Covid-19: Idoso de 81 anos morre após esperar 11 dias por leito de UTI no RN

Foto: Cedida

O idoso João Alves de Souza, de 81 anos, morreu em decorrência do coronavírus na última segunda-feira (16) no Hospital Municipal de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, após esperar 11 dias por um leito de UTI.

Na sexta-feira passada (12), a família do idoso conseguiu uma liminar na Justiça que o dava direito a um leito de UTI especializado de Covid-19 no estado, mas nem assim foi possível. “Não deu tempo. Meu pai já foi pros braços de Deus. Eu só queria uma UTI, eu só queria salvar meu pai. Só isso. Não foi possível. Está doendo muito”, lamentou a filha Janaína Fidélis.

A filha reforça que não espera ver outra família passar por essa situação. “Não deu tempo de salvar meu pai, não conseguimos uma UTI. Que outras famílias não sintam essa dor, que outras famílias consigam uma UTI. O que nos conforta é saber que meu pai está descansando nos braços de Deus, pois ele era um homem de Deus e deixou um lindo legado. Isso nos deixa feliz”, disse.

“Estamos despedaçados, é uma dor inexplicável. Que outras famílias não sintam essa dor. Não deu tempo. Meu lindo paizinho cheio de vida e de sonhos não está mais aqui”.

Na decisão judicial, o juiz Luis Felipe Lück Marroquim deferiu pedido de tutela de urgência para que o Estado providenciasse uma internação “na rede hospitalar pública ou privada” de João Alves de Souza para uma UTI, o que não aconteceu.

Consultada às 16h50 desta terça-feira (16), a plataforma Regula RN, que monitora a regulação dos pacientes em tempo real no RN, apontou que 62 pacientes aguardam por leitos de UTI no estado.

O Tribunal de Justiça do RN já registra 13 processos de 1º grau relativos a pedido de vagas de UTI por conta do novo coronavírus e, em em 2º grau, tem 2 agravos de instrumento (recursos contra decisão de 1º grau), além de um mandado de segurança. Os dados se referem até segunda-feira (15).

G1-RN

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Rodrigo disse:

    Lembro aos bolsominions de plantão que o então Deputado Jair Messias votou SIM junto com o PT para manter essa gastança na Copa 2014.

  2. Paulo Roberto disse:

    Tragédia anunciada. Estamos a 90 dias em isolamento social, cuja única finalidade é dar tempo para a estruturação do sistema de saúde, justamente para evitar esses lamentáveis episódios.
    Além dos seguidos decretos, o que mais fizeram?
    Deixar as pessoas entregues a própria sorte é revoltante!

  3. Rafael Pinheiro disse:

    A governadora Fátima Bezerra continua perdida em relação as ações de combate ao coronavírus. Mesmo com testes mandados pelo governo federal, mais de 100 mil, ela não consegue testar em massa a população. Também não explica o destino dos mais de 136 mil comprimidos de cloroquina enviados pela União. A ineficiência virou a marca do Governo Fátima Bezerra.

    PODEM COLOCAR ESSA MORTE NA CONTA DA INCOMPETENCIA DA (DES)GOVERNADORA DO RN. SALVEM O RN, TIREM FÁTIMA DO GOVERNO… FORA FÁTIMA

  4. Francisco Alves disse:

    Perguntinhas básicas: Por que nenhuma autoridade responde por esse descaso? Aonde foi parar os recursos federais para o combate e enfrentamento ao Covid 19? Por que o RN em 120 dias de pandemia (no mínimo), não se estruturou para dar assistência aos cidadãos?
    Então, alguém responde?
    Enquanto ninguém for responsabilizado por óbitos na rede pública devido negligência, omissão e, o que é pior, por desvio de recursos destinados à saúde, continuaremos a ver na mídia casos como o do Sr. João Alves Souza. Que Deus em sua infinita misericórdia, o tenha num bom lugar e conforte os seus familiares.

  5. Luciana Morais Gama disse:

    O governo do PT preferiu a Copa do Mundo. Investiu em estádios, pois o Brasil não precisava de hospitais (Lula da Silva).

    • Manoel disse:

      Massa de manobra, foi o gordo do Ronaldo que falou isso. E outra, na época da copa, porque só os baderneiros do black bloc/anonymous protestaram contra?
      Qual a razão da classe média falida/preguiçosa só ter protestado depois?

    • Cesar Bomone disse:

      Foi o Presidente PETISTA SIM que dizia que deixa de fazer COPA DO MUNDO e OLÍMPIADAS para construir HOSPITAIS era um RETROCESSO.
      Esquecem também a REVOLTA DO BUSÃO, quando toda a população foi para as ruas dizer que o queriam era HOSPITAIS PADRÃO FIFA, e não estádios de futebol.

  6. Rock Balbor disse:

    ISSO É UM ABSURDO!!!
    CADÊ O HOSPITAL DE CAMPANHA????
    CADÊ OS 600, MILHÕES DE REAIS EM ESPÉCIE QUE BOLSONARO MANDOU????
    PQP…
    É IMORAL.
    Cadê a prestação de contas desse dinheiro, onde foi parar??
    Tô sabendo, que esses irresponsáveis, além de comprar respiradores SUPER FATURADOS , SEM LICITAÇÃO E INEXISTENTES. Fizeram um contrato com uma empresa aérea no valor de 500, mil Reais, isso tem cabimento??
    Em quanto isso, taí o cidadão morrendo a míngua.
    A sacanage e tão grande, que a DESGOVERNADORA, vai pro rádio e televisão, FALAR EM PACTO PELA VIDA.
    TENHA VERGONHA, PESSA PRA SAIR.
    INCOMPETENTE.
    É REVOLTANTE VÉIO!!
    É IMORAL!!

COMENTE AQUI