Diversos

Como vai ser 2019? Astrologia, numerologia, tarô e búzios lançam previsões

(Ilustração: Morgana Lima/Correio Gráficos)

O novo ano chega em algumas horas e para garantir que todos os seus planos e metas sejam atingidos, às vezes é bom consultar o que o universo, os números, os astros ou os orixás têm a dizer. Para atender às curiosidades sobre o que o novo ano reserva, o CORREIO conversou com uma numeróloga, uma taróloga, um astrólogo e um pai de santo, que deram dicas para abrir o caminhos e adiantar o que se deve ou não fazer.

Um ponto comum na avaliação de todos os especialistas é que este será um ano de liderança, seja regido pelo signo de áries, pela alma do número 1 na numerologia, ou na figura do arcano regente representado pela carta do Pendurado ou o Enforcado. Outra característica comum nas avaliações é que 2019 será um ótimo ano para conseguir sucesso profissional, porém não é um período em que tudo se resolve: será um ano de transição em que as coisas começam a caminhar para um bom lugar.

As previsões ainda apontam um ano movimentado para o amor. Isso porque além das ventanias usuais de Iansã, a orixá deverá trazer amores verdadeiros, o que equilibrará os casamentos e favorecerá os solteiros. Veja ainda dicas de simpatias e rituais que podem ser feitos na passagem dos anos para alinhar os objetivos com o mundo espiritual.

(Astrologia: a energia e o vigor de Áries em destaque)

Como grande estudioso das ciências ocultas, o astrólogo, numerólogo, tarólogo e mestre do estudo das mãos (quirologia) avalia que 2019 será um ano regido pelo planeta Marte, cujo signo é áries. Segundo Ricardo, este signo traduz muita energia e vigor. “Será um ano quente, cheio de fogo e brilho, muita arte, muitas conquistas para a ciência e para as esferas do conhecimento. Inicia-se um processo de cura planetária, uma espécie de redenção, libertação de obstáculos”. Ele ainda ressalta que 2019 é o terceiro ciclo grandioso de Saturno, o Chronos, Senhor do Tempo; sendo assim, este seria o ciclo de despertar, da alegria, do movimento, da lucidez e da intelectualidade.

Qual a expectativa para um ano regido por um signo de fogo?

Um ano regido pelo fogo aponta o destaque de lideranças, muitas iniciativas de empreendedores, muitas oportunidades que se farão presentes para as empresas, e para todos os que estão motivados pelo trabalho, com a finalidade de obter sucesso em sua área de atuação. Alguns destaques devem ser pontuados para a área da medicina e da ciência, das pesquisas avançadas, dos esportes e do destaque para alguns jogadores e esportistas famosos, para a política internacional, a área da música e os grandes eventos sócio-culturais.

O que podemos esperar do primeiro semestre de 2019?

O primeiro semestre será muito movimentado, com aspectos intensos de Saturno em Capricórnio, ativando os pontos cardeais, as ações dos governantes de grandes nações que irão refletir no jogo cósmico, e nas iniciativas dos outros países. Será um ciclo de paz, mas haverá muita discussão, muita conversa e ação ao mesmo tempo. O Brasil ascenderá ao centro de certas discussões e ficará em evidência em alguns setores. Acreditamos que haverá um crescimento da economia e aprenderemos a valorizar as riquezas de nossa terra.

O que os astros dizem sobre o governo Bolsonaro?

O atual presidente traz em seu mapa a regência de Marte e de Júpiter (em Sagitário), o que significa que haverá poder de decisão firme e saberá conduzir-se com sabedoria, valorizando os estudiosos e profissionais pela excelência. Será um ciclo de oportunidades somadas à inteligência, aqueles que estiverem cônscios de sua capacidade serão coroados de êxito.

E sobre o amor, o que 2019 reserva?

Muitos encontros e reencontros, paixões e casamentos, reconciliações e situações definitivamente resolvidas. Quem quiser acertar pode ter a certeza de que 2019 será um ano de escolhas muito significativas, que marcarão os próximos 12 anos. Está aberto o portal do começo de novos tempos, de um brilho singular, cósmico e absolutamente único, portanto, devemos todos vibrar na sintonia do amor.

Quais dicas você dá para o final de ano?

Mantenha alto astral! A mentalidade positiva é fundamental para o sucesso! Confie em quem mantém uma mentalidade feliz e contente! O contentamento gera felicidade e esse é um estado de perene gratidão. 2019 será repleto de realizações e muitas energias positivas, o colorido arco-íris, o vermelho, o ouro e o púrpura, o branco deve ser praxe, a paz, a luz em todos os planos sempre devemos irradiar.

(Tarologia: O Enforcado pode trazer renascimento e transição)

A cada ano, uma consciência divina ou arcano maior é eleito como o responsável por reger o ano. Essa escolha se dá através da numerologia(basta somar 2+0+1+9 =12). O resultado indica qual dos arcanos maiores, normalmente expressos em algarismo romano, será a consciência que vibrará a frequência daquele determinado ano. O arcano do Enforcado/Pendurado será responsável por 2019, como aponta a taróloga.

O que este arcano significa?

Como a própria imagem demonstra, a pessoa está pendurada, sob uma forca, pela perna esquerda e não pelo pescoço. Quem está a caminho da forca está a caminho da morte e não é esse o caso do Pendurado. Ele está aí para buscar um novo olhar sobre as situações pendentes. Perceba que ele está “crucificado” de cabeça para baixo para transcender as limitações e ressuscitar para uma nova vida. Assim como os bebês que nascem, normalmente, de cabeça para baixo, o Pendurado também está de cabeça para baixo, mas para um renascimento.

E o que isso representa na prática?

2019 será um ano de transição, onde a paciência, a meditação serão muito bem vindas para transpor dilemas, crises, pausas forçadas, sentimento de impotência e etc. Sacrifícios poderão ser necessários nesse caminhar. O que ajudará nessa transição será a renúncia do velho olhar, de hábitos e de padrões limitantes, para favorecer o fluxo do movimento realizador. O próximo ano será favorável à iluminação, onde uma nova semente será semeada e a solução será encontrada com mais clareza e simplicidade. 2019 poderá ser o ano da virada, por isso é importante nesse ciclo se abrir para novas perspectivas. O que se torna relevante nessa transição é nunca se deixar abater ou desistir de si mesmo.

Na numerologia, 2019 resulta em 12 que se desdobra em 3, de que forma impacta na tarologia?

Sendo 12 o número do Enforcado e somando suas unidades, 1+2 = 3, o III é o número da Imperatriz, que é o Arcano da fertilidade, do desenvolvimento, da capacidade de dar formas mais interessantes à vida. Aquele que alcançar a iluminação no Enforcado, ou seja resolver todas as pendências que estão lhe colocando na “forca”, ascenderá prontamente para a vibração da Imperatriz.

De que forma é possível resolver essas pendências?

Para ascender ao arcano da Imperatiz, é preciso deixar o velho olhar de lado. Sair da posição de vítima e enxergar novas possibilidades para sair daquela situação desconfortável. Ir para uma posição de revolução, tendo atitudes mais positivas. É como se você precisasse se reinventar.

Com a influência deste arcano, como as pessoas devem lidar com o amor?

Quem estiver com situações pendentes no amor, é recomendado procurar uma iluminação, um escape dessa situação. Noto que as pessoas nessa situação não conversam bem, ficam presas ao seu ponto de vista sem querer ceder. Neste sentido uma boa comunicação ajuda a evoluir e resolver o assunto.

E sobre a economia, o que você prevê?

As nossas perspectivas não são das melhores. Porque temos muitas pendências como os milhões de desempregados, um novo governo entrando, novos interesses. Mas há novas oportunidades para dar um impulso na economia com a chegada de novos investidores e parceiros.

(Numerologia: chegou a hora da intuição e do feminino)

Para a numeróloga e astróloga Syndaia Lago, 2019 deve favorecer o desenvolvimento da intuição e o feminino. E, como os algarismos do ano somam três, o período pode ser favorável ao amor. Mas Syndaia alerta: “O relacionamento pode permanecer superficial”.

O que todos esses números no mapa de 2019 significam?

O ano de 2019 se desdobra em um número 3, que passa por um 12 antes, mas que tem os elementos unitários 2, 0, 1 e 9. Isso quer dizer que estamos no milênio do início do número dois. Esta é uma energia Yin que favorece o desenvolvimento da intuição e do feminino. Passa pelo 0, que são todos os número dentro do zero, o que acaba causando uma turbulência. O 1 que é o trabalho das lideranças e representa um ano de iniciativas. E o 9 representa uma faxina. Esse ano de 2019 compõe o 12 (2+0+1+9= 12). Para chegar no 3 (1+2=3), será um ano atípico.

A que se deverá esse fator atípico?

É um ano 3 que vem da soma 12. Ou seja, há por trás das tendências expansivas do número 3, desafios do número 12. Por isso, é necessário pensar antes de falar, pra não dizer bobagens. Há também a tendência das pessoas reclamarem da vida, mas não fazerem nada para reverter a situação. Vibrando assim, a pessoa poderá perder momentos de alegria e crescimento que 2019 pode proporcionar.

E sobre o amor, o que o números dizem?

O ano 3 é bastante favorável a romances e aos encontros, mas o relacionamento pode permanecer superficial. Para ir mais fundo na relação, é recomendado usar pedra de ônix, mostrar interesse pela pessoa com seriedade e compromisso; e se dedicar à relação. O ano três também é perigoso para os romances extra conjugais, pois o infiel pode ser descoberto e causar separação do casal.

E sobre a economia?

Na economia, há setores mais propícios a dar certo este ano como os que estão ligados à arte, happy hour, cursos, produtos de beleza e eventos de curta duração. É também um ano bom para investimentos, novos negócios com amigos, marketing, marketing de rede, diversão, entretenimento e eventos. Porém é bom tomar cuidado com com os gastos.

Qual o conselho da numerologia para 2019?

Não fiquem parados. As queixas do número 12 são de insatisfação com a vida. Então haverá sensações de desconforto durante o ano. Por isso, deve-se fazer algo para reverter o quadro.

(Búzios: Que Ogum, Xangô e Iansã tragam novos rumos)

Pai Paulinho de Xoroquê aponta três orixás regentes para o ano que está chegando: Ogum, Xangô e Iansã. Ele explica que Ogum, dono dos caminhos e das estradas, irá trazer a força, o trabalho, a fé e a esperança. A senhora das ventanias, Iansã, soprará os amores verdadeiros, com o compromisso de trazer o equilíbrio aos casamentos. Xangô, por sua vez, garantirá a justiça, a desenvoltura para o lado profissional e estabilidade política.

Como você avalia que esta combinação de orixás influenciará em 2019?

Será um ano muito positivo. Ogum traz caminhos abertos, Xangô traz a prosperidade para a nossa economia e Iansã, a desenvoltura para quem quer apostar em uma nova relação. Só é preciso estar atento à saúde, principalmente a doenças cardiovasculares, colesterol e câncer.

E para os negócios?

Por ser um ano dos guerreiros, será um ano de muita prosperidade, crescimento e entendimento pessoal e entre as famílias. No entanto, é bom que as pessoas tenham cautela ao cuidar de suas finanças.

Que simpatia você indica para começar bem o ano?

Procurar vestir as cores do ano (azulão, vermelho e o branco). Na ceia, é bom colocar frutas vermelhas para trazer energias e prosperidade na mesa, servir lentilhas ou um peixe para sempre aproximar o dinheiro e a sorte. Além de comer doze grãos de uva que representam os doze meses do ano. Na praia, deve-se pular as doze ondas para representar os doze meses do ano e ainda levar três rosas brancas: uma para o amor, uma para a saúde e outra para a prosperidade.

Correio 24 horas

 

Opinião dos leitores

  1. SE VOCÊ NÃO TEM CERTEZA DO AMOR QUE VOCÊ SENTE POR ELE, NÃO FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS ELE NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEU DIAS… Faça e verá o que acontece oração poderosa para amarrar a Pessoa Amada. Em 10 minutos apenas depois de publicar a pessoa vai te ligar.Importante ter Fé. Senhor Exu Tranca Rua das Almas que (v) nesse momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar, fazer amor comigo, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que a minha imagem fique na mente de(v.) o dia todo e que a noite ela não pare de sonhar comigo. Assim seja meu Senhor Exu Tranca Rua das Almas, peço assim: vá onde (v) estiver e faça com que ela não descanse enquanto não falar comigo. Pela força do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, se dirija onde (V)estiver e que ela sinta um desejo ardente de ficar comigo, tocar o meu corpo, me abraçar, me beijar. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, te peço assim: realize o meu pedido, e traga (v) pra mim, louca de desejo e muito apaixonada. Que (v) seja carinhosa comigo, que se sinta bem ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e me peça pra ficar com ela. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, conheço a tua força e o teu poder,te peço atenda o meu pedido. Que (v)não durma e não descanse enquanto não vier ao meu encontro,que o corpo de (v)queime de desejo por mim,que ela fique cego para outras homens, que outros homens nunca consigam satisfaze-la como eu, somente eu terei esse poder. Que (v) sinta um desejo enorme de me ter em seus braços, de fazer amor comigo. Faça Senhor Exu Tranca Rua das Almas com que (v) sinta-se bem em ouvir minha voz, que sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (v) nos sete cruzeiros, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido meu glorioso e poderoso Senhor Exu Tranca Rua das Almas.Traga (v) para mim, fazendo com que ela se torne meu escravo. Ainda que (v)resista, que com seu poder Senhor Exu Tranca Rua das Almas coloque a minha imagem na sua mente para que ela me deseje. Que (v) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim. Confio no poder do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, e vou ! continuar divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está feito. Amém

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Guamaré promove ação de saúde com atendimentos e exames preventivos para mulheres

A Prefeitura de Guamaré viabilizou, junto a Obras Sociais Missionários da Compaixão, a chegada da “Carreta da Mulher” no município para uma ação de saúde, que inicia nesta terça-feira (20) e segue até o sábado, dia 24. Nos primeiros três dias, o atendimento será concentrado na Praça Poliesportiva do Vila Maria, onde sempre será atendido também, mulheres que moram nas comunidades próximas ao Centro de Guamaré, no horário 07h às 12h e a das 13h às 17h.

Mamografia, Ultrassom (mamária, pélvica e transvaginal) e Preventivo (citologia) estão entre os serviços da ação de saúde. Nos dias 23 e 24 de maio, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, o ponto de encontro será na Praça da Juventude no distrito de Baixa do Meio. Na localidade, todas as mulheres que residem nas comunidades próximas do distrito, terão acesso aos atendimentos.

Para o prefeito Hélio Willamy: a promoção da saúde da mulher, significa cuidar da saúde física, mental e sexual. “Estamos oferecendo apoio e recursos para que as mulheres tenham um estilo de vida saudável e possam exercer seus direitos. Isso inclui a prevenção de doenças, o acesso a serviços de saúde, a conscientização sobre cuidados específicos e a garantia de um ambiente de trabalho mais seguro e livre de discriminação”, destacou.

O Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Morais lembra que além desses serviços, ocorrerão atividades físicas, palestras educativas e outras ações para promover o bem-estar da mulher. “Para participar, basta levar um documento de identidade com foto e CPF ou o cartão do SUS”, explicou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil descarta 3 focos de gripe aviária e investiga outros 4

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou, nesta segunda-feira (19/5), que, de sete investigações sobre outros focos de gripe aviária, três já foram descartadas e outras quatro seguem em investigação.

O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira aconteceu no Rio Grande do Sul na quinta-feira (15/5), no município de Montenegro (RS), e foi informado na manhã da última sexta (16/5). A granja atingida abrigava 17 mil aves – parte delas morreu e o restante foi sacrificado.

Sete novas suspeitas de foco de gripe aviária (H5N1) são monitorados no Brasil pelo Ministério da Agricultura (Mapa) por meio do Serviço Veterinário Oficial (SOV). Até agora, foram descartados focos em Nova Brasilândia (MT); Triunfo (RS) e Gracho Cardoso (SE).

Seguem em investigação casos em Aguiarnópolis (TO), Impumirim (SC), Estância Velha (RS), e Salitre (CE).

O que está sendo feito

Questionado sobre o que está sendo feito para lidar com o problema e impedir que a doença se espalhe também entre seres humanos, Fávaro informou que “os colaboradores da granja do foco [no RS] estão isolados, em processo de monitoramento”.

“Fora quem manuseia, é muito difícil outro tipo de contaminação”, afirmou o ministro.

O caso abala o país, que é o maior exportador mundial de carne de frango. Mercados como a União Europeia, Argentina e China suspenderam as compras desde então.

Fávaro disse que o Brasil pode ficar livre da gripe aviária e, assim, retomar as exportações de carne de aves em até 28 dias, caso não sejam detectados novos casos da doença.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula é acusado pela Academia Brasileira de Ciências de desmontar universidades públicas e ameaçar a pesquisa nacional

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência emitiram nota demonstrando “profunda preocupação” com as recentes medidas adotadas pelo governo Lula (PT) em relação ao financiamento das universidades federais.

Um decreto assinado pelo presidente em 30 de abril permite ao MEC (Ministério da Educação) liberar até novembro apenas 61% do orçamento de cada instituição.

Isso, segundo as entidades científicas, inviabiliza o funcionamento básico das universidades, afetando diretamente a manutenção de suas atividades administrativas, acadêmicas e científicas ao longo do ano.

“Mais de 90% da pesquisa científica brasileira é resultado das pesquisas realizadas nas universidades públicas do país. A limitação orçamentária imposta não somente ameaça a continuidade das pesquisas, como também compromete a formação de profissionais altamente qualificados, essenciais para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país”, diz o texto enviado à reportagem nesta segunda-feira (19).

Procurado para comentar a carta, o MEC não respondeu até a publicação deste texto.

Segundo a nota, essa política não atinge apenas a ciência. Ela também destrói um dos principais mecanismos de ascensão social no país.

“As universidades públicas são a porta de entrada para milhares de estudantes pobres, negros e periféricos que dependem delas para romper o ciclo da desigualdade, empurrando os mais vulneráveis para o ensino privado e o endividamento”, afirma o texto, assinado por Helena Bonciani Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Renato Janine Ribeiro, presidente Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Eles dizem que países desenvolvidos investem massivamente em educação e ciência. O Brasil, ao contrário, estaria desmontando suas universidades, exporta cérebros e aumenta sua dependência tecnológica estrangeira.

Leia a nota completa

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vêm a público manifestar sua profunda preocupação com as recentes medidas adotadas pelo Governo Federal em relação ao financiamento das universidades federais.

A decisão de liberar apenas no final do ano um terço dos recursos previstos inviabiliza o funcionamento básico dessas instituições, comprometendo de forma severa o funcionamento das universidades federais brasileiras, bem como afetando diretamente a manutenção de suas atividades administrativas, acadêmicas e científicas ao longo do ano.

Mais de 90% da pesquisa científica brasileira é resultado das pesquisas realizadas nas universidades públicas do país. A limitação orçamentária imposta não apenas ameaça a continuidade das pesquisas, como também compromete a formação de profissionais altamente qualificados, essenciais para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país. Ao adiar e diminuir significativamente a liberação de recursos, o governo dificulta o funcionamento dessas instituições, comprometendo sua capacidade operacional.

Essa política não atinge apenas a ciência – destrói um dos principais mecanismos de ascensão social no Brasil. As universidades públicas são a porta de entrada para milhares de estudantes pobres, negros e periféricos que dependem delas para romper o ciclo da desigualdade, empurrando os mais vulneráveis para o ensino privado e o endividamento.

Países desenvolvidos investem massivamente em educação e ciência. O Brasil, ao contrário, desmonta suas universidades, exporta cérebros e aumenta sua dependência tecnológica estrangeira. Sem pesquisa pública, não haverá inovação, nem soluções para crises sanitárias, ambientais ou econômicas.

Diante desse cenário, a ABC e a SBPC reiteram a importância de garantir o pleno funcionamento das universidades federais, condição indispensável para o avanço da ciência, da educação e da soberania nacional.

Folha de SP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

TJRN mantém dispensa emergencial de serviços médicos da Prefeitura de Natal

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve, nesta segunda-feira (19), os efeitos de uma decisão liminar que autorizou a continuidade do processo de Dispensa Eletrônica Emergencial nº SMS 003/2025, realizado pela Prefeitura de Natal para a contratação de serviços médicos. A decisão foi proferida pelo desembargador Vivaldo Pinheiro, atuando como relator substituto na Primeira Câmara Cível da Corte.

O recurso questionava a legalidade da retirada da exigência de registro no Conselho Regional de Administração (CRA/RN) para fins de habilitação, argumentando que a modificação sem republicação do edital poderia ferir os princípios da publicidade, da vinculação ao edital e da ampla concorrência.

No entanto, ao analisar o agravo interno, o magistrado considerou que a urgência na manutenção dos atendimentos de saúde pública justificava a decisão anterior, destacando que a medida visava evitar a interrupção de serviços essenciais à população.

“Corroboro o entendimento expressado quanto à legalidade e razoabilidade dos índices fixados e referentes à qualificação econômico-financeira, já que levaram em conta o porte da contratação e a segurança para a Administração Pública”, afirmou o desembargador.

O relator também destacou a inexistência de prejuízo imediato aos participantes do certame, uma vez que as propostas apresentadas foram diversas e houve pluralidade de resultados na divisão por lotes, afastando a tese de que a concorrência teria sido afetada de forma concreta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes alerta defesa de Torres: “Não permitirei circo no meu tribunal”

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), advertiu o advogado do ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres, durante audiência de testemunnhas em ação penal que trata da apuração de suposta trama golpista. O apontamento incisivo do ministro ocorreu enquanto Novacki fazia perguntas à testemunha da acusação, general Freire Gomes, ex-comandante do Exército.

Novacki questionava Freire Gomes sobre a chamada minuta do golpe, encontrada na casa de Anderson Torres. “O senhor tinha o conhecimento que essa essa mesma minuta encontrada na residência do Anderson Torres, ela vinha sendo distribuída para diversas autoridades e que inclusive estava circulando na internet?”, questionou.

Freire Gomes respondeu: “Não, senhor. Eu vim saber depois agora já no processo”. Novacki continuou: “Então, é possível, senhor general, que o senhor tenha visto essa minuta em outro lugar, foi apresentado ao senhor informando que estava na casa do Anderson Torres. É possível que o senhor tenha se confundido e dito que era aquela minuta apresentada nas reuniões de mandado?”, questionou.

Freire Gomes disse que não, novamente. Após outras indagações acerca de reuniões realizadas em 7 de dezembro de 2022 e 14 de dezembro de 2022, também tratando da minuta de golpe, Moraes fez uma intervenção:

“A testemunha já disse que não pode afirmar com certeza ser o mesmo documento, mas que os pontos importantes eram semelhantes. Se o senhor puder continuar, por favor?”, disse. Novacki respondeu: “Eu só gostaria, senhor ministro, de ter o mesmo tratamento que foi dado à acusação”…

Moraes, imediatamente, ressaltou: “Doutor, nós não estamos aqui para fazer circo. Eu não vou permitir. Eu não vou permitir que vossa senhoria faça circo no meu tribunal. Vossa senhoria já foi desrespeitoso quando disse que não haveria necessidade de falar da advertência do falso testemunho”, disse.

E prosseguiu: “Seguimos com tranquilidade até aqui. Então, vamos continuar com tranquilidade. Vossa senhoria faz as perguntas, mas não adianta ficar repetindo seis vezes a mesma pergunta para tentar que a testemunha mude. Ela foi muito clara em relação a isso. Pode continuar, doutor”, ressaltou e encerrou.

Novacki seguiu o interrogatório e ressaltou ao ministro que eram pontos relevantes para a defesa. Disse ainda que Freire Gomes não soube precisar quando ocorreu a reunião com Anderson Torres, nem sequer se ocorreu no mês de novembro ou antes das eleições, não se recordou ainda quem teria participado da reunião junto com Torres e qual seria o papel dele na reunião.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Extremoz abre orçamento participativo e incentiva população a contribuir com planejamento da cidade

A Prefeitura de Extremoz deu início ao processo de escuta popular para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2028 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. A participação é por meio eletrônico, de forma rápida e fácil. A ação reforça o compromisso da gestão com a inclusão cidadã e a transparência na definição das prioridades do município.

Com o lema “Sua voz constrói o futuro de Extremoz”, o PPA Participativo está disponível para a população entre os dias 16 e 30 de maio, em formato digital, por meio de QR Code e pelo portal da Prefeitura.

A ideia é que os cidadãos possam indicar suas principais demandas, apontar problemas e sugerir soluções para as diversas áreas da administração pública.

Já o questionário da Consulta Pública da LDO 2026 tem como objetivo levantar prioridades e carências que devem orientar o orçamento municipal do próximo ano. A LDO é a base legal que define as metas e limites para os gastos públicos e, com a participação popular, ganha ainda mais legitimidade.

Para a prefeita Jussara Sales, ouvir a população é fundamental:
“Estamos construindo um município mais justo, equilibrado e eficiente, e isso só é possível quando escutamos quem mais entende da realidade de Extremoz: o nosso povo.”

A participação é simples, rápida e acessível. As sugestões recebidas serão analisadas e incorporadas ao planejamento da gestão para os próximos anos.

Para participar, basta acessar o site: www.extremoz.rn.gov.br ou escanear o QR Code disponível nas redes sociais e materiais oficiais da Prefeitura.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT e Psol lideram lista de partidos que atuaram para enfraquecer controle de descontos no INSS

Foto: Rafa neddermeyer/ Agência Brasil

Desde 2019, pelo menos 31 parlamentares de 11 partidos agiram para afrouxar o controle sobre os descontos em aposentadorias pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A maioria dos deputados envolvidos na manobra, segundo levantamento da Folha de S.Paulo, é do PT e de partidos da esquerda, embora a lista também tenha um deputado do PL, por exemplo.

Dos 31 parlamentares, 11 são do PT; cinco são do Psol; três do PSB, partido de Geraldo Alckmin, atual vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva; o Republicanos, o PCdoB, o MDB e o PSDB têm dois parlamentares cada; e o PDT, PSC, Solidariedade e PL, um cada.

Veja a lista com os nomes dos 31 parlamentares envolvidos e seus respectivos partidos abaixo.

O assunto chegou ao Congresso quando o governo Jair Bolsonaro (PL)

despachou, em janeiro de 2019, uma medida provisória que fixava revalidação anual dos descontos concedidos a entidades associativas. A iniciativa visava a reforçar a fiscalização dos cadastros e reduzir fraudes.

Deputados e senadores reagiram logo em seguida. Ao todo, 26 deles apresentaram emendas para derrubar a exigência ou, ao menos, alongar o intervalo. A maioria defendeu revalidação quinquenal. Disseram que a revisão anual seria inviável e alegaram que a Constituição garante liberdade de associação, impedindo ingerência estatal na relação entre aposentados e entidades.

A ofensiva contou com nomes como Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-S

P), Heitor Schuch (PSB-RS), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Zé Neto (PT-BA),

Luiz Carlos Motta (PL-SP), Patrus Ananias (PT-MG) e

Hildo Rocha (MDB-MA). Também se engajaram os então deputados Paulo Paim (PT-RS), hoje senador, e Marcelo Freixo (Psol-RJ), atual presidente da Embratur.

Outra ala tentou eliminar, por completo, trechos da MP que endureciam as regras no INSS. Mirou o artigo 25, que reunia dispositivos mais rigorosos. Entre as vozes estão Fernanda Melchionna (Psol-RS), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Áurea Carolina (Psol-MG) e Edmilson Rodrigues (Psol-PA).

A comissão mista que examinou a proposta ouviu representantes de aposentados. Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), declarou, em abril de 2019, que revalidar autorizações todo ano impossibilitaria o funcionamento das associações. Mesmo assim, a Cobap não figura entre as entidades investigadas pela Polícia Federal nem pela Controladoria-Geral da União. No fim, o Planalto aceitou todos os ajustes.

Parlamentares que propuseram fim ou flexibilização da revalidação periódica do INSS

  • Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-SP)
  • Heitor Schuch (PSB-RS)
  • Daniel Almeida (PCdoB-BA)
  • Orlando Silva (PCdoB-SP)
  • Zé Neto (PT-BA)
  • Luiz Carlos Motta (PL-SP)
  • Bohn Gass (PT-RS)
  • Patrus Ananias (PT-MG)
  • Marcon (PT-RS)
  • Hildo Rocha (MDB-MA)
  • Paulo Paim (PT-RS)
  • Vilson da Fetaemg (PSB-MG)
  • Celso Maldaner (MDB-SC)
  • Valmir Assunção (PT-BA)
  • Tereza Nelma (PSDB-AL)
  • Izalci Lucas (então PSDB, hoje PL-DF)
  • Jean Paul Prates (PT-RN)
  • Paulo Rocha (PT-PA)
  • Paulo Eduardo Martins (então PSC, hoje PL-PR)
  • Wolney Queiroz (PDT-PE), atual ministro da Previdência
  • Danilo Cabral (PSB-PE)
  • Enio Verri (PT-PR)
  • Jorge Solla (PT-BA)
    Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM
  • Luis Miranda (Republicanos-DF)

Parlamentares que apresentaram mudanças amplas que também removiam a revalidação

  • Fernanda Melchionna (Psol-RS)
  • Sâmia Bomfim (Psol-SP)
  • Áurea Carolina (Psol-MG)
  • Edmilson Rodrigues (Psol-PA)
  • Marcelo Freixo (Psol-RJ)
  • Rogério Carvalho (PT-SE)

Revista Oeste 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Justiça dá 20 dias para governo explicar gastos com Janja em viagens

Foto: reprodução

A 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) deu um prazo de 20 dias para que o Governo Federal e a primeira-dama Janja Lula da Silva prestem esclarecimentos sobre os gastos públicos relacionados às viagens internacionais da companheira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão é desse domingo (18/5). A medida foi assinada pelo juiz federal Leonardo Tavares Saraiva, que negou o pedido de liminar para impedir, de imediato, que o governo pague qualquer despesa de Janja em viagens para outros países.

O pedido foi feito pelo vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo-PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini, que entraram com uma ação popular para tentar barrar o uso de recursos públicos — incluindo até aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) — nas viagens internacionais de Janja.

A presença de Janja em países como Japão, Vietnã e Rússia, antes mesmo da chegada da comitiva presidencial, tem sido alvo de críticas por parte da oposição no Congresso. No início deste mês, por exemplo, ela chegou à Rússia cinco dias antes de Lula e chegou a visitar o Kremlin.

Os autores da ação argumentam que custear essas viagens com dinheiro público fere princípios constitucionais como legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência, já que Janja não ocupa cargo público formal.

No entanto, o juiz afirmou que ainda é necessário ouvir a outra parte antes de tomar qualquer decisão definitiva. Segundo ele, não é possível avaliar com profundidade os argumentos apresentados sem garantir o direito ao contraditório.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Styvenson defende Rogério Marinho para governador e promete ampliar Walfredo Gurgel

O senador Rogério Marinho (PL), líder da oposição no Senado, é o candidato do senador Styvenson Valentim (PSDB) para o Governo do RN. A declaração, reafirmando o apoio, foi dada nesta segunda-feira (19), em entrevista ao Jornal 96.

“A minha ligação com Rogério está cada vez mais próxima. E olha que vou confessar a vocês: não era muito simpático a ele não. Hoje eu tenho uma super simpatia com ele. Cara que fala aberto, claro. É um cara que eu acredito que possa trazer soluções, como trouxe como ministro, senador”, afirmou Styvenson.

Além disso, Styvenson prometeu que, caso Rogério Marinho seja eleito e o próprio Styvenson, reeleito, vai viabilizar a reforma e ampliação do Hospital Walfredo Gurgel.

“Me comprometi com ele. Se ele for o candidato e assim vencer, e se eu estiver no Senado, eu tenho vontade de ampliar o Hospital Walfredo Gurgel sem mexer na estrutura original, tirar a Caern dali e fazer uma obra com número de leitos suficientes, parte cirúrgica suficiente”, afirmou.

96 FM 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tarcísio levanta bandeira social com ações integradas contra pobreza

Foto: Celso Silva/Governo do Estado de SP

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) lança nesta terça-feira (20) um pacote de ações de assistência social inspirado em um programa adotado no Chile. Batizado de SuperAção, é a principal medida do governador desde a posse, em janeiro de 2023, que tem como foco a superação da pobreza no estado.

Trata-se também da ação mais ousada de Tarcísio em um campo historicamente vinculado aos partidos de esquerda e às gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao agregar uma série de políticas sociais existentes e criar outras, o governador busca uma marca que aponte conexão com o tema e diferenciação em relação a programas como o Bolsa Família, do âmbito federal.

A ideia da gestão Tarcísio é integrar 29 políticas públicas setoriais, envolvendo diretamente nove secretarias, e adotar novas ações inspiradas em cerca de 60 programas mundo afora. A principal referência vem do Chile: o programa Puente, criado há duas décadas e considerado uma das mais bem-sucedidas ações de superação da pobreza.

O programa está sob o guarda-chuva da Secretaria de Desenvolvimento Social. Neste mês, técnicos do Chile estiveram em São Paulo para reuniões e troca de experiências com a equipe da secretaria Andrezza Rosalém.

O próprio governador, em evento na semana passada em Nova York, defendeu a reformulação dos programas sociais para que prevejam uma “porta de saída” dos beneficiários, de modo a reduzir a demanda e os custos, e disse a uma plateia de executivos e investidores que “existem bons exemplos em outros países”

Foco territorial

Dentro do pacote de ações, estão medidas em áreas tradicionalmente ligadas às políticas de assistência social, como transferência de renda, educação e saúde, mas também medidas de outras pastas, como a de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e a de Desenvolvimento Econômico.

Um exemplo é a criação de uma nova faixa de desconto na tarifa social da Sabesp, em núcleos urbanos informais que sejam passíveis de regularização. Neste caso, não será necessário, por exemplo, que a família esteja no Cadastro Único – ao viver numa área elegível, os moradores já serão contemplados. Essa medida, por exemplo, pode estender o desconto a 300 mil novas famílias, ou cerca de 1 milhão de pessoas.

Essa é uma das ações que retrata o foco territorial que o programa da gestão Tarcísio pretende dar na integração de políticas de superação da pobreza. Para tanto, umas das principais medidas, inspiradas no chileno Puente, é ter presença mais frequente de agentes sociais junto às famílias vulneráveis, para que não só tenham acesso a todas as políticas disponíveis, mas para acompanhar a evolução e o atendimento das pessoas.

Parte das medidas dependerá de nova legislação. Por isso, no lançamento do programa, Tarcísio também deve apresentar o projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa.

CNN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *