Saúde

COVID: Brasil registra 648 óbitos e 24 mil novos casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (23):

– O país registrou 648 óbitos nas últimas 24h, totalizando 592.964 mortes;

– Foram 24.611 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.308.178.

O Ministério da Saúde calcula que 20.319.520 pessoas já se recuperaram da covid-19. Outras 395.694 estão em acompanhamento.

A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 532, e a média móvel de novos casos é de 34.166.

Opinião dos leitores

  1. Ainda não é pacífico a criação do coronavírus por laboratório na China ou passou para humanos por consumo de carne de morcegos.
    O ex-presidente desviou mais dinheiro que o Ali Babá, e o presidente um cara que não é confiável.

  2. Ainda bem que a natureza criou esse monstro do Coronavírus.
    Luiz Inácio Lula da Silva, comemorando a criação do Vírus.

    1. É só uma gripezinha. E daí…???
      Negacionista, nunca fez campanha para prevenção.

    2. O governo federal está salvando o Bradil do vírus e de seus perversos efeitos na economia do país. Enquanto isso, a esquerdalha usa politicamente a pandemia, mesmo que isso leve à destruição do país. Nunca se importam com o bem do povo, só com seus podres interesses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Fifa anuncia Mundial de Clubes nos Emirados Árabes Unidos

Foto: REUTERS / LEONARDO FERNANDEZ VILORIA

A Fifa enfim confirmou nesta quarta-feira que o Mundial de Clubes será disputado nos Emirados Árabes Unidos, mais de um mês depois de o Japão desistir de receber o evento, em razão da pandemia de Covid-19. A entidade ainda não definiu a data exata da competição, que será realizada entre janeiro e fevereiro de 2022.

O Mundial terá um representante brasileiro, que será ou o Palmeiras ou o Flamengo. As duas equipes vão decidir a Copa Libertadores no dia 27 de novembro em Montevidéu, no Uruguai. E, como de costume, o campeão sul-americano entrará no torneio mundial com status de segundo favorito, atrás do último campeão europeu, o Chelsea.

Os demais participantes confirmados são o egípcio Al-Ahly, campeão africano, e o neozelandês Auckland City, representando a Oceania. Ainda não foram definidos os vencedores da Liga dos Campeões da Ásia, da Concacaf e do próprio país-sede do evento. O último campeão mundial foi o Bayern de Munique.

O Mundial de Clubes estava com sede e data abertas desde o início de setembro, quando o Japão oficializou sua desistência. O país asiático, que havia acabado de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, alegou dificuldades com a pandemia ao abrir mão do evento do futebol.

Diversos países se candidataram a receber o torneio, até mesmo o Brasil. O prefeito Eduardo Paes anunciou publicamente que o Rio de Janeiro entrara na briga. Mas acabou ficando para trás na disputa nas últimas semanas.

O Mundial de Clubes poderá ser disputado no atual formato pela última vez em 2022. Nos últimos anos, a Fifa vem elaborando mudanças profundas no torneio para receber um número maior de clubes, até 24, principalmente da Europa. Ele poderá ser disputado a cada dois ou quatro anos. Entre idas e vindas, a proposta já gerou polêmica, e a entidade máxima do futebol mundial não avançou com a ideia.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Prefeitura amplia D2 em Natal e trailer da vacinação passa a funcionar também aos sábados

Foto: Giuliano Gomes / PR PRESS

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), amplia nesta quinta-feira (21) os prazos de segunda dose das vacinas contra a Covid-19. A D2 de Oxford vai estar disponível para quem tomou a primeira dose até 31 de agosto, e a segunda dose da Pfizer para quem tomou a D1 até 17 de agosto. Os imunobiológicos estarão disponíveis em todas as salas de imunização, drives e também no trailer da vacina, no Tirol.

A partir deste sábado (23) o trailer de vacinação de Natal, estacionado na calçada do IFRN Nível Central, também passa a realizar a aplicação da primeira, segunda ou terceira dose das vacinas contra o coronavirus. O funcionamento permanece das 08h às 15h, sempre de segunda a sábado, com as vacinas disponíveis para a população de Natal.

Para verificar todos os pontos vacinais, documentação, filas nos drives e perguntas frequentes sobre a vacinação na capital, basta acessar vacina.natal.rn.gov.br . No site também é possível realizar o cadastro de acamados para a D3, caso o usuário não seja cadastrado numa unidade básica de saúde.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC

As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru para receber a segunda dose.

OXFORD

UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 31 de agosto.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

PFIZER

A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta ou ginásio do Sesi para quem tomou a primeira dose até 17 de agosto.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais; e profissionais e trabalhadoresda saúde a partir de 30 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há seis meses ou 180 dias.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal nos últimos 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil tem 50% da população com vacinação completa contra a Covid-19

Foto: Reprodução / Prefeitura de Jundiaí

O Brasil alcançou, nesta quarta-feira (20), a marca de 50% da população geral com imunização completa contra a Covid-19. A informação é de um levantamento realizado pela Agência CNN com base em dados das secretarias estaduais de Saúde de todo o país.

O índice inclui vacinados com o esquema de duas doses (Pfizer, AstraZeneca e Coronavac) e a dose única (vacina da Janssen). Segundo o balanço, 106.764.063 pessoas já receberam a segunda dose ou dose única no país.

Em relação à população apta para a vacinação, que considera os indivíduos acima de 12 anos, o percentual de totalmente imunizados é de 69,3%. Segundo o Ministério da Saúde, 110.980.594 brasileiros estão com o esquema vacinal completo.

A campanha de vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus teve início no Brasil no dia 17 de janeiro deste ano.

Até o momento, 320 milhões de doses foram distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) aos estados e municípios. Desse total, 262,7 milhões de vacinas foram aplicadas, sendo 151 milhões para a primeira dose e 110 milhões com o esquema vacinal completo.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícias do RN e da Paraíba prendem dois suspeitos de homicídios em Cuité/PB

Foto: Reprodução

Policiais civis da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santa Cruz, em ação conjunta à Delegacia Especializada de Capturas e Polinter (DECAP) e à Polícia Civil da Paraíba (PCPB), deram cumprimento, durante diligências da Operação “Vaquejada de Sangue”, nesta quarta-feira (20), a dois mandados de prisão preventiva em desfavor de José Leonardo dos Santos, 24 anos e de Guilherme Vindoura da Silva, 21 anos.

Os mandados de prisão foram expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, em decorrência da suspeita da prática dos crimes de dois homicídios e de três tentativas de homicídios, praticados no dia 3 de outubro deste ano, na zona rural do município de Cuité/PB.

José Leonardo foi detido na cidade de Japi; no momento da abordagem, ele também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. No local, foi apreendida uma espingarda calibre 12, sem registro. José Leonardo foi encaminhado ao sistema prisional da Paraíba, onde permanecerá à disposição da Justiça. Guilherme Vindoura foi detido em Parnamirim e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Sobre o caso

No dia 3 de outubro de 2021, acusados e vítimas estavam em um bar no Sítio Batentes, zona rural de Cuité, logo após terem participado de uma festa (vaquejada), quando, por volta das 05h, após desentendimento durante uma partida de sinuca, os acusados surpreenderam às vítimas, efetuando vários disparos, que levou a óbito, ainda no local, Rui Barbosa Santos Júnior, 19 anos, e Alison Costa Santos, 21 anos, além de atingir outras três pessoas, sendo duas mulheres e um adolescente de 17 anos que estavam no ambiente.

As investigações foram iniciadas pela Polícia Civil da Paraíba, por meio do Núcleo de Homicídios/GTE/13ª DSPC, foram coletadas provas que apontaram que os dois suspeitos dos crimes eram da cidade de Japi, situada no Rio Grande do Norte (RN), identificados como sendo José Leonardo dos Santos e Guilherme Vindoura da Silva.

Na delegacia, durante interrogatório, José Leonardo confessou a prática dos homicídios e das tentativas de homicídios, praticados na zona rural de Cuité, confessando ainda que no dia 30 de julho do corrente ano, havia cometido um homicídio na cidade de Japi/RN. Em seu interrogatório, Guilherme Vindoura também confessou a prática dos homicídios e das tentativas de homicídios em Cuité, mas alegou que a arma de fogo que utilizou para prática dos crimes foi vendida em um sítio na cidade de Japi, no dia seguinte à prática criminosa.

As prisões representam uma integração policial que transpõem fronteiras estaduais, imbuída do dever de repressão aos crimes contra à vida. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPI DA COVID: Empresário fica em silêncio durante acareação com servidor da Sesap

Foto: Reprodução / Eduardo Maia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte teve mais uma reunião na tarde desta quarta-feira (20), quando estava prevista uma acareação entre empresário da Paraíba e servidor da Secretaria Estadual de Saúde Pública. No encontro, porém, o empresário convocado preferiu permanecer em silêncio e os deputados aprovaram requerimentos para a investigação.

Para a reunião desta quarta-feira, estava prevista uma acareação entre o servidor Ralfo Cavalcanti de Medeiros, da Unicat, com o empresário Paulo Ricardo Leão Anse, dono da empresa Leão Serviços, que forneceu material de EPI para o Governo do Estado durante a pandemia. No entendimento dos parlamentares, havia contradições nos depoimentos prestados até agora, já que servidores da Sesap informaram a inexistência de entrega de sapatilha com gramatura 50 g/m², enquanto o empresário Paulo Ricardo afirmou que houve uma primeira entrega de sapatilha com gramatura 50 g/m², só havendo posteriormente a alteração no termo de referência. Os servidores da Sesap, contudo, afirmaram que a determinação de gramatura 50g/m² ocorreu devido a erro de digitação e que não teria recebido produtos nesse parâmetro. Um servidor informou que a alteração na modalidade de empenho foi realizada após solicitação da empresa Leão, mas o empresário Paulo Ricardo afirmou, em depoimento anterior, que em nenhum momento a empresa realizou tal solicitação.

A acareação buscava sanar essas dúvidas, mas o empresário Paulo Ricardo Leão utilizou seu direito de permanecer em silêncio, já que ele e o servidor Ralfo Cavalcanti estavam depondo como investigados. O servidor da Sesap, contudo, aceitou responder aos questionamentos dos parlamentares e voltou a dar explicações sobre sua versão acerca do contrato.

Ao fim da oitiva, o presidente da CPI, deputado Kelps Lima (Solidariedade), o relator Francisco do PT, além dos deputados membros Getúlio Rêgo (DEM) e George Soares (PL), aprovaram requerimentos solicitando mais documentos por parte da empresa, principalmente com relação à negociação para entrega dos EPIs e sobre o termo de referência, assim como concordaram em reverter o servidor Ralfo Cavalcanti à condição de testemunha na investigação.

Informações

Na abertura da reunião, o presidente Kelps Lima explanou aos demais parlamentares que as informações acerca da Operação Lectus, da Polícia Federal e que teve como alvo a Sesap, foram repassadas à comissão. Além disso, ele também informou que a defesa do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, solicitou informações acerca dos elementos que justificaram a quebra de sigilos telefônico, bancário, fiscal e telemático de Gabas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

FOTOS: Geap celebra o Outubro Rosa para incentivar o controle do câncer de mama e promover a conscientização sobre a doença

Como marca de evidência no setor da saúde suplementar brasileiro, a Geap comemora a tradicional campanha Outubro Rosa, todos os anos, para alertar a sociedade sobre diagnóstico precoce, tratamento, causas e outras questões relacionadas ao câncer de mama – doença que acomete principalmente mulheres, e, mais raramente, homens também.

Neste ano, apresenta o tema “Em outubro, o nosso universo é rosa “

Neste dia 20 de outubro em todo Brasil a Geap comemorou o Dia D Outubro Rosa, incentivando o controle do câncer de mama e promovendo a conscientização sobre a doença

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-vice-governador aponta milhões no caixa do RN e chama Fátima de “genocida”

Foto: Reprodução

O ex-vice-governador do RN, advogado Fábio Dantas, voltou a apontar o que ele classifica como falta de planejamento nas finanças do Governo do Rio Grande do Norte. Consultando as páginas oficiais sobre a liberação de recursos para a saúde na gestão Fátima Bezerra, Fábio identificou a existência de cifras milionárias no caixa do Estado, saldo que pode ser destinado ao custeio da SESAP, inclusive para realizar pagamentos atrasados com empresas terceirizadas.

O saldo apurado em 30 de setembro, conforme consulta feita ao site oficial: consultafns.saude.gov.br, ultrapassa o valor de R$ 188 milhões.

“É querer fazer valer a regra: “Devo, não nego, tenho dinheiro, mas pago quando quiser”, disse Fábio Dantas. Fábio disse ainda que a governadora Fatima Bezerra defende os interesses do PT acima das necessidades do povo do Rio Grande do Norte, cometendo verdadeiras atrocidades na gestão. “Uma verdadeira genocida”, classifica Fábio.

Diante dessa realidade, os profissionais terceirizados que prestam serviços nos hospitais do Rio Grande do Norte entraram em greve na segunda-feira (11). A paralisação desse serviço tem afetado inclusive a alimentação de plantonistas e acompanhantes de pacientes.

“Os salários estão atrasados. Os trabalhadores deveriam ter recebido no quinto dia útil do mês, mas estão sem previsão. Está sendo um problema constante. Estamos paralisando praticamente todos os meses, por causa disso”, foi o que disse o presidente do Sipern, Domingos Ferreira, por ocasião do protesto.

Em resposta, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte afirmou, por meio de nota, que o pagamento dos serviços contratados aos prestadores tem sido feito regularmente ao longo dos últimos meses e está “em tratativas para equacionar possíveis eventualidades”.

Portal Grande Ponto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ministro da Cidadania anuncia Auxílio Brasil a partir de novembro

Foto: Reprodução / CNN Brasil

O ministro da Cidadania, João Roma, confirmou na tarde desta quarta-feira (20) que o Auxílio Brasil começa a ser pago no mês de novembro e terá valor mínimo de R$ 400. “Não estamos aventando que o pagamento se dará sobre crédito extraordinário”, disse o ministro, sem detalhar a fonte de recursos para o novo programa social que substitui o Bolsa Família.

João Roma destacou ainda que o auxílio emergencial finaliza agora em outubro. “O auxílio emergencial em tempo recorde conseguiu atender de forma eficaz atender metade da população brasileira. Atendeu aqueles que tiveram suas atividades afetadas em razão da pandemia’.

De acordo com Roma, o auxílio emergencial consumiu R$ 358 bilhões entre 2020 e 2021. “Estamos chegando ao final desse benefício que serviu para milhões de brasileiros terem dignidade e sustentarem suas famílias, que foram impedidos de atuar suas atividades profissionais.

O Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil, novo programa social do governo federal, dominou as discussões na terça-feira (19). A informação de que o anúncio sobre o benefício seria feito ainda na tarde de ontem e que o novo programa pagaria mais que os R$ 300 inicialmente propostos acendeu sinal de alerta sobre como o programa poderia ser financiado.

Com o reflexo negativo da notícia no mercado financeiro e a proposta da PEC dos Precatórios –que é essencial para a definição do novo programa social–, ainda a ser votada pela comissão especial da Câmara dos Deputados, o governo decidiu cancelar o anúncio do programa sem definir nova data.

Além disso, houve um impasse sobre o texto da Medida Provisória que cria o Auxílio Brasil com o relator do texto, o deputado federal Marcelo Aro (PP-MG). Após o cancelamento do anúncio, ele se reuniu com os ministros da Cidadania, João Roma, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, e com o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o projeto.

De acordo com Aro, ele é favorável ao valor de R$ 400 do benefício, que foi anunciado pelo Palácio do Planalto. No entanto, ele disse que foi surpreendido pelo aumento, já que o valor até então seria em torno de R$ 300, e não há recursos para isso.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Bolsonaro faz parada não programada em Baraúna após passagem por Mossoró

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma nova parada não programada no Rio Grande do Norte. Após desembarcar em Mossoró na manhã desta quarta-feira (20), o mandatário cumprimentou apoiadores em Baraúna, no Oeste potiguar.

Bolsonaro passou por Mossoró acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Eles seguira para Russas, no Ceará, para anúncio da licitação de continuação das obras do trecho III do Eixo Norte da Transposição do São Francisco.

Após o evento em Russas, o presidente fez rápida visita ao município de Baraúna, cumprimentou e tirou fotos com pessoas. Um vídeo com imagens dos momentos foi publicado no Twitter do presidente.

Agora RN

Opinião dos leitores

  1. Essa é a pesquisa REAL, as pagas, encomendadas, estão mostrando números que conflitam a essa receptividade que o presidente tem por onde passa.
    Mas a esquerda resolveu viver no mundo fictício, eles acreditam nas pesquisas e criam a narrativa que todos essas pessoas são seguranças de Bolsonaro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Onde o Presidente chega é recebido pela população, mesmo sem avisar, mesmo sem programar antecipadamente. Não paga a movimento social para que leve seus membros, nem financia o deslocamento de partidários, tudo é feito de forma espontânea e autêntica, bem diferente do que vimos nas campanhas de 2002, 2006, 2010 e 2014.
    Os institutos de pesquisas deram como eleitos, Haddad para presidente, Dilma no senado e Manuela na prefeitura de Porto Alegre, entre tantos outros que não venceram.
    Já as ruas demonstram a realidade. Que tal lembrar do 7 de setembro de 2021? Qual a dúvida que existe? Como foi a manifestação da esquerda na paulista dia 02 de outubro de 2021 com a presença das lideranças da esquerda, tinha quantos gatos pingados? Essa é a pesquisa real!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

SUPERAÇÃO: Goleiro volta a atuar após morte da mãe por covid, leva nove gols, mas é ovacionado pela torcida adversária

Foto: Reprodução / Samara Miranda

O goleiro Edivandro fez o que pode para segurar o Clube do Remo na noite da última terça-feira, no Baenão, e ajudar o Galvez a garantir vaga nas quartas de final da Copa Verde. Até que conseguiu boas defesas, mas saiu de campo goleado por 9 a 0. O resultado, entretanto, acredite, foi um mero detalhe para o jogador. Com uma história de volta por cima na carreira, foi ovacionado pela torcida adversária.

Com 38 anos, Edivandro parou de jogar após ser impactado pela Covid-19. A mãe do atleta acreano foi uma das mais de 600 mil vítimas da pandemia no Brasil até aqui. Desmotivado, preferiu pendurar as chuteiras. Mas voltou um ano e seis meses depois para ajudar o Galvez na temporada.

Os gols foram saindo na capital paraense e, mesmo assim, Edivandro recebia o carinho das arquibancadas do Baenão. A torcida azulina, apelidada de Fenômeno Azul, cantava o nome do jogador entre uma defesa e outra. O arqueiro, inclusive, ainda ajudava a puxar o coro. Muito mais do que lamentar cada bola que pegava no fundo da rede, ele queria aproveitar poder voltar a fazer o que gosta.

– Só tenho a agradecer a Deus. Eu já tinha parado no futebol, um ano e seis meses sem treinar, minha mãe tinha falecido de covid, falei pra mim que não iria jogar mais. É a vida que segue… Pra quem não estava nem treinando, o que fiz hoje já é mérito de Deus. Não pude tirar as que foram gol, se tiro estava com o resultado de 0 a 0, mas as que tirei, tenho certeza, teria agregado mais no placar. Teria sido mais de 14, sei lá – falou Edivandro.

Ao final do confronto pela competição regional, Edivandro recebeu uma camisa do Remo, time que ganhou a torcida do jogador pela conquista da Copa Verde.

GE

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *