Há poucos dias do presidente dos Estados Unidos Donald Trump concluir a imposição de sobretaxas a alguns países, governadores brasileiros criticaram, neste sábado (26), as ações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às tarifas de 50% em cima dos produtos brasileiros. As medidas entrarão em vigor, segundo o líder norte-americano, dia 1º de agosto.
Falando para um público formado por investidores, empresários e profissionais do setor econômico, Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Jr (PR) foram aplaudidos diversas vezes, durante participação em evento da XP, especialmente ao direcionarem críticas ao Palácio do Planalto.
Para o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), “o governo [de Lula] não sabe onde quer chegar”
“Hoje temos um governo que demonstra que não sabe onde quer chegar, é um governo que, sobre uma questão tão importante, que é o tarifaço do Trump, muita vezes o Brasil se vitimiza demais, o Trump fez isso com a China, com Índia, com o Canadá, com o México”, disse o Ratinho Jr.
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), governador de São Paulo, mostrou preocupação com as tarifas que, entre outros malefícios, tendem a ameaçar as exportações de laranja no estado paulista.
“Estamos conversando, buscando parlamentares americanos, empresas americanas, agentes do governo americano que podem se sensibilizar com o problema. Infelizmente hoje a gente tá vivendo um momento em que se busca tirar proveito do país, querendo dividir o país”, afirmou.
Já Ronaldo Caiado (União-GO), governador de Goiás, disse que Lula “não quer resolver o problema do tarifaço” e que os governadores estão “sofrendo com a irresponsabilidade” das ações do presidente.
“O Brasil é dos brasileiros, mas nem eu, nem o Tarcísio, nem o Ratinho fomos consultados pra ele tomar essa posição, não. Nós, governadores, estamos sofrendo por uma irresponsabilidade do seu Lula, que até hoje não mandou ninguém pra fazer o trabalho da chancelaria. Nós não estamos de acordo com a posição dele”, expôs Caiado.
O painel com os três governadores foi um dos mais aguardados do dia no evento, que reúne lideranças políticas e econômicas para discutir o cenário atual e as perspectivas para o futuro do Brasil.
Acordo com os EUA
Para Ratinho Júnior, o caminho para um acordo do governo brasileiro com os Estados Unidos é o diálogo.
“É alguém ir lá e sentar com os Estados Unidos…e parar de falar da desdolarização do comércio. A Índia nunca tocou nesse assunto, a China nunca tocou nesse assunto, aí foi um brasileiro querer falar de desdolarização do comércio, quer dizer, uma falta de inteligência”, declarou.
Tarcísio segue a mesma linha do governador do Paraná e acrescentou que “se a gente não botar a bola no chão, não agir como adulto e resolver o problema, quem perde é o Brasil”.
Ronaldo Caiado disse que o governo “destruiu” o Itamaraty, “hoje é um Itamaraty muito mais ideológico. O Brasil fica cada hora com uma frasesinha de efeito: ‘Ai o imperador do mundo, ai eu vou chupar jabuticaba’, não tem nada de responsabilidade”.
Recado para Trump
Durante evento em São Paulo na última sexta-feira (25), Lula afirmou que determinou o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), líder da comitiva de mediação com os Estados Unidos. No entanto, segundo o petista, “ninguém quer conversar com ele”.
“Queria dizer pro presidente Trump, que esse moço aqui, o Geraldo Alckmin, é o meu vice-presidente, o cara mais calmo que eu conheço, um exímio negociador, não levanta a voz e não manda carta, ele só quer conversar”, disse o presidente brasileiro.
Lula ainda mandou um recado para Trump: “O dia que você quiser conversar, o Brasil está pronto e preparado pra discutir e te mostrar o quanto você foi enganado com as informações que te deram. Você vai saber a verdade sobre o Brasil e quando você souber da verdade você vai falar: ‘Lula, eu não vou mais taxar o Brasil, vamos ficar do jeito que tá’.
“Eu quero que o Trump nos trate com a delicadeza e o respeito que eu trato os Estados Unidos e o povo americano”, finalizou.
CNN Brasil
E ele é médico?
Quem tem que acompanhar a cirurgia da esposa são os médicos.
É muita palhaçada para o meu gosto. É muito mimi desse povo do PT. Eles se acham!
Esse país é uma verdadeira nogenteza,porque se fosse um pobre a polícia já chegava algemando e colocando na mala da viatura. aí é um de colarinho branco,fica uma porrada de babaca achando ruim .
Imagina como vai ser um show espetacular a prisão do barbudo…
BG
É muita folga faz as falcatruas e ainda tem que ser avisado que está com prisão decretada, só era o que faltava, bota esse meliante no CAMBURÃO e depois no presidio que é o lugar de ladrão e mais confiscar tudo que foi roubado da Nação Brasileira e de seu povo.
Daqui a pouco a turma do PT vai querer que se marque hora para prender alguém.
Na bandeira do meu país também não existe a cor vermelha. Eu sou brasileiro e petista! Agora, na bandeira do meu partido, existem as cores vermelha e branca. Nas cores do Internacional de Porto Alegre, também. As cores do Corinthians, meu time, são o branco, o preto, mas tem o vermelho no escudo. As cores de São Paulo, o meu Estado, são o branco, o preto e o vermelho. Só alguém muito tapado poderia achar que a cor vermelha tem algum problema! rs
Era para sair algemado.
Pronto agora vamos avisar o criminoso quando e onde ele será preso, era para sair algemado e levado na mala e debaixo de chibata.
Coincidência? tá certo!!…..#SQN