
Foto: CNN Brasil
O total de doses de vacinas contra a Covid-19 disponíveis para o Brasil pode crescer de forma exponencial em março, a se confirmar a expectativa do Ministério da Saúde. De pouco mais de 6 milhões de doses em fevereiro, a projeção é a disponibilização de 30 milhões neste mês de março.
O gatilho para a expansão do quantitativo de imunizantes é a expansão da produção local da Coronavac e da vacina de Oxford, preparadas no Brasil pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É esperada, também, a primeira remessa do consórcio internacional Covax Facility.
O Butantan já produz localmente vacinas contra a Covid-19 desde janeiro, mas o quantitativo deve crescer em cinco vezes entre fevereiro e março. O cronograma do Ministério da Saúde prevê que a entidade ligada ao Governo de São Paulo entregue 23,3 milhões de doses da Coronavac neste mês.
A Fiocruz é esperada para dar a largada na produção local da vacina de Oxford e da AstraZeneca. Até agora, o Brasil recebeu 4 milhões de doses importadas, produzidas em um laboratório indiano. A expectativa é de 3,8 milhões de doses do imunizante produzidas no país em março.
Por fim, a pasta conta ainda com a primeira remessa do Covax Facility, o consórcio ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS). O Covax deve enviar ao Brasil, segundo o cronograma, 2,9 milhões de doses, também da vacina Oxford/AstraZeneca.
O cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado (6) não lista a vacina indiana Covaxin. Nas projeções anteriores, o governo federal listava as primeiras 8 milhões de doses do imunizante da farmacêutica Bharat Biotech neste mês.
IFA importado
A produção local de vacinas contra a Covid-19 não depende apenas, no entanto, de insumos presentes aqui no Brasil. Na verdade, todos os registros do cronograma preveem que o Butantan e a Fiocruz trabalhem em “produção nacional com IFA importado”.
O IFA é o ingrediente farmacêutico ativo, a substância que carrega a função esperada para vacinas e medicamentos. A Coronavac é uma vacina cujo IFA é o próprio vírus, no caso o novo coronavírus, só que inativado. A vacina de Oxford é uma vacina feita com um vírus modificado para imitar o causador da Covid-19.
CNN Brasil
Desgoverno!!!
Genocidio claro!
Ta falando do governo estadual? tb concordo, o governo estadual é genocida por ter fechado leitos e nao ter feito hospital de campanha..e ainda tentar fazer propaganda genocida contra o tratamento precoce. imagine quantas vidas teriam sido salvas com os 5 milhoes perdidos com a empresa de maconha que dizia vender respiradores.
Concordo!!
Sem leitos de hospitais
Fica muito difícil.
A desgovernadora fechou até hospitais.
E uma genocida mesmo vc tem toda razão.
Manchete enganadora e tendenciosa. Na verdade houve redução da previsão inicial, causada pelo atraso da Fiocruz e cancelamento da entrega das vacinas indianas.
Você que tenta distorcer.
São 30 milhões de vacinas.
Se houve redução em relação ao previsto, tem seus motivos.
Desde o ano passado todo mundo sabia que iria demorar o desenvolvimento e a produção da vacina.
Nenhuma pessoa séria esperou que todo mundo estaria vacinado em fevereiro, Marco ou abril.
O Brasil é um dos que mais vacinam no mundo.
Mas os seguidores de Maduro e Lula tentam dar um ar negativo às informações.
30 milhões de doses em março e fazem escândalo.
Os seguidores de Fátima que não montou hospital de campanha, que pagou por respiradores que não recebeu.
Essa turma não tem moral para falar nada.
Os derrotados em 2018.
Enquanto isso, 50% da população da Argentina está na miséria
Venezuela 96%.
Ambos países governados por membros da seita comunista.
A mesma notícia lida em outro veículo:
"Ministério da Saúde reduz previsão de doses em março."
A previsão inicial era maior.
E daí? Previsão inicial era maior.
A. Globo e a esquerda sempre tentando atrapalhar o país.
Na Alemanha até agora 4 milhões de doses. A Alemanha é sede de laboratório. No Brasil 10 milhões de doses pessoas na miséria aplicadas.