Educação

Coordenadora do DCE da Ufersa chama Bolsonaro de miliciano e reitora nomeada de golpista, faz ameaças e promete “luta”

Em áudio que circula no WhatsApp, a Coordenadora Geral do DCE da Ufersa, Ana Flávia, chamou o presidente Jair Bolsonaro de miliciano e de golpista. Também não faltaram ataques à reitora nomeada da Universidade Federal do Semi-Árido Ludmilla Carvalho Serafim.

Nas palavras de Ana Flávia, Bolsonaro anunciou “a golpista Ludmilla Carvalho Serafim como interventora da Ufersa”. A coordenadora ainda diz, “nós não admitiremos” e que “na Ufersa Ludmilla não entra nem de helicóptero”.

Jair Bolsonaro anunciou a nomeação de Ludmilla como reitora da instituição na última sexta-feira (21), durante a passagem por Mossoró.

Acontece que não faz sentido traçar um paralelo entre a situação da Ufersa com o caso do IFRN como tenta emplacar a Ana Flávia. Ludmilla não é interventora, é sim reitora. A lei estabelece que o presidente pode escolher qualquer um dos nomes da lista tríplice apresentada, não necessariamente o mais votado. É uma prerrogativa do presidente.

Independente do descontentamento da coordenadora do DCE, está tudo dentro da norma. Ludmilla foi a 3ª mais votada, compondo a lista tríplice, e portanto, é reitora legítima da Ufersa, queira Ana Flávia ou não.

Opinião dos leitores

  1. Então…pra que eleição? Por que em Pernambuco os eleitos no IFPE e na UFPE, mesmo de esquerda, foram nomeados? É natural que a comunidade acadêmica reaja negativamente, já que eles elegeram outro candidato e nao o terceiro.

  2. Essa criatura chama o PR de miliciano, mas se comporta como uma cangaceira criminosa.
    O PT acostumou muito mal esses tipinhos, eles REALMENTE se acham DONOS das universidades, acham que podem discriminar, silenciar e perseguir pessoas. Se comportar como se o meio acadêmico fosse o REICH particular deles. Acho que já passou da hora de dar um BASTA nisso!
    Chega de usar audiência cativa pra formar militantes radicais com o nosso público!
    Essa criatura abjeta deveria é ser expulsa da faculdade, no mínimo.

  3. A coordenadora do DCE foi leviana e mal educada. Deveria responder na justiça pelas acusações feitas ao presidente.
    Mas em relação à nomeação eu discordo da decisão de Bolsonaro.
    O argumento também vale ao revés. Imagine que Fátima Bezerra nomeasse um reitor da UERN de esquerda que tivesse ficado em terceiro lugar na eleição também seria correto e legal? Vamos ser coerentes. Eu não gostaria e acharia tão errado quanto acho agora. Não é ilegal mas fere uma praxe que ocorria há anos.

    1. Comentário perfeito. Uma raridade nesse mar de torcedores fanáticos que não conseguem ver um palmo diante do nariz, e se esquecem que tudo que vai, volta. E quando a mesma coisa, sob a mesma lógica, for feita pelos nossos adversários, talvez mudemos de opinião.
      Se colocar no lugar dos outros é fundamental para compreendermos que o que é certo para um precisa ser para todos, e não apenas para quem estiver no poder.
      Parabéns pelo comentário.

    1. Vamos estudar o resultado da eleição presidencial.
      Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
      Pra quê esperneios??
      Mito 2022.
      Chega de PT ladrões.
      Simples assim!!
      Sem desenhos.
      Ok?

  4. Essa meliante não sabe nem o que está falando, deve fazer parte do clube do pão com mortadela da esquerda fariseu desse País. Essa doidinha tem que ficar calada, pois falando é um desastre .

  5. Para quem não conhece a Ana Flávia, militante do PT, eu convido a digitar o nome dela no Google. Lá vocês irão ver o naipe de esquerdismo nas fotos.
    É foto com camisa do PT, foto com camisa da Foice, é foto em manifestação contra Bolsonaro.
    Ela conhecida aqui em Mossoró no PT, sempre participou de grêmio estudantil/UNE.
    Seria bom o BG colocar algumas fotos dela para o pessoal vê-la.

    A UFERSA desistiu de aumentar nota para ingresso de novos alunos, em virtude da pressão do grupo dela.

  6. Flavinha baixa a bola
    Manda quem pode obedece quem tem conta prá pagar
    Faltou com respeito a maior autoridade do nosso país e desrespeitou sua chefe
    É bom parar ou voce acha que ainda quem está governando o pais é o cachaça.?
    Peça desculpa enquanto há tempo ou podes ganhar sanções sobre suas ações.

  7. Alguém avise a essa menina, que ouve eleição presidencial em 2018 e ela perdeu.
    Simples assim.
    Pra quê esperneios???
    Trabalho perdido.
    Não tem o que fazer, a não ser aceitar.
    Alias!
    Doí menos.

  8. Uma parte do currículo da Professora Ludimila:
    1. Graduada em Serviço Social – UFRN;
    2. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA;
    3. Doutora em Arquitetura e Urbanismo – UFRN
    – É professora da UFERSA nos níveis de graduação e pós -graduação .
    – É pesquisadora atuando principalmente nos seguintes temas: gestão territorial urbana , direito ambiental, questões socioambientais, direitos humanos e educação inclusiva, planejamento e administração.
    – É Membro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, cadeira 37, que tem como Patrono Jerônimo Vingt – Un Rosado Maia ( atualmente faz parte da diretoria, sendo a Secretária Geral)
    – Membro da Academia Apodiense de Letras e da Associação dos Escritores de Mossoró – ASCRIM.
    – membro da ALAMP- Associação Lítero Artística das mulheres Potiguares, ocupa a cadeira 23 da AMOL. – Academia Mossoroense de Letras , Pertence a ABMCJ -RN , Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica.
    -É, a atual Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da UFERSA.

    Essa é a raiva da militância da esquerda da UFERSA.

    1. Currículo de Ana Flávia: PHD em babação de corrupto condenado,; Doutorado em consumo de pão com mortadela e mestrados em baderna e mimimi esquerdista.

  9. Uma mulher eleita na lista tríplice e escolhida pelo Presidente dentro da legalidade. Primeira Reitora da UFERSA na história da instituição potiguar! Imagino o orgulho para as feministas, devem estar muito felizes com toda razão! A coordenadora do DCE já parou para pensar nisso ou a ideologia esquerdopata a impede? Esse povo se enrola cada vez mais e seus discursos… Pega o beco doidinha dos pão, pela sombra visse…. sai do meio que gente da tua laia o nordestino já não aguenta mais …. vaitimbooora tu também petralha veia…

  10. Pra que diabo fazer eleição , se o voto da maioria não adianta de nada ???? Se Jair botou lá quem bem ele quis …. A verdade é que desde que esse louco varrido se tornou presidente, o que impera é uma ditadura disfarçada de democracia . Dias sombrios esses nossos atualmente .

    1. Que coisa triste, como tem gente que ama ladrão
      Depois que o cachaça foi condenado e preso os seus amestrados não param de chorar.
      Vira a pagina gente o Brasil mudou e para melhor
      Viva o Presidente JAIR MESSIAS BOLSONARO

  11. Esses “alunos” se acham donos da instituição, só clamam por democracia quando o resultado é contra a vontade deles. A Instituição é grande, comporta vários pensamentos, esse tipo de “aluno” tem de se conformar que não é o dono da verdade!

    1. O argumento também vale ao revés. Imagine que Fátima Bezerra nomeasse um reitor da UERN de esquerda que tivesse ficado em terceiro lugar na eleição também seria correto e legal? Vamos ser coerentes. Eu não gostaria e acharia tão errado quanto acho agora. Não é ilegal mas fere uma praxe que ocorria há anos.

  12. Ora, vejam só. O governo anterior passou mais de 15 anos no poder, doutrinado e 'acomodando' seus seguidores. Os demais servidores não simpatizantes do ParTido, continuavam seus trabalhos, honestamente, respeitando a democracia. Agora, que ficarão de fora por tempo indeterminado, do poder, os derrotados querem, a todo custo, retomarem um pleito realizado democraticamente. O Presidente tem a prerrogativa de nomear, qualquer um da lista tríplice, conforme o seu critério de avaliação, para a Educação Brasileira.

  13. Currículo de Ludimila
    Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , possui Especialização em Direito Ambiental, e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, na área de concentração Urbanização, Projetos e Políticas Físico Territoriais, tendo realizado pesquisa sobre gentrificação e centralidades urbanas. É professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-árido UFERSA, na área interdisciplinar nos níveis de graduação e pós -graduação . Foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura da mesma Universidade, atuou como assessora e conselheira dos conselhos superiores da universidade, e foi chefe de departamento. É pesquisadora atuando principalmente nos seguintes temas: gestão territorial urbana , direito ambiental, questões socioambientais, direitos humanos e educação inclusiva, planejamento e administração.É Membro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, cadeira 37, que tem como Patrono Jerônimo Vingt – Un Rosado Maia ( atualmente faz parte da diretoria, sendo a Secretária Geral) , membro da Academia Apodiense de Letras e da Associação dos Escritores de Mossoró – ASCRIM. Possui os seguintes livros publicados: O " olhar da águia para o rosado da caatinga" e " de repente tudo mudou de lugar: refletindo sobre metamorfose urbana e gentrificação", " Uma história para cada dia, trinta lições para a vida inteira". Atualmente é Presidente do Conselho da Comunidade da Penitenciaria Federal em Mossoró e pertence ao Conselho de Administração – CONSAD da UFERSA. E sócio- correspondente da União Brasileira de Escritores UBE -RJ – RN. Sócioefetiva do Instituto Histórico e Geográfico do RN cadeira 148, que tem como Patrono Jerônimo Gueiros , membro da ALAMP- Associação Lítero Artística das mulheres Potiguares, ocupa a cadeira 23 da AMOL. – Academia Mossoroense de Letras , Pertence a ABMCJ -RN , Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica. É, a atual Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da UFERSA.

  14. Ana Flávia, eu acho que a nova reitora entra na UFERSA a pé e vcs sai de camburão da PF. Baderna em órgãos federais quem resolve é a PF. O tempo de fazer o que quer e bem entende acabou, agora tem ordem e vc tem que respeitar ou então…..cana

    1. Adoreiiiiii!
      É assim mesmo!
      Achar que o Presidente vai deixar militante ainda a frente da Instituição!
      Vão trabalharrrrrrrrr babacas!

  15. O PRESIDENTE TÁ COM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, E OS EXTREMISTAS DE DIREITA ESTÃO ADORANDO. LEMBRANDO QUE EXTREMISMO NAO É BOM PRA NINGUÉM, SEJAM ELES DE DIRETO, ESQUERDA OU CENTRO. NAO PODEMOS SER ALIENADO!

    1. Esse papinho de extremista, racista, homofóbico, fascista, tudo isso não cola mais. Vocês ficarão sozinhos na bolha. Vocês anganaram muita gente durante as eleições de 2018. Muita gente ficou com medo de votar no Presidente por isso. Mas em 2022 será diferente, todos esses adjetivos caíram. Pelo andar BOLSONARO vencerá no 1° turno.

  16. Quem é essa tal de Ana Flávia no jogo do bicho? "Coordenadora do DCE da Ufersa". E daí? Tão importante quanto o substituto eventual do vice carimbador da secretaria do Buraco do Tatu. Pense numa "autoridade"!

    1. Substituto eventual do carimbador do instituto do buraco do tatu…..Essa foi fenomenal……kkkkkkk
      Pra petralhas a democracia só tem um lado, só vale quando lhes trazem as benesses. São incapazes de aceitar que essa sujeirada no estado brasileiro chegou ao fim.

  17. No final sa geavação só faltou gritar "Lula Livre".
    Ô povim sem futuro da peste. Mas vai ter que engolir a nova ordem.

  18. Só blábláblá e mimimi. A professora Ludimila é a reitora, e não vai precisar de helicóptero pra entrar na UFERSA, vai de carro, ou mesmo a pé! E a Sra. Ana Flávia só tem uma opção: engolir o choro!

  19. DEMOCRACIA OU DITADURA?
    Para que fazer eleição se o nomeado n~~ao será o escolhido pela maioria?
    Onde está a lógica ou mesmo a legitimidade do vencedor não ser o nomeado?
    Não se anunciava um governo anti ideologia?
    E o que se vê é muito mais ideologia do que jamais tivemos antes.
    QUE VERGONHA, ACABOU A DEMOCRACIA!

    1. Ferreira, caba veio…Vou te explicar o que tu ja sabe:
      Nas eras antigas o presidente ia lá e nomeava sem pitaco de ninguém.
      Adispois veio uns cabras enrolados assim como tu e pediu que fosse feita uma eleição e os três mais votados seriam mandados os nomes pro presidente escoier. Num iam mandar nem quantos votos cada um teve. E o presidente escoa um dos três.
      Pronto. Feito acordo. Assinado tudo direitinho e ficou bom pra todo mundo.
      Agora tu diz que num se lembra?
      Valente, comunista!!

  20. Imagima Lula fazendo isso, não é, @BlogdoBG? Imagima Lula nao indicando o primeiro da lista tríplice para procurador da República, não é @BlogdoBG?
    Imagina Lula ou o PT indicando interventor nas escolas técnicas e o terceiro da lista tríplice com viés ideológico nas universidades federais, não é @BlogdoBG?
    O PT foi o partido mais republicano q esse país já teve, respeitando sempre a escolha da maioria. O presidente pode realmente escolher qualquer um da lista tríplice se nao estivesse claro o viés ideológico e politico da decisão (sao indicações de politicos da base do presidente). Infelizmente alguns formadores de opinião relativizam a imoralidade do atual governo.
    O mau caratismo e hipocrisia virou regra nesse país
    Faltou a nobre colega do DCE lembrar os outros muitos adjetivos desse ser: genocida, machista, homofóbico, misógino, armamentista, protoditador….

    1. Aceita que PT nunca mais.
      Josué Moreira fica.
      Bolsonaro reeleito.
      É melhor já parar de relinchar pelo molusco (ladrão) 9 dedos.

    2. A lista tríplice da PGR é apenas alguns indicados mais a escolha de fato quem faz é o presidente e não necessariamente por alguém da lista tá okay!

  21. Senhora Ana Flávia, se acalme, todo esse ódio faz mal a senhora e princpalme à democracia, a decisão do presidente está legalmente amparada, procure ser aliada da educação, esqueça a raiva da eleição de 2018 e vamos torcer para que o Brasil avance, esse seu rancor não agrega em nada, pelo contrário, só contribue para que haja divisão dentro da instituição. Outra coisa, a senhora poderia ser processada por calúnia, quando se refere ao presidente, chamando -o de miliciano, a senhora tem provas da participação ou envolvimento dele em em ações criminosas?

  22. Chama-se isso, de idiotice. Que ela queria ou não, o nosso presidente é esse, ninguém tasca. Ela que vá se tratar.

  23. Ana Flávia, o seu radicalismo, lhe impede de enxergar um palmo . Alguém explique a essa xiita doentia, que o presidente, tem a prerrogativa de escolher o nome dos três primeiros colocados. Imaginem essa jovem, como profissional formada! Sai fora, petista doentia. João Macena.

  24. Alô Polícia Federal, a aluna disse que a reitora não pode entrar numa instituição federal.

  25. Muito atrevimento dessa aluna. Merecia responder na esfera federal pois disse que a reitora não entraria na instituição nem de helicóptero.

  26. Vc Ana Flávia sabe que a era petistas acabou vão se conformando vcs da esquerda não mosta serviços acabou

  27. Kkkkk
    Essa Flávia é louca.
    Com esse palavreado é uma candidata fortíssima para assumir um cargo no Governo de Fátima.
    A mulher não entende o básico da legislação.
    Interventora?
    Se era lista tríplice, qualquer um dos 3 escolhidos na lista pode ser indicado. Se for nessa linha de pensamento, ela está insinuando que a indicação para desembargador e Procurador Estaduais e federais são imposições antidemocráticas?

  28. Essa mulher do DCE além de ignorante com relação às normas é petulante arrogante e, provavelmente discente pouco exemplar. Pir cima, não engoliu a surra de votos que Bolsonaro deu no candidato PeTralha.

  29. Olhe o nível da Diretora Central dos Estudantes da UFERSA. Eu como pai de aluno, sinto vergonha em ter uma mulher dessa no cargo. Ficou claro nas palavras delas, que nós temos uma militante de partido político no cargo, despreparada e destemperada para orientar nossos estudantes.

  30. Não sabia que a Ufersa tinha uma dona, porém, ela esquece que a reitora nomeada estava na lista tríplice encaminhada ao governo.

  31. Depois de uma estada grandiosa do presidente Jair Bolsonaro ao falido RN, onde entregou diversas benfeitorias para a população e nomeou a primeira reitora da Universidade Federal do semi-árido, dentro da lista tríplice, você dá uma manchete dessa de uma pessoa amargurada, demonstra seu péssimo grau de mesquinhez. Tenha um pingo de caráter e divulgue as boas notícias para nosso povo potiguar.

  32. BG
    Esse povo pensam que o Brasil é delles, vão cuidar do seu chefe de quadrilha condenado em duas instancias e que anda solto por ai com a conivência do stf. Enquadrar essa incompetente na Lei e pronto.

  33. Ana Flavia podia fazer o seguinte: se candidatar a presidente da república em 2022 e escolher o nome do próximo reitor caso vença a eleição de presidente

  34. Esse povo é louco, com uma narrativa que só é seguida por lunáticos como eles. Só aceitam a "democracia" deles.

  35. Bolsonaro tem o direito de nomear. Recebeu dezenas de milhões de votos pra isso. Agora esses extremistas de esquerda pretendem se governar, não jogando o jogo pq foram derrotados.

  36. A votação, na verdade, é uma consulta. Não há nada de antidemocrático em o chefe do executivo escolher o nome que mais tenha identificação/alinhamento. Aliás, importante mencionar que tanto o 1º quanto o 2º colocados já haviam anunciado q, nomeados, renunciariam…

  37. Tem que tirar esses comunistas mesmo,fazer uma limpa pra que se possa ter direção de verdade e alunos que queiram aprender e não ficar fazendo politicagem!

  38. É um despeito grande por parte da esquerda.
    A professora Ludimila tem o melhor currículo da UFERSA, essa Flávia tá com raivinha.
    Compare o currículo da Professora Ludimila com os reitores anteriores.

    Todos os outros eram ligados ao PT e UNE. Por isso que a instituição estava caindo os pedaços.
    O povo de Mossoró agradece

  39. Essa Ana Flávia é conhecida na UFERSA. Militante de carteirinha do PT. Veja as fotos delas no período das eleições de 2018.
    O presidente está certíssimo.

  40. Os esquerdopatas convivem bem com a derrota, com a legalidade, não gostam de ameaçar e pelo contrário adoram trabalhar de maneira pacífica, séria e comprometida com o serviço público, seus projetos e sonhos pessoais jamais se confundem com o interesse público… Compreendemos a situação da senhora Ana Flávia… Pega o bêco doidinha dos pão, vá pela sombra…

  41. Oxente!!!
    A lista é tríplice, portanto, o presidente pode e deve escolher livre e democraticamente qualquer um dos nomes que estão na lista…
    Simples assim!

    1. Amiga Luciana, pelas caridade quem danado é essa tal de Ana Flávia, além da PF manda também a CAVALARIA DA PM e o BOPE pra cima desses baderneiros que não aceita e muito menos quer entender que o país mudou, pode acreditar não fica nenhum baderneiros desses essa turminha de sindicatos do PT, PSOL, PSTU, PCB, querem ganhar tudo no grito é bom JAIR se acostumando com os novos tempos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

A cada dois minutos, uma criança ou adolescente é vítima de algum tipo de violência no Brasil

Foto: MARCELO CASAL/AGÊNCIA BRASIL

O Disque 100 registrou 66.551 casos de violência contra crianças e adolescentes nos três primeiros meses deste ano (91 dias), numa média de uma vítima a cada dois minutos. Em relação ao mesmo período de 2023, houve uma alta de 26,8%. A maior parte envolve negligência e violência física, psíquica e patrimonial. Os dados foram obtidos por meio de um levantamento exclusivo do R7 no painel de monitoramento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

De acordo com os dados, pelo menos 21 mil denúncias relatam violência que acontecem há mais de um ano contra os adolescentes e as crianças, sendo a maioria praticada dentro da residência onde a vítima mora com o agressor e denunciada por terceiros. Os dados levantados pela reportagem também revelam que 19,1 mil vítimas são crianças com menos de 5 anos.

De acordo com a psicóloga clínica Alessandra Araújo, as crianças muitas vezes não conseguem identificar a violência que sofrem, interpretando gestos autoritários como demonstrações de carinho. Por isso, é importante que os adultos ao redor estejam atentos a mudanças comportamentais, como tornar-se mais retraída ou agressiva.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

8% dos eleitores de Bolsonaro e 7% dos de Lula acreditam que Terra é plana, aponta Datafolha

Foto: REUTERS/Mariana Greif

A Terra é plana para 8% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 7% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo relatório do instituto Datafolha. A pesquisa, realizada entres os dias 8 a 11 de abril deste ano, perguntou aos brasileiros sobre o formato do planeta Terra. No resultado, foi verificado que 90% dos entrevistados acreditam no formato redondo, 8% que no plano e 3% não souberam responder.

O estudo, que comparou a opinião entre a base eleitoral de Bolsonaro e Lula, apresentou um índice próximo também nos que acreditam no formato redondo do globo. 91% dos apoiadores do ex-presidente acreditam que a Terra é redonda, contra 90% dos apoiadores do presidente da República. O número dos que não souberam responder é de 3% e 4%, respectivamente.

Os terraplanistas rejeitam todas as evidências científicas disponíveis sobre o formato da Terra, bem como as imagens de satélites e os depoimentos de astronautas. De acordo com essa teoria, o planeta teria o formato de um disco achatado, coberto por um domo invisível, além de defender que é o Sol que gira ao redor da Terra.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Google vai proibir anúncios políticos para as eleições de 2024 no Brasil

Foto: REUTERS/Steve Marcus

O Google anunciou que vai proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil para as eleições municipais de 2024. De acordo com a empresa, a decisão se baseia na nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum conteúdo relacionado a candidatos políticos poderá ser veiculado no Google Ads, que é uma plataforma de publicidade online que permite aos anunciantes exibir anúncios em várias plataformas do Google, como pesquisa, sites parceiros e YouTube.

De acordo com a empresa, as propagandas vão parar de ser veiculadas no mês de maio.

“Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país”, afirmou o Google em nota.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras decide sobre dividendos e elege novo conselho nesta quinta

Foto: Wang Tiancong/Xinhua

A Petrobras realiza nesta quinta-feira (25) assembleia de acionistas para eleger um novo conselho de administração e definir sobre o pagamento de dividendos extraordinários, foco de uma crise política que quase derrubou o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

Na eleição para o conselho, o governo tenta ampliar sua influência direta sobre a maior estatal brasileira. Já a questão dos dividendos ajuda a melhorar a visão de investidores sobre a companhia, abalada após os ruídos em torno do tema.

“A Petrobras enfrentou um início de ano turbulento, mas as perspectivas para a companhia estão melhorando”, escreveu, em relatório, Marcelo Boragini, sócio e especialista em renda variável da Davos Investimentos.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar em 10 anos

Foto: Divulgação/SME

Um levantamento realizado pelo Todos pela Educação aponta que o número de professores concursados nas redes estaduais de ensino caiu ao menor patamar em dez anos. Já o de temporários cresceu entre 2013 e 2023.

No ano passado, as redes tinham 356 mil temporários (alta de 55% em uma década), contra 321 mil professores efetivos (queda de 36% no mesmo período). Em 2022, os docentes contratados também superaram o de concursados nas redes estaduais.

Ainda segundo o levantamento, o número de professores temporários e efetivos muda de acordo com cada estado do país. Em 2023, 15 estados tinham mais professores temporários do que efetivos e, ao longo da década, 16 UFs aumentaram o número de professores temporários e diminuíram o quadro de concursados.

O aumento das contratações de professores temporários é um dos principais motivos para o crescimento do quadro geral de docentes nas redes estaduais nos últimos anos.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Advogado de defesa do suspeito de matar a psicóloga em Assú afirma que existem “atestados que demonstram a incapacidade mental dele”

O Dr. André Dantas, advogado de defesa do suspeito de matar a Psicóloga Fabiana Maia Veras, afirmou em entrevista ao programa Tá na Hora RN da TV Ponta Negra nessa quarta-feira (24) que o servidor do TJRN está afastado com laudos psiquiátricos desde o ano passado.

“Existem comprovadamente atestados que demonstram a incapacidade mental dele e isso será apresentado no momento adequado”, afirmou o advogado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

A cada 10 remédios, 4 estão em falta na rede estadual

Foto: Magnus Nascimento

A cada dez medicamentos, quatro estão indisponíveis na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. Um levantamento da Tribuna do Norte mostra que o Estado registra uma taxa média de 40,4% de desabastecimento na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), na capital, e nas unidades descentralizadas (CEAFs), localizadas no bairro Alecrim, também em Natal, e nos Municípios de Mossoró e Caicó. Na sede da Unicat, faltam 74 dos 199 medicamentos fornecidos à população, ou seja, 37,1% de escassez. Todos os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e retratam o cenário desta quarta-feira (24).

Embora a situação seja crítica na capital, é no interior que o quadro se agrava. Em Caicó, na região Seridó, o número de remédios indisponíveis supera a quantidade dos medicamentos em estoque – o desabastecimento chega a 54,5%. Em Mossoró, o índice é de 44,3% e na unidade do Alecrim alcança 25,7%. A Sesap informou que trabalha para ampliar a oferta ao longo das próximas semanas. Há ainda unidades nas cidades de Assú, Currais Novos, Pau dos Ferros e Santa Cruz, mas não há dados sobre distribuição nas localidades.

Faltam medicamentos para tratar hipertensão, diabetes, lúpus, psoríase, asma, entre outros. Ao todo, cerca de 40 mil pessoas têm cadastro ativo no Estado.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pacheco diz que reforma tributária será aprovada ainda neste ano

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira (24) que a regulamentação da reforma tributária é “prioridade” e será aprovada pelo Congresso ainda este ano.

Segundo ele, é “compromisso” tratar do tema, mesmo com as eleições municipais, que acabam esvaziando a pauta do parlamento no segundo semestre.

“E agora, esse ano de 2024, passa a ser um ano de prioridade para esse tema da regulamentação. Mesmo sendo o ano eleitoral, nós teremos todo o compromisso para ainda esse ano, assim como fizemos com a Emenda Constitucional no ano passado”, pontuou Pacheco.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou pessoalmente o projeto para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, primeiro ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e depois a Pacheco, na tarde desta quarta.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores da UFRN seguem em greve por tempo indeterminado

Foto: Reprodução Adurn

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seguem em greve por tempo indeterminado. A decisão pela continuidade do movimento foi aprovada por ampla maioria em assembleia extraordinária que contou com a participação de mais de 340 docentes. O debate ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), presencialmente, no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, e remotamente, através da plataforma Zoom.

Os docentes também rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal na 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Área da Educação, que aconteceu no último dia 19. O entendimento da categoria é de que, apesar de apresentar algum avanço, a proposta pode ser melhorada. Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o movimento grevista está cumprido um importante papel, no sentido de pressionar o Governo Federal nas negociações.

Os professores e professoras ainda aprovaram que o comando de greve docente faça uma nova solicitação à reitoria pela suspensão do calendário acadêmico. Nesta quinta-feira (25), a categoria deve se unir ao alunado em ato promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para pedir essa suspensão. A manifestação acontecerá às 14h, no pátio da reitoria da UFRN.

Parte dos encaminhamentos sugeridos durante a atividade foram encaminhadas ao comando de greve docente, tais como: a ampliação do comando; uma moção de apoio à luta dos argentinos em favor da Educação pública, rumo a uma greve latino-americana; notas em resposta aos posicionamentos e orientações da administração da UFRN; apoio à luta dos bolsistas, pelo aumento das bolsas e pelo direito ao exercício da greve; e uma nota à comunidade acadêmica.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O álcool e as bocas de fumo estão bem movimentadas. As rosas perdendo as fresas, os parafusos em desuso e as línguas afiadas.
    O amor e a p#t@r:@ são siamesas no espectro canhoto.

  2. Façam o L
    O amor venceu
    Janja candoblé é laica
    Lula é o pai do povo
    A cerveja e a picanha jamais

  3. Os seguidores da SEITA BOLSONARISTA os ANALFABETOS FUNCIONAIS já sabem quando o ELON vai COMPRAR a GLOBOLIXO, o TSE é o STF? alguma notícia projeto de Jornalista Cntr c Cntr V?

  4. Em nome da governabilidade, da educação, de parte dos alunos (os interessados), do NINE, de Janja, de Gustavo Mafra, Francisquinho de Orelio, do Imparcial, e de vários outros aficcionados, esses caras bem que poderiam falar com professor Raimundo de Educação Física e acabar com essa greve da UFRN, todos devem entender as dificuldades em dar qualquer tipo de aumento, a prioridade agora são os políticos e suas verbas secretas, ministérios, lei rouanet, viagens,etc.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sinpol-RN diz que seguirá com paralisação mesmo após decisão da Justiça para encerrar

Foto: reprodução/Instagram

Após mais um dia de mobilização, os Policiais Civis deliberaram pela continuidade do movimento deflagrado nesta semana. Na noite desta quarta-feira, 24, a categoria se reuniu em Assembleia Geral e decidiu por reabrir apenas as plantões durante o resto da noite e madrugada. Já na manhã desta quinta-feira, 25, a concentração volta a ser feita na sede da Central de Flagrantes, a partir das 8h.

VEJA TAMBÉM: Desembargador determina encerramento da paralisação dos servidores da Polícia Civil do RN

A expectativa dos Policiais Civis é que o Governo do Estado finalmente apresente uma resposta em relação à pauta de valorização da categoria. A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, assumiu compromisso de se reunir diretamente com a governadora Fátima Bezerra ainda nesta quarta-feira e discutir o pleito da categoria.

Com isso, ao longo de todo o dia, o SINPOL-RN aguardou uma resposta dessa conversa e, até o início da noite, não houve retorno. Dessa forma, foi deliberado pelos policiais civis a continuidade da mobilização nesta quinta-feira.

“A luta seguirá firme até que a governadora tenha um gesto de reconhecimento aos policiais civis. O que está sendo pedido é justo e, inclusive, o Governo já concedeu para outras categorias da Segurança Pública. Então, agora só falta a vontade política da chefe do Executivo para encerrarmos esse movimento”, destaca Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

Opinião dos leitores

  1. Nada contra a polícia, eles merecem e devem receber aumento e terem a carreira valorizada, mas entendo que com a SAÚDE a situação não é diferente, melhor, todos os funcionários devem ter os salários corrigidos e as carreiras valorizadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *