Emprego

Contratação de trabalhadores temporários cresce 20,6% e supera nível pré-pandemia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de contratação de trabalhadores temporários no Brasil aumentou 20,5% em 2021 e ano e superou os níveis pré-pandemia. De janeiro a dezembro, foram registradas 2.415.419 vagas temporárias, diante de 2.002.920 no mesmo período de 2020.

Foi o maior patamar desde 2014, início da série histórica. Em relação a 2019, quando foram contratadas temporariamente 1.485.877 pessoas, o aumento é de 62,5%, segundo levantamento da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário).

Segundo o presidente da associação, Marcos de Abreu, o trabalho temporário cresceu em todos os setores da economia durante a pandemia de Covid-19 porque é um regime atípico, que flexibiliza contratação e demissão em tempos de incertezas.

“Com a pandemia e a insegurança geral das empresas com relação às contratações, a modalidade ganhou destaque no Brasil e no mundo por sua eficiência”, explica Abreu. De acordo com ele, a efetivação dos temporários subiu de 15% em 2019 para 22% em 2021. “Com isso, são mais de 531 mil profissionais que se recolocaram no mercado de trabalho neste ano por meio da modalidade.”

Abreu afirma que boa parte das empresas demitiu profissionais permanentes, o que resultou em um aumento das vagas temporárias para atender a demanda aquecida a partir do segundo semestre de 2020.

“O quadro de insegurança levou a uma situação em que o empresariado prefere preencher os postos com temporários, pois se precisar efetivá-los, esse processo é muito mais ágil do que a abertura de um processo seletivo que exigirá entrevistas, escolha e treinamento”, avalia.

Expectativa para 2022

As contratações por meio do trabalho temporário, que atendem à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de trabalho, devem seguir em alta em 2022, segundo estimativa da Asserttem.

“Mas, continuamos com um olhar cauteloso com relação às contratações, principalmente no primeiro trimestre do ano, devido a fatores como as incertezas do mercado, o clima e a nova variante Ômicron, um cenário em que as empresas estão receosas com o futuro e seguram a abertura de novas vagas”, ressalta Abreu.

Para ele, o setor da indústria deve reduzir o alto ritmo de contratações que foi verificado nos anos de 2020 e 2021, mas ainda se apoiará no trabalho temporário para atender suas demandas. “Já o comércio deve retomar as contratações, principalmente nas datas sazonais, e o setor de serviços, que estava contido, vem aos poucos repondo suas vagas e utilizando a modalidade para isso”, conclui.
R7

Opinião dos leitores

  1. Graças ao empenho do Presidente Bolsonaro e sua equipe econômica.
    Apesar da forte oposição feita pelos partidos de esquerda, para que o Brasil quebre, levando o povo a miséria.

  2. Governo federal toppppp !!! O resto é choradeira de quem quer mágica diante de uma pandemia q assola o mundo !!! Vide aí todos os países vacinados e ricos , pegando gerallllll !!! Faz meses q os EUA estavam morrendo mais de 3000 por dia, meio e final do ano passado e ninguém aqui no Brasil fala nada de Biden genocida !!!! Tudo caladinho inclusive o próprio q disse q n tinha nenhum plano novo p o combate a pandemia na cara dura !!!! E mes passado passou o comando do combate p os municípios e estados e foi tirar férias! Kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

[VÍDEO] VIOLENTOS E PERIGOSOS: Quem são os assaltantes que estão aterrorizando donos de lojas de grife em Natal?

Ainda traumatizado e com medo de se expor o empresário natalense do ramo de vendas relembra os momentos de terror e medo que ele e a família viveram no interior da própria casa, no bairro Lagoa Azul, no final do mês de novembro. Dois criminosos invadiram a residência onde funciona uma das lojas de roupas de grife, de propriedade do filho do empresário, mercadorias caras que em uma questão de minutos foram levadas sob força de violência e ameaça. “A todo momento eles diziam que iriam matar todos se alguém reagisse, nos amarraram e nos espancaram antes de levar todo o estoque de roupas, um prejuízo de cerca de 50 mil reais”.

Uma semana depois, no bairro Capim Macio, outra loja foi invadida por três assaltantes que possuíam, segundo a polícia, as mesmas características dos criminosos do primeiro caso. Um homem de porte alto e forte, um de cabelos loiros e magro e outro moreno com uma tatuagem de tribal no braço direito. Nesta ocasião o trio agiu da mesma maneira, agredindo uma funcionária com gritos e empurrões, além de apontar as armas para todos que ali estavam, cerca de quatro pessoas, entre clientes e vendedores.

Na tarde desta sexta-feira (14), a quadrilha novamente investiu criminosamente, desta vez com a participação de um novo componente, uma mulher. Imagens de câmeras de segurança da loja alvo dos bandidos, no barro Candelária, flagraram como realmente eles agem. Se passam por clientes, vão ao mostruário, examinam falsamente as peças de roupas e no memento certo anunciam o roubo. Neste caso o que chamou a atenção foi a maneira que um dos criminosos trata uma das vítimas, as imagens mostram o momento que ele agride o vendedor com um empurrão, o jovem quase cai e depois tem uma grise nervosa e é amparado pela colega de trabalho. O trio fugiu com vasto material.

Com as imagens agora capturadas a polícia pretende identificar e localizar esses assaltantes especializados em roubar lojas de roupas de grife e frear definitivamente essas ações que trazem não somente prejuízo financeiro, mas principalmente o trauma que é também um sério problema na vida de qualquer cidadão.

Portal BO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Mossoró inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Foto: reprodução/Instagram Prefeitura de Mossoró

Neste sábado (15), Mossoró iniciou a vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências.

A primeira criança a receber uma dose do imunizante pediátrico da Pfizer foi o garoto Davi Guilherme, 7 anos.

A vacinação acontece em duas UBSs neste fim de semana, das 8h até as 16h:

UBS Maria Soares (ao lado da UPA do Alto de São Manoel)

UBS Chico Costa (Santo Antônio)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

“CEMITÉRIO PÓS-VACINA”: Manifestantes protestam na praia de Ponta Negra contra passaporte sanitário e obrigatoriedade da vacinação em crianças

Fotos: cedidas

Manifestantes se reuniram na manhã deste sábado (15) para protestar contra o passaporte sanitário e a obrigatoriedade de vacinar de vacinação em crianças contra a Covid-19.

Cruzes com fotos e dados de pessoas da Tailândia, Nova Zelândia, Inglaterra e Argentina, por exemplo, que segundo os manifestantes morreram em decorrência da vacina, foram fincadas na areia da praia. Na frente das cruzes uma faixa com os dizeres “Cemitério Pós-Vacina”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Revista IstoÉ diz que Bolsonaro é “praga a ser extirpada do Brasil”

Foto: Reprodução | Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

A mais recente capa da revista ISTOÉ traz curto e duro editorial do veículo contra Jair Bolsonaro (PL), chamado de “praga” pela publicação. “Ou o Brasil vence o capitão, ou ele derrotará o país”, diz capa da revista que destaca a eleição deste ano como “fundamental para salvar a democracia”. “A praga Bolsonaro precisa ser extirpada do Brasil”, diz a chamada.

De acordo com a revista, Bolsonaro deve ser destruído nas urnas neste ano para que ele não destrua o país. “A eleição de outubro ocorrerá em meio a grande tensão, ameaças e ataques radicais e será fundamental para salvar a democracia. Se não for rejeitado nas urnas, o presidente sairá fortalecido para avançar contra as instituições. Ou o Brasil vence o capitão, ou ele derrotará o país”, diz a publicação.

Em outubro de 2021, a mesma revista trouxe Bolsonaro em uma capa retratado com Adolf Hitler e sendo chamado de “genocida” e “mercador da morte”. Naquela capa da publicação, a justificativa para a comparação era a de que o presidente teria patrocinado “experiências desumanas inspiradas no horror nazista durante a pandemia, segundo o relatório final da CPI da Covid”.

Opinião dos leitores

  1. Se alguém ainda visse essa “EX-REVISTA”, serviria de propaganda positiva para o MITO 🇧🇷🇧🇷.

  2. O que a IstoÉ faz não é jornalismo. É panfletagem ideológica partidária !!! Por isso está indo de mal a pior.

  3. O que é que desespero não faz, na realidade a praga que já está sendo extirpada é a própria revista ISTOÉ.
    Kkkkkkkkkkk

    1. Essa revista exaltou até o Messias da Rachada. Nada de novo no front do jogo político.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Ministério da Saúde vai distribuir mais 10,5 milhões de vacinas até terça-feira (18)

Foto: divulgação UPS

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (14) que pretende distribuir mais de 10,5 milhões de vacinas de covid-19  em oito dias. Os primeiros lotes começaram a ser enviados para as unidades da Federação na terça-feira (11) e a previsão é que a distribuição termine na terça-feira (18).

A entrega dos imunizantes, segundo a pasta, atende a pedidos de estados e do Distrito Federal que tenham capacidade de armazenamento das vacinas conforme as recomendações de segurança dos fabricantes dos imunizantes. Nas remessas, foram encaminhadas 8,9 milhões de doses da Pfizer e 336,2 mil da Janssen para aplicação de doses de reforço.

O ministério também informou que o envio dos lotes de vacinas pediátricas da Pfizer está previsto para ser concluído na sexta-feira (14). Esses lotes totalizam 1,2 milhão de doses.

Desde o início da vacinação da covid-19 no Brasil, o ministério enviou mais de 390 milhões de doses de imunizantes para as unidades da Federação, sendo que 336 milhões de doses foram aplicados, sendo 161,8 milhões de primeira dose e 144,8 milhões com a segunda.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

VÍDEO: Casal passa momentos de terror durante assalto no conjunto Cidade Satélite

Na tarde desta sexta-feira (14) mais uma cena de assalto foi registrada por câmeras de segurança de uma residência, no Conjunto Cidade Satélite, no bairro Pitimbu.

Nas imagens registradas pouco depois das 16h, é possível ver um veículo de cor cinza parando ao lado de outro carro estacionado.

De dentro do carro cinza saem dois assaltantes que imediatamente rendem um casal que estava conversando no outro veículo e cometem o assalto levando o carro e pertences do casal.

Portal BO

Opinião dos leitores

  1. O RN está entregue ao descaso, chamado Fátima Bezerra do PT e Seu Secretário de Segurança Pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Chefe do Gabinete Civil de Fátima crítica Isolda Dantas: “Foi extremamente infeliz”

Foto: Alex Regis/TN

O secretário-chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Raimundo Alves, em entrevista à Tribuna do Norte, criticou a deputada estadual Isolda Dantas, que havia se posicionado contra a aliança do PT e do MDB no RN, afirmando que o partido da família Alves engole hoje e cospe depois.

“Primeiro, vejo com muita preocupação esse tipo de declaração. Foi uma declaração infeliz. Politicamente, as pessoas têm o direito de se posicionarem contrário a essa ou aquela aliança dentro do partido. Agora, a declaração foi extremamente infeliz. Quem conhece a governadora Fátima Bezerra (PT) sabe que ela não faz aquela coligação chiclete, que mastiga, mastiga e joga fora, não. Não é essa a intenção. As conversas com o MDB são bastante produtivas. Eu mesmo tenho me reunido com o presidente estadual do MDB, deputado federal Walter Alves. E a nossa intenção é colocar essa roda para girar agora neste início de ano. Na verdade, isso começou com a vinda do presidente Lula no início de setembro de 2022 e vamos dar continuidade”, disse.

Opinião dos leitores

  1. O maior inimigo hoje no Estado são os BOLSOMINIONS, e, a governadora Fátima, fez as coligações no passado que se repetindo este ano, fará com que haja a possibilidade de VITÓRIA de sua chapa ainda no primeiro turno.

    Concordo com o Secretário Raimundo Alves.

    A companheira e governadora Fátima Bezerra pegou um estado quebrado com quatro folhas deixada pelo Robinson Farias, e, não desemprego ninguém e ainda paga os salários antecipados, imaginem vocês, quando da vitória da dobradiça, LULA LÁ e FATIMÁ CÁ.

  2. Dias sim, Dias não, Eu vou sobrevivendo sem um arranhão. Eu vejo um museu de grandes novidades. O tempo não para. As coisas se repetem, que o novo é uma modificação do velho.
    Cazuza.

  3. Rsimundão, desde o tempo da BR já defendia com unhas e dentes os PTralhas, aprendeu o ofício cedo.

  4. Será que o chefe de gabinete não se lembra da aliança com o PSD do ex governador Robson Farias. Cada um que defenda o seu né seu Raimundo a deputada está correta e tem fazer críticas mesmo afinal o senhor está no cargo não é merito não é pq a militância sempre votou em Fátima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Chuvas no RN atingem média de janeiro em apenas 14 dias

Em todo o Rio Grande do Norte já choveu 57.9 milímetros nas duas primeiras semanas do ano, quase o esperado para todo o mês de janeiro (60.3 ). A média inclui o volume de todos os municípios juntos. Na região Oeste as chuvas têm sido mais intensas e já estão acima do esperado para todo o mês com mais de 78 milímetros. A previsão é de que o até abril chova dentro da normalidade ou acima do esperado no RN.

Mesmo a quadra chuvosa do semi-árido ocorrendo somente a partir de março, o mês de janeiro de 2022 vem registrando bons volumes de chuva e boa distribuição em todas as regiões. A justificativa está na Zona de Convergência Intertropical, que está atuando no estado e trazendo condições favoráveis para chuvas. Nesta semana, a rede de monitoramento meteorológico do RN, que conta com 291 estações, sendo 15 plataformas de coleta de dados (PCD), 99 pluviômetros automáticos e 177 pluviômetros manuais, registrou chuvas em todas as regiões Estado com 62 municípios com chuvas normais, 37 acima do normal, 8 chuvosos, 29 secos e 7 muito secos.

Até esta sexta-feira (14), em 24 municípios o índice pluviométrico já supera os 100 milímetros, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Filho de PM se passa por trader e dá golpe de R$ 1 milhão em militares

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apura golpe milionário que teria sido articulado pelo filho de um policial militar da reserva remunerada do DF. Pedro Gil Fonseca Duarte (foto principal), 30 anos, dono da Pedro Intermediação de Negócios Eireli (2P Trader), teria causado prejuízo a mais de 30 PMs. A investigação está sob responsabilidade da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf).

A maioria das vítimas afirma que foi convencida pelo pai do empresário. Em reuniões realizadas no 20º Batalhão de Polícia Militar (Paranoá), o policial aposentado garantia que o filho tinha a qualificação para atuar no mercado financeiro e assegurava que o lucro era certo.

Os PMs fizeram aplicações que variam de R$ 55 mil a R$ 77 mil. Além de transferências em dinheiro, os militares também passaram bens, como automóveis, para o nome do trader. Estima-se que, apenas em um batalhão, Pedro Duarte tenha lucrado mais de R$ 1 milhão com a promessa de ganhos de até 20% ao mês.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Vacinação infantil no RN começa neste sábado (15)

A vacinação em crianças entre 5 e 11 anos de idade vai começar neste sábado (15) com um ato simbólico na Unidade Básica de Saúde Amarante, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Na manhã desta sexta-feira (14), o estado recebeu do Ministério da Saúde o primeiro lote de vacinas contra a Covid para crianças com 20.900 doses.

O município de Natal ainda não definiu quando começará a aplicação na capital potiguar. Nesta sexta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai capacitar os vacinadores para o público infantil na segunda-feira (17) e só depois definirá a data de início da vacinação.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *