A nutricionista Bianca Naves, a profissional que orienta os participantes do quadro Além do Peso, do Programa da Tarde, na Record, reforçou a afirmação de que existe um jeito de beber cerveja sem engordar. De acordo com a profissional, o segredo está no equilíbrio da alimentação. Simples, mas colocar em prática é o desafio. Veja abaixo entrevista para o Blog As Melhores Cervejas do Meu Mundo, do R7.
Bia Cioffi: É possível beber cerveja sem engordar?
Bianca Naves: Sim, é possível incluir a cerveja no dia alimentar de uma pessoa saudável, sem que ela ganhe peso. Estipulando as quantidades certas e com equilíbrio na ingestão alimentar do resto do dia, é possível liberar o consumo de cerveja, de forma moderada, ocasionalmente.
Bia: De qual maneira a cerveja pode ser inserida no cardápio dessa pessoa?
Bianca: Primeiramente, deve-se ressaltar que o consumo de cerveja não deve ser motivo para omissão de refeições. Entretanto, deve-se sim fazer um ajuste e balancear os alimentos e calorias consumidos no dia para poder consumir a bebida. Sabe-se que a cerveja é boa fonte de carboidratos e contém, aproximadamente, 150kcal por latinha de 350ml. Sendo assim, quando a pessoa for consumir cerveja no dia, deve maneirar o consumo de carboidratos, uma vez que esta [a cerveja] fornecerá o nutriente.
Bia: Existe um limite de consumo para que a cerveja não prejudique a boa forma?
Bianca: Como já foi dito anteriormente, a base para a manutenção do peso é o equilíbrio ao longo do dia. Havendo este equilíbrio nas porções e quantidades dos vários grupos alimentares, de acordo com as necessidades de cada um, tudo fica sob controle. Porém, é muito importante ressaltar que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado, sendo limitado a 2 doses diárias para homens e 1 dose para as mulheres. Em doses adequadas, a cerveja pode contribuir para o alcance das necessidades energéticas diárias. O ideal é evitar excessos de qualquer natureza, sempre!
Bia: A cerveja traz benefícios para a alimentação?
Bianca: Sim, a cerveja é boa fonte de carboidratos, fornecendo energia, além de vitaminas, minerais e antioxidantes. A quantidade de vitamina B6 [que ela contém] merece destaque, assim como de magnésio e potássio, importantes para a contração muscular e manutenção da saúde óssea. A bebida também fornece compostos fenólicos, antioxidantes que auxiliam na saúde cardiovascular e no envelhecimento celular.
Bia: E para quem está tentando perder peso, é possível manter a cerveja no cardápio vez ou outra?
Bianca: Sim, é possível. Deve-se seguir a mesma ideia de quem não deseja emagrecer, mantendo o equilíbrio ao longo do dia. Neste caso, porém, a quantidade de calorias diárias é menor, assim como as quantidades de alimentos. Sendo assim, pode-se encaixar a cerveja eventualmente no dia alimentar, mas o cuidado deve ser maior.
Para fechar a entrevista, Bianca Naves lembrou que – apesar dos pontos apresentados – a cerveja não deixa de ser uma bebida alcoólica e deve ser consumida com moderação sempre, mesmo por indivíduos que não se preocupam com peso.
Equilíbrio é a chave do sucesso, pessoal.
De forma "ocasional" ? "moderada" ???
Má vá cagar, Doutora !!!