Foto: Oat_Phawat/Getty Images
A medida do governo federal de autorizar a importação de arroz será discutida no Supremo Tribunal Federal (STF). A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou, nesta segunda-feira (3/6), uma ação contra a medida na Corte.
O governo federal marcou para a próxima quinta-feira (6/6) um leilão público para a aquisição de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para tentar impedir a medida, a CNA entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF.
O argumento da CNA é que não haveria risco de desabastecimento do produto por causa das inundações no Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz no Brasil e responsável por 71,2% da colheita do cereal no país.
No entendimento da confederação, a aquisição de arroz pelo governo federal poderia desestruturar a cadeia produtiva “criando instabilidade de preços, prejudicando produtores locais de arroz, desconsiderando os grãos já colhidos e armazenados, e, ainda, comprometendo as economias de produtores rurais que hoje já sofrem com a tragédia e com os impactos das enchentes”.
“Precisamos de mais informações para entender, mas as informações preliminares que nós temos é que a perda não é tão expressiva. Então, não há, do ponto de vista de abastecimento, nenhum risco”, disse.
Metrópoles
Não adianta chorar. Foi feito tá feito. Antes não tinha arroz agora tem arroz. O governo está de parabéns. Bota pra furar lula.
Essa importação é um tapa na cara do produtor brasileiro.
O Brasil, não está precisando de arroz, nos temos e temos muito.
Isso não passa de politicagens sebosas desse bicho de nove dedos.
Importar arroz asiático, cheio de agrotóxicos, substância que aqui no Brasil é proibida.
O arroz asiático, não é igual ao nosso arroz.
Eu não compro um kg, vai ficar na prateleira.
Se informem, a respeito desse arroz tá??
Ele é diferente do nosso.
Desde a sua produção.
Ok??
ESSES VAGABUNDOS DO AGRO ESTAVAM ESCONDENDO O ARROZ PRA DEPOIS SUPERFATURAR E BOTAR PREÇO NAS ALTURAS, FAZ O SEGUINTE GADO, TU NAO COMPRA O ARROZ DE 4 REAIS, VAI LA COMPRAR O DO AGRO POR 20 OU 30 REAIS KKKK