Cármen Lúcia: “Irresponsabilidade política” e “cidadãos que não pensam nos outros” causaram tragédia de 100 mil mortos

Foto: Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou hoje que a “irresponsabilidade política” foi um dos fatores que levaram à marca de 100 mil mortos pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, estatística que a ministra classificou como uma “tragédia”.

“Esta pandemia esta patenteando exatamente isso, tornando escancarado como a irresponsabilidade política, junto com a falta de escrúpulo econômico, principalmente no espaço particular empresarial, junto com cidadãos que não pensam nos outros e não se comprometem com os outros, levaram a um fim de semana como esse que nós acabamos de ter, de uma sociedade enlutada por todos que tenham alguma sensibilidade”, disse a ministra.

“Cem mil mortos é uma tragédia, 100 mil mortos não precisava de ter acontecido, em que pese ser fato que este coronavírus é realmente uma doença grave e que acometeria muita gente”, afirmou Cármen Lúcia.

“Mas foi uma atuação estatal — aliada a uma atuação em parte de uma sociedade perplexa, aturdida diante de tantos desmandos, de tanta falta de orientação segura seguindo-se a ciência e a medicina de evidências — que nos levou a um fim de semana de luto e que, portanto, um luto que impõe luta permanente pela democracia”, concluiu a ministra.

Cármen Lúcia participou na tarde de hoje de um debate online organizado pelo IAB (Institutos dos Advogados Brasileiros), cujo tema foi “A defesa da democracia”.

No último sábado (8), o Brasil superou a marca de 100 mil mortes provocadas pela covid-19. A primeira morte pela doença no país foi registrada em março, em São Paulo.

10Apesar de ter apontado a “atuação estatal” e a falta de orientação pela ciência como responsáveis pela situação da doença no país, a ministra Cármen Lúcia não citou nomes de nenhum político durante sua palestra no evento do IAB.

UOL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Waldir disse:

    Irresponsabilidade jurícida por não ter conhecimento científico para barrar o vírus, principalmente o irresponsável stf.
    Eles deveriam saber como tratar o vírus.

  2. Fábio Soares disse:

    Uma pandemia como essa tinha que ter o controle centralizado no governo federal, que deveria criar uma comissão de representantes da saúde nos estados formada por infectologistas, como tbm representantes do ministério público e do congresso. infelizmente, o STF ao meu ver deu um tiro no pé e acertou 100 mil brasileiros

  3. a verdade está lá fora disse:

    Não foi o STF que tirou a coordenação federal do combate ao Covid-19 ao determinar que prefeitos e governadores eram os responsáveis pela área de saúde no caso de pandemias?
    Sem uma gestão tudo ficou a deriva, surgiram quadrilhas que tiraram o oxigênio dos pacientes para oxigenar a conta corrente dos corruptos.
    A culpa total é dos prefeitos e governadores, foram eles que estabeleceram as políticas de quarentena, tratamento e utilização de UTI.
    Só na cidade de São Paulo ocorreram 10% das mortes por Covid do Brasil, aqui toda gestão foi feita por Covas e Dória.

  4. Alecrim disse:

    Politicagem, safadeza dos governadores, prefeitos desonestos, juntos com a Rede Globo Lixo, fizeram essa CACHORRADA toda em cima da doença.
    Até os dias de hoje continua, são uns imprestáveis, que não querem o bem do Brasil de jeito nenhum.
    O intuito é lascar, é derrubar o Presidente Jair Bolsonaro a todo custo todos os dias.
    EU SÓ QUERIA SABER SE ESSES MESMOS VAGABUNDOS QUE FAZEM ESSA CACHORRADA TODA, ACHARAM A CURA PARA AS OUTRAS DOENÇA QUE MATA NO BRASIL.
    Porque hoje só morre no Brasil por covid.
    Apresentam mais de 100 mil mortos por covid 19, então este ano vai morrer mais de 250. Mil brasileiros???
    NÚMEROS SÃO NÚMEROS E NÃO MENTE.
    Ao final de dezembro saberemos descontar à média nacional de defuntos por ano, e aí sim, vamos saber de fato os que faleceram por covid 19.
    DUVIDO QUE PASSE DE 100 MIL.
    a máscara desses safados, vai cair.

    • Manoel disse:

      É só uma gripezinha, e daí, nao sou coveiro!!!
      Mmmmuuuuuuuummmmm

    • Minha Opinião disse:

      Esqueceu de falar que foi o próprio Stf que avalisou essa situação, quando deu autonomia aos governadores e prefeitos a não seguirem as orientações do governo federal e sim suas próprias decisões

  5. Aluísio Valença disse:

    A ministra está certa. A empatia morreu. Vemos um monte de boçais ditando regras enquanto arrotam prepotência. A ciência parece se tornar a grande inimiga nessa sociedade de neandertais.

    • Paul disse:

      Já que você tem tanta empatia com os outros vou te mandar minha contas para pagar assim eu posso ficar em casa tranquilamente. Vê se acerta desinformado, corta o salário dessa Sra para ver se ter a empatia, manda ela julgar os casos que tem em mãos é trabalhar . Empatia deixa de ser hipócrita

  6. Zanoni disse:

    Ozônio nos lulistas e nos bolsonaristas. Enfim, ozônio nos alienados.

  7. Manoel disse:

    Exato, temos um genocida na presidência

    • Silva disse:

      Vc quis dizer no RN ne isso??
      Foi a sua governadora que deixou muitos morrerem sem fôlego.
      Comprou super faturados e com 5.000 milhões antecipado o que não exister.
      Na tua cara e na dos Norte Rio Grandenses.
      Isso o que se sabe, e o que esta escondido??
      Uma vergonha a sua governadora.
      Já o presidente.
      Me aponte uma negligência, canalha.

    • Fabio disse:

      Quando vc adoecer, não teme ivermectina nem hidróxido, chame lulinha que ele te salva.
      Esse tipo de gente como você são os primeiros a se acovardarem quando adoecem.

COMENTE AQUI