Cinco dias atrás, Doria pediu “ajuda” ao governo federal por insumos da China

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou o governo federal nesta segunda-feira (25) nas redes sociais cinco dias após pedir ajuda ao presidente e ao ministério das Relações Exteriores para conseguir os insumos para produção da vacina. Em entrevista coletiva na última quarta-feira (20), o paulista pediu ao governo “humildade diante da necessidade dos insumos que são produzidos na China”.

“Neste momento, este mal-estar precisa ser superado. Não são só os insumos da vacina do Butantan que estão pendentes para serem liberados […], mas também a da AstraZeneca”, disse. “É preciso restabelecer um patamar equilibrado nas relações diplomáticas. Até agora, não vi nenhuma manifestação”.

“Este é um bom momento para, mais uma vez, solicitar que a chancelaria do Brasil, o ministro das relações exteriores do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro, tratem com respeito a China”, declarou na ocasião.

Nesta segunda, o presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais que os insumos chineses devem chegar ao Brasil nos próximos dias. O ministro da Saúde Eduardo Pazuello também fez o mesmo anúncio em um vídeo.

“A continuidade do recebimento dos insumos para fabricação das vacinas pelo Butantan voltou à normalidade. Isso graças à ação diplomática do governo federal com o governo chinês, por intermédio da embaixada chinesa no Brasil”, disse o ministro na gravação.

A autoria da negociação, no entanto, foi contestada por Doria. “Todo o processo de negociação com a China para liberação de insumos para a vacina do Butantan foi realizado pelo Instituto e pelo Gov. de SP”, escreveu ele no Twitter.

“Sem parasitismo dos negacionistas e oportunistas. Até aqui só atrapalharam nosso trabalho em prol da ciência e da vida. São engenheiros de obra pronta. Vergonha!”, repreendeu.

No entanto, a CNN teve acesso a uma carta do embaixador da China no Brasil confirmando a exportação dos insumos e as tratativas com o governo federal.

“O lado chinês está disposto a continuar a fortalecer a cooperação com o lado brasileiro no combate à pandemia”, disse Yang Wanming na carta, desmentindo o governador paulista.

CNN BRASIL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Pinicodemirro disse:

    Devemos reconhecer o mérito do Governo do estado de São Paulo.

  2. claudio disse:

    VIVA DORIAVAC NOSSO REI

  3. Brasil doideira disse:

    Tomou a vacina também ou foi só os seus pais?

  4. Hipócrates Viana disse:

    Bg, mais devagar! Esse assunto é cristalino. Desde maio do ano passado São Paulo negocia com a China a vacina. Enquanto isto o Presidente nega a Pandemia, debocha das consequências, insulta tudo e todos, existem áudios com ele afirmando que não compraria a vacina da China. Agora ele é grande negociador e o responsável pela vacina. Me poupe!

    • Manoel disse:

      Aprenda a ler e interpretar uma notícia, o governo Bolsonaro fez sua parte, negociou diplomaticamente com a China e conseguiu a liberação dos insumos para produzir a vacina chinesa do Butantan, ele não disse em hora nenhuma que a vacina era dele ou obra dele.

    • Luan disse:

      Jesus contou uma parábola, um homem pediu a um dos filhos para fazer um trabalho, ele disse q ía e não foi, pediu ao outro e ele disse que não ía mas se arrependeu e foi lá e fez. Então perguntou aos fariseus quem tinha feito a vontada do pai ?, responderam: o que disse q não ía mas foi lá e fez. Assim podemos comparar com Bolsonaro, disse que não ía compar a vacina chinesa mas foi lá e comprou e distribuiu pro Brasil todo, ou seja, o importante não é o que você fala mas sim o que você faz!

  5. Antonio disse:

    Nem calça filhote é um imbecil

  6. José Macedo disse:

    Esse calça apertada é um ser desprezível usa a política e a mentira a todo instante para prejudicar o governo federal.
    Um verme.

  7. Natalense disse:

    Melhor que o presidente da república que ao invés de respeitar os líderes de outra nação fica com birra de menino buchudo. Dória será um grande candidato a presidente.

  8. olimpio disse:

    Esse Doria é politiqueiro safado, quer tirar proveito dessa pandemia, querendo aparecer como salvador da patria.

  9. Antonio disse:

    Nem calça folote

  10. FARINHA DO MESMO SACO disse:

    Moleque com Moleque se entendem e se merecem.

    • Cel Arruda disse:

      Vc acha o ministro da saúde General Pazuello um moleque??
      Peraí.
      O moleque aqui num é vc não??
      Canalha.
      O governo é outro.
      Em 2018 mudou.

  11. Pixuleco disse:

    O competente e probo governador Doria , a cada dia nos orgulha mais . Assumiu praticamente só uma batalha contra o negacionismo de Tonho . Da lua debochava , fazia troça com a VACHINA ,que transformava as pessoas em Jacaré 🐊. Doria foi forte , determinado e deu uma lição nos que não acreditam na ciência e na vida .
    Nesse período estamos presenciando , a maior desmoralização das nossas forças armadas . Em trinta anos os militares se esforçaram em cumprir seu papel e criaram uma imagem espetacular na sociedade . Bastaram dois anos para o castelo desmoronar . Marinha , exército e aeronáutica estão definitivamente desmoralizadas perante seu povo . O ministro CABO PAZZUELLO (com todo respeito aos cabos ) , é a imagem da incompetência e despreparo que nós estamos sendo submetidos . Agirá mais 30 para repor essa imagem . Lamentável !

    • Mito disse:

      Escute Eduardo Cunha!
      É o conselho que te dou.
      Os tucanos deram uma queda em qierida.
      Hehehehe

  12. ZéGado disse:

    Se for algo que venha desse governo e não estiver documentado, é mentira.
    Eles passam 24h inventado, distorcendo e enganando a boiada.

  13. Aprígio disse:

    Calça apertada é um moleque.
    Não serve pra ser Presidente de um país.
    Palhaço.

    • Matheus disse:

      Discordo, se o governo federal estivesse fazendo o trabalho dele, nem disso precisava…

    • Anti-Político de Estimação disse:

      Quem seria mais moleque, ou palhaço : O "calça apertada" ou o "Capitão Cloroquina" ???????kkkkkk.

    • Maria disse:

      Calça apertada é um grande homem.
      Serve pra ser o grande Presidente do Brasil.
      Não e igual ao palhaço Bozó.

COMENTE AQUI