Política

Coordenador do MTST, Guilherme Boulos diz que discussão sobre candidatura a presidente ‘avançou muito’

Coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos admite a disposição de concorrer à Presidência pelo PSOL. Segundo Boulos, “avançou-se bastante nos debates junto ao PSOL para que se possa consolidar uma candidatura”. A decisão será anunciada em março.

“Se esse entendimento confluir para uma candidatura, eu vou assumir”, diz.

Aos 35 anos –idade mínima para registro de candidatura presidencial–, ele rechaça a hipótese de aliança com o PT. “Não está colocado.”

A eleição presidencial caminha para uma fragmentação inédita da esquerda, com candidatos de PT, PC do B, PDT e PSOL.

Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e cotado para candidato à Presidência – Avener Prado/Folhapress

Folha – O prazo do PSOL para definição de sua candidatura é março. O sr. vai concorrer?
Guilherme Boulos – As discussões com o PSOL têm avançado e também as discussões internas do MTST. A posição que o PSOL tomou em defesa da democracia e contra a perseguição judicial a Lula ajudou no debate. Neste momento, estamos fazendo uma rodada de discussões na base do MTST em todo o país para chegar a uma definição final.

O sr. está disposto a concorrer?
Avançou-se bastante nos debates junto ao PSOL para consolidar uma candidatura. Não tomo definições como essa sozinho. O MTST tem instâncias e uma decisão importante como essa precisa passar por esses passos.

Concluído todo esse processo, o sr. estaria disposto?
​Se o entendimento do MTST for de que isso contribui para o movimento e para o projeto em que acreditamos, se esse entendimento se consolidar junto a outros movimentos com que temos relação muito próxima e também junto ao PSOL, dentro da perspectiva de construir um projeto de esquerda para Brasil, seguramente.

Seguramente, o quê?
Se esse entendimento confluir para uma candidatura, eu vou assumir.

Embora apoie atos pelo direito de Lula concorrer, o sr. não participa dos eventos que lançam a candidatura dele.
O MTST e a Frente Povo Sem Medo têm estado na linha de frente pelo direito de Lula ser candidato. Na esquerda, há espaço para unidade. Neste momento, toda esquerda e o campo progressivo têm que estar unidos contra a reforma da Previdência, contra o golpe e contra a perseguição ao Lula. Mas também há diversidade. E a diversidade da esquerda, de opiniões e propostas, não pode ser anulada.

O sr. havia dito que dificilmente concorreria contra Lula. Acha, então, que ele não conseguirá disputar?
Tenho maior respeito pela trajetória de Lula e a clareza de que sua condenação é injusta e sem prova. Minha defesa é do direito de ele ser candidato.

Então, o sr. não veria problema em concorrer contra Lula?
Como o debate não está consolidado no MTST e ainda não há uma definição fechada da candidatura, prefiro não fazer especulações de como será o processo eleitoral.

Como financiaria a campanha?
É um debate que tem que ser feito. Mas é preciso eliminar esse modelo de campanhas faraônicas. Gerou distorções profundas. Ainda que seja artesanal, é preferível fazer uma campanha com chinelo rasgado do que comprometida com empreiteira.

O PT se deixou contaminar por esse modelo?
O PT cometeu erros e acertos. Como acertos, desenvolveu importantes políticas sociais e de valorização do salário mínimo. Um de seus erros foi não ter enfrentado a lógica desse sistema político, mantendo alianças com partidos que mandam no Brasil desde sempre.

Dada essa avaliação, há alguma possibilidade hoje de o sr. apoiar uma candidatura do PT, do Lula?
Na esquerda, temos que ser capazes de diferenciar unidade e diversidade. Somos solidários e apoiadores do Lula no direito de ele ser candidato. Mas existem diferenças que tivemos oportunidade de colocar inúmeras vezes para o próprio Lula. É de conhecimento público.

Por exemplo?
Se foi possível ter no passado um “ganha-ganha”, ganhavam o andar de cima e o andar de baixo, hoje não é mais. A economia está numa recessão profunda e a sociedade está polarizada. A única forma de assegurar direitos sociais e ter um projeto popular é enfrentar privilégios. Há uma encruzilhada no Brasil. Não é mais possível reeditar acordos, nem composições sociais, do passado.

Existe chance de apoio, já que esses alertas não foram levados em conta?
Apesar de toda injustiça e massacre que o PT tem sofrido nesse período, em especial o Lula, não vejo que haja uma revisão crítica da política que vem sendo feita. Tanto no que se refere a alianças como na necessidade de um enfrentamento maior com a casa grande, com o sistema financeiro.

Então, o sr. acha difícil um apoio formal?
Isso não está colocado. Às vezes, existe uma postura infantil. De um lado, dizer “tem que estar todo mundo junto e quem critica é inimigo”. Do outro lado, o infantilismo é dizer “está tudo errado, tem que se dividir todo mundo, esses caras erraram, não vamos nem sentar à mesa”. É preciso ter maturidade. É plenamente conciliável uma postura política de unidade nos temas que são fundamentais, e inclusive de lealdade, e de colocar com firmeza aquilo que nos diferencia.

O sr. tem medo da pecha de que traiu o Lula?
Estivemos na linha de frente de todas as manifestações contra a condenação do Lula. Estive em Porto Alegre, São Paulo e Rio, em vários atos em defesa dele. Mais do que da boca para fora, como alguns fizeram, fizemos a solidariedade e apoio na prática. O Lula não acha isso. Aventar isso é querer colocar intriga na esquerda.

O seu sogro [metalúrgico filiado ao PSOL] acha que sua eleição seria difícil. O sr. tem esse entendimento?
​Claro, ué. Esta será a eleição mais imprevisível desde 1989. Tivemos um golpe. Há um jogo pesado para que as candidaturas do establishment ganhem, que inclui até tentar tirar o Lula do processo. Só que o lado de lá também tem problemas. Que nome eles têm? É o Bolsonaro? o Bolsonaro não dura duas semanas. É o Geraldo Alckmin, que empurram, empurram e não decola? É o Luciano Huck, o candidato da Globo, de programa de auditório, para governar o Brasil? Esta eleição não será fácil nem para um projeto de esquerda nem para aqueles que deram o golpe.

O sr pretende amenizar sua imagem, que é de duro e agressivo, para uma campanha?
As pessoas são injustas com a minha imagem. Não sou duro, nem agressivo. Brinco com minhas filhas. Tomo cerveja com amigos. Mas também não vou mudar o que sou.

Folha de São Paulo

 

Opinião dos leitores

  1. Já fui filiado do Psol, sai pq não aguentava a postura de muitos de seus quadros, semelhante a banda podre dos outros partidos, com compra de votos em eleiçoes, atitudes ilícitas junto aos seus assessores por parte de um de seus vereadores, entre outras atitudes negativas. Percebi que o partido que se formava, ao sair do PT, já vinha contaminado em sua essência. Perderam a oportunidade de fazer diferente. E para culminar com seu erro, resolveram apoiar LULADRAO, réu condenado em duas instâncias e que tenta provar aos cidadãos que política é assim mesmo, só no toma lá dá cá, corrupção e falcatruas. O Psol está perdendo ótima oportunidade de crescer e mostrar que é sério.

  2. Prefiro votar em Beira mar !!!!!
    A que ponto chegou o Brasil, e o que é pior a que ponto ele vai chegar!!!!

  3. Primeiro parágrafo do livro A Elite do Atraso, de Jessé Souza:
    Este livro foi pensado para ser uma leitura historicamente informada da conjuntura recente brasileira. A crise brasileira atual é também e antes de tudo uma crise de ideias. Existem ideias velhas que nos legaram o tema da corrupção na política como nosso grande problema nacional. Isso é falso, embora, como em toda mentira e em toda fraude, tenha seu pequeno grão de verdade. Nossa corrupção real, a grande fraude que impossibilita o resgate do Brasil esquecido e humilhado, está em outro lugar e é construída por outras forças. São essas forças, tornadas invisíveis para melhor exercerem o poder real, que o livro pretende desvelar. Essa é a nossa elite do atraso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Rio Grande do Norte tem quase 120 mil inscritos no Enem 2024

Foto: Agência O Globo

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o número de inscrições realizadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

No Rio Grande do Norte, o número de interessados em fazer o exame foi de 119.088, um dos estados com menor adesão do Nordeste, superando apenas Alagoas, que tem 106.194 inscritos, e Sergipe com 80.918.

Em todo o Brasil foram registradas 5.055.699 inscrições para o Exame, número que supera os das últimas edições. A quantidade de inscritos ainda pode aumentar porque o governo federal vai garantir um período extra para os moradores do Rio Grande do Sul se inscreverem, entre 16 e 21 de junho.

Mais da metade dos inscritos (2.731.757) não vai precisar pagar a taxa de inscrição porque teve a solicitação de isenção aprovada. Os concluintes, ou seja, aqueles que estão na última série do ensino médio, correspondem a 1.655.721 inscritos, sendo que 1.330.364 inscrições desse grupo foram gratuitas; e 325.357 deverão ser pagas.

O balanço com os dados de inscritos confirmados e do perfil do participante do Enem 2024 será divulgado após a compensação de todos os pagamentos efetuados para as solicitações sem isenção da taxa. O prazo se encerrará na próxima quarta-feira, 19 de junho.

Confira a quantidade de inscritos por estado:
Estado Número de inscritos
Acre (AC) 33.362
Alagoas (AL) 106.194
Amapá (AP) 38.314
Amazonas (AM) 122.791
Bahia (BA) 449.528
Ceará (CE) 279.054
Distrito Federal (DF) 94.683
Espírito Santo (ES) 88.573
Goiás (GO) 180.131
Maranhão (MA) 210.647
Mato Grosso (MT) 84.657
Mato Grosso do Sul (MS) 65.099
Minas Gerais (MG) 463.722
Pará (PA) 300.983
Paraíba (PB) 149.663
Paraná (PR) 209.924
Pernambuco (PE) 275.543
Piauí (PI) 125.815
Rio de Janeiro (RJ) 352.777
Rio Grande do Norte (RN) 119.088
Rio Grande do Sul (RS) 259.936
Rondônia (RO) 48.469
Roraima (RR) 16.455
Santa Catarina (SC) 110.553
São Paulo (SP) 747.094
Sergipe (SE) 80.918
Tocantins (TO) 41.726

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Zelensky diz que Brasil e China serão ouvidos quando “adotarem princípios das nações civilizadas”

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky afirmou que Brasil e China serão ouvidos quando “adotarem princípios das nações civilizadas”.  O Brasil não assinou não neste domingo (16) a declaração final da conferência pela paz na Ucrânia, ocorrida em Lucerna, na Suíça.

Ao final da Cúpula da Paz, na Suíça, presidente ucraniano foi perguntado sobre as ausências dos dois países na declaração final, assinada por 90 nações.

Zelensky afirmou que “a guerra é o desrespeito pela vida humana, pela liberdade, pela democracia pelos valores. E que a Rússia é um país invasor. Nós não começamos a guerra, nós não lutamos em território russo. Assim que o Brasil e a China adotarem os princípios que uniram todos nós hoje com nações civilizadas, teremos o prazer de ouvir seus pontos de vista, mesmo que sejam diferentes da maioria do mundo”.

Com informações de Metrópoles, via Samuel Pancher

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Avenida Prudente de Morais tem trecho liberado após reparo em tubulação

A Avenida Prudente de Morais foi liberada para o tráfego de veículos na noite deste sábado (15) após o reparo na rede de distribuição de água, informou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Um vazamento na rede fez com que parte da pista fosse interditada na tarde de sexta-feira (14). A Caern informou que concluiu a pavimentação da pista com paralelepípedo.

A Caern informou que a recomposição do asfalto deve ocorrer até terça-feira (18), a depender das condições climáticas.

O trecho interditado era na saída do túnel ao lado da Arena das Dunas, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Capitão-Mor Gouveia, no sentido do bairro Candelária. Em abril deste ano, uma cratera na pista havia aberto no mesmo trecho por conta também de um vazamento.

Com a solução do problema, a Caern também retomou o abastecimento de água para os bairros: Lagoa Nova, Lagoa Seca, Nova Descoberta, Nazaré, Bom Pastor, Quintas, Dix-Sept Rosado, Alecrim e Nordeste.

A normalização do fornecimento de água para todos os imóveis se dará até a noite de terça-feira (18).

g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet renova alertas de acumulado de chuvas que podem chegar a 100 mm por dia em cidades do RN; veja lista

Foto: reprodução/Inmnet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou os alertas de acumulado de chuvas para cidades do Rio Grande do Norte. Avisos já haviam sido divulgados na sexta e no sábado.

São dois alertas enviados pelo órgão: um da cor laranja, de perigo, e um da cor amarela, de perigo potencial.

Grau de severidade

🟡 Perigo Potencial – Amarelo –  Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário;

No alerta amarelo, as chuvas variam de 20 a 30 milímetros por hora e chegam a até 50 mm/dia, além da possibilidade de ventos entre 40 e 60 km/h. Há, nesse tipo de alerta, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou de descargas elétricas, segundo o Inmet. O alerta também vale até 10h da segunda.

🟠 Perigo – Laranja – Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

O alerta laranja publicado pelo Inmet para o RN prevê chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm por dia. O aviso alerta para risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Natal está entre as cidades desse alerta, que vale até 10h de segunda-feira (17).

Recomendações

Em caso de chuva intensa e rajadas de vento, é recomendado pelo Inmet:

  • não se abrigar debaixo de árvores;
  • evitar enfrentar o mau tempo;
  • não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alerta laranja

 

  1. Afonso Bezerra
  2. Arez
  3. Bento Fernandes
  4. Bom Jesus
  5. Caiçara do Norte
  6. Caiçara do Rio do Vento
  7. Canguaretama
  8. Ceará-Mirim
  9. Extremoz
  10. Galinhos
  11. Goianinha
  12. Guamaré
  13. Ielmo Marinho
  14. Jandaíra
  15. Jardim de Angicos
  16. João Câmara
  17. Lajes
  18. Macaíba
  19. Macau
  20. Maxaranguape
  21. Monte Alegre
  22. Natal
  23. Nísia Floresta
  24. Parazinho
  25. Parnamirim
  26. Pedra Grande
  27. Pedra Preta
  28. Pedro Avelino
  29. Pendências
  30. Poço Branco
  31. Pureza
  32. Riachuelo
  33. Rio do Fogo
  34. Santa Maria
  35. São Bento do Norte
  36. São Gonçalo do Amarante
  37. São José de Mipibu
  38. São Miguel do Gostoso
  39. São Paulo do Potengi
  40. São Pedro
  41. Senador Georgino Avelino
  42. Taipu
  43. Tibau do Sul
  44. Touros
  45. Vera Cruz
  46. Vila Flor

Alerta amarelo

  1. Assú
  2. Afonso Bezerra
  3. Alto do Rodrigues
  4. Angicos
  5. Areia Branca
  6. Arez
  7. Baía Formosa
  8. Baraúna
  9. Barcelona
  10. Bodó
  11. Bom Jesus
  12. Brejinho
  13. Caiçara do Rio do Vento
  14. Campo Redondo
  15. Canguaretama
  16. Carnaubais
  17. Cerro Corá
  18. Coronel Ezequiel
  19. Currais Novos
  20. Espírito Santo
  21. Fernando Pedroza
  22. Florânia
  23. Goianinha
  24. Governador Dix-Sept Rosado
  25. Grossos
  26. Ipanguaçu
  27. Itajá
  28. Januário Cicco
  29. Japi
  30. Jucurutu
  31. Jundiá
  32. Lagoa d’Anta
  33. Lagoa de Pedras
  34. Lagoa de Velhos
  35. Lagoa Nova
  36. Lagoa Salgada
  37. Lajes
  38. Lajes Pintadas
  39. Macaíba
  40. Macau
  41. Montanhas
  42. Monte Alegre
  43. Monte das Gameleiras
  44. Mossoró
  45. Nova Cruz
  46. Paraú
  47. Passa e Fica
  48. Passagem
  49. Pedro Avelino
  50. Pedro Velho
  51. Pendências
  52. Porto do Mangue
  53. Riachuelo
  54. Ruy Barbosa
  55. Santa Cruz
  56. Santana do Matos
  57. Santo Antônio
  58. São Bento do Trairí
  59. São José de Mipibu
  60. São José do Campestre
  61. São Paulo do Potengi
  62. São Pedro
  63. São Rafael
  64. São Tomé
  65. São Vicente
  66. Senador Elói de Souza
  67. Serra Caiada
  68. Serra de São Bento
  69. Serra do Mel
  70. Serrinha
  71. Sítio Novo
  72. Tangará
  73. Tenente Laurentino Cruz
  74. Tibau
  75. Tibau do Sul
  76. Triunfo Potiguar
  77. Upanema
  78. Várzea
  79. Vera Cruz
  80. Vila Flor

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Brasil não assina declaração da cúpula na Suíça pela paz na Ucrânia

Foto: reprodução X/Volodymyr Zelenskyy

O Brasil foi uma das várias nações que não assinaram neste domingo (16) a declaração final da conferência pela paz na Ucrânia, ocorrida em Lucerna, na Suíça.

Lula não compareceu ao evento, por alegar que a cúpula não alcançaria seu objetivo pela paz sem o envolvimento dos russos nas negociações. Então, ele enviou a embaixadora do Brasil na Suíça, Cláudia Fonseca Buzzi, para participar do evento.

Além do país sul-americano, que participou como observador, a Arábia Saudita, o México, a Índia, a África do Sul e a Indonésia também foram alguns dos que não assinaram o documento da cúpula.

Entre os 92 participantes em vários graus de representação, a declaração final foi firmada por 80 nações. O comunicado final da cúpula “reafirma a integridade territorial” da Ucrânia e apela pela troca de prisioneiros de guerra, além do regresso de crianças sequestradas pela Rússia.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

ARTIGO: Linguagem neutra? Vá à merdes! Por Marcus Aragão

Imagem: Arte Migalhas/Freepik

Não sei como um país que precisa se desenvolver em todas as áreas possíveis e imagináveis tem tempo para discutir questões tão supérfluas. Quando comparada com temas urgentes como saúde, educação e economia, a linguagem neutra é supérflua, sim.

Quem levanta essa bandeira deveria ter vergonha de tomar o tempo do legislativo ou judiciário com um assunto definitivamente não prioritário. Sei que as minorias tem questões legítimas e necessárias e as apoio totalmente, mas a linguagem neutra não consigo aderir. Às vezes, penso que isso só pode ser uma nuvem de fumaça para desviar o olhar do que realmente importa.

— Ora, vão à merdes!

Da mesma forma, qual a necessidade de debater, agora, o aborto na 22ª semana de gravidez? É crime, não é crime? Quem vem morrendo é nossa esperança do Brasil se recuperar. Cadê o projeto para aumentar a pena do estupro? Se inibissem mais o estupro, resolveria o problema na fonte — não precisaria abortar. Outra coisa, me parece covarde penalizar a vítima, uma menina muitas vezes pobre que sofre tamanho abuso dentro de casa e agora corre o risco de sofrer o abuso pelo Estado. E, hipocrisias à parte, sabemos que os abastados fizeram, fazem e farão abortos com toda estrutura e segurança.

O aborto na 22ª semana de gravidez vir à tona agora e com a urgência aprovada tão rápida pela Câmara Federal, seria a ânsia de colocar os holofotes na pauta de costumes, envolvendo aborto e religião? Quem concorda comigo, permaneça como está. Segue o artigo.

— Pauta de costumes é, muitas vezes, o costume da manipulação.

As eleições estão chegando? Que comecem os jogos! A pauta de costumes é frequentemente utilizada pela esquerda e pela direita para mobilizar as bases. A intenção é ativar emocionalmente os eleitores que se identificam com esses valores, aumentando sua participação na eleição — despertando paixões e o engajamento. Como falei alguns parágrafos acima, desviar o foco também é um objetivo. Tirar a atenção de questões econômicas ou políticas mais complexas ou menos favoráveis, concentrando o debate em temas mais facilmente compreensíveis e emocionalmente carregados.

Muitos políticos adoram pois, quando se levanta uma bandeira de costumes, cada grupo corre para sua trincheira e é só esperar os eleitores fervorosos como quem coloca açúcar e aguarda as formigas.

Não estou dizendo que não se deve debater os valores morais e comportamentais da sociedade. Só alerto para que fiquemos atentos, principalmente em ano eleitoral, para detectarmos as estratégias que visam apenas as vitórias nas urnas e não a construção de uma sociedade mais próspera e evoluída.

Marcus Aragão
@aragao01

Opinião dos leitores

  1. Creio que quem defende “todes” são os mesmos que defendem as descriminação das drogas e a promiscuidade legal. Não critico jamais o aborto legal pq consigo imaginar o sofrimento de uma mulher sendo lembrada todos os dias do estupro, morrendo sua saúde mental a cada dia mas jamais a irresponsabilidade com o próprio corpo. O todes representa essa gente.

  2. Acontece que o STF de maioria socialista, tem tentado legislar e impor essas pautas, já que o governo não tem base. O momento é oportuno e parabéns ao congresso pela agilidade atendendo ao anseio da maioria dos brasileiros.

    1. A direita tenta fazer com estupradores sejam premiados com a paternidade e vcs falando do STF e linguagem neutra. isso é desvio de assunto, Aragão!

  3. PT (partido das trevas) onde tem PT tem o que não presta! São vermes, seres insignificantes…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Confira as receitas de Maria Isabel de Carne de Sol, e Munguzá cremoso com leite de coco do especial de São João do Papo de Fogão

MARIA ISABEL DE CARNE DE SOL

Ingredientes:
1 kg arroz
500 g carne de sol
1/2 copo de óleo ou banha de porco
1 cebola grande picada
1 pimenta de cheiro picada
4 colheres de cebolinha picada
1 colheres (café) de corante
4 dentes de alho picados
Sal a gosto
Água

Modo de preparo:
Corte a carne em pedaços pequenos.
Aqueça a panela com o óleo, coloque a carne e deixe ficar bem assadinha.
Coloque o alho, a cebola e o corante, misture bem, refogue por 5 minutos e mexa aos poucos.
Adicione o arroz (lavado ou não) e refogue bem.
Coloque a água até um dedo acima do arroz, ajuste sal se necessário.
Mexa bem o arroz e deixe cozinhar em fogo alto.
Quando o arroz começar a secar, baixe o fogo e tampe a panela.
Depois de 20 minutos, mexa o arroz e coloque a cebolinha.
Sirva quente e bom apetite.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 35 min

DICA RÁPIDA

MUNGUZÁ CREMOSO COM LEITE DE COCO

Ingredientes:
500ml de leite de coco
500g de munguzá cozido
200ml de leite condensado
100ml de creme de leite
2 canelas em pau
Canela em pó a gosto
6 cravos da índia

Modo de preparo:
Em uma panela adicione a canela em pau, o leite de coco e aqueça bem.
Em seguida coloque o milho de munguzá já cozido, o creme de leite, os cravos da índia e misture bem.
Após 5 minutos de cozimento, adicione o leite condensado e deixe cozinhar até atingir a cremosidade desejada.
Finalize com canela em pó, raspas de coco ralado e sirva quente ou gelado.

Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Potiguar Gabi Fernandes vence no UFC e conquista bônus por melhor luta da noite

Na noite do último sábado, a potiguar Gabi Fernandes, da equipe Kimura Team Jorjão/MMA Masters, venceu a americana Judice no Ultimate Fighting Championship (UFC) por decisão dividida dos juízes.

Após um excelente combate, a luta de Gabi foi destacada pelo UFC como uma das melhores da noite, garantindo à lutadora um bônus de 50 mil dólares.

Essa vitória marca um importante momento na carreira de Gabi Fernandes, reafirmando seu talento e dedicação no cenário internacional das artes marciais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

CAFÉ: beber de duas a três xícaras durante o trabalho ajuda a reduzir em 33% o risco de morte prematura, diz estudo; entenda

Foto: Freepik

Cientistas da Universidade Soochow, na China, descobriram que trabalhadores que passam ao menos seis horas por dia sentados em seus escritórios tem 33% menos probabilidade de morrer prematuramente se beberem de duas a três xícaras de café durante o trabalho.

Os pesquisadores acreditam que os efeitos anti-inflamatórios do café podem neutralizar os danos causados por passar horas sentado todos os dias. Outros estudos já mostraram que o tempo sentado prolongado de seis a oito horas por dia está associado à morte prematura por doenças cardíacas, diabetes e câncer.

“O café é rico em substâncias bioactivas e há provas crescentes de que pode reduzir a mortalidade por doenças crónicas devido às suas propriedades poderosas”, escreveram os pesquisadores.

A falta de movimento desencadeia uma inflamação generalizada nos principais órgãos e tecidos do corpo, causando danos que podem ser fatais.

O estilo de vida viciado em televisão e o aumento da utilização de computadores no local de trabalho, mostram que uma grande proporção da população fica muito aquém dos níveis de exercício recomendados. Isso pode retardar o metabolismo e prejudicar a capacidade do corpo de controlar o açúcar no sangue, a pressão arterial e a quebra de gordura.

O estudo analisou dados de estilo de vida recolhidos em mais de 10.000 adultos nos EUA durante um período de dez anos. Os voluntários foram questionados sobre quantas horas por dia passavam sentados, bem como o consumo de café.

Os resultados, publicados na revista BMC Health, mostraram que aqueles que ficavam sentados seis horas ou mais, mas consumiam dois a três cafés por dia, tinham um terço menos probabilidade de morrer de qualquer doença durante a década em que foram acompanhados.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apoiadores de Lula, influenciadores de esquerda propagam fake news nas redes sociais; veja quais

O influenciador Thiago dos Reis com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente Lula — Foto: Reprodução/ Instagram

Vídeos com títulos apelativos, que anunciam uma suposta “prisão” do ex-presidente Jair Bolsonaro ou uma “traição” da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sem qualquer comprovação, são o carro-chefe de desinformação adotado por influenciadores de esquerda numa batalha virtual em apoio ao governo Lula. A estratégia — que repete táticas usadas por youtubers bolsonaristas e pelo deputado federal André Janones (Avante-MG) na campanha de Lula em 2022 — se desenrola na atual gestão com a simpatia de setores do PT. Lideranças do partido são próximas e chegam a incentivar comunicadores adeptos de fake news.

Um dos influenciadores mais proeminentes nesta bolha, Thiago dos Reis, conhecido como “Thiago Resiste”, chegou a se reunir em março de 2022 com o presidente Lula, à época pré-candidato ao Planalto. Outro youtuber com destaque na esquerda, Ronny Teles participou de uma reunião de Lula e influenciadores na pré-campanha, transmitida pelos canais oficiais do PT.

Ambos recorrem a desinformação para se alavancar nas redes. Thiago foca na família Bolsonaro, por meio de títulos como “Surge foto de Michelle beijando outro homem!! Fúria do imbrochável”. Os vídeos costumam contradizer ou modular o próprio título. No caso citado, Thiago alega que está apenas “mostrando fotos” sem insinuar nada. O youtuber afirmou ainda que “os títulos visam chamar a atenção para que as pessoas assistam ao conteúdo”, que alega ser “embasado por alguma fonte”.

Caça-clique

Ronny, por sua vez, publicou em abril trecho de um comício de Bolsonaro, com uma legenda sobre “admissão” da competência de Lula. O ex-presidente, contudo, não se refere ao petista. Procurado, ele afirmou que no X costuma fazer piadas e reconheceu que a informação estava incorreta. A publicação foi excluída após o contato do jornal O Globo.

— A ideia é produzir títulos mais sensacionalistas que vão estimular o clique e não necessariamente atender o conteúdo do vídeo. A direita conseguiu se organizar nessas estratégias e a esquerda tenta acompanhar — avalia Letícia Capone, do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política da PUC-Rio.

Outro canal no Youtube que segue este modelo é o Plantão Político, de Adalberto Fogaça. Após a passagem da cantora Madonna pelo Brasil, Fogaça publicou vídeo afirmando que a cantora “respondeu” ao pastor Silas Malafaia, que é aliado de Bolsonaro. A suposta resposta , na verdade, teria sido uma doação de R$ 10 milhões para o Rio Grande do Sul, o que também foi desmentido por agências de checagem.

Embora sejam filiados ao PT, Ronny e Thiago negam a existência de uma articulação formal do partido com influenciadores de esquerda. Eles afirmam, porém, manter diálogo com a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann.

Cerca de duas semanas após encontrar Lula no Rio, em 2022, Thiago anunciou em seu canal no Youtube sua mudança para fora do Brasil. Ele respondia a um processo judicial movido pelo próprio pai, que lhe cobrava o pagamento de pensão alimentícia. Em julho de 2022, a Vara de Embu Guaçu (SP) emitiu mandado de prisão contra Thiago, que segue em aberto, segundo o sistema do CNJ.

O imbróglio judicial e a mudança para o exterior não impediram Thiago de ser registrado pelo PT como candidato a deputado federal em São Paulo na última eleição. À época, nas redes, Gleisi lamentou que um “erro” no sistema de filiação do PT tenha feito a Justiça Eleitoral indeferir a candidatura. Na última semana, ela voltou a prestar solidariedade a Thiago, e chamou de “mentira” a informação de que o youtuber está “com prisão em aberto”. No mesmo post, porém, disse que ele poderia “pagar três meses de pensão e tirar o pedido de prisão”.

Procurada, Gleisi confirmou ter convidado Thiago para o evento com Lula. Ela argumentou que o mandado de prisão é diferente de casos correlatos envolvendo influenciadores bolsonaristas, que “fogem da Justiça por crime de desinformação”. Gleisi disse ainda não considerar que Thiago dissemine fake news.

“Ele se contrapõe às mentiras da extrema-direita, (…) que se vale desse recurso como arma, por meio de seus influenciadores”, alegou a presidente do PT, por meio de sua assessoria de imprensa.

Grupo de zap

No início do ano, Thiago e Ronny figuraram entre as lideranças do coletivo “Militância Raiz”, que busca articular “comunicadores de esquerda” e formar grupos de WhatsApp “muito maiores do que os bolsonaristas”. Embora nem todos recorram à desinformação, há uma tentativa de apoio mútuo. O influenciador Lázaro Rosa, por exemplo, que faz parte do grupo, já divulgou vídeos de Ronny.

O secretário nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, negou que o partido faça qualquer “organização de influenciadores” e criticou a disseminação de fake news:

— Não podemos usar os mesmos instrumentos do adversário. Tem gente que não concorda, quer retribuir chute na canela com a mesma moeda, mas isso não é a orientação.

Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirmou que “não mantém vínculos ou parcerias pagas com influenciadores” e que “não há ação articulada para o disparo de conteúdos de criadores independentes”.

Sonar, A Escuta das Redes – O Globo

Opinião dos leitores

  1. Obrigado por fazer propaganda do “Plantão Brasil”…
    Partiu fazer inscrição no canal…👏👏👏

  2. TÁ AÍ O FAMOSO GABINETE DO ÓDIO QUE XANDÃO TANTO “PROCURA”. ESSA QUADRILHA CHAMADA PT NÃO VALE O QUE O GATO ENTERRA. 💩💩💩

  3. Kkkkkkkkkkk, kkkkkkkkkkkķ, kkkkkkkkkkkkk, kkkkkkkkkkkkkk, kkkkkkkkkkkkkkķ,kkkkkkkkkkkkkk isso é velho, quem não lembra dos aloprados? Agora tem esses amestrados idiotas, gostaria de ter uma opinião do ministro das fake news.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *