Foto: Bernardo Serrado
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou à Justiça a sua justificativa sobre a falta da camisa 24 na Seleção Brasileira. A entidade foi questionada por isso pelo Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT e respondeu cinco perguntas da organização não-governamental.
Segundo a CBF, a decisão de não usar o número foi por motivo “desportivo” e “por mera liberalidade” de Douglas Luiz, que escolheu usar a 25.
O Brasil é a única seleção na Copa América que não tem um jogador com a 24. A numeração pula do 23 do goleiro Ederson para o 25 do ex-jogador do Vasco.
A entidade recebeu um prazo, determinado pela 10ª Vara Cível do Rio de Janeiro, na última terça-feira (29/6), de 48h para enviar a resposta. Se não cumprisse, iria pagar multas diárias de R$ 800.
Confira a resposta da CBF às cinco questão na íntegra:
A não inclusão no número 24 no uniforme oficial nas competições constitui uma política deliberada da interpelada?
Resposta: Não.
Em caso negativo, qual o motivo da não inclusão do número 24 no uniforme oficial da interpelada?
Resposta: O Regulamento inicial da Conmebol Copa América 2021 (“Competição”) determinava que apenas 23 jogadores poderiam ser inscritos. Essa quantidade de atletas é a tradicionalmente observada em competições internacionais da Conmebol e da Fifa. A numeração utilizada pelos atletas tem relação com questões desportivas apenas. No momento inicial, a organização da competição estabeleceu a utilização dos números 1 a 23 de forma sequencial, o que foi feito pela seleção brasileira ao inscrever 23 atletas. No entanto, posteriormente, o Regulamento da Competição foi alterado e foram concedidas 5 vagas adicionais, em razão da possibilidade de troca de jogadores por conta de eventual contaminação por COVID-19. Apesar de tal faculdade, que foi utilizada por outras seleções para convocar mais 5 atletas, como a CBF vem cumprindo rigorosamente os protocolos sanitários e não apresentou casos de contaminação, a comissão técnica sentiu-se confortável em convocar apenas mais um jogador, além dos 23 inicialmente inscritos, e, para esse jogador, em razão de sua posição (meio-campo) e por mera liberalidade, optou-se pelo número 25. Como poderia ter sido 24, 26, 27 ou 28, a depender da posição desportiva do jogador convocado: em regra, numeração mais baixa para os defensores, mediana para volantes e meio-campo, e mais alta para os atacantes.
Qual o departamento dentro da interpelada, que é responsável pela deliberação dos números no uniforme oficial da seleção?
Resposta: Nesse caso, a comissão técnica da seleção brasileira de futebol.
Quais as pessoas e funcionários da Interpelada, que integram este departamento que delibera sobre a definição de número no uniforme oficial?
Resposta: O responsável pelo departamento é o coordenador Sr. Oswaldo Giroldo Júnior (“Juninho Paulista”).
Existe alguma orientação da Fifa ou da Conmebol sobre o registro de jogadores com o número 24 na camisa?
Resposta: Não é de conhecimento da CBF nenhuma orientação sobre o tema.
Metrópoles
Em que mundo estamos vivendo? Será falta do que fazer? Não tem o número porque nenhum jogador que usar. Porque o 24 é, no Jogo do Bicho, o número do veado e os jogadores não querem ser motivo de chacota. Pronto, tá respondido. Que frescura da p…! Vão arrumar o que fazer!
Rapaz isso é uma putaria danada!
Na minha opinião esta muito claro, se o total de atletas inscritos para a competição é 23, numera as camisas de 1 a 23, o técnico entrega para os jogadores mediante as posições em que vão jogar, esse por sua vez faz o velho e bom futebol. Muitas vezes a descriminação parte de quem faz a interpretação, vimemos em um mundo que todos devem e sabem com respeitar o direito do outro, não significa impor a nossa opinião para os demais e sim respeitar cada um.
É muita gente desocupada procurando aparecer.
Nunca haviam se preocupado com isso. Idiotice tem limite. Litigância de má fé. Condenação e multa para esses desocupados. Vão fazer um trabalho social para ver se melhoram o nível.
Bote 3×8 na Camisa.
Essa discussão é absurda. Vão obrigar agora uma pessoa usar o número 24 como se fosse uma chamada de colégio? Pelo amor de Deus, gente! Arranjem o que fazer.
Pra satisfazer esses desocupados não duvido que o STF, obrigue a CBF, colocar o nr que esse povo tanto gosta. Pare o mundo que eu quero descer.
É minoria mandando na maioria, tá certo isso Arnaldo.
Isso é uma frescura, essa geração de merda que está conseguindo por parte da humanidade de joelhos irá ser a pior que o mundo já viu, um povo que nada acrescenta e só pense em lacrar
Teu c* que é frescura
Essa justiça brasileira, com tantos processos encalhados, vai perder tempo com uma coisa dessas? É lamentável onde chegou!
Isso é um abuso RIDÍCULO. Ocupar o judiciário com uma idiotice dessas é um acinte, como se a sociedade brasileira tivesse que viver permanentemente sob os holofotes desses desocupados. Se esse juiz tivesse um pouco de coragem, teria negado o pedido dessa associação.
Já já vão criar cota para convocação
Gostei. Basta convocar só jogador do São Paulo que resolve esse “problema”. Kkkkkkk. Que se f… essa frescura!
antes realmente havia uma repugnancia em relação aos grupos LGB… (a sigla cresceu absurdamente q eu nem sei mais como termina), mas atualmente estamos vivendo o outro extremo. Havia falta de equilibrio antes, e agora ta falando equilibrio tambem. Respeito aos LGB e etc, mas respeito tambem aos que nao fazem parte do LGB… ninguem é obrigado a se tornar um LGB… só ta faltando isso agora. P/ eu ter paz e sossego, eu agora tenho que colocar os LGB… acima de mim (que nao sou e nem quero ser LGB…)?????????????????????????? Um numero é so um numero e pronto, agora é polemica por conta de um numero, daqui a pouco vou ser obrigado a ser um LGBT senao serei excluido da sociedade, estamos vivendo o outro extremo. ô país maluco! é por isso q a gente nao evolui nunca! A gente de extremos, de polemicas. OU é todo mundo contra LGBT ou é todo mundo virando LGBT… ! Minha nossa senhora… onde vamos parar! Tanta coisa mais util p/ se fazer p/ esse país um dia ganhar um premio nobel de alguma coisa, mas os nossos premios sao tudo de polemica e de extremos e só! país reeira! To na torcida grande p/ um LGBT ou ate mesmo um não-LGBT (no caso um hetero) ganhar um premio nobel p/ esse país reeira evoluir, precisams muito, muito msmooo!
Falou tudo de ontem e o restinho de hoje… Concordo em gênero, número e grau… aonde vamos parar.
O número do Bozo é 171.
171 é o do Luladrao. O Bozo é 38 🤣🤣🤣
Esse é o do teu bandido predileto, o canalha, vagabundo, analfabeto, cachaceiro, mentiroso, vigarista, corrupto e lavador de dinheiro de 9 dedos.
Frescura do Caraí é essa, ter que dá satisfação por causa de um número.
O mundo tá ficando chato. Com tanto mimimi.😒
Pronto, agora é só botar outro processo para o Douglas Luiz usar a camisa 24 e tá tudo resolvido no Brasil.
Vão obrigar o jogador a usa o número?
Estão caminhando pra isso.