Diversos

Como vai ser 2019? Astrologia, numerologia, tarô e búzios lançam previsões

(Ilustração: Morgana Lima/Correio Gráficos)

O novo ano chega em algumas horas e para garantir que todos os seus planos e metas sejam atingidos, às vezes é bom consultar o que o universo, os números, os astros ou os orixás têm a dizer. Para atender às curiosidades sobre o que o novo ano reserva, o CORREIO conversou com uma numeróloga, uma taróloga, um astrólogo e um pai de santo, que deram dicas para abrir o caminhos e adiantar o que se deve ou não fazer.

Um ponto comum na avaliação de todos os especialistas é que este será um ano de liderança, seja regido pelo signo de áries, pela alma do número 1 na numerologia, ou na figura do arcano regente representado pela carta do Pendurado ou o Enforcado. Outra característica comum nas avaliações é que 2019 será um ótimo ano para conseguir sucesso profissional, porém não é um período em que tudo se resolve: será um ano de transição em que as coisas começam a caminhar para um bom lugar.

As previsões ainda apontam um ano movimentado para o amor. Isso porque além das ventanias usuais de Iansã, a orixá deverá trazer amores verdadeiros, o que equilibrará os casamentos e favorecerá os solteiros. Veja ainda dicas de simpatias e rituais que podem ser feitos na passagem dos anos para alinhar os objetivos com o mundo espiritual.

(Astrologia: a energia e o vigor de Áries em destaque)

Como grande estudioso das ciências ocultas, o astrólogo, numerólogo, tarólogo e mestre do estudo das mãos (quirologia) avalia que 2019 será um ano regido pelo planeta Marte, cujo signo é áries. Segundo Ricardo, este signo traduz muita energia e vigor. “Será um ano quente, cheio de fogo e brilho, muita arte, muitas conquistas para a ciência e para as esferas do conhecimento. Inicia-se um processo de cura planetária, uma espécie de redenção, libertação de obstáculos”. Ele ainda ressalta que 2019 é o terceiro ciclo grandioso de Saturno, o Chronos, Senhor do Tempo; sendo assim, este seria o ciclo de despertar, da alegria, do movimento, da lucidez e da intelectualidade.

Qual a expectativa para um ano regido por um signo de fogo?

Um ano regido pelo fogo aponta o destaque de lideranças, muitas iniciativas de empreendedores, muitas oportunidades que se farão presentes para as empresas, e para todos os que estão motivados pelo trabalho, com a finalidade de obter sucesso em sua área de atuação. Alguns destaques devem ser pontuados para a área da medicina e da ciência, das pesquisas avançadas, dos esportes e do destaque para alguns jogadores e esportistas famosos, para a política internacional, a área da música e os grandes eventos sócio-culturais.

O que podemos esperar do primeiro semestre de 2019?

O primeiro semestre será muito movimentado, com aspectos intensos de Saturno em Capricórnio, ativando os pontos cardeais, as ações dos governantes de grandes nações que irão refletir no jogo cósmico, e nas iniciativas dos outros países. Será um ciclo de paz, mas haverá muita discussão, muita conversa e ação ao mesmo tempo. O Brasil ascenderá ao centro de certas discussões e ficará em evidência em alguns setores. Acreditamos que haverá um crescimento da economia e aprenderemos a valorizar as riquezas de nossa terra.

O que os astros dizem sobre o governo Bolsonaro?

O atual presidente traz em seu mapa a regência de Marte e de Júpiter (em Sagitário), o que significa que haverá poder de decisão firme e saberá conduzir-se com sabedoria, valorizando os estudiosos e profissionais pela excelência. Será um ciclo de oportunidades somadas à inteligência, aqueles que estiverem cônscios de sua capacidade serão coroados de êxito.

E sobre o amor, o que 2019 reserva?

Muitos encontros e reencontros, paixões e casamentos, reconciliações e situações definitivamente resolvidas. Quem quiser acertar pode ter a certeza de que 2019 será um ano de escolhas muito significativas, que marcarão os próximos 12 anos. Está aberto o portal do começo de novos tempos, de um brilho singular, cósmico e absolutamente único, portanto, devemos todos vibrar na sintonia do amor.

Quais dicas você dá para o final de ano?

Mantenha alto astral! A mentalidade positiva é fundamental para o sucesso! Confie em quem mantém uma mentalidade feliz e contente! O contentamento gera felicidade e esse é um estado de perene gratidão. 2019 será repleto de realizações e muitas energias positivas, o colorido arco-íris, o vermelho, o ouro e o púrpura, o branco deve ser praxe, a paz, a luz em todos os planos sempre devemos irradiar.

(Tarologia: O Enforcado pode trazer renascimento e transição)

A cada ano, uma consciência divina ou arcano maior é eleito como o responsável por reger o ano. Essa escolha se dá através da numerologia(basta somar 2+0+1+9 =12). O resultado indica qual dos arcanos maiores, normalmente expressos em algarismo romano, será a consciência que vibrará a frequência daquele determinado ano. O arcano do Enforcado/Pendurado será responsável por 2019, como aponta a taróloga.

O que este arcano significa?

Como a própria imagem demonstra, a pessoa está pendurada, sob uma forca, pela perna esquerda e não pelo pescoço. Quem está a caminho da forca está a caminho da morte e não é esse o caso do Pendurado. Ele está aí para buscar um novo olhar sobre as situações pendentes. Perceba que ele está “crucificado” de cabeça para baixo para transcender as limitações e ressuscitar para uma nova vida. Assim como os bebês que nascem, normalmente, de cabeça para baixo, o Pendurado também está de cabeça para baixo, mas para um renascimento.

E o que isso representa na prática?

2019 será um ano de transição, onde a paciência, a meditação serão muito bem vindas para transpor dilemas, crises, pausas forçadas, sentimento de impotência e etc. Sacrifícios poderão ser necessários nesse caminhar. O que ajudará nessa transição será a renúncia do velho olhar, de hábitos e de padrões limitantes, para favorecer o fluxo do movimento realizador. O próximo ano será favorável à iluminação, onde uma nova semente será semeada e a solução será encontrada com mais clareza e simplicidade. 2019 poderá ser o ano da virada, por isso é importante nesse ciclo se abrir para novas perspectivas. O que se torna relevante nessa transição é nunca se deixar abater ou desistir de si mesmo.

Na numerologia, 2019 resulta em 12 que se desdobra em 3, de que forma impacta na tarologia?

Sendo 12 o número do Enforcado e somando suas unidades, 1+2 = 3, o III é o número da Imperatriz, que é o Arcano da fertilidade, do desenvolvimento, da capacidade de dar formas mais interessantes à vida. Aquele que alcançar a iluminação no Enforcado, ou seja resolver todas as pendências que estão lhe colocando na “forca”, ascenderá prontamente para a vibração da Imperatriz.

De que forma é possível resolver essas pendências?

Para ascender ao arcano da Imperatiz, é preciso deixar o velho olhar de lado. Sair da posição de vítima e enxergar novas possibilidades para sair daquela situação desconfortável. Ir para uma posição de revolução, tendo atitudes mais positivas. É como se você precisasse se reinventar.

Com a influência deste arcano, como as pessoas devem lidar com o amor?

Quem estiver com situações pendentes no amor, é recomendado procurar uma iluminação, um escape dessa situação. Noto que as pessoas nessa situação não conversam bem, ficam presas ao seu ponto de vista sem querer ceder. Neste sentido uma boa comunicação ajuda a evoluir e resolver o assunto.

E sobre a economia, o que você prevê?

As nossas perspectivas não são das melhores. Porque temos muitas pendências como os milhões de desempregados, um novo governo entrando, novos interesses. Mas há novas oportunidades para dar um impulso na economia com a chegada de novos investidores e parceiros.

(Numerologia: chegou a hora da intuição e do feminino)

Para a numeróloga e astróloga Syndaia Lago, 2019 deve favorecer o desenvolvimento da intuição e o feminino. E, como os algarismos do ano somam três, o período pode ser favorável ao amor. Mas Syndaia alerta: “O relacionamento pode permanecer superficial”.

O que todos esses números no mapa de 2019 significam?

O ano de 2019 se desdobra em um número 3, que passa por um 12 antes, mas que tem os elementos unitários 2, 0, 1 e 9. Isso quer dizer que estamos no milênio do início do número dois. Esta é uma energia Yin que favorece o desenvolvimento da intuição e do feminino. Passa pelo 0, que são todos os número dentro do zero, o que acaba causando uma turbulência. O 1 que é o trabalho das lideranças e representa um ano de iniciativas. E o 9 representa uma faxina. Esse ano de 2019 compõe o 12 (2+0+1+9= 12). Para chegar no 3 (1+2=3), será um ano atípico.

A que se deverá esse fator atípico?

É um ano 3 que vem da soma 12. Ou seja, há por trás das tendências expansivas do número 3, desafios do número 12. Por isso, é necessário pensar antes de falar, pra não dizer bobagens. Há também a tendência das pessoas reclamarem da vida, mas não fazerem nada para reverter a situação. Vibrando assim, a pessoa poderá perder momentos de alegria e crescimento que 2019 pode proporcionar.

E sobre o amor, o que o números dizem?

O ano 3 é bastante favorável a romances e aos encontros, mas o relacionamento pode permanecer superficial. Para ir mais fundo na relação, é recomendado usar pedra de ônix, mostrar interesse pela pessoa com seriedade e compromisso; e se dedicar à relação. O ano três também é perigoso para os romances extra conjugais, pois o infiel pode ser descoberto e causar separação do casal.

E sobre a economia?

Na economia, há setores mais propícios a dar certo este ano como os que estão ligados à arte, happy hour, cursos, produtos de beleza e eventos de curta duração. É também um ano bom para investimentos, novos negócios com amigos, marketing, marketing de rede, diversão, entretenimento e eventos. Porém é bom tomar cuidado com com os gastos.

Qual o conselho da numerologia para 2019?

Não fiquem parados. As queixas do número 12 são de insatisfação com a vida. Então haverá sensações de desconforto durante o ano. Por isso, deve-se fazer algo para reverter o quadro.

(Búzios: Que Ogum, Xangô e Iansã tragam novos rumos)

Pai Paulinho de Xoroquê aponta três orixás regentes para o ano que está chegando: Ogum, Xangô e Iansã. Ele explica que Ogum, dono dos caminhos e das estradas, irá trazer a força, o trabalho, a fé e a esperança. A senhora das ventanias, Iansã, soprará os amores verdadeiros, com o compromisso de trazer o equilíbrio aos casamentos. Xangô, por sua vez, garantirá a justiça, a desenvoltura para o lado profissional e estabilidade política.

Como você avalia que esta combinação de orixás influenciará em 2019?

Será um ano muito positivo. Ogum traz caminhos abertos, Xangô traz a prosperidade para a nossa economia e Iansã, a desenvoltura para quem quer apostar em uma nova relação. Só é preciso estar atento à saúde, principalmente a doenças cardiovasculares, colesterol e câncer.

E para os negócios?

Por ser um ano dos guerreiros, será um ano de muita prosperidade, crescimento e entendimento pessoal e entre as famílias. No entanto, é bom que as pessoas tenham cautela ao cuidar de suas finanças.

Que simpatia você indica para começar bem o ano?

Procurar vestir as cores do ano (azulão, vermelho e o branco). Na ceia, é bom colocar frutas vermelhas para trazer energias e prosperidade na mesa, servir lentilhas ou um peixe para sempre aproximar o dinheiro e a sorte. Além de comer doze grãos de uva que representam os doze meses do ano. Na praia, deve-se pular as doze ondas para representar os doze meses do ano e ainda levar três rosas brancas: uma para o amor, uma para a saúde e outra para a prosperidade.

Correio 24 horas

 

Opinião dos leitores

  1. SE VOCÊ NÃO TEM CERTEZA DO AMOR QUE VOCÊ SENTE POR ELE, NÃO FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS ELE NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEU DIAS… Faça e verá o que acontece oração poderosa para amarrar a Pessoa Amada. Em 10 minutos apenas depois de publicar a pessoa vai te ligar.Importante ter Fé. Senhor Exu Tranca Rua das Almas que (v) nesse momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar, fazer amor comigo, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que a minha imagem fique na mente de(v.) o dia todo e que a noite ela não pare de sonhar comigo. Assim seja meu Senhor Exu Tranca Rua das Almas, peço assim: vá onde (v) estiver e faça com que ela não descanse enquanto não falar comigo. Pela força do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, se dirija onde (V)estiver e que ela sinta um desejo ardente de ficar comigo, tocar o meu corpo, me abraçar, me beijar. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, te peço assim: realize o meu pedido, e traga (v) pra mim, louca de desejo e muito apaixonada. Que (v) seja carinhosa comigo, que se sinta bem ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e me peça pra ficar com ela. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, conheço a tua força e o teu poder,te peço atenda o meu pedido. Que (v)não durma e não descanse enquanto não vier ao meu encontro,que o corpo de (v)queime de desejo por mim,que ela fique cego para outras homens, que outros homens nunca consigam satisfaze-la como eu, somente eu terei esse poder. Que (v) sinta um desejo enorme de me ter em seus braços, de fazer amor comigo. Faça Senhor Exu Tranca Rua das Almas com que (v) sinta-se bem em ouvir minha voz, que sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (v) nos sete cruzeiros, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido meu glorioso e poderoso Senhor Exu Tranca Rua das Almas.Traga (v) para mim, fazendo com que ela se torne meu escravo. Ainda que (v)resista, que com seu poder Senhor Exu Tranca Rua das Almas coloque a minha imagem na sua mente para que ela me deseje. Que (v) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim. Confio no poder do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, e vou ! continuar divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está feito. Amém

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Família Moraes compra mansão por R$ 12 milhões em Brasília

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

A família do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes comprou uma mansão de 725 m² no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. O imóvel foi adquirido por R$ 12 milhões e pago à vista, segundo documentos públicos de cartórios aos quais a coluna teve acesso.

A compra foi feita pela família Moraes por meio do “Lex – Instituto de Estudos Jurídicos LTDA.”. Trata-se de uma empresa da qual a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do magistrado, é sócia, juntamente aos três filhos do casal. O instituto possui outros imóveis da família.

A escritura de compra e venda da mansão foi assinada por Viviane em um cartório de Brasília há menos de 15 dias. Segundo o documento, o imóvel foi pago à vista, sem financiamento, da seguinte forma:

  • R$ 6 milhões “a título de sinal”, por meio de transferências bancárias para a proprietária da casa e para os corretores de imóveis envolvidos na transação; e
  • R$ 6 milhões na data da assinatura da escritura, também por meio de transferência bancária, diretamente para a dona do imóvel.

A mansão foi adquirida pela família Moraes da “Construtora Modelo LTDA.”, cujos sócios são Tiago Figueiredo de Araújo (sócio-administrador), Mariluce Freire e Paulo Fontenele e Silva. Além do valor da casa, a família Moraes desembolsou R$ 240 mil de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

A construtora tinha adquirido o imóvel em 2020 por R$ 2,1 milhões. Na época, a casa tinha 320,7 m². A construção, porém, foi demolida pela empresa, que edificou uma nova casa, desta vez com 725 m² de área construída. O registro da demolição e da reconstrução foi feito em cartório em fevereiro de 2024.

Como ministro do STF, Moraes recebe salário bruto mensal de R$ 46,3 mil. Já Viviane é sócia de um escritório de advocacia. Antes de comprar a mansão, o casal morava, em Brasília, em um apartamento funcional do STF na Asa Sul. Em São Paulo, eles residem em um apartamento no Jardim Europa, bairro nobre da capital.

A coluna optou por não divulgar nem o endereço nem imagens da mansão comprada pela família Moraes, por questões de segurança do ministro. Procurado pela coluna por meio da assessoria de imprensa do Supremo, Moraes preferiu não comentar. O espaço segue aberto.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nasa encontra evidências de vida antiga em Marte


A Agência Espacial dos Estados Unidos, a Nasa, anunciou no começo da tarde desta quarta-feira (10/9) uma descoberta que transforma a compreensão sobre a vida em Marte. O rover Perseverance, em missão desde 2021, identificou um fragmento de rocha com características inéditas — apelidado de “Leopard” — que apresenta sinais de uma possível bioassinatura microbiana.

Segundo o secretário interino da agência, Sean Duffy, trata-se da evidência mais promissora de vida antiga em Marte já registrada, resultado de mais de três décadas de exploração. O material, encontrado em julho de 2024, passou por um ano de análises detalhadas até que os pesquisadores se sentiram prontos para divulgar os primeiros resultados à comunidade científica.

Durante os estudos, os cientistas identificaram estruturas que lembram fósseis microscópicos, possivelmente originados de microrganismos que viveram bilhões de anos atrás. Quando esses seres morreram, deixaram para trás sinais biológicos impressos na rocha, os chamados vestígios de bioassinaturas. A textura peculiar da amostra, que lembra manchas de leopardo, chamou imediatamente a atenção dos pesquisadores. “Nunca tínhamos visto nada parecido em Marte”, afirmou a cientista Nicky Fox durante a apresentação oficial.

“É um sinal claro de vida em Marte. É algo muito animador”, declarou Duffy. Apesar do entusiasmo, a Nasa reforça que não se trata de vida atual, mas de resquícios biológicos do passado marciano, que indicam condições favoráveis à vida microbiana em algum momento da história do planeta.

A descoberta reforça o valor das missões robóticas e pode ajudar a orientar futuras explorações tripuladas. Segundo Fox, esse achado representa um marco importante: “É o resultado direto do esforço estratégico da Nasa para desenvolver uma missão capaz de identificar possíveis bioassinaturas em Marte.”

O caminho para Marte passa pela Lua

Na coletiva, a agência também destacou o papel da missão Artemis, que visa retornar à Lua como parte dos preparativos para levar astronautas ao Planeta Vermelho. “O que encontrarmos na Lua vai nos ajudar a colocar os pés norte-americanos em Marte”, afirmou Duffy. Ele também comentou a atual corrida espacial, afirmando que os Estados Unidos pretendem manter a liderança: “Os chineses querem voltar à Lua antes de nós. Isso não vai acontecer. A América liderou no espaço no passado, e continuará liderando no futuro”.

Fox concluiu a apresentação com uma reflexão sobre o alcance dessa conquista: “Esta descoberta é mais um passo rumo ao nosso objetivo maior: Marte”. A expectativa agora é que a análise aprofundada da amostra continue trazendo respostas sobre o passado geológico do planeta — e, talvez, sobre a antiga presença de vida além da Terra.

Principais descobertas da NASA em Marte

  • Identificação de uma rocha promissora: O rover Perseverance encontrou em Marte um fragmento de rocha, apelidado de “Leopard”, que pode conter a evidência mais convincente de vida antiga no planeta.

  • Possíveis bioassinaturas: A rocha, analisada por um ano, apresenta estruturas que se assemelham a fósseis microscópicos, sugerindo a presença de microrganismos que viveram há bilhões de anos.

  • Leopard” é um marco: A descoberta é descrita como um sinal claro e promissor de que houve vida em Marte, embora se trate de resquícios biológicos do passado e não de vida atual.

Correio Braziliense 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Charlie Kirk, influenciador de direita e aliado de Trump, sofre ataque a tiros durante evento em universidade dos EUA

O influenciador conservador Charlie Kirk, fundador da organização Turning Point USA e aliado próximo do presidente dos EUA, Donald Trump, foi gravemente baleado nesta quarta-feira (10) durante uma palestra na Utah Valley University (UVU), localizada no estado de Utah.

A universidade confirmou em nota que “um único disparo foi feito no campus contra um palestrante visitante”, que neste caso era Kirk. Segundo a imprensa americana, um suspeito de realizar o disparo foi imediatamente detido pela polícia, que segue investigando o caso.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a movimentação no local logo após o disparo. Imagens revelam que Kirk aparentemente foi atingindo no pescoço. O porta-voz da UVU, Scott Trotter, confirmou ao portal Axios que agentes policiais responderam rapidamente à ocorrência.

Confira o vídeo de outro ângulo no link abaixo: 

c1711616-d2ff-4887-beff-16ff386b71e0

Lideranças políticas reagiram de forma imediata. O presidente Trump afirmou em sua rede Truth Social que “devemos todos orar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um grande homem de cima a baixo. DEUS O ABENÇOE!”. O vice-presidente J.D. Vance também manifestou solidariedade: “Façam uma oração por Charlie Kirk, um cara genuinamente bom e um jovem pai”.

O diretor do FBI, Kash Patel, declarou no X que a instituição está “monitorando de perto” as informações sobre o atentado e enviou agentes federais ao campus.

“Nossos pensamentos estão com Charlie, seus entes queridos e todos os afetados. Os agentes estarão na cena rapidamente e o FBI apoia totalmente a resposta e investigação em andamento”, afirmou.

Antes mesmo do evento, a visita de Kirk a Utah já havia gerado protestos. Uma petição para impedir sua palestra na Utah State University reuniu quase 7 mil assinaturas de estudantes progressistas. Crítico das políticas progressistas nas universidades, Kirk se tornou uma das vozes mais influentes da direita americana entre jovens, reunindo mais de 5 milhões de seguidores no X e 7,3 milhões no TikTok.

Ainda não há informações oficiais sobre o estado de saúde do comentarista. O episódio ocorreu durante a passagem de Kirk por Utah, parte de sua turnê intitulada “American Comeback Tour”.

Gazeta do Povo 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Homem tenta invadir Planalto e é contido com tiros de borracha

Foto: André Violatti/Ato Press/Estadão Conteúdo

Um homem tentou invadir o Palácio do Planalto na madrugada desta quarta-feira (10) e foi contido por militares do Batalhão da Guarda Presidencial, que dispararam tiros de borracha. A ação ocorreu por volta das 3h00.

A informação foi confirmada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).

Segundo a nota do governo, Leonildo dos Santos Fulgieri tentou subir a rampa do Planalto e foi advertido verbalmente pelos militares. No entanto, o homem seguiu avançando, e os guardas dispararam as munições não-letais, atingindo Leonildo na perna e no quadril.

A Secom informa que não houve ferimentos graves.

O homem foi detido e levado para a PF (Polícia Federal) para o registro da ocorrência.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Juízes devem se abster de “declarações públicas frequentes”, diz Fux

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse, na tarde desta quarta-feira (10), durante seu voto no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus denunciados por envolvimento em plano de golpe, que juízes devem se abster de “declarações públicas frequentes”.

“Nós, juízes, devemos nos abster de declarações públicas frequentes, notadamente de cunho político, haja vista nosso dever constitucional de preservar a independência e a imparcialidade das instituições que integramos”, afirmou durante sessão de julgamento.

A sessão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus do que seria o “núcleo crucial” de um plano de golpe contra o resultado da eleição de 2022 é retomada na tarde desta quarta para a sequência do voto de Fux, na Primeira Turma do Supremo.

Fux ainda não concluiu seu voto, mas já abriu divergência em relação ao relator, Alexandre de Moraes, e ao ministro Flávio Dino ao defender a absolvição de todos os réus do crime de organização criminosa.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OH LOUCO: CADE já condenou o Sinmed pela mesma prática que repete agora em defesa da Coopmed

Foto: reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu caminho para que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) investigue o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) por suspeita de práticas anticompetitivas em favor da Coopmed.

A acusação é de que o sindicato, em vez de defender os interesses da categoria como um todo, estaria usando paralisações e pressão para proteger exclusivamente a cooperativa.

E não é novidade. O CADE já condenou o Sinmed, em 2014, por exatamente esse tipo de prática: mobilizações que sufocavam a concorrência, coação de médicos e boicote contra operadoras de planos de saúde que não aceitassem as condições impostas pelo sindicato. Na época, a multa somou parte dos R$ 2,7 milhões aplicados a entidades médicas de alguns estados.

O que se vê agora é um roteiro conhecido: greves e paralisações puxadas pelo sindicato, mas que, na prática, servem para dar fôlego à Coopmed; coação de médicos para que não fechem contrato com empresas concorrentes da cooperativa; defesa ostensiva e exclusiva de uma única organização, quando o papel do sindicato deveria ser representar a categoria de forma isonômica.

Na prática, é o mesmo mecanismo que já foi carimbado como anticompetitivo pelo CADE.

Quando um sindicato vira braço político de uma cooperativa, a conta sobra para todos: médicos que perdem autonomia, empresas que são impedidas de competir e, no fim, pacientes que ficam reféns de um mercado controlado. Não é defesa da categoria. É defesa de um feudo.

Com a investigação atual, o CADE terá de analisar se o Sinmed reincide na mesma conduta. Se confirmado, pode ser mais um capítulo em que a entidade é responsabilizada por sufocar a concorrência para manter a Coopmed no topo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fux diz que não há golpe de Estado sem deposição de governo eleito e fala em ‘turbas desordenadas’

Foto: Adriano Machado/Reuters

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta quarta-feira (10) que não há golpe de Estado sem a deposição de um governo legitimamente eleito.

O ministro deu a declaração ao votar no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o núcleo crucial da trama golpista. Ele foi o terceiro a votar.

“Jamais poder-se-ia cogitar do artigo 359-M [golpe de Estado], por ausência de deposição de governo legitimamente constituído. Deposição de governo é o que exige a lei”, disse Fux, acrescentando que golpes não resultam de atos isolados ou de ações de multidões com pouca articulação.

“Não configura o tipo penal [de golpe de Estado] a participação de turbas desordenadas”, completou o ministro do STF.

Opinião dos leitores

  1. Finalmente a cruel narrativa de golpe está sendo desmontada. A petralhada está inconsolável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 94 milhões de brasileiros usam algum tipo de programa social do Governo

Foto: Foto Montagem/BR104 / Portal de Prefeitura

Mais de 94 milhões de brasileiros, o equivalente a 44% da população, dependem de algum tipo de programa social do Governo Federal. O número é comparável à população total do Egito, revelando a dimensão da política de assistência no país.

Grande parte desses beneficiários está registrada no Cadastro Único (CadÚnico), sistema que garante acesso a mais de 40 programas sociais. Entre eles, o destaque é o Bolsa Família, que concentra 57% dos 94 milhões de dependentes.

O custo da rede de proteção social é expressivo: chega a R$ 500 bilhões por ano, valor equivalente a meio trilhão de reais.

Emprego formal e vulnerabilidade

Apesar da dependência, os dados do governo apontam sinais de inclusão produtiva. Entre janeiro e julho, o país criou 1,49 milhão de empregos formais, sendo que 77% dessas vagas foram preenchidas por inscritos no CadÚnico.

No entanto, especialistas avaliam que a forte presença de beneficiários entre os novos empregados também reflete a fragilidade da renda e a dificuldade de romper o ciclo de vulnerabilidade econômica.

Pobreza no Brasil 

Em dois anos, o número de famílias em situação de pobreza no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) caiu 25%.

Eram 26,1 milhões de domicílios nesta situação em maio de 2023 e 19,56 milhões em julho de 2025. Isso significa que 6,55 milhões de famílias aumentaram o patamar de renda acima de R$ 218 mensais por pessoa.

Se for considerado o número de indivíduos, isso significa que 14,17 milhões de pessoas passaram a viver com renda maior.

Os dados foram revelados pelo Monitora MDS, ferramenta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que oferece informações, objetivos, metas e resultados alcançados das políticas públicas sociais.

“A renda é um componente fundamental para as pessoas terem acesso aos alimentos e o resultado é que, combinando desenvolvimento econômico e social, tiramos o Brasil do Mapa da Fome e as pessoas estão saindo da pobreza, seja pelo trabalho ou pelo empreendedorismo”, afirmou o ministro Wellington Dias (MDS).

Estudo conduzido pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do MDS revelou ainda um aumento de renda no recorte superior ao da situação de pobreza.

Para o secretário da Sagicad, Rafael Osório, isso reflete avanços dos programas sociais, a melhora no mercado de trabalho e o processo de qualificação do CadÚnico, que incorporou automaticamente dados sobre renda formal dos trabalhadores.

“Com a integração das informações com outras bases de dados, reduzimos a dependência da autodeclaração. Este avanço diminui o esforço das famílias, alivia a carga sobre os municípios na atualização cadastral e qualifica as informações usadas pelos programas sociais, o que contribui para focalizar as políticas públicas”, explicou Osório.

RENDA — As famílias são identificadas no CadÚnico em três grupos de renda mensal: em situação de pobreza (de R$ 0 a R$ 218); em situação de baixa renda (entre R$ 218,01 e meio salário mínimo); e com renda acima de meio salário mínimo.

A renda familiar mensal por pessoa é calculada dividindo a renda mensal total da família (soma das rendas individuais) pelo número de pessoas que compõem a família.

A renda individual considera o menor valor entre a renda de trabalho do último mês e a média do valor recebido pelo trabalho nos últimos 12 meses, somada a outras rendas (como BPC, aposentadoria, pensão alimentícia e doações).

BASES INTEGRADAS — Além da renda declarada pelo responsável familiar, o MDS passou a integrar ao CadÚnico a renda formal de trabalho e de benefícios previdenciários e assistenciais advindos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Desde 2023, foram realizadas sete ações de povoamento da renda entre os dois cadastros, ou seja, integrou e atualizou as informações de renda de 33 milhões de pessoas.

Na primeira ação, 15% das famílias em situação de pobreza passaram para a faixa de baixa renda ou acima de meio salário mínimo, e 29% das de baixa renda migraram para acima de meio salário mínimo.

DOMICÍLIOS — Entre janeiro e julho de 2025, a proporção nacional de inclusão e atualização com entrevista domiciliar saltou de 11,5% para 40,2%, impulsionada pela aplicação da Lei nº 15.077/2024, que passou a exigir a realização de entrevista domiciliar para o ingresso de famílias unipessoais no Bolsa Família e no BPC, com exceção de indígenas, quilombolas e população em situação de rua.

BUSCA ATIVA — A iniciativa é voltada à atualização e/ou inclusão de cadastros em domicílio, com foco em famílias unipessoais, bem como na busca ativa de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), pessoas idosas, em situação de rua, com deficiência ou crianças em situação de trabalho infantil.

Terra, por Fernanda Diniz

Opinião dos leitores

  1. O PT está transformando o Brasil no país dos preguiçosos e dependentes do governo. Difícil conseguir nos dias atuais alguém q queira trabalhar.

  2. É impossível a economia de uma País não quebra com tantos programas sociais, estão formando uma geração de vagabundos perdurados nas tetas do Estado por meio de programa politiqueiros denominados de programas sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: ‘Operação Viúva Negra’ da Polícia Civil do RN bloqueia R$ 2 milhões e quatro imóveis de influenciadoras do ‘jogo do tigrinho’

A Polícia Civil do RN deflagou nesta quarta-feira (10) a “Operação Viúva Negra” para desarticular um esquema criminoso voltado à prática de contravenção penal de jogos de azar, crimes contra a economia popular e lavagem de dinheiro, estruturado por meio da exploração de plataformas virtuais ilegais, amplamente divulgadas por influenciadoras digitais em redes sociais.

De acordo com as apurações, o esquema se baseava na promoção de jogos digitais de azar, como o chamado “jogo do tigrinho”, frequentemente manipulados em versões de demonstração para simular ganhos irreais e induzir seguidores a apostar. Os valores obtidos eram convertidos rapidamente em bens de luxo ou transferidos a terceiros por meio de empresas de fachada e plataformas de pagamento, em uma típica estratégia de ocultação patrimonial.

As influenciadoras digitais investigadas utilizavam estratégias de atração para alcançar grande número de seguidores, por meio de conteúdos que mesclavam danças, apelos visuais e a venda de uma suposta imagem de sucesso e estilo de vida luxuoso. Esse capital de sedução era direcionado a convencer pessoas a ingressar em plataformas ilegais de apostas. A lógica por trás da conduta é comparável à metáfora da “viúva negra”: atraíam suas vítimas com promessas de ganhos e prosperidade, mas, na prática, conduziam-nas a um ciclo de perdas financeiras, endividamento e, em muitos casos, ruína pessoal.

Valores e bens bloqueados

Durante o cumprimento das medidas cautelares, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e outros objetos de interesse para a investigação. Além disso, foi determinado o bloqueio judicial de aproximadamente R$ 2 milhões em contas vinculadas às investigadas, o sequestro de quatro imóveis urbanos localizados em Parnamirim/RN e Mossoró/RN, bem como a apreensão de veículos de médio e alto padrão e a indisponibilidade de outros bens móveis e ativos financeiros com indícios de origem ilícita.

A investigação

As investigações tiveram início a partir de relatórios da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR) e de comunicações de operações suspeitas encaminhadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Os levantamentos indicaram movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada das investigadas, além da ostentação de bens de luxo e padrão de vida elevado em redes sociais. Entre os indícios mais relevantes, destacam-se a aquisição, em espécie, de imóveis e veículos de alto valor.

A operação contou com o apoio de equipes do DECCOR-LD, da DEICOR, do 2º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), da 51ª Delegacia de Polícia de Jucurutu (51ª DP de Jucurutu), da 73ª DP de Umarizal, da 7ª Delegacia Regional (Patu) e da 3ª Delegacia Regional (Caicó), reforçando a integração e a especialização da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade econômica.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar procedimento médico no domingo (14)

Foto: Fellipe Sampaio/STF | Ton Molina/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (10) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a realizar procedimento médico em um hospital particular de Brasília no próximo domingo (14).

De acordo com relatório da equipe que acompanha a saúde do ex-presidente, Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, deve passar por um procedimento na pele para remoção de algumas lesões.

Na decisão de Moraes, assinada no dia 8 de setembro, o ministro determinou que o transporte seja feito sob escolta da Polícia Penal do Distrito Federal e destacou que a permanência hospitalar está prevista apenas para o dia do atendimento.

O ministro também determinou que Bolsonaro apresente à Corte, em até 48 horas após o procedimento, um atestado médico que comprove a data e os horários do atendimento.

Moraes ressaltou que a autorização é provisória e não dispensa o ex-presidente do cumprimento das demais medidas cautelares impostas a ele. Entre elas, está a inspeção obrigatória nos veículos que saírem da residência de Bolsonaro, conforme decisão anterior de 30 de agosto.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal foi oficiada para acompanhar e adotar as providências necessárias. A Procuradoria-Geral da República e a defesa do ex-presidente também foram intimadas.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *