
Filho de Zenóbio de Almeida Ramos e Nair Formiga Ramos, Marcos César Formiga foi uma grandes quadros da política estadual dos anos 80-90.
Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1965 com pós-graduação em Economia pelo ISVE em Roma e Nápoles em 1968 e pós-graduação em Planejamento Econômico pela CEPAL em Santiago no mesmo ano. Filiado à ARENA foi Secretário de Planejamento do Rio Grande do Norte durante os governos de Cortez Pereira e Tarcísio Maia (1971-1979) e foi nomeado diretor da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) em 1980 ocupando o cargo por dois anos.
Nomeado prefeito de Natal dentre os quadros do PDS pelo governador José Agripino Maia (1983-1986) foi o último alcaide biônico da capital potiguar. Nas eleições municipais de 1988, disputou o comando da Prefeitura de Natal pelo PL, tendo o jornalista Felinto Rodrigues Neto, do PTB, como candidato a vice-prefeito, entretanto obtiveram o quarto lugar, perdendo a disputa para Wilma Maia(PDT), Henrique Eduardo Alves(PMDB) e Waldson Pinheiro(PDT).
Foi eleito suplente de deputado federal pelo PFL em 1986 e efetivado após a eleição de Wilma de Faria para a prefeitura de Natal em 1988,[1] figurou de novo como suplente pelo PL em 1990, exercendo o mandato no período em que Aluizio Alves foi Ministro da Integração Regional[2] no governo Itamar Franco.
Grande Homem.
Vai com Deus meu grande secretário!
Aos amigos do Sr. Marcos Formiga, podem deixar suas mensagens também através do Obituário exclusivo: https://www.grupovila.com.br/obituario/morada-da-memoria/105931?p=MarcosCesarFormigaRamos#inicio
Marcos César Formiga Ramos foi um Honrado Político e Excelente Prossinal na Época Dourada em se fazia Planejamento do Estado do Rio Grande do Norte. Respeitado em todo Brasil, o nosso Estado perde seu Melhor Planejador Urbanista. Deixará Saudades.
Apenas corrigindo Grande Profissional
Gostaria de corroborar cada palavra citada pelo Prof. Ezequias Pegado Cortez Neto , sobre a grande perda do nosso Professor e Secretário do Planejamento Marcos César Formiga Ramos. Nunca vamos esquecê-lo. Que Deus o receba em seu Reino.
E xcepcional ser humano. Conheci Marcos na juventude, fomos colegas no CED de Geraldo Melo. no Govermo Tarcísio Maia, na CNI e em muitas outras tarefas que a vida nos deu em conjunto. O RN e Natal devem muito a ele. O Idema , o Parque das Dunas e a Via Costeira só existem pela sua determinação . Um técnico destacado pela profundidade de seus conhecimentos e largueza de visão .incomparavel exemplo de vida e amizade.Abraco efetuoso em Celina, Matcelo, Daniela e Gabriela e netos. Saudades, muitas saudades.
Vai com Deus
Descanso eterno
Minhas condolências aos seus familiares e que nosso bom Deus traga conforto para seus corações.
Sentimentos de pesar à toda família!
Deus conforte toda família! Um grande gestou Professor Dr Marcos Formiga o qual admirava pela sua visão sobre Natal e RN.
Amigo fiel….Gestor competente… Fui convocado por ele no meu primeiro mandato de vereador (1983), a participar da primeira revisão do plano diretor.
Descanse em paz…
Meu abraço fraterno para Celina e toda querida família.
Qual foi o motivo do falecimento?
Condolências à Celina e filhos . Perderam seu grande companheiro, pai e avô . Um profissional exemplar , nome que será referência no Rio Grande do Norte , exemplo para as futuras gerações !
Falta ressaltar que foi Marcos César quem criou a região metropolitana de Natal.
Que Deus o tenha!
Um grande professor que,
no curso de economia da UFRN foi o melhor que ali tive, e sempre o meu exemplo maior como Secretário de Planejamento. Nunca deixará de sê-lo.
O RN e o Brasil acabaram de perder um grande profissional, que fez por merecer um lugar na História.
Estou muito triste.
Natal, 26.11.2020.
Esequias Pegado Cortez Neto