Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
A Comissão de Segurança Pública do Senado fará uma audiência pública no dia 13 de julho para debater a prisão dos envolvidos nos ataques criminosos de 8 de janeiro.
O anúncio foi feito pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) nesta segunda-feira (10), que afirmou ter recebido relatos de familiares e de detidos de que estaria ocorrendo violação de direitos humanos nos presídios brasileiros, além de falta de acesso aos autos, audiências de custódia pelos advogados e falta de individualização de condutas.
O parlamentar alega que seria necessário fazer “distinção adequada” de quem estaria em Brasília no 8 de janeiro para se manifestar pacificamente daqueles que realizaram os atos de vandalismo.
Mais de 1.200 pessoas se tornaram réus após julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria-geral da República (PGR) denunciou um total de 1.390 pessoas.
Há os que são investigados como executores, que teriam praticado crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito (golpe de Estado), dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Já os que são investigados como incitadores podem responder por incitação equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa. A CNN tenta contato com a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal e aguarda retorno.
Será que se outra turma fizer o mesmo também terá audiência pública no senado??? Será que também terá visita de ex-ministro e de outros parlamentares federais??? Será que se for usando a camisa da CBF a lei é mais branda???
Enquanto isso será que os terroristas que atacaram o RN em março já estão soltos??
E o deputado que mandou colocarem o sapatinho na janela que ia ter novidade no dia 24 de dezembro, véspera de natal? Parece que ele andou conversando com o terrorista que iria EXPLODIR uma bomba no aeroporto em um caminhão. Quando vai ser investigado?