A atriz Regina Duarte, convidada para assumir a Secretaria Especial de Cultura, pelo presidente Jair Bolsonaro, recebe R$ 6.843,34 mensais de pensão militar. Jesus Nunes Duarte, pai da atriz , foi primeiro-tenente do Exército e morreu em 1981, em um acidente de carro. A informações é do jornal O Estado de São Paulo.
Regina Duarte recebe o benefício desde 1999. Ela teve três casamentos antes do atual com Eduardo Lippincot. Diferentemente do que ocorre em outros órgãos públicos, como a Polícia Militar de São Paulo, em que apenas as filhas com estado civil de solteiras recebem pensão, o benefício para filhas de militares das Forças Armadas é irrestrito na maior parte dos casos.
Ninguém ao se aposentar poderia ganhar mais do que o teto da previdência. Essa teria sido a verdadeira reforma da previdência. Mas aguardem cartas esse privilégio de aposentadoria integral para militar vai acabar, podem ter certeza disso, pois a matemática irá se impor. Fica o aviso ao militares, poupem façam sua própria aposentadoria, pois essa mamata não vai se manter de pé por muito tempo. Imagina o IPE daqui a vinte anos com 90% de seus recursos para pagar aposentadoria e pensão para militar.
Se é um direito dela, pronto, acabou! Temos que ter um cuidado muito maior ao enviarmos os BANDIDOS para legislarem em Brasília, eles sim, fazem as devidas MERDAS!
Nada contra a pensão em si, todavia ela sempre trabalhou (ganhando muito mais que a média brasileira), já foi casada, e mesmo assim parasita o estado.
Cadê os liberais dessa nação carcomida, para dar um basta a esse parasitismo? Tirar direito de orelha seca assalariado é fácil, agora mexer no vespeiro aí é mais complicado…
vão ganhar essa pensão vitalicia sem nunca terem assinado uma carteira de trabalho, enquanto o trabalhador comum, tem que trabalhar 45 anos, para receber um salario minino
Hipocrisia é a sua, que sem argumentos lógicos, defende o errado, sabendo que é errado só porque outros também fazem.
Assim poderíamos defender que. mata, trafica ou rouba tb. Pois outros fazem, não é mesmo?
É imoral, e vcs que se levantaram usando o discurso da ética e da moral, agora caem de quatro apiuandp tudo de errado que esse Presidente e seus filhinhos fazem, como fanáticos.
Não pré usa ser petista ou de esquerda pra ver isso. Basta ter conhecimento e caráter.
Acorde alienado útil.
Imoral, não é por que é direito que é certo. Taí o rombo na previdência.
Ela não está errada e lei e quem está, qualquer um que estivesse no lugar dela faria a mesma coisa. Essa lei é que a absurda eu conheço muita gente que nunca fez nada na vida e vive como pencionista com ganhos de até 17mil.
Isso é absurdo…. A lei e que têm de acabar, porém nossa constituição protege o direito adquirido ou seja que tá recebendo vai continuar pois é talvez imoral mais já mais ilegal .
Isso não o mérito de Regina Duarte assumir qualquer cargo público. Agora isso prova o quanto nossa imprensa e imoral.
Não, nasci de berço como ela, não estou em um estado com inúmeras oportunidades como o dela, não tive quem bancasse meus estudos, peguei a educação falida e demorei o meu ingresso no ensino superior, me esforcei para conseguir concluir a graduação e mestrado sem recursos familiares. Muitas vezes passei fome durante o dia, mas, ela desde de 1999 ganha 7 mil aproximadamente e escuto comentários que tem gente que não receberia? É facil falar do seu umbigo quando não consegue olhar ao redor e ver inúmeras pessoas passando necessidade e achamos moral ela receber mesmo sendo mais uma patricinha em nossa sociedade. Vemos várias pessoas debilitadas querendo se aposentar e não podem devido as regras do INSS, agora, é de fácil observação ela ganhando pelo o pai e até o senhor presidente aposentado antes dos 40 anos. Então, eu que sou imoral pedindo justiça diante da desigualdade social?
E O LULINHA? A VIÚVA DO CHE ATÉ HOJE RECEBE PENSÃO AQUI.
O mas engraçado é que antes de Regina Duarte ser chamada para cultura, ninguém nunca falou nada sobre ela, o governo dando certo e os PTralhas tudo puto!
Um Recado ao PT, o Brasil é república e não Imperio para se perpetuar no poder!
Os mais cômico é o gado iludido que não lembra do discurso de campanha, é o Brasil. Um ano após a posse ainda lembram do petê que saiu do governo já faz alguns anos.
Exato, tem que acabar, não por causa dela, mas pq é um absurdo para todos.
Mas por enquanto é direito, igual a todos que tem.
Só souberam disso ontem foi!!!
Porquê não questionaram a LEI antes.
Deixem de chililiques Isso é muito feio.
Só não fica se assim ela desejar.
Cuidado inveja mata.
O bom é você querer se aposentar depois de 50 anos de trabalho e ganhar 1 salário, agora, a artista ganha 7 mil hoje, imagina antigamente, não reclamar e acha moral, pois até hoje não pediu para cancelar e a população fica acha isso moral. É difícil querer mostrar o justo para acéfalos, uma vez que a doutrina partidária pesa mais do que a justiça.
Não vejo problemas, no governo temos Olavo como guru, ministro plantador de laranjas, embaixador frustrado, senador das rachadinhas, Jesus da goiabeira, energúmeno da educação, defensor do estado mínimo, secretário de cultura neonazista, maestre que alega que o rock é satanismo e agora temos uma namoradinha do Brasil que já foi casada recebendo pensão como se fosse solteira. Olha que nem falei do presidente pois ele é a polêmica em exercício.
Falou o adorador de Maduro, Fidel Castro e Lula.
Soltando a lista de ofensas criadas pela cúpula como forma de tentar ofender o presidente do Brasil, eleito democraticamente, sem comprar votos nem políticos.
Ficam soltando frases feitas sem nexo algum.
Ofendem por exemplo a ministra Damares, mulher seria, porque não apoia a pauta da esquerda, tais como desencarceramento em massa, marcha da maconha, marcha das vadias.
Acorda Brasil!!!
A América latrina está sob ataque dessa turma do Foro de São Paulo, criado por Lula e Fidel Castro pra implantar o comunismo na América latrina.
Sempre começam assim.
Tentando denegrir a imagem de pessoas sérias pra tomarem o poder.
Só não tem um chefe de quadrilha que roubou TRILHOES, Luladrao.
Uma aeronave modelo Piper Cheyenne caiu e explodiu na manhã desta quarta-feira (22) no interior da Venezuela, quando entrou em um giro logo após a decolagem no Aeroporto de Paramillo.
O acidente na cidade de Táchira, próximo da fronteira com a Colômbia, aconteceu às 09h52, quando o bimotor turboélice Piper PA-31T1 Cheyenne I de matrícula YV1443 saiu do chão e, logo após, sua asa esquerda abaixou, levando a um giro em torno do próprio eixo da fuselagem.
O avião chegou a quase ficar em voo invertido antes de atingir o solo perto da pista do aeroporto e explodindo na sequência. O piloto e o copiloto do avião morreram. O motivo da queda está sendo investigado.
O Governo do RN se posicionou oficialmente sobre a implantação do Parque Linear na Av. Roberto Freire proposto pela Prefeitura de Natal. Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (22), o governo estadual afirma que a proposta “não é compatível em sua totalidade com o zoneamento do Parque para essa finalidade“.
O governo estadual diz ainda que reconhece a importância e a iniciativa do município de ampliar espaços públicos urbanos para promover o lazer, mas afirma que o projeto deve respeitar as diretrizes vigentes de proteção ambiental e de uso sustentável do território.
A nota faz questão de ressaltar que o “Licenciamento Ambiental de qualquer atividade ou empreendimento dentro da Unidade de Conservação Parque das Dunas é de competência exclusiva do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do IDEMA“.
Leia a íntegra da nota oficial do Governo do RN:
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA reconhece a importância da iniciativa do Município de Natal de ampliar os espaços públicos urbanos, destacando seu potencial para promover o lazer, a mobilidade sustentável e a valorização ambiental da capital potiguar.
O Estado reafirma sua disposição para construir soluções cooperadas que possibilitem a implantação do projeto em conformidade com as normas legais e técnicas vigentes, respeitando as diretrizes de proteção ambiental e de uso sustentável do território. Nesse sentido, o Governo do Estado se coloca à disposição para atuar conjuntamente com o Município de Natal e a União, com a participação efetiva do Conselho Gestor do Parque das Dunas, garantindo que a proposta seja desenvolvida de forma transparente, sustentável e tecnicamente adequada, conforme a Lei Federal nº 9.985/2000 (Lei do SNUC) e o Plano de Manejo da Unidade de Conservação.
O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” (Parque das Dunas), criado pelo Decreto Estadual nº 7.237/1977, integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e é reconhecido pela UNESCO como Posto Avançado da RBMA, em razão de sua relevância ecológica e excelência em gestão ambiental. Trata-se de Unidade de Conservação de Proteção Integral, regida pela Lei do SNUC e por seu Plano de Manejo, aprovado pela Portaria IDEMA nº 384/2025.
Com base na Nota Técnica nº 001/2025–UGBIO/IDEMA/RN, a análise técnica conclui que a área atualmente proposta para implantação do Parque Linear, situada dentro do Parque das Dunas e cedida pela União ao Município de Natal, não é compatível em sua totalidade com o zoneamento do Parque para essa finalidade. Aproximadamente 60% da área encontram-se na Zona Primitiva 3 (ZP3), destinada à preservação integral, onde são vedadas construções permanentes e atividades de grande fluxo de visitantes, nos termos do Plano de Manejo.
Ressalta-se, contudo, que essa restrição não inviabiliza o atendimento à sociedade, uma vez que o novo Plano de Manejo prevê a criação de uma nova área destinada ao uso público, denominada Zona de Uso Intensivo 2 (ZUI2), com cerca de 16 hectares, onde é plenamente possível a implantação de equipamentos de lazer, esportes e cultura, a exemplo do Bosque dos Namorados (Zona de Uso Intensivo 1 – ZUI1).
É importante esclarecer que o Licenciamento Ambiental de qualquer atividade ou empreendimento dentro da Unidade de Conservação Parque das Dunas é de competência exclusiva do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do IDEMA, órgão ambiental licenciador estadual, conforme estabelece a Lei Complementar Federal nº 140/2011, não sendo objeto de delegação.
O Governo do Estado reitera seu compromisso com o diálogo federativo e a cooperação institucional, envolvendo a Prefeitura de Natal, o Exército Brasileiro e os Ministérios Públicos Estadual e Federal, com o objetivo de assegurar que qualquer intervenção no Parque das Dunas seja legalmente adequada, ambientalmente sustentável e socialmente benéfica.
Por fim, reafirma-se o compromisso com a preservação do patrimônio natural potiguar, com a gestão participativa das Unidades de Conservação e com o planejamento urbano sustentável, ressaltando que o Parque Estadual das Dunas constitui Patrimônio Natural e Cultural inestimável, cuja integridade deve ser preservada por todos (Poder Público e sociedade) em consonância com o interesse público e o ordenamento jurídico vigente, especialmente a Constituição Federal.
Os jumentos eleitores do PT sambem onde a “governadora” desle mora? É na zona norte, leste e oeste? Kkkk é Sul… Chupa que é de manga,uva e morango do amor..kkkkkkkk
A Afavinu, associação que reúne os familiares das dez vítimas fatais do incêndio no CT do Flamengo, em fevereiro, protestou contra a decisão da Justiça do Rio de absolver todos os setes réus restantes do processo criminal aberto após a tragédia. Por meio de uma nota oficial, eles classificaram a sentença de “grave afronta à memória das vítimas e ao sentimento de toda a sociedade”.
A sentença, assinada pelo juiz Tiago Fernandes de Barros, da 36ª Vara Criminal da Comarca da Capital, apontou “ausência de demonstração de culpa penalmente relevante” e “impossibilidade de estabelecer um nexo causal seguro entre as condutas individuais e a ignição”.
A decisão é em primeira instância. Ou seja: cabe recurso. Os familiares já anunciaram que seguirão “em busca de Justiça”. Diante da absolvição dos réus, eles pedem maior rigor no acompanhamento do caso.
Além dos sete réus beneficiados com esta decisão, outros quatro também já haviam escapado da responsabilização criminal. Dois destes tiveram denúncia rejeitada, um foi absolvido e o presidente do clube na ocasião, Eduardo Bandeira de Mello, teve a possibilidade de punição extinta em 2021, por prescrição.
O Ministério Público havia pedido a condenação de todos os 11 denunciados. Eles respondiam pelos crimes de incêndio culposo qualificado com resultado de morte de dez pessoas e lesão corporal grave em outras três.
Leia abaixo a íntegra da nota da Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu):
“A Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu), que congrega mães, pais, irmãos e demais familiares das dez vítimas fatais da tragédia ocorrida em 8 de fevereiro de 2019 no alojamento da base do Flamengo, manifesta seu profundo e irrevogável protesto diante da decisão proferida pela 36ª Vara Criminal da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, que absolveu em primeira instância todos os sete acusados no processo criminal resultante dessa tragédia.
Entendemos que o papel da Justiça não se limita à aplicação da lei em casos individuais, mas exerce uma função pedagógica essencial na prevenção de novos episódios semelhantes, no envio da mensagem clara à sociedade de que negligências de segurança, falhas na estrutura técnica e irresponsabilidades não serão toleradas — e não cumprir essa função configura, para nós, grave afronta à memória das vítimas e ao sentimento de toda a sociedade.
Relembremos que os jovens falecidos — adolescentes em formação, atletas da base — dormiam em contêineres improvisados, sem alvará adequado, com indícios de falha elétrica, grades de janela que dificultavam a saída, entre outras condições de insegurança“, inicia o comunicado.
“A absolvição dos acusados, sob o argumento de que não se conseguiu individualizar condutas técnicas ou provar nexo causal penalmente relevante, renova em nós o sentimento de impunidade e fragiliza o mecanismo de proteção à vida e à segurança dos menores em entidades esportivas, formativas ou assistenciais no país. A AFAVINU seguirá em busca de Justiça e na esperança de que a decisão seja revista e assim reitera seu pedido de que o processo seja acompanhado com rigor pelos órgãos de recurso para que a sociedade receba a mensagem de que tais condutas não ficarão impunes.
“A decisão judicial, ao não reconhecer a responsailização penal, representa uma falha grave do sistema de justiça em seu papel pedagógico — e como tal, reforça em nós o dever de mobilização civil para fortalecer os mecanismos de fiscalização, transparência e responsabilidade com espaços de formação de jovens.
Para que a morte destes adolescentes não seja em vão, seguimos exigindo dos órgãos de fiscalização (“municipal e estadual) e do poder público em geral — inclusive esporte, juventude e fiscalização de edificações — a implementação de medidas concretas para tornar obrigatórias auditorias frequentes e manutenção prveentiva em alojamentos de atletas, jovens/menores em todos os clubes do país, de modo que tragédias irreparáveis como a do Ninho do Urubu, não se repitam.
Reafirmamos que a memória dos jovens não será silenciada: os nomes deles, suas vidas interrompidas em circunstâncias evitáveis, exigem que continuemos vigilantes”, continua a associação dos familiares.
Conclamamos a imprensa, entidades de defesa dos direitos humanos, movimentos esportivos e toda a sociedade a não permitir que essa decisão se transforme em precedente de que a segurança de crianças e adolescentes pode ser tratada com negligência criminosa. A vida dos nossos filhos tem um valor irreparável e em memória aos 10 garotos inocentes lutaremos, até o fim, por uma Justiça efetiva e capaz de inibir novos delitos com sentenças que protegem as vítimas e não os algozes.
Aos torcedores do Flamengo e a todos os que amam o futebol e as crianças, a AFAVINU faz um apelo: que a paixão pelos clubes se traduza também em compromisso com a vida. Que o amor pelo esporte, que move milhões de corações, seja também amor pela segurança, pela ética e pela memória daqueles dez meninos que sonhavam em vestir, com orgulho, a camisa rubro-negra ou de outros mantos sagrados. O verdadeiro espírito esportivo exige empatia, responsabilidade e humanidade. Honrar esses valores é proteger as futuras gerações de atletas e garantir que o futebol continue sendo motivo de alegria — nunca de luto“, finaliza a nota dos familiares.
A Rússia realizou nesta quarta-feira (22) uma simulação de ataque nuclear, um dia após os Estados Unidos anunciarem o adiamento da segunda cúpula entre Vladimir Putin e Donald Trump.
O Kremlin divulgou imagens do general Valery Gerasimov reportando o exercício a Putin. A simulação incluiu o lançamento de mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir os EUA — uma clara demonstração de força.
O exercício ocorreu em meio a um novo esfriamento nas negociações de paz sobre a guerra na Ucrânia. Após conversas entre o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o chanceler russo, Sergei Lavrov, Washington afirmou que não há planos imediatos para o encontro entre os dois presidentes.
Segundo a Reuters, o impasse se deve à postura “inflexível” da Rússia, que insiste em manter o controle sobre toda a região de Donbass. Trump sugeriu congelar as atuais linhas de frente, proposta vista como razoável por Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.
Mesmo assim, Moscou afirma que os preparativos para a cúpula continuam. “As datas ainda não foram definidas, mas é necessária uma preparação completa”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Enquanto isso, os combates se intensificaram. A Ucrânia relatou seis mortes, incluindo duas crianças, em ataques russos a Kiev e regiões próximas. Já as forças ucranianas afirmam ter atingido uma fábrica de produtos químicos na Rússia com mísseis Storm Shadow.
Zelensky voltou a pedir mais apoio militar e sanções contra Moscou: “As palavras russas sobre diplomacia não significam nada enquanto não sentirem pressão real.”
A mais recente análise da Diretoria de Inovação e Competitividade do Sistema Fecomércio RN confirmou que Ceará-Mirim vem se destacando como um dos novos polos de economia cultural e desenvolvimento territorial do Rio Grande do Norte.
Os dois maiores eventos do município — Santo Antônio do Povo e Festa de Emancipação Política — impulsionaram uma movimentação financeira superior a R$ 12,3 milhões, consolidando o potencial da cidade como referência em turismo de eventos e geração de renda.
Os resultados foram apresentados na manhã desta quarta-feira (22), durante coletiva realizada na sede da Prefeitura de Ceará-Mirim, com a presença de autoridades municipais, representantes do trade turístico, empreendedores e imprensa local.
Economia em alta
De acordo com o estudo, os dois eventos somaram R$ 12,3 milhões em circulação econômica, o equivalente a 1,7% do PIB anual do município, estimado em R$ 721 milhões.
Em apenas quatro dias de programação, Ceará-Mirim gerou uma movimentação comparável a 19 dias de produção econômica típica da cidade.
Os recursos circularam principalmente nos setores de alimentação e bebidas, comércio varejista e ambulante, transporte, hospedagem e serviços de eventos, beneficiando centenas de empreendedores locais — 65% deles microempreendedores individuais ou informais.
Emprego e renda
O levantamento aponta que um em cada quatro empreendedores contratou mão de obra temporária, gerando cerca de 250 postos de trabalho diretos e indiretos.
Os lucros médios variaram entre R$ 2,3 mil e R$ 3,3 mil em apenas dois dias, valor que representa até 196% do PIB per capita mensal do município.
Turismo e projeção regional
Os dois eventos reuniram mais de 70 mil pessoas, número superior à metade da população local.
Desse total, 23 mil eram visitantes vindos de outros municípios e estados, com gasto médio diário de R$ 148 a R$ 160 entre os moradores e R$ 222 a R$ 230 entre os turistas.
O estudo revelou ainda um efeito multiplicador de 1,74 — cada real gasto pelos visitantes gerou R$ 0,74 adicionais na economia local.
As principais origens dos turistas foram Natal, Extremoz, Ielmo Marinho e Parnamirim, além de visitantes de Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal e Bahia, reforçando o papel de Ceará-Mirim como destino regional de turismo cultural de curta duração.
Inclusão e pertencimento
O perfil dos participantes confirma o caráter popular, diverso e inclusivo das festas:
•81% têm renda de até cinco salários-mínimos;
•55% são mulheres;
•53% estão na faixa de 16 a 34 anos.
Mais de 90% dos entrevistados aprovaram a segurança e o ambiente familiar, e 95% afirmaram que pretendem retornar em 2026.
Cultura que gera desenvolvimento
A análise conclui que Ceará-Mirim está construindo um modelo híbrido de desenvolvimento econômico territorial, em que a economia da cultura se torna vetor de renda, geração de empregos e fortalecimento da identidade local.
“Os dados mostram que nossas festas populares não são apenas celebrações culturais — são instrumentos de geração de renda, de fortalecimento da autoestima do nosso povo e de projeção regional de Ceará-Mirim”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
O gestor lembrou que os investimentos nos grandes eventos tiveram início ainda na gestão do ex-prefeito Júlio César, e que a atual administração vem ampliando e profissionalizando essas ações.
“Ceará-Mirim vem se destacando cada vez mais no turismo de eventos, atraindo visitantes, fortalecendo o comércio local e gerando emprego e renda para nossa população. Esse trabalho é contínuo e vem mostrando resultados muito positivos para toda a cidade”, completou o prefeito.
Vídeos de influenciadores digitais são o formato mais visto por crianças e adolescentes brasileiros na internet. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, divulgada nesta quarta-feira (22), 46% dos usuários de 9 a 17 anos assistem a esse tipo de conteúdo várias vezes ao dia.
Em seguida, aparecem séries, filmes e programas (35%), tutoriais (29%) e vídeos de pessoas jogando videogame (23%).
O estudo, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostra também dados específicos da faixa etária de 11 a 17 anos. Estes são os tipos favoritos de vídeo deles:
66%: de pessoas abrindo embalagens;
65%: de tutoriais ;
61%: de produtos recebidos de marcas;
54%: de visitas a lojas ou eventos;
53%: de divulgação de jogos de apostas;
52%: de desafios com marcas;
39%: de sorteios ou concursos.
Metade pediu aos pais algum produto após ver propaganda
Uma das consequências da exposição excessiva a redes sociais é o contato constante com publicidade. Mais da metade dos usuários de 11 a 17 anos afirmou ter visto propaganda digital em diferentes plataformas:
Redes sociais: 55%
Sites de vídeo: 52%
Televisão: 52%
Jogos on-line: 26%
Do total, 51% pediram algum produto após ver propaganda na internet. As preferências variam por gênero:
Meninas: 33% pediram materiais escolares, e 20%, livros, revistas e gibis;
Meninos: 27% pediram jogos ou videogames, e 15%, moedas virtuais para jogos.
Além disso, 63% pesquisaram produtos na internet e 44% buscaram informações sobre marcas no último ano.
85% dos usuários têm perfil em ao menos uma plataforma digital
O WhatsApp é a plataforma mais usada “várias vezes ao dia” por crianças e adolescentes, seguido por YouTube, Instagram e TikTok:
WhatsApp: 53% (várias vezes ao dia) e 15% (todos os dias ou quase todos)
YouTube: 48% (várias vezes ao dia)
Instagram: 48% (várias vezes ao dia) e 11% (todos os dias ou quase todos)
TikTok: 46% (várias vezes ao dia) e 11% (todos os dias ou quase todos)
O estudo mostra ainda que 85% dos usuários de 9 a 17 anos possuem perfil em pelo menos uma plataforma digital. A proporção cresce com a idade:
64% entre 9 e 10 anos;
79% entre 11 e 12 anos;
91% entre 13 e 14 anos;
99% entre 15 e 17 anos.
Celular vence TV entre os dispositivos mais usados
O levantamento aponta que 92% da população de 9 a 17 anos usa internet, o que equivale a 24,5 milhões de crianças e adolescentes — proporção estável em relação à edição anterior.
O celular continua sendo o principal meio de acesso (96%), seguido por:
Televisão: 74%
Computador: 30%
Videogame: 16%
Dispositivos vestíveis ou assistentes pessoais: 7% cada
Pela primeira vez, a pesquisa investigou a frequência de uso dos aparelhos:
74% usam o celular várias vezes ao dia
35% assistem à TV diariamente
8% usam computador de mesa ou portátil todos os dias
Atividades on-line: trabalhos escolares dominam uso
As atividades mais comuns continuam ligadas à escola e à busca de informações:
81% pesquisaram para trabalhos escolares
70% buscaram informações sobre temas de interesse
48% leram ou assistiram notícias
31% procuraram informações sobre saúde
A criação de conteúdo também é expressiva:
33% produziram vídeo, música ou imagem e postaram;
20% escreveram e publicaram ideias ou pensamentos.
65% dos usuários de 9 a 17 anos usaram IA generativa
Pela primeira vez, a TIC Kids Online analisou o uso de inteligência artificial generativa (IA) por esse público:
59% usaram IA para pesquisas escolares ou estudos;
42% para buscar informações;
21% para criar conteúdo;
10% para conversar sobre emoções.
No total, 65% dos usuários de 9 a 17 anos usaram IA generativa para alguma dessas finalidades.
O uso é mais frequente entre adolescentes de 15 a 17 anos do que entre crianças de 9 a 10 anos — por exemplo, 68% contra 37% no caso das pesquisas escolares.
Policiais civis da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR) deflagraram, nas primeiras horas desta quarta-feira (22), a Operação “Selo Quebrado”, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos pertencentes a um cartório, envolvendo ainda falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro.
As investigações apontam que o principal investigado inseriu de forma fraudulenta sua conta bancária pessoal como destino de repasses feitos por clientes e empresas, utilizando ofícios falsificados, e-mails e mensagens de WhatsApp enganosas. Para conferir aparência de legitimidade aos documentos, ele chegou a utilizar o certificado digital de terceiros, induzindo as vítimas em erro.
De acordo com os levantamentos, entre 2021 e 2024, foram desviados aproximadamente R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais). Também foram identificados indícios de ocultação e dissimulação de bens, configurando o crime de lavagem de dinheiro.
O nome da operação, “Selo Quebrado”, faz referência à violação da fé pública notarial, simbolizando a quebra da confiança associada ao selo cartorário, tradicionalmente visto como garantia de autenticidade e legalidade dos atos praticados.
A pedido da Polícia Civil, o Poder Judiciário determinou o sequestro de bens e o bloqueio de valores no montante equivalente ao prejuízo causado, com o objetivo de recompor o patrimônio desviado e garantir a efetividade das investigações.
A primeira-dama Janja Lula da Silva recebeu nesta 4ª feira (22.out.2025) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no hotel em que ficarão hospedados durante visita à Indonésia. Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a mulher do petista aparece fazendo gestos de coração com as mãos. Em seguida ela abraça e beija Lula, assim que ele entrou no saguão do hotel.
O presidente desembarcou em Jacarta (Indonésia) por volta das 18h desta 4ª feira (22.out) no horário local –8h no horário de Brasília. O Poder360 apurou que Janja chegou algumas horas antes de Lula. Os compromissos do chefe do Executivo do país começam na 5ª feira (23.out) e seguem até a 6ª feira (24.out), quando o petista segue para a Malásia.
Janja esteve nos últimos dias em Paris representando o governo brasileiro no “Seminário Internacional Diálogos Transatlânticos: Transição energética, educação ambiental e ODS”, a convite da Associação Autres Brésils. Antes, ela passou 4 dias em Roma, onde acompanhou Lula no Fórum Mundial da Alimentação, evento organizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).
Em 12 de outubro, o presidente Lula publicou decreto aumentando os poderes de Janja no Gabinete Pessoal da Presidência. A medida oficializa que ela agora pode contar com funcionários, cargos comissionados e orçamento próprio para desenvolver projetos e participar de representações oficiais. Além disso, as ações e viagens oficiais da primeira-dama passam a ter respaldo jurídico.
Esse comentador é muito preocupado com o chifre alheio. Freud explica isso viu!
Micheque e seu cabeleleiro que o digam…
Esquerdopata tem tara pela família Bolsonaro, e caso esquizofrenia.
Vagner e o radical, vcs tem mulheres? Então elas devem ser igual a Janja… P..t e sambem enganar os otários. Mas como vcs são jumentos petistas, isso é normal…
Uma fonte da Casa Branca informou à agência de notícias Reuters, nesta quarta-feira (22), que o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, está interessado em encontrar o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na Malásia, onde os dois estarão para participar de uma cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), durante o fim de semana.
A CNN apurou anteriormente que Lula deve encontrar Trump no domingo (26).
O encontro vem sendo articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos EUA, desde que os dois chefes de Estado se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
O governo brasileiro disse que os líderes tiveram um telefonema amistoso, melhorando as perspectivas para as relações bilaterais.
Lula desembarcou nesta quarta-feira (22) em Jacarta, capital da Indonésia, onde dá início a uma visita de Estado de quatro dias ao Sudeste Asiático.
Como parte da agenda, Lula se reunirá com o presidente indonésio Prabowo Subianto. Na ocasião, os dois assinarão atos e memorandos de cooperação entre os países.
O governo brasileiro mapeia oportunidades com o objetivo de fortalecer relações e ampliar o comércio no país asiático.
Ainda na Indonésia, o presidente brasileiro se encontrará com o secretário-geral da Asean para discutir “prioridades” na relação entre o Brasil e a organização.
Depois, Lula viajará para Malásia, na sexta-feira (24), onde participará da cúpula em Kuala Lumpur. Ele também terá uma série de encontros com autoridades e empresários.
A comitiva oficial do presidente é integrada pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Os servidores administrativos da saúde do Rio Grande do Norte realizam, nesta quarta-feira (22), mais um ato público como parte da greve da categoria. A mobilização começou às 8h, em frente ao prédio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em Natal.
O movimento, chamado de “arrastão da greve”, integra o calendário de mobilizações aprovado em assembleia e tem como objetivo pressionar o Governo do Estado a apresentar propostas concretas às reivindicações dos trabalhadores. A paralisação teve início na última segunda-feira (20) e foi aprovada por unanimidade, com duração por tempo indeterminado.
Entre as principais pautas apresentadas pelos servidores estão:
• Redução da jornada de trabalho para 108h mensais (30h semanais) e 144h (40h semanais);
• Gratificação de 20% sobre o vencimento básico;
• Reajuste das gratificações de coordenadores e chefias, congeladas há mais de 20 anos;
• Pagamento das horas extras trabalhadas, conforme o Art. 30 da Lei 694/2022 do PCCR;
• Implementação e pagamento do vale-alimentação.
Segundo o Sindsaúde/RN, a greve é uma resposta à demora do governo em atender demandas consideradas históricas do setor. A categoria afirma que enfrenta sobrecarga de trabalho e falta de valorização. O sindicato reforça ainda que, sem os servidores administrativos, o funcionamento do SUS fica comprometido, reforçando a importância do movimento.
Ninguém ao se aposentar poderia ganhar mais do que o teto da previdência. Essa teria sido a verdadeira reforma da previdência. Mas aguardem cartas esse privilégio de aposentadoria integral para militar vai acabar, podem ter certeza disso, pois a matemática irá se impor. Fica o aviso ao militares, poupem façam sua própria aposentadoria, pois essa mamata não vai se manter de pé por muito tempo. Imagina o IPE daqui a vinte anos com 90% de seus recursos para pagar aposentadoria e pensão para militar.
Imoral, mas é Legal!
O idiotavai pro banheiro e inventa coisa coisa pra fazer lá. Seu bobo. Arruma um pai militar tbem, seu besta.
Se é um direito dela, pronto, acabou! Temos que ter um cuidado muito maior ao enviarmos os BANDIDOS para legislarem em Brasília, eles sim, fazem as devidas MERDAS!
Nada contra a pensão em si, todavia ela sempre trabalhou (ganhando muito mais que a média brasileira), já foi casada, e mesmo assim parasita o estado.
Cadê os liberais dessa nação carcomida, para dar um basta a esse parasitismo? Tirar direito de orelha seca assalariado é fácil, agora mexer no vespeiro aí é mais complicado…
vão ganhar essa pensão vitalicia sem nunca terem assinado uma carteira de trabalho, enquanto o trabalhador comum, tem que trabalhar 45 anos, para receber um salario minino
Grande merda, quantas mulheres recebem essa pensão no Brasil, é só ela. Quanta hipocrisia, imprensa chula.
Hipocrisia é a sua, que sem argumentos lógicos, defende o errado, sabendo que é errado só porque outros também fazem.
Assim poderíamos defender que. mata, trafica ou rouba tb. Pois outros fazem, não é mesmo?
É imoral, e vcs que se levantaram usando o discurso da ética e da moral, agora caem de quatro apiuandp tudo de errado que esse Presidente e seus filhinhos fazem, como fanáticos.
Não pré usa ser petista ou de esquerda pra ver isso. Basta ter conhecimento e caráter.
Acorde alienado útil.
Imoral, não é por que é direito que é certo. Taí o rombo na previdência.
Ela não está errada e lei e quem está, qualquer um que estivesse no lugar dela faria a mesma coisa. Essa lei é que a absurda eu conheço muita gente que nunca fez nada na vida e vive como pencionista com ganhos de até 17mil.
Isso é absurdo…. A lei e que têm de acabar, porém nossa constituição protege o direito adquirido ou seja que tá recebendo vai continuar pois é talvez imoral mais já mais ilegal .
Isso não o mérito de Regina Duarte assumir qualquer cargo público. Agora isso prova o quanto nossa imprensa e imoral.
É um direito dela e ela não faz nada de errado, queria vê se esses hipócritas que estão criticando abririam mão do seu direito.
Não, nasci de berço como ela, não estou em um estado com inúmeras oportunidades como o dela, não tive quem bancasse meus estudos, peguei a educação falida e demorei o meu ingresso no ensino superior, me esforcei para conseguir concluir a graduação e mestrado sem recursos familiares. Muitas vezes passei fome durante o dia, mas, ela desde de 1999 ganha 7 mil aproximadamente e escuto comentários que tem gente que não receberia? É facil falar do seu umbigo quando não consegue olhar ao redor e ver inúmeras pessoas passando necessidade e achamos moral ela receber mesmo sendo mais uma patricinha em nossa sociedade. Vemos várias pessoas debilitadas querendo se aposentar e não podem devido as regras do INSS, agora, é de fácil observação ela ganhando pelo o pai e até o senhor presidente aposentado antes dos 40 anos. Então, eu que sou imoral pedindo justiça diante da desigualdade social?
E O LULINHA? A VIÚVA DO CHE ATÉ HOJE RECEBE PENSÃO AQUI.
A métrica não pode ser o PT.
O mas engraçado é que antes de Regina Duarte ser chamada para cultura, ninguém nunca falou nada sobre ela, o governo dando certo e os PTralhas tudo puto!
Um Recado ao PT, o Brasil é república e não Imperio para se perpetuar no poder!
Os mais cômico é o gado iludido que não lembra do discurso de campanha, é o Brasil. Um ano após a posse ainda lembram do petê que saiu do governo já faz alguns anos.
Abuso dessas regalias e o povo pagando a conta.
Exato, tem que acabar, não por causa dela, mas pq é um absurdo para todos.
Mas por enquanto é direito, igual a todos que tem.
Só souberam disso ontem foi!!!
Porquê não questionaram a LEI antes.
Deixem de chililiques Isso é muito feio.
Só não fica se assim ela desejar.
Cuidado inveja mata.
É legal??
É.
Mas é imoral.
O bom é você querer se aposentar depois de 50 anos de trabalho e ganhar 1 salário, agora, a artista ganha 7 mil hoje, imagina antigamente, não reclamar e acha moral, pois até hoje não pediu para cancelar e a população fica acha isso moral. É difícil querer mostrar o justo para acéfalos, uma vez que a doutrina partidária pesa mais do que a justiça.
Não vejo problemas, no governo temos Olavo como guru, ministro plantador de laranjas, embaixador frustrado, senador das rachadinhas, Jesus da goiabeira, energúmeno da educação, defensor do estado mínimo, secretário de cultura neonazista, maestre que alega que o rock é satanismo e agora temos uma namoradinha do Brasil que já foi casada recebendo pensão como se fosse solteira. Olha que nem falei do presidente pois ele é a polêmica em exercício.
É a nova política kkk.
Falou o adorador de Maduro, Fidel Castro e Lula.
Soltando a lista de ofensas criadas pela cúpula como forma de tentar ofender o presidente do Brasil, eleito democraticamente, sem comprar votos nem políticos.
Ficam soltando frases feitas sem nexo algum.
Ofendem por exemplo a ministra Damares, mulher seria, porque não apoia a pauta da esquerda, tais como desencarceramento em massa, marcha da maconha, marcha das vadias.
Acorda Brasil!!!
A América latrina está sob ataque dessa turma do Foro de São Paulo, criado por Lula e Fidel Castro pra implantar o comunismo na América latrina.
Sempre começam assim.
Tentando denegrir a imagem de pessoas sérias pra tomarem o poder.
Só não tem um chefe de quadrilha que roubou TRILHOES, Luladrao.
A boquinha acabou.
Pra uns e continua pra OUTROS!
Isso é uma sacanagem!!! um tapa na cara do povo brasileiro. Alguém tem que acabar com isso. Desse jeito um soldo/pensão dura mais de 100 anos.
Esse benefício, que é descontado do salário do Militar, já foi extinto desde 2000 por FHC.