Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue | Foto: REUTERS/Agustin Marcarian
O Brasil registrou, nas primeiras três semanas epidemiológicas deste ano, 120.874 casos de dengue, o que representa um aumento de 170% em relação aos 44.752 casos registrados no mesmo período do ano passado. O país já tem também 12 mortes suspeitas por dengue só em 2024.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o maior número de casos está em Minas Gerais, que é responsável por 34.198 notificações da doença. Na sequência estão São Paulo (20.773), Paraná (16.608) e Distrito Federal (15.542).
O Distrito Federal e Minas Gerais chegaram a decretar situação de emergência pelo aumento no número de casos de dengue e chikungunya nas primeiras semanas do ano.
O Ministério da Saúde afirmou que, desde o ano passado, estados e municípios estão em constante monitoramento e alerta quanto ao cenário epidemiológico do Brasil, coordenando uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, unindo esforços e trabalhando pela conscientização sobre medidas de prevenção em todo o território nacional.
O governo federal também orienta que a população procure atendimento médico imediato em caso de sintomas como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceiras ou vermelhidão nos olhos. A dengue tem tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo país.
O Ministério da Defesa colocou militares do Exército à disposição do Ministério da Saúde nas ações de combate à dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde, 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via SUS a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.
CNN Brasil
O tal do bolsolóide pra burro só faltam às penas! kkkkkkkk
AGORA É MOMENTO DO CONSORCIO NORDESTE PROTEGER OS NORDESTINOS COMPRANDO VACINAS, JÁ QUE FOI CRIADO PRA ISSO É MOMENTO TAMBÉM DA IMPRENSA COBRAR!!
Saúde ignora vacina importada contra dengue e pretende esperar até 2024 por nacional.
Se informe melhor, o Brasil é o primeiro país do mundo a receber a vacina da Dengue na rede pública.
O Lula, que é pela ciência, desprezou a vacina de combate a dengue que foi liberada pela ANVISA desde março de 2023. Já podemos chamá-lo de genocida?
Acho que não, pq dengue há anos tem um protocolo de diagnóstico e tratamento bem estabelecido independente de vacina. Genocídio é brincar de médico, distribuir medicação sem eficácia de forma eleitoreira, atrasar a vacinação, que era única forma de sanar a pandemia, para agradar os 30% de psicopatas do mito.
Né isso! Mais uns 600 mil mortos por dengue e vc pode mesmo chamar Lula de genocida tal qual chamam Bolsonaro talkei! Outra coisa: que novidade é essa de gado acreditar e pedir vacinas? Já não basta vcs pedirem direitos humanos e processo legal pros bandidos golpistas que vcs defendem não? O mundo capota mesmo viu!
De jeito nenhum, os cortes na saúde e educação pra pagar emenda de deputado são com amor. Lembra daquele programa de Silvio Santos? “Tudo é lindo em nome do amor”.
Lula disse na tv q dengue é só uma febrezinha ? Que é coisa de fracote? Imitou alguém morrendo de dengue? Mandou um cabo de uma cidade de interior negociar vacinas superfaturadas?
Não, né?
Quando morriam 3.000 brasileiros POR DIA e o canalha que estava na presidência pedia pra deixar de mimimi…vcs não queriam que chamasse de genocida, queriam? 🤷🏻♂️
Mente assim descaradamente e BG publica sua mentira, vc e o resto do mundo sabem que a quantidade que conseguiu comprar foi essa, é a primeira remessa no mundo. Aí escreve besteira pq? Tem jeito não. Pra vcs, tem jeito não.
Mané fodido, não é acreditar em vacinas. É ver a hipocrisia da esquerda. Quando não tá no poder faz até chover, quando no poder, só faz roubar.