Cultura

Classe artística do RN defende criação do Dia Estadual do Brega

Foto: Twitter

Há poucos dias, uma ampla programação aconteceu em Natal reverenciando o Dia Nacional do Choro, com diversas apresentações de grupos musicais locais e grande cobertura da imprensa e mídias sociais.  Artistas do gênero foram contemplados com contratos para shows, e amantes da música foram brindados com o melhor do cenário potiguar.

Pois artistas que elevam outro estilo musical estão mobilizados para a aprovação de uma matéria que está tramitando na Assembleia Legislativa e deve ser votada nos próximos dias criando o Dia Estadual do Brega. De autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), o Projeto de Lei 445/2021 busca instituir, no calendário oficial do Estado, essa data a ser comemorada, anualmente, em 1º de junho.

“Uma data como essa pode trazer muitos benefícios para quem vive do brega e pode até ser contemplado, em futuro próximo, com editais públicos para grandes eventos com essa temática. Essa iniciativa busca ampliar sua relevância para quem vive da música popular no RN e luta pela devida valorização desse estilo musical”, explica o parlamentar.

O músico Bartô Galeno declarou: “sou a favor da criação do Dia pela valorização dos nossos artistas. Diga não ao preconceito a nós, artistas populares”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. kkkkk Vi dia desses e não acreditei! Sessão na AL pra discutir Assistência a Menstruação ou algo do gênero!!!!! Idéia do Dep.Kelps!!!!!!!

  2. TODOS DIAS IDIOTAS FORAM CRIADOS NO DESGOVERNO DE FATAO DIA DA LESBICA DA GINGA DO PASTEL POIS SO ISTO E TOUBAR E O Q PETISTA FAZ

  3. Dia do corno (boiada imunda) já tem, faz o complemento com o dia do brega.
    Muito boa essa iniciativa, a boiada imunda vai ficar satisfeita.

    1. Não defina os outros pelo que você é, que nem pai tem, verme asqueroso com odor podre

    2. Yago, que comentário digno de uma alma dodói. Superou o do NostraDeu em podridão.

    3. Nostradeu tu já deu…….Pobre alma lazarenta, a falta da mamata para você e seus parentes está apenas começando viu….kkkkkk

    4. Continua sem tomar o memedio fedelho? Fico só imaginando quando o mito for reeleito, vc revirando os olhos, espumando, as mãos tremendo, cabelim todo ouriçado, uma lástima, sinceramente não acho que deveria existir essas coisas, mais fazer o que? Falta de conselho de Paim e de mainha acredito que não foi, sabe lá, eles nem sabem dessa sua fixação pelo MITO.

    5. Para vcs que não gostam do que escrevo, vou apenas dizer algo, dei, dou e ninguém se incomode com a minha vida, gosto de provocar, tentei ser do lado do bozó, ele não deu a mínima, estou desempregado, em casa, a boquinha que tinha virou fumaça, vcs querem que eu faça o que, estou tentando sair da POSSILGA, mais não está fácil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Preço de carro popular não deve voltar tão cedo ao patamar pré-crise, diz analista

Foto: Reprodução

O mercado automotivo brasileiro continuará com preços elevados enquanto houver a guerra na Ucrânia, falta de componentes e a inflação global. Esta é a avaliação do analista e especialista do setor automotivo, Flavio Padovan.

Em entrevista à CNN Rádio, ele explicou que a situação dos chips semicondutores – utilizados em aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis – “deve durar até o segundo semestre do ano que vem.”

A situação foi agravada com “sucessivos lockdowns na China, e pela situação da Ucrânia e da Rússia, que são produtores de paladium e gás neônio, importantes para a produção.” Ao mesmo tempo, o especialista acredita que a produção do chamado “carro popular” não deve ser retomada tão cedo.

“O que acontece é que com a crise as montadoras acabaram dirigindo a produção para os veículos de maior rentabilidade para minimizar os efeitos da crise, os populares acabaram desaparecendo do mercado”, disse.

Ele afirma que é complicado responder quando a situação poderá se inverter: “Acho difícil no curto e médio prazo, podemos minimizar, voltar a focar em produtos de valor agregado mais baixo, mas enquanto durar a guerra, tivermos inflação global e falta de componentes, é um conjunto que pressiona preços para cima.”

De acordo com Flavio Padovan, o impacto financeiro de toda essa conjuntura é “muito grande” e ainda incalculável para as montadoras brasileiras.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

São Miguel do Gostoso: acordo prevê implantação de trailers no lugar de barracas na praia de Tourinhos

Foto: Fernanda Zauli

Um acordo firmado em uma reunião no Ministério Público Federal entre a prefeitura de São Miguel do Gostoso e os barraqueiros da praia de Tourinhos prevê a utilização de trailers removíveis na praia no lugar das barracas fixadas.

Desde o fim de maio, um impasse se instaurou por conta da atividade dos barraqueiros na região. A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) notificou os barraqueiros para desocuparem, até o início de julho, a faixa de areia, que pertence à União. Segundo a SPU, a instalação no trecho é irregular.

No último dia 17, a Associação de Barraqueiros da Praia de Tourinhos e a Prefeitura de São Miguel do Gostoso chegaram a um acordo temporário para a manutenção da atividade na área. A reunião aconteceu no Ministério Público Federal do RN (MPF/RN), órgão responsável pela ação sobre a irregularidade da atividade no trecho.

Em nota, o MPF informou que “aguarda retorno do Idema/RN e SPU sobre a viabilidade das soluções apresentadas e eventuais medidas a serem adotadas para regularização da questão ambiental na praia de Tourinhos”.

Na ata da reunião, ficou registrado que os “barraqueiros comprometem-se, no prazo de 6 meses, a comprar trailers móveis para utilização na área de praia, os quais seriam retirados ao final do dia, adequando-se às exigências da SPU”.

E como medida de solução de forma definitiva, o município informou na reunião que “pretende desapropriar área particular próxima à faixa de praia, com posterior procedimento licitatório para a exploração por parte dos barraqueiros”.

O município confirmou a pretensão de desapropriar parte do terreno e diz que vai auxiliar os barraqueiros na compra dos trailers. O prazo acordado é de que em seis meses os barraqueiros adquiram os trailers removíveis para substituir as estruturas fixas que estão na praia. Esses trailers, segundo o acordo, precisariam ser retirados diariamente.

G1 RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

[VÍDEO] MEIO–DIA RN: Confira o programa desta segunda-feira

Confira o programa desta segunda-feira (27). O MeioDia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo.  Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Potiguar está entre os desaparecidos após naufrágio de navio que ia para Noronha

Foto: Cedida

Um potiguar de 67 anos é um dos tripulantes desaparecidos do naufrágio de um navio que saiu de Recife rumo a Fernando de Noronha na última terça-feira (21). De acordo com familiares, Washington Luiz Ventura da Silva tinha acabado de sair de serviço e estava descansando no camarote da embarcação Thaís IV no momento do naufrágio.

De acordo com Márcio Ventura, filho de Washington, apesar das buscas permanecerem, a família segue angustiada por não ter “uma resposta mais contundente” da Marinha do Brasil sobre quando irão descer até a embarcação naufragada a 4 mil metros abaixo do nível do mar.

“Eu já fiz essa pergunta a Capitania dos Portos. A gente tem que tirar essa dúvida, quer saber quando vão descer. Vai ser daqui a um dia, uma semana? Com a resposta, a família vai se acalmar e esperar”, afirmou.

De acordo com Márcio, o pai já era aposentado, mas seguia trabalhando pelo amor que tinha à profissão. “Meu pai trabalha há mais de 40 anos dentro de água. Ele já é aposentado, gostava da profissão. Aquilo é vida de louco, é pra quem gosta mesmo. Ele amava o que fazia”, disse Márcio.

Buscas chegam ao sexto dia
As buscas pelos dois desaparecidos chegaram ao sexto dia nesta segunda-feira (27). O navio deixou Recife com toneladas de materiais e desembarcaria, em condições normais, na manhã da quinta-feira (23) em Noronha.

Um dia antes, na madrugada da quarta, o navio naufragou próximo à região de Cabedelo, na Paraíba. Dos oito tripulantes, quatro deles foram encontrados com vida e dois corpos foram encontrados na última sexta-feira (24).

Ainda segundo a Marinha, as buscas seguem sendo feitas pelo mar e pelo ar, com apoio de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

Jornalista com câncer relata sofrimento com atendimento do INSS em Natal

A jornalista Zhamara Mettuza usou sua conta no Twitter nesta segunda-feira (27) para expor o descaso do INSS com os pacientes que estão em tratamento contra o câncer, como é o caso dela.  Zhamara ainda apontou que o telefone disponibilizado para tirar dúvidas não funciona, assim como  número da ouvidoria.

“Vejam só como funciona o INSS para quem está doente. Eu tenho câncer e fui dia 13 na perícia do INSS com todos os exames (são muitos), cirurgiada e até hoje, dia 27, ainda não saiu o resultado. No 135 dão resposta padrão sem nenhuma explicação, fiz denúncia da ouvidora e nada”, afirmou a jornalista pela rede social.

Portal Grande Ponto

Opinião dos leitores

  1. O meu demorou cinco meses. Não conheço ninguém que tenha recebido com menos de 3 meses de espera. Ajuíze logo uma ação. Não tem perigo de ser resolvido antes de 90 dias (pelas vias normais). A menos que algum dirigente do INSS veja essa matéria e mande resolver.

  2. Temos que agradecer essa eficiência do INSS ao MINTO das rachadinhas ou tb é culpa de Lulaladrão, ainda?

    1. São os petistas que estão lá, simples, quando esse seboso foi presidente, aparelhou o estado brasileiro com seus comparsas, vixe,, é muita gente…..MITO mais quatro para diminuir esses safados.

    2. Como se no governo do lararapio de 09-dedos funcionava. Vai dormir babaca passa o dia dizendo asneiras.

    3. Para os militares aposentadoria célere e recebendo valor integral e filha que não casar pensão para o resto da vida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Radares na Via Costeira vão começar a operar até o final de julho

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou um trabalho educativo alertando motoristas a respeito da ativação de radares de velocidade que passarão a funcionar na Via Costeira até o final do mês de julho. A medida tem como foco a redução de acidentes e a preservação da vida de condutores e pedestres que trafegam naquela rodovia.

“Além das placas informando sobre o monitoramento eletrônico da Via Costeira e da velocidade máxima informada em todos os trechos, previamente o Detran iniciou um trabalho educativo alertando os condutores sobre a ativação dos radares e reforçando as atitudes de obediência a sinalização, respeitando, principalmente, o limite de velocidade estabelecido na Via Costeira”, explicou Flávio Câmara, subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran.

O trabalho educativo desenvolvido pelo Detran age antes mesmo da ativação dos redutores de velocidade eletrônico, buscando informar e conscientizar os motoristas sobre a importância de obedecer a sinalização de trânsito. Novas blitzen educativas serão realizadas pelo Detran na Via Costeira antes de colocar em funcionamento a fiscalização
eletrônica.

 

Opinião dos leitores

  1. Para saquear o Cidadão esses alcaides tomam providencias. A Cidade esta toda esburacada e esse INCOMPETENTE fica mentido todo dia em uma cadeia de rádios, por onde anda o Ministério Público que não coibe esse mentiroso de ficar gastando dinheiro público na imprensa. Esse prefeitinho que veio de Caicó foi o legado da oligarquia carcomida dos Alves ao povo de Natal. A eleição esta chegando tá na hora de botar esse politicos velhos pra casa.

  2. Esses governantes não estão preocupado com o cidadão, e sim em arrecadar ..nunca vi tanta incompetência dessa gestora do transito de natal. depois das 17:00 o transito vira um caos, esses amarelinhos sem nenhum treinamento só sabe multar. a Hermes da Fonseca vira um inferno. esses amarelinho só atrapalha o transito, na realidade eles estão obedecendo ordem de algum despreparado que não sai da sua cadeira para ver a besteira que está fazendo com o transito de natal. um total despreparo dessa STTU, só sabe colocar radar e multar !!

    1. A gestão do trânsito em Natal como citado, é culpa do prefeito? Ou vc não sabe discernir a competência da STTU?

    2. Vixe Mané tu sabe diferenciar o que união (presidente), estado ( governador) e município (prefeito) se souber tá de boa kkkkkkkkkk

    1. As multas são previstas em lei federal… Só é multado quem as inobservam sabia!? Por mim pode encher de radar, aliás, DEVEM encher de radar TODAS as vias de NATAL, inclusive as RNs e BRs…

  3. E os buracos, acostamentos, sinalização e a limpeza das laterais das pistas serão feitos ou a intenção é só multar mesmo?

    1. Pergunta ao prefeito de natal, esse mesmo que diz que apoia o genocida Calígula?

    2. São todos iguais, inclusive o cabeção ex-prefeito esta com a fantoche do consorcio nordeste querendo ser senador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 70,6%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 70,6%, registrada no início da tarde desta segunda-feira (27). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 65.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 73,7% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 61,5%. Até o momento desta publicação são 11 leitos críticos (UTI) disponíveis e 36 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 23 disponíveis e 29 ocupados.

Outros 4 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e 2 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outra síndrome gripal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 11 leitos críticos e 23 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 15h desta segunda-feira (27).

Neste período, havia cinco (05) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e dois (02) aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 11 leitos críticos e outros 23, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 3 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 88

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (27). São 522.291 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 88 novos casos e três (03) óbitos (Natal, Nísia Floresta e São Paulo do Potengi).

Óbitos confirmados para Covid-19: 8.251. Em investigação são 1.334. Recuperados são 504.461. Casos suspeitos somam 1.916 e descartados são 986.410. Estimativa de casos em acompanhamento: 9.579.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Empresário do RN é condenado por comprar lancha, jet ski e apartamento de luxo com empréstimo destinado para ajudar negócios

Foto: Reprodução

A Justiça Federal do RN condenou o empresário Fernando Ikeda a cinco anos e quatro meses de reclusão em regime semi-aberto por fraudado um empréstimo junto ao Banco do Nordeste. Segundo o autor da sentença. o juiz federal Walter Nunes, Fernando Ikeda conseguiu dois financiamentos junto ao BNB, que somavam R$ 9,9 milhões para aquisição de máquinas junto a empresas integrantes do seu próprio grupo empresarial, mas acabou foi comprando um apartamento de luxo, uma moto aquática e uma lancha.

Na sua decisão, o magistrado observou que “depois do recebimento, pela F IKEDA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA., cada uma das parcelas do financiamento creditadas pelo Banco do Nordeste, o valor era imediatamente transferido para a conta da LPI – LINHA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MÁQUINAS LTDA, como se correspondesse ao pagamento pelas máquinas adquiridas e às notas fiscais emitidas, em uma verdadeira operação simulada”.

Walter Nunes analisou que apenas R$ 435 mil, equivalentes a apenas 10,7% do valor total financiado, podem ter servido efetivamente para o pagamento das máquinas, que sequer eram novas.

“Tem-se, de um lado, duas empresas que contrataram financiamentos para, em tese, adquirirem equipamentos a outras duas empresas, que, ao fim e ao cabo, tinham o mesmo sócio de fato, mas que, apenas formalmente, foi substituído por “pessoas interpostas”. Além disso, as empresas do ramo de maquinário industrial devolveram 89% e 94%, dos recursos recebidos, àquelas empresas contratantes, ou aos seus sócios de fato”, escreveu o magistrado na sentença.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *