponível para download em https://www.sportri.com.br/app)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Luiz Fernando Pereira de Melo, ex-secretário de Agricultura do RN e referência do setor sucroalcooleiro

O engenheiro civil e ex-secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte Luiz Fernando Pereira de Melo faleceu nesta terça-feira (6), aos 83 anos, em Teresina, no Piauí. Natural de Macaíba, Luiz Fernando construiu uma trajetória marcada pela engenharia, pelo serviço público e, especialmente, pela sua atuação no setor sucroalcooleiro do Rio Grande do Norte e do Nordeste.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1967, foi engenheiro da Superintendência de Obras do Estado e professor da UFRN. Entre 1975 e 1988, exerceu a Diretoria Técnica da Companhia Açucareira Vale do Ceará-Mirim, responsável pela Usina São Francisco. Também presidiu o Sindicato do Açúcar e do Álcool do Rio Grande do Norte e Ceará e, entre 1988 e 1991, foi secretário de Agricultura do Estado.

Sua atuação no setor sucroalcooleiro se estendeu posteriormente ao Piauí e a Pernambuco, onde ocupou funções de direção em empresas do Grupo Olho D’Água. No Piauí, também presidiu o Sindicato dos Produtores de Açúcar, Álcool e Cana-de-Açúcar de União e região.

Ligado ao setor agropecuário, Luiz Fernando também foi criador de gado da raça Gir e exerceu a função de diretor da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), mantendo ao longo da vida forte vínculo com a atividade rural.

Nos últimos anos, viveu em Teresina ao lado da esposa, Ana Maria Varela de Melo (Taninha Melo), e do filho mais novo Luiz Carlos (Lula), com quem acompanhava as atividades das usinas do Grupo Olho D’Água.

Luiz Fernando deixa uma trajetória de dedicação ao desenvolvimento da agricultura e da agroindústria nordestina, especialmente ao setor sucroalcooleiro, onde foi uma referência por décadas. Deixa também a saudade entre familiares, amigos e todos aqueles que tiveram a oportunidade de compartilhar sua vida profissional e pessoal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após indicar 11 nomes para o STF ao longo de três mandatos, Lula cogita tirar do presidente poder de indicação de ministros para a Suprema Corte

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após indicar 11 ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF) ao longo de três mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a discutir uma mudança no modelo de escolha dos integrantes da Corte.

Segundo o presidente nacional do PT, Edinho Silva, Lula questionou por que a indicação precisa ser uma atribuição exclusiva do presidente da República e levantou a possibilidade de ampliar a participação da sociedade no processo.

“Por que é o presidente da República que tem que indicar ministro do Supremo? Por que a sociedade civil não pode ser chamada para opinar?”, teria questionado Lula, segundo Edinho, em entrevista à CNN.

A ideia ainda está em discussão. De acordo com o dirigente petista, Lula pretende ouvir juristas antes de definir uma posição sobre uma eventual mudança. Atualmente, cabe ao presidente indicar os ministros, com aprovação do Senado.

Edinho também relacionou a crise envolvendo o Judiciário ao desempenho de Lula no primeiro turno das eleições. Segundo ele, parte da sociedade associou os problemas do STF ao governo federal, criando uma percepção de responsabilidade sobre o presidente.

Dos 11 ministros para o STF, quatro fazem parte da composição atual da Corte. São Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Cristiano Zanin  e Flávio Dino. O Supremo funciona atualmente com um magistrado a menos que o habitual devido à rejeição, pelo Senado, da indicação de Jorge Messias ao cargo, em maio deste ano.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Pablo Marçal diz que topa vaga no STF se Flávio Bolsonaro ganhar: “Vou tocar o terror lá”

Pablo Marçal afirmou que está disposto a ocupar qualquer função em um eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL), incluindo uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O que o Flávio falar, eu estou na guerra. Se o Flávio quiser me por de ministro do STF, eu também tenho o meu diploma de direito, eu vou tocar o terror lá no STF. Se ele quiser me colocar para ser o ministro da ‘Superinteligência’, se quiser me colocar para qualquer coisa eu estou dentro”, disse Marçal. A declaração foi feita no domingo (4), durante o programa da BNTV Brasil, após o resultado do primeiro turno das eleições.

Marçal teve a candidatura à Presidência indeferida por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro. A Corte apontou falta de comprovação de filiação partidária dentro do prazo legal e declarou o empresário inelegível até 2032.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho nega “clima de vingança” contra ministros do STF em eventual governo de Flávio Bolsonaro, mas diz que Senado não será omisso

Foto: CNN Brasil

O senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira (6) que um eventual governo do candidato não adotará um “clima de vingança” contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não haverá vingança dos bolsonaristas contra os ministros, mas também não haverá omissão”, afirmou. “Deixamos claro que, na hora que houver algum crime de responsabilidade por um ministro do STF, o Senado não vai se omitir. E hoje ele tem se omitido”, completou.

A declaração ocorreu após Marinho se reunir com o presidente da Corte, Edson Fachin. O senador também disse que a intenção é reconstruir o diálogo entre os Poderes, mas sem deixar de cobrar o que considerar abuso.

Aos jornalistas, Rogério Maarinho disse ter levado a Fachin a preocupação da campanha com uma suposta “interferência continuada” de ministros do STF no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), citando Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Gilmar Mendes. O senador defendeu ainda a separação entre os Poderes e disse que a relação entre Executivo e Judiciário precisa ser “normalizada”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *