Educação

Coordenadora do DCE da Ufersa chama Bolsonaro de miliciano e reitora nomeada de golpista, faz ameaças e promete “luta”

Em áudio que circula no WhatsApp, a Coordenadora Geral do DCE da Ufersa, Ana Flávia, chamou o presidente Jair Bolsonaro de miliciano e de golpista. Também não faltaram ataques à reitora nomeada da Universidade Federal do Semi-Árido Ludmilla Carvalho Serafim.

Nas palavras de Ana Flávia, Bolsonaro anunciou “a golpista Ludmilla Carvalho Serafim como interventora da Ufersa”. A coordenadora ainda diz, “nós não admitiremos” e que “na Ufersa Ludmilla não entra nem de helicóptero”.

Jair Bolsonaro anunciou a nomeação de Ludmilla como reitora da instituição na última sexta-feira (21), durante a passagem por Mossoró.

Acontece que não faz sentido traçar um paralelo entre a situação da Ufersa com o caso do IFRN como tenta emplacar a Ana Flávia. Ludmilla não é interventora, é sim reitora. A lei estabelece que o presidente pode escolher qualquer um dos nomes da lista tríplice apresentada, não necessariamente o mais votado. É uma prerrogativa do presidente.

Independente do descontentamento da coordenadora do DCE, está tudo dentro da norma. Ludmilla foi a 3ª mais votada, compondo a lista tríplice, e portanto, é reitora legítima da Ufersa, queira Ana Flávia ou não.

Opinião dos leitores

  1. Então…pra que eleição? Por que em Pernambuco os eleitos no IFPE e na UFPE, mesmo de esquerda, foram nomeados? É natural que a comunidade acadêmica reaja negativamente, já que eles elegeram outro candidato e nao o terceiro.

  2. Essa criatura chama o PR de miliciano, mas se comporta como uma cangaceira criminosa.
    O PT acostumou muito mal esses tipinhos, eles REALMENTE se acham DONOS das universidades, acham que podem discriminar, silenciar e perseguir pessoas. Se comportar como se o meio acadêmico fosse o REICH particular deles. Acho que já passou da hora de dar um BASTA nisso!
    Chega de usar audiência cativa pra formar militantes radicais com o nosso público!
    Essa criatura abjeta deveria é ser expulsa da faculdade, no mínimo.

  3. A coordenadora do DCE foi leviana e mal educada. Deveria responder na justiça pelas acusações feitas ao presidente.
    Mas em relação à nomeação eu discordo da decisão de Bolsonaro.
    O argumento também vale ao revés. Imagine que Fátima Bezerra nomeasse um reitor da UERN de esquerda que tivesse ficado em terceiro lugar na eleição também seria correto e legal? Vamos ser coerentes. Eu não gostaria e acharia tão errado quanto acho agora. Não é ilegal mas fere uma praxe que ocorria há anos.

    1. Comentário perfeito. Uma raridade nesse mar de torcedores fanáticos que não conseguem ver um palmo diante do nariz, e se esquecem que tudo que vai, volta. E quando a mesma coisa, sob a mesma lógica, for feita pelos nossos adversários, talvez mudemos de opinião.
      Se colocar no lugar dos outros é fundamental para compreendermos que o que é certo para um precisa ser para todos, e não apenas para quem estiver no poder.
      Parabéns pelo comentário.

    1. Vamos estudar o resultado da eleição presidencial.
      Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
      Pra quê esperneios??
      Mito 2022.
      Chega de PT ladrões.
      Simples assim!!
      Sem desenhos.
      Ok?

  4. Essa meliante não sabe nem o que está falando, deve fazer parte do clube do pão com mortadela da esquerda fariseu desse País. Essa doidinha tem que ficar calada, pois falando é um desastre .

  5. Para quem não conhece a Ana Flávia, militante do PT, eu convido a digitar o nome dela no Google. Lá vocês irão ver o naipe de esquerdismo nas fotos.
    É foto com camisa do PT, foto com camisa da Foice, é foto em manifestação contra Bolsonaro.
    Ela conhecida aqui em Mossoró no PT, sempre participou de grêmio estudantil/UNE.
    Seria bom o BG colocar algumas fotos dela para o pessoal vê-la.

    A UFERSA desistiu de aumentar nota para ingresso de novos alunos, em virtude da pressão do grupo dela.

  6. Flavinha baixa a bola
    Manda quem pode obedece quem tem conta prá pagar
    Faltou com respeito a maior autoridade do nosso país e desrespeitou sua chefe
    É bom parar ou voce acha que ainda quem está governando o pais é o cachaça.?
    Peça desculpa enquanto há tempo ou podes ganhar sanções sobre suas ações.

  7. Alguém avise a essa menina, que ouve eleição presidencial em 2018 e ela perdeu.
    Simples assim.
    Pra quê esperneios???
    Trabalho perdido.
    Não tem o que fazer, a não ser aceitar.
    Alias!
    Doí menos.

  8. Uma parte do currículo da Professora Ludimila:
    1. Graduada em Serviço Social – UFRN;
    2. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA;
    3. Doutora em Arquitetura e Urbanismo – UFRN
    – É professora da UFERSA nos níveis de graduação e pós -graduação .
    – É pesquisadora atuando principalmente nos seguintes temas: gestão territorial urbana , direito ambiental, questões socioambientais, direitos humanos e educação inclusiva, planejamento e administração.
    – É Membro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, cadeira 37, que tem como Patrono Jerônimo Vingt – Un Rosado Maia ( atualmente faz parte da diretoria, sendo a Secretária Geral)
    – Membro da Academia Apodiense de Letras e da Associação dos Escritores de Mossoró – ASCRIM.
    – membro da ALAMP- Associação Lítero Artística das mulheres Potiguares, ocupa a cadeira 23 da AMOL. – Academia Mossoroense de Letras , Pertence a ABMCJ -RN , Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica.
    -É, a atual Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da UFERSA.

    Essa é a raiva da militância da esquerda da UFERSA.

    1. Currículo de Ana Flávia: PHD em babação de corrupto condenado,; Doutorado em consumo de pão com mortadela e mestrados em baderna e mimimi esquerdista.

  9. Uma mulher eleita na lista tríplice e escolhida pelo Presidente dentro da legalidade. Primeira Reitora da UFERSA na história da instituição potiguar! Imagino o orgulho para as feministas, devem estar muito felizes com toda razão! A coordenadora do DCE já parou para pensar nisso ou a ideologia esquerdopata a impede? Esse povo se enrola cada vez mais e seus discursos… Pega o beco doidinha dos pão, pela sombra visse…. sai do meio que gente da tua laia o nordestino já não aguenta mais …. vaitimbooora tu também petralha veia…

  10. Pra que diabo fazer eleição , se o voto da maioria não adianta de nada ???? Se Jair botou lá quem bem ele quis …. A verdade é que desde que esse louco varrido se tornou presidente, o que impera é uma ditadura disfarçada de democracia . Dias sombrios esses nossos atualmente .

    1. Que coisa triste, como tem gente que ama ladrão
      Depois que o cachaça foi condenado e preso os seus amestrados não param de chorar.
      Vira a pagina gente o Brasil mudou e para melhor
      Viva o Presidente JAIR MESSIAS BOLSONARO

  11. Esses “alunos” se acham donos da instituição, só clamam por democracia quando o resultado é contra a vontade deles. A Instituição é grande, comporta vários pensamentos, esse tipo de “aluno” tem de se conformar que não é o dono da verdade!

    1. O argumento também vale ao revés. Imagine que Fátima Bezerra nomeasse um reitor da UERN de esquerda que tivesse ficado em terceiro lugar na eleição também seria correto e legal? Vamos ser coerentes. Eu não gostaria e acharia tão errado quanto acho agora. Não é ilegal mas fere uma praxe que ocorria há anos.

  12. Ora, vejam só. O governo anterior passou mais de 15 anos no poder, doutrinado e 'acomodando' seus seguidores. Os demais servidores não simpatizantes do ParTido, continuavam seus trabalhos, honestamente, respeitando a democracia. Agora, que ficarão de fora por tempo indeterminado, do poder, os derrotados querem, a todo custo, retomarem um pleito realizado democraticamente. O Presidente tem a prerrogativa de nomear, qualquer um da lista tríplice, conforme o seu critério de avaliação, para a Educação Brasileira.

  13. Currículo de Ludimila
    Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , possui Especialização em Direito Ambiental, e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, na área de concentração Urbanização, Projetos e Políticas Físico Territoriais, tendo realizado pesquisa sobre gentrificação e centralidades urbanas. É professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-árido UFERSA, na área interdisciplinar nos níveis de graduação e pós -graduação . Foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura da mesma Universidade, atuou como assessora e conselheira dos conselhos superiores da universidade, e foi chefe de departamento. É pesquisadora atuando principalmente nos seguintes temas: gestão territorial urbana , direito ambiental, questões socioambientais, direitos humanos e educação inclusiva, planejamento e administração.É Membro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, cadeira 37, que tem como Patrono Jerônimo Vingt – Un Rosado Maia ( atualmente faz parte da diretoria, sendo a Secretária Geral) , membro da Academia Apodiense de Letras e da Associação dos Escritores de Mossoró – ASCRIM. Possui os seguintes livros publicados: O " olhar da águia para o rosado da caatinga" e " de repente tudo mudou de lugar: refletindo sobre metamorfose urbana e gentrificação", " Uma história para cada dia, trinta lições para a vida inteira". Atualmente é Presidente do Conselho da Comunidade da Penitenciaria Federal em Mossoró e pertence ao Conselho de Administração – CONSAD da UFERSA. E sócio- correspondente da União Brasileira de Escritores UBE -RJ – RN. Sócioefetiva do Instituto Histórico e Geográfico do RN cadeira 148, que tem como Patrono Jerônimo Gueiros , membro da ALAMP- Associação Lítero Artística das mulheres Potiguares, ocupa a cadeira 23 da AMOL. – Academia Mossoroense de Letras , Pertence a ABMCJ -RN , Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica. É, a atual Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da UFERSA.

  14. Ana Flávia, eu acho que a nova reitora entra na UFERSA a pé e vcs sai de camburão da PF. Baderna em órgãos federais quem resolve é a PF. O tempo de fazer o que quer e bem entende acabou, agora tem ordem e vc tem que respeitar ou então…..cana

    1. Adoreiiiiii!
      É assim mesmo!
      Achar que o Presidente vai deixar militante ainda a frente da Instituição!
      Vão trabalharrrrrrrrr babacas!

  15. O PRESIDENTE TÁ COM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, E OS EXTREMISTAS DE DIREITA ESTÃO ADORANDO. LEMBRANDO QUE EXTREMISMO NAO É BOM PRA NINGUÉM, SEJAM ELES DE DIRETO, ESQUERDA OU CENTRO. NAO PODEMOS SER ALIENADO!

    1. Esse papinho de extremista, racista, homofóbico, fascista, tudo isso não cola mais. Vocês ficarão sozinhos na bolha. Vocês anganaram muita gente durante as eleições de 2018. Muita gente ficou com medo de votar no Presidente por isso. Mas em 2022 será diferente, todos esses adjetivos caíram. Pelo andar BOLSONARO vencerá no 1° turno.

  16. Quem é essa tal de Ana Flávia no jogo do bicho? "Coordenadora do DCE da Ufersa". E daí? Tão importante quanto o substituto eventual do vice carimbador da secretaria do Buraco do Tatu. Pense numa "autoridade"!

    1. Substituto eventual do carimbador do instituto do buraco do tatu…..Essa foi fenomenal……kkkkkkk
      Pra petralhas a democracia só tem um lado, só vale quando lhes trazem as benesses. São incapazes de aceitar que essa sujeirada no estado brasileiro chegou ao fim.

  17. No final sa geavação só faltou gritar "Lula Livre".
    Ô povim sem futuro da peste. Mas vai ter que engolir a nova ordem.

  18. Só blábláblá e mimimi. A professora Ludimila é a reitora, e não vai precisar de helicóptero pra entrar na UFERSA, vai de carro, ou mesmo a pé! E a Sra. Ana Flávia só tem uma opção: engolir o choro!

  19. DEMOCRACIA OU DITADURA?
    Para que fazer eleição se o nomeado n~~ao será o escolhido pela maioria?
    Onde está a lógica ou mesmo a legitimidade do vencedor não ser o nomeado?
    Não se anunciava um governo anti ideologia?
    E o que se vê é muito mais ideologia do que jamais tivemos antes.
    QUE VERGONHA, ACABOU A DEMOCRACIA!

    1. Ferreira, caba veio…Vou te explicar o que tu ja sabe:
      Nas eras antigas o presidente ia lá e nomeava sem pitaco de ninguém.
      Adispois veio uns cabras enrolados assim como tu e pediu que fosse feita uma eleição e os três mais votados seriam mandados os nomes pro presidente escoier. Num iam mandar nem quantos votos cada um teve. E o presidente escoa um dos três.
      Pronto. Feito acordo. Assinado tudo direitinho e ficou bom pra todo mundo.
      Agora tu diz que num se lembra?
      Valente, comunista!!

  20. Imagima Lula fazendo isso, não é, @BlogdoBG? Imagima Lula nao indicando o primeiro da lista tríplice para procurador da República, não é @BlogdoBG?
    Imagina Lula ou o PT indicando interventor nas escolas técnicas e o terceiro da lista tríplice com viés ideológico nas universidades federais, não é @BlogdoBG?
    O PT foi o partido mais republicano q esse país já teve, respeitando sempre a escolha da maioria. O presidente pode realmente escolher qualquer um da lista tríplice se nao estivesse claro o viés ideológico e politico da decisão (sao indicações de politicos da base do presidente). Infelizmente alguns formadores de opinião relativizam a imoralidade do atual governo.
    O mau caratismo e hipocrisia virou regra nesse país
    Faltou a nobre colega do DCE lembrar os outros muitos adjetivos desse ser: genocida, machista, homofóbico, misógino, armamentista, protoditador….

    1. Aceita que PT nunca mais.
      Josué Moreira fica.
      Bolsonaro reeleito.
      É melhor já parar de relinchar pelo molusco (ladrão) 9 dedos.

    2. A lista tríplice da PGR é apenas alguns indicados mais a escolha de fato quem faz é o presidente e não necessariamente por alguém da lista tá okay!

  21. Senhora Ana Flávia, se acalme, todo esse ódio faz mal a senhora e princpalme à democracia, a decisão do presidente está legalmente amparada, procure ser aliada da educação, esqueça a raiva da eleição de 2018 e vamos torcer para que o Brasil avance, esse seu rancor não agrega em nada, pelo contrário, só contribue para que haja divisão dentro da instituição. Outra coisa, a senhora poderia ser processada por calúnia, quando se refere ao presidente, chamando -o de miliciano, a senhora tem provas da participação ou envolvimento dele em em ações criminosas?

  22. Chama-se isso, de idiotice. Que ela queria ou não, o nosso presidente é esse, ninguém tasca. Ela que vá se tratar.

  23. Ana Flávia, o seu radicalismo, lhe impede de enxergar um palmo . Alguém explique a essa xiita doentia, que o presidente, tem a prerrogativa de escolher o nome dos três primeiros colocados. Imaginem essa jovem, como profissional formada! Sai fora, petista doentia. João Macena.

  24. Alô Polícia Federal, a aluna disse que a reitora não pode entrar numa instituição federal.

  25. Muito atrevimento dessa aluna. Merecia responder na esfera federal pois disse que a reitora não entraria na instituição nem de helicóptero.

  26. Vc Ana Flávia sabe que a era petistas acabou vão se conformando vcs da esquerda não mosta serviços acabou

  27. Kkkkk
    Essa Flávia é louca.
    Com esse palavreado é uma candidata fortíssima para assumir um cargo no Governo de Fátima.
    A mulher não entende o básico da legislação.
    Interventora?
    Se era lista tríplice, qualquer um dos 3 escolhidos na lista pode ser indicado. Se for nessa linha de pensamento, ela está insinuando que a indicação para desembargador e Procurador Estaduais e federais são imposições antidemocráticas?

  28. Essa mulher do DCE além de ignorante com relação às normas é petulante arrogante e, provavelmente discente pouco exemplar. Pir cima, não engoliu a surra de votos que Bolsonaro deu no candidato PeTralha.

  29. Olhe o nível da Diretora Central dos Estudantes da UFERSA. Eu como pai de aluno, sinto vergonha em ter uma mulher dessa no cargo. Ficou claro nas palavras delas, que nós temos uma militante de partido político no cargo, despreparada e destemperada para orientar nossos estudantes.

  30. Não sabia que a Ufersa tinha uma dona, porém, ela esquece que a reitora nomeada estava na lista tríplice encaminhada ao governo.

  31. Depois de uma estada grandiosa do presidente Jair Bolsonaro ao falido RN, onde entregou diversas benfeitorias para a população e nomeou a primeira reitora da Universidade Federal do semi-árido, dentro da lista tríplice, você dá uma manchete dessa de uma pessoa amargurada, demonstra seu péssimo grau de mesquinhez. Tenha um pingo de caráter e divulgue as boas notícias para nosso povo potiguar.

  32. BG
    Esse povo pensam que o Brasil é delles, vão cuidar do seu chefe de quadrilha condenado em duas instancias e que anda solto por ai com a conivência do stf. Enquadrar essa incompetente na Lei e pronto.

  33. Ana Flavia podia fazer o seguinte: se candidatar a presidente da república em 2022 e escolher o nome do próximo reitor caso vença a eleição de presidente

  34. Esse povo é louco, com uma narrativa que só é seguida por lunáticos como eles. Só aceitam a "democracia" deles.

  35. Bolsonaro tem o direito de nomear. Recebeu dezenas de milhões de votos pra isso. Agora esses extremistas de esquerda pretendem se governar, não jogando o jogo pq foram derrotados.

  36. A votação, na verdade, é uma consulta. Não há nada de antidemocrático em o chefe do executivo escolher o nome que mais tenha identificação/alinhamento. Aliás, importante mencionar que tanto o 1º quanto o 2º colocados já haviam anunciado q, nomeados, renunciariam…

  37. Tem que tirar esses comunistas mesmo,fazer uma limpa pra que se possa ter direção de verdade e alunos que queiram aprender e não ficar fazendo politicagem!

  38. É um despeito grande por parte da esquerda.
    A professora Ludimila tem o melhor currículo da UFERSA, essa Flávia tá com raivinha.
    Compare o currículo da Professora Ludimila com os reitores anteriores.

    Todos os outros eram ligados ao PT e UNE. Por isso que a instituição estava caindo os pedaços.
    O povo de Mossoró agradece

  39. Essa Ana Flávia é conhecida na UFERSA. Militante de carteirinha do PT. Veja as fotos delas no período das eleições de 2018.
    O presidente está certíssimo.

  40. Os esquerdopatas convivem bem com a derrota, com a legalidade, não gostam de ameaçar e pelo contrário adoram trabalhar de maneira pacífica, séria e comprometida com o serviço público, seus projetos e sonhos pessoais jamais se confundem com o interesse público… Compreendemos a situação da senhora Ana Flávia… Pega o bêco doidinha dos pão, vá pela sombra…

  41. Oxente!!!
    A lista é tríplice, portanto, o presidente pode e deve escolher livre e democraticamente qualquer um dos nomes que estão na lista…
    Simples assim!

    1. Amiga Luciana, pelas caridade quem danado é essa tal de Ana Flávia, além da PF manda também a CAVALARIA DA PM e o BOPE pra cima desses baderneiros que não aceita e muito menos quer entender que o país mudou, pode acreditar não fica nenhum baderneiros desses essa turminha de sindicatos do PT, PSOL, PSTU, PCB, querem ganhar tudo no grito é bom JAIR se acostumando com os novos tempos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prévia carnavalesca de Parnamirim reúne 60 mil pessoas em Pirangi

Foto: Divulgação 

Com recorde de público, a prévia carnavalesca de Parnamirim levou cerca de 60 mil foliões à Avenida Deputado Márcio Marinho, na praia de Pirangi, na noite deste sábado (7), consolidando o evento como um dos maiores já realizados no município. A festa, promovida pela gestão da prefeita Nilda, foi marcada por organização, segurança e muita animação. Nenhuma ocorrência foi grave foi registrada.

O grande destaque da noite foi o trio elétrico comandado por Natanzinho Lima, que arrastou uma multidão ao longo da avenida. O público também vibrou com os shows de Thulio Milionário e Rafinha, garantindo uma noite de muita música e celebração.

Outro momento especial foi a escolha do Rei e da Rainha do Carnaval 2026. Mariana Bingnotti e Willian Thomaz conquistaram o público e o júri, levando o título e reforçando o clima de alegria e tradição carnavalesca.

Para garantir uma festa à altura, a Prefeitura de Parnamirim disponibilizou estrutura completa, com reforço na segurança, limpeza pública e serviços de saúde, assegurando conforto e tranquilidade aos foliões. Além da diversão, o evento impulsionou a economia local, movimentando o comércio, gerando emprego e renda.

Para a prefeita Nilda, o sucesso da prévia reafirma o compromisso da gestão com eventos populares e bem organizados: “Foi uma festa linda, segura e cheia de alegria. Esse é o carnaval do povo, feito para as famílias, para os trabalhadores e para todos que amam Parnamirim. Ver Pirangi lotada, com recorde de público, mostra que estamos no caminho certo”, destacou a prefeita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Allyson afirmou interesse em colaborar com investigação, mas se recusou a dar senhas de telefones à PF e omitiu itens apreendidos:

Por: Blog do Dina

Enquanto agentes da Controladoria Geral da União e Polícia Federal concluíam as diligências da busca e apreensão da Operação Mederi, da qual foram alvos prefeitos e agentes públicos de cinco municípios, o chefe do Executivo de Mossoró, apontado pela PF como artífice de um desvio de esquemas na saúde, gravou um conteúdo para o Instagram em que contou que fora apreendido em sua casa em Mossoró um telefone celular e que ele nada tinha a esconder.

Documentos obtidos pelo Blog do Dina, no entanto, desmontam essa versão e revelam que o prefeito Allyson Bezerra omitiu da versão pública itens apreendidos e, em confronto direto com a versão de que nada tem a esconder, se recusou a dar as senhas dos aparelhos apreendidos pela Polícia Federal.

Na manifestação que gravou para o Instagram, Allyson diz que teve um telefone apreendido, um notebook e dois HDs pessoais.

O auto de apreensão que descreve os itens coletados na casa do prefeito de Mossoró, no entanto, revela que ele tinha três aparelhos telefônicos, sendo um deles um modelo Positivo, conhecido por ser um telefone descartável, sem a necessidade de conexão com a internet. Os itens que realmente foram apreendidos na casa do prefeito de Mossoró e que não constam inteiramente no conteúdo do Instagram foram:

tem 1: Um iPhone cor grafite, acompanhado de chip TIM.

• Item 2: Um iPhone Pro Max cor azul (descrito no auto como “iPhone17ProMax”, provável erro de digitação para 15), encontrado no interior de uma mochila de uso pessoal.

• Item 3: Um MacBook Air, marca Apple, com capa “Sonix”, também encontrado na mochila pessoal.

• Item 4 e 5: Dois HDs Externos (um WD Elements e um Seagate), encontrados na mochila pessoal,.

• Item 6: Um Pen drive preto.

• Item 7: Um telefone celular marca POSITIVO (modelo simples), encontrado no escritório da residência.

• Item 8: Um cartão de memória MicroSD Kingston de 16GB

Noutro trecho de seu vídeo, Allyson diz que tem interesse em colaborar com as investigações e que fornecerá as informações que lhe forem pedidas.

No auto de apreensão, os agentes da Polícia Federal afirmam que fora solicitadas as senhas dos dois iPhones e do Macbook e que o prefeito se recusou a dar as senhas. A identificação serial dos aparelhos foram suprimidas para não expor ao público dados que possam comprometer a investigação.

A Polícia Federal cumpriu ainda mandado de busca e apreensão em um apartamento localizado na Rua da Lagosta, nº 466, Edifício Corais de Ponta Negra, Bloco D, apartamento 2803, na zona Sul de Natal. A diligência foi realizada pela Equipe 17 da PF.

Segundo o auto, os agentes chegaram ao local por volta das 6h da manhã. Como não houve resposta aos chamados, a equipe aguardou até as 8h, quando foi acionado um chaveiro para a abertura da unidade, procedimento classificado como “arrombamento técnico”, autorizado judicialmente. A ação foi acompanhada por duas testemunhas, Hugo Freire da Silva e Kleber Skolimoski de Aguilar.

No interior do imóvel, não havia moradores no momento da diligência. Ainda assim, os policiais relataram “sinais de presença recente” e localizaram diversos objetos pessoais que, segundo o relatório, indicam o uso do apartamento pelo prefeito Allyson Bezerra e sua família.

Entre os itens registrados no relatório fotográfico estão um caderno com o nome “Allyson” na capa, contendo anotações manuscritas de cunho religioso, incluindo a citação do Salmo 37:23-24, que diz: “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada…”, com assinatura atribuída a “Allyson e Família”.

Os agentes ainda registraram a presença de roupas de criança e bebê dispostas sobre a cama, indicando o uso do imóvel pela filha do casal, além de uma etiqueta de bagagem em couro com as iniciais “AB” e um cartão de visita preenchido com o nome “Allyson Bezerra” e endereço em Mossoró.

Diferentemente da busca realizada na residência em Mossoró, onde foram apreendidos equipamentos eletrônicos e dispositivos de armazenamento, o auto circunstanciado referente ao endereço de Natal não registra apreensão de materiais de interesse criminal. A tabela de bens apreendidos aparece riscada, o que, segundo o padrão do documento, indica ausência de apreensões no local.

A diligência em Natal teve como principal resultado a confirmação do vínculo do investigado com o imóvel na capital, a partir de objetos pessoais, registros manuscritos e indícios de uso recente pela família.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Deputado propõe proibir redes sociais para menores de 16 anos

Foto: Reprodução 

O deputado federal Mauricio Neves (PP) apresentou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que proíbe o acesso de menores de 16 anos a redes sociais no Brasil. A proposta altera a Lei 15.211/2025, conhecida como ECA Digital, que estabelece regras de proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Caso Banco Master vira palco político e CPIs disparam enxurrada de pedidos em meio à investigação

Foto: Reprodução/Banco Master

A crise envolvendo o Banco Master ganhou novos capítulos no Congresso Nacional e já virou alvo de uma avalanche de requerimentos em CPIs. Levantamento aponta que parlamentares apresentaram ao menos 91 pedidos relacionados ao caso, numa corrida política que tenta surfar na repercussão das investigações da Polícia Federal sobre supostas fraudes financeiras.

Na CPMI do INSS, 59 solicitações citam diretamente o banco, enquanto a CPI do Crime Organizado soma outros 32 requerimentos. Desde a operação que levou à prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, deputados e senadores intensificaram convocações, convites e pedidos de informação, ampliando a pressão política sobre o escândalo.

Apesar do movimento, o presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), reconheceu limitações constitucionais e afirmou que o colegiado deve se restringir às irregularidades ligadas aos empréstimos consignados. Já o relator da CPI do Crime Organizado, Alessandro Vieira (MDB-SE), defende que o caso tem indícios típicos de atuação estruturada, citando suspeitas de influência nos poderes da República.

Outra frente de apuração ocorre na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que deve votar novos requerimentos nos próximos dias. O presidente da CAE, Renan Calheiros (MDB-AL), articula reuniões com o diretor-geral da PF e com o presidente do STF, ampliando o peso político de um caso que deixou de ser apenas policial e passou a dominar a agenda do Congresso.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF quebra criptografia e acessa dados de celular de Vorcaro

Homem de terno escuro e gravata azul segura microfone enquanto fala sentado em cadeira branca. Ao lado, há uma garrafa de água e uma caneca sobre mesa, com fundo azul e logotipo 'esfera'.Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

A Polícia Federal conseguiu acessar conteúdos do celular do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, após utilizar uma ferramenta especializada para quebra de criptografia. O material extraído do aparelho — que possuía camada adicional de segurança — está sendo compilado e deverá ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo relatos, Vorcaro se recusou a fornecer a senha do dispositivo, um modelo recente da linha iPhone, o que levou os investigadores a recorrerem a softwares adquiridos recentemente pela PF, capazes de acessar sistemas protegidos e até recuperar dados apagados. A expectativa é que as informações reforcem as apurações já em curso.

O ministro Dias Toffoli deve decidir sobre o compartilhamento dos dados com a CPMI do INSS, que investiga possíveis irregularidades envolvendo o banco. O banqueiro está convocado para prestar depoimento ao colegiado no dia 19, após o carnaval, enquanto a defesa tenta restringir o alcance das perguntas.

Além das suspeitas financeiras, a Polícia Federal apura se houve pressão sobre autoridades para evitar a liquidação da instituição. O avanço tecnológico nas perícias digitais coloca novas peças no tabuleiro e pode ampliar o desgaste político e jurídico em torno do caso.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-servidor da Câmara de Natal, Douglas Pedro Xavier, conhecido como “PC”, morre aos 65 anos

Foto: Divulgação

Morreu neste domingo (8), em Natal, Douglas Pedro Xavier de Souza, aos 65 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed e enfrentava problemas de saúde relacionados à diabetes. Douglas era servidor da Câmara Municipal de Natal e era conhecido entre colegas e amigos pelo apelido de “PC”.

De acordo com informações divulgadas por familiares, o velório acontece nesta segunda-feira (9), no Centro de Velório Vila Flor, localizado na Avenida Xavier da Silveira, no bairro Morro Branco. A despedida foi aberta ao público desde as primeiras horas da manhã.

O sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério Parque de Nova Descoberta, na Zona Sul da capital potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Sem Braille, sem inclusão: alunos cegos iniciam ano letivo sem livros e pressão recai sobre o MEC

Segundo entidades, a ausência de materiais didáticos no sistema de escrita em relevo pode afetar a qualidade de ensino e formação desse públicoFoto: Freepik

Pela primeira vez desde a criação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), mais de 45 mil estudantes cegos ou com baixa visão devem começar o ano letivo sem acesso a livros em Braille, segundo denúncia da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef). A entidade afirma que não houve cronograma oficial nem garantia orçamentária específica para a produção dos materiais, considerados essenciais para alfabetização e autonomia dos alunos.

O alerta também foi reforçado pelo Instituto Benjamin Constant, ligado ao próprio Ministério da Educação (MEC), que classificou 2026 como um ano de “Braille zero” nas escolas brasileiras. Para especialistas, a ausência do material compromete diretamente o aprendizado, já que tecnologias digitais são vistas apenas como complementares e não substituem o sistema tátil de leitura e escrita.

A Abridef calcula que o custo para atender todos os estudantes seria de cerca de R$ 40 milhões — menos de 1% do orçamento anual do PNLD, que ultrapassa R$ 5 bilhões — e avalia que a situação seria resultado de uma decisão política, não financeira. A associação ainda aponta que, mesmo em anos anteriores, apenas uma pequena parcela dos alunos com deficiência visual recebeu os livros adaptados.

Procurado, o MEC afirmou que há contratos vigentes via FNDE para atender estudantes cegos e que um edital para materiais da Educação de Jovens e Adultos está em andamento, mas não confirmou a entrega imediata dos livros em Braille. A polêmica reacende críticas à gestão do programa, que já havia enfrentado atrasos e cortes orçamentários nos últimos anos, deixando escolas sem parte dos materiais didáticos previstos.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Padre causa polêmica ao atacar Nikolas Ferreira durante missa e deputado reage: “uso político do altar”

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Nikolas Ferreira (@nikolasferreiradm)

Vídeo: Reprodução/Instagram

Um vídeo gravado em Minas Gerais gerou forte repercussão nas redes sociais após um padre criticar fiéis católicos que apoiam o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Durante a celebração, o religioso afirmou que quem concordasse com o parlamentar e fosse contra políticas sociais, como a distribuição de botijão de gás para pessoas pobres, deveria deixar a igreja e não receber a eucaristia, declaração que dividiu opiniões e levantou debate sobre política dentro de espaços religiosos.

A fala foi interpretada por apoiadores do deputado como um posicionamento político explícito durante a missa. Nas imagens, o padre relaciona a postura do parlamentar a valores cristãos e faz críticas diretas ao posicionamento dele sobre pautas sociais, o que levou grupos conservadores a acusarem o religioso de usar o altar para militância.

Nikolas Ferreira respondeu ao episódio em vídeo publicado nas redes sociais e classificou a atitude como “bizarra”. O deputado afirmou que a eucaristia, considerada um dos principais sacramentos do catolicismo, teria sido condicionada ao apoio político, algo que ele chamou de “heresia”. O parlamentar também defendeu seu voto contra o projeto do gás, dizendo que se tratava de uma proposta “assistencialista” e criticou o que chamou de silêncio de líderes religiosos diante de outros temas políticos e sociais.

A polêmica reacende a discussão sobre os limites entre fé e política no Brasil, especialmente em um cenário de polarização crescente. Enquanto aliados do deputado acusam o padre de ultrapassar a função religiosa, setores progressistas argumentam que líderes religiosos também têm direito de se posicionar sobre temas sociais — ampliando ainda mais o embate entre discursos políticos e religiosos nas redes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STF vira escudo político e livra Lula de decisão espinhosa sobre supersalários

Foto: Fellipe Sampaio/CO/STF

A movimentação do STF para julgar a suspensão dos chamados “penduricalhos” no próximo dia 25 de fevereiro acabou funcionando como um alívio político para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que evita, ao menos por enquanto, bater de frente com a Câmara dos Deputados sobre o projeto que abre brecha para salários acima do teto constitucional. Com o julgamento marcado, o Planalto ganha tempo enquanto mantém a análise do veto em compasso de espera dentro do Ministério da Gestão e Inovação.

Nos bastidores de Brasília, a avaliação é de que a decisão do Supremo reduz o desgaste direto do presidente, que teria de escolher entre desagradar o Legislativo ou enfrentar críticas por permitir supersalários. O prazo de 15 dias úteis para sanção ou veto deve coincidir com a sessão da Corte, criando um cenário em que o STF pode, na prática, assumir o protagonismo de uma decisão politicamente sensível.

A cautela do governo ocorre em meio à necessidade de manter boa relação com deputados para avançar em pautas consideradas estratégicas neste semestre, incluindo projetos de apelo popular. Um confronto direto com a Câmara neste momento poderia travar negociações e ampliar a pressão sobre o Executivo em ano pré-eleitoral.

Apesar do discurso de que não acompanhou a tramitação do texto, opositores afirmam que o tema já era conhecido dentro da base governista e teria sido discutido em reuniões de líderes antes da votação. A crítica reforça a narrativa de que o Planalto tenta se afastar do desgaste enquanto o Supremo assume o centro do debate sobre os supersalários.

Com informações do Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. Depois de arrochar na transparência das emendas agora os penduricalhos, quem tá colocando moral é o Herói da Marvel super Dino

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 150 mil passageiros enfrentaram atrasos e cancelamentos no Aeroporto de Natal em 2025

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal — Foto: Rayane MainaraFoto: Rayane Mainara

Levantamento da empresa global de tecnologia de viagens AirHelp aponta que 153.272 passageiros que embarcaram pelo Aeroporto Internacional de Natal em 2025 sofreram com atrasos ou cancelamentos de voos. Do total de 952 mil viajantes que passaram pelo terminal potiguar, cerca de 14% enfrentaram atrasos e 2,1% tiveram voos cancelados, enquanto a maior parte, equivalente a 84%, não registrou problemas com pontualidade.

A matéria é da Tribuna do Norte. Apesar dos números elevados, o índice do aeroporto potiguar ficou abaixo da média nacional, estimada em 18%. Especialistas atribuem os transtornos a fatores como condições climáticas, necessidade de manutenção nas aeronaves, falta de tripulação e impactos em voos com conexões. Entre os aeroportos do Nordeste analisados, Natal aparece com o segundo maior percentual de atrasos, atrás apenas do Recife.

A Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pela administração do terminal, afirmou que as ocorrências estão ligadas a fatores externos e não à estrutura do aeroporto. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) destacou que a responsabilidade por atrasos e cancelamentos é das companhias aéreas, enquanto a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou não reconhecer os dados da AirHelp e disse que a regularidade das operações em 2025 chegou a 99,5%.

Segundo especialistas do setor, passageiros afetados têm direito à assistência material e reacomodação conforme o tempo de espera, seguindo a resolução nº 400 da Anac e o Código de Defesa do Consumidor. Entre as obrigações das empresas estão fornecer informações claras, oferecer alimentação após duas horas de atraso e garantir alternativas de transporte ou reembolso em casos superiores a quatro horas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *