Foto: Pexels
O Blog do BG tem recebido, desde a última semana, diversas denúncias de consumidores que possuem usinas de energia solar em residências e que notaram um aumento expressivo nas contas de energia neste mês de novembro.
De acordo com os relatos, a principal mudança observada foi a aplicação do ICMS pela Cosern, o que elevou significativamente o valor final das faturas, mesmo quando o consumo de energia permaneceu praticamente o mesmo.
Em alguns casos, moradores relataram saltos que a cobrança do imposto, somada à bandeira vermelha e aos encargos setoriais, teria provocado aumentos de até três vezes no valor habitual.
Nas redes sociais, consumidores têm manifestado insatisfação e cobrado explicações mais claras da concessionária sobre a composição tarifária. Além do impacto financeiro, muitos afirmam que faltou transparência na comunicação sobre a retomada da cobrança de tributos nas contas de quem produz a própria energia.
O GOVERNADOR DO SEU ESTADO É QUEM DETERMINA O VALOR DA COBRANÇA DO ICMS..QUANTO MAIS CORRUPTO É O GOVERNADOR, MAIOR O VALOR DO ICMS COBRADO EM SUA CONTA, SIMPLES ASSIM.
Estao querendi cobrar a luz so l? Um absurdo . Cade o incentivo para colocar energia solar?
O povo estão cansados de tanto aumentos e imposto. O povo aderiu energia solar para fugur altos aumentos absurdo. Como uma pwsso paga uma taxa de 25 reais e o aumento vai ser mais de 100 reais , isso é uma vergonha. Fim de mundo. Paraquei é um pais pequeno e nao existe imposto. E vivem. A pergunta que nao quer calar. Para onde vai essesimposto? Saude precaria, educacao precaria, serviços sociais zero. O nosso gover quando não faz caca na entradacfaz caca na saida.
Se esse PT ganhar o ano que vem aí será pior,mpois quer dar energia elétrica de graça para quem consome 150!kwa. E vai tirar de quem tem fotovoltaico.
Agradeça a Bolsonaro pois foi uma lei de 2022 que foi aprovado esse novo tributo do sol
Aos desavisados de tudo mas só sabem falar a língua dos corruptos. O ICMS é um imposto do governo de cada estado e é aplicado de acordo com cada governador do seu estado. Aqui em Goiás o Gov.Caiado da extrema direita está cobrando 19% sobre a injeção na rede mais 19% na bandeira vermelha.
No seu estado como está a cobrança.
Comente aí!
Fica todos esculachando e defendendo seus malvados favoritos. Agora vão no site da câmara dos deputados e vejam quem foi que votou para beneficiar as concessionárias de energia. Vcs ficam falando m***a. Tanto deputados de direita e esquerda voltaram a favor das taxas e pra vcs de direita que estão reclamando seus deputados, foi os que mais apoiaram. Continuem indo votar nas eleições. Bando de alienados. Vergonha de ser brasileiro.
É com amor pessoal.
A minha conta ( Energisa JP/PB ), também teve aumento.
Veja o que este estes deputados votam! Fora com esta direita da que só pensa em si mesmo!
fora pt 2026 antes era 27 depois 45 agora veio 102 reais
Eita país esculhambado! Nao existe mais segurança jurídica nenhuma.
Esta ruim? Calma pessoal! Vai piorar e vocês sabem disso. Imagina PT até 2030. Haja estômago, preparem se!!!
Nós do bem já sabíamos do desastre administrativo que íamos ter que conviver 4 anos desse desgoverno; e não pára nunca? Ele já fala em mais imposto para o lombo de nós Brasileiro? A carniça grande é essa!
Vc sabia que ICMS é estadual? Vote direito ano que vem
Você está mal informado, ICMS é imposto estadual cobrado pelo governador Eduardo Leite
Isto é Absurdo, deveríamos entrar com Ação
Também tem a questão da taxa de iluminação pública que passou a ser cobrada pelo consumo total e não mais pelo valor da conta (com abatimento da enegia gerada).
Isso é um absurdo! Não há garantias de nada. Quem instalou recentemente sua unidade geradora vai demorar muito mais para ter o retorno.
faz o L bem grande..
faz o L bem grande
uma situação inaceitável, valores absurdos da noite pra o dia, sem transparência, atenção ruim para esclarecimento nos atendimentos. Coincidência ou não o portal tá fora do ar para novos projetos a uma semana, dá a impressão de algo orquestrado para prejudicar o setor.
É o grosso do papai Lule entrando. Faz o L de ladrão.
Eu não pagava ICMS até o mês passado…..Agora apareceu a cobrança neste mês e ainda por cima com um consumo acima da realidade
É só continuar apertando o 13 com força! Todo castigo pra corno é pouco 😭😭😭
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Na minha conta de energia solar, o aumento foi de 200%, sem aviso nenhum. Pelo que eu apure, o aumento(roubo), foi o ICMS cobrado em cima da energia usada, ignorando a energia injetada na rede da Cosern. Cadê o ministério público neste momento?
Tenho energia solar e um crédito de 12000 kw meu consumo é zero, mas minha conta subiu de 80 reais para 200 reais.
O imposto é justamente para pagar os privilégios dos funças, inclusive os do ministério público….. Vai ficar por isso mesmo..
Vixe lasqueira!
O PT é especialista em aumentar ou criar novos impostos. São famintos!
É a sanha arrecadadora do PT, precisa ter fonte para poder patrocinar nove dedos e ESBANJA.
A energia solar tá caminhando pra se igualar ao gás veicular, no início era muito vantajoso, com o crescimento, foi se aplicando impostos e onerando o seu uso ficando quase inviável.
Nessas horas, quando se fala em dinheiro, o governo joga para escanteio as políticas ambientais que eles tanto dizem defender…
Bah cara eu lembrei disso agora. Que país a gente vive… Quando surge uma nova tecnologia … O governo vai lá e mete imposto. GNV, solar, criptomoedas… Porra, deixa a gente trabalhar em paz.