Economia

Crise argentina já é comparável ao desastre da Venezuela

O presidente Alberto Fernández e a vice, Kirchner: guerra aberta em pleno desmoronamento da economia – Foto: Matías Baglietto/Getty Images

Já faz tempo que Argentina e crise soam como sinônimos — entra governo, sai governo e o vizinho do sul não consegue se livrar da urucubaca política e econômica que o arrasta para o abismo. A pandemia pegou o país com uma dívida impagável, os preços subindo sem controle e a pobreza enchendo as calçadas de pedintes. Ao longo dos meses de estagnação e medidas impopulares, Alberto Fernández, o burocrata que o peronismo instalou na Casa Rosada, rompeu de vez com sua criadora e vice, Cristina Kirchner.

Resultado: uma sequência de resultados negativos. Em março, o índice de inflação foi de 6,7%, o segundo mais alto do mundo, atrás apenas da Rússia em guerra (7,6%). Em abril, foram os juros que fizeram os argentinos chorar: o Banco Central os elevou pela quarta vez e a taxa anual chegou a 47%, um recorde planetário.

As perspectivas são desanimadoras. A inflação anual bateu em 55,1% e o mercado calcula que, ao fim deste 16º ano consecutivo de taxa na casa dos dois dígitos, ela dispare para 65%, o maior índice desde 1991. Quem tem de tocar a vida nesse ritmo reclama do supermercado, da farmácia e da padaria, onde é necessário muito jogo de cintura para driblar os acréscimos constantes, e mais ainda do colégio e do plano de saúde, de onde partem aumentos fulminantes — e incontornáveis — três ou quatro vezes por ano.

No acumulado do primeiro trimestre, só os gastos com educação subiram 27,9%. “Esses saltos arrebentam o orçamento da família de classe média”, diz Marina Dal Poggetto, diretora da consultoria EcoG.

O Instituto para o Desenvolvimento Social da Argentina (Idesa) calcula que, dos 46 milhões de argentinos, 40% se situam na classe média, mas só metade dessa parcela está na chamada “classe média acomodada”, com salários acima do equivalente a 15 000 reais por mês e poupança em dólar.

Os demais se acumulam na “classe média frágil”, que depende da soma dos ganhos de vários membros da família e, se um perde o emprego, o grupo todo pode cair na pobreza. Com o futuro em risco, a qualidade de vida desmorona. “A classe média argentina vive pior do que a do Brasil, do Chile e do Uruguai”, afirma o economista Jorge Colina, presidente do Idesa.

Antes acessíveis, bens como automóveis viram objeto de desejo distante. Segundo a Associação de Concessionárias, o zero-quilômetro mais barato — em abril era o Fiat Mobi, a 2 260 500 pesos (95 000 reais) na versão básica — está 75% mais caro do que há um ano. Diante dessa realidade, carro zero, roupas novas e lazer saíram da lista de compras de gente que, nos bons tempos, não abria mão disso.

Imerso no seu dramático tango político-financeiro, o país está perto de tomar o lugar da Venezuela de pior performance na América Latina. Nos domínios de Nicolás Maduro, a inflação no primeiro trimestre não passou de 11% e a projeção para o ano elaborada pelo Credit Suisse baixou de 150% para 70%, graças a uma política monetária mais realista, a acenos positivos para a promoção de negócios e à expectativa de aumentar as exportações de petróleo.

Já na Argentina, o governo de Fernández patina em um círculo vicioso: em choque aberto com Kirchner, que pisa na tecla popular de resistência a arrochos, e enfraquecida pela derrota nas urnas nas eleições legislativas do ano passado, a Casa Rosada abriu a torneira do gasto público, com aumentos de subsídios e planos sociais, o que aprofundou os desequilíbrios. Os vizinhos que se cuidem — no país natal do papa, as bruxas estão soltas e não dão sinal de se recolher tão cedo.

Com informações de Veja

Opinião dos leitores

  1. O Brasil é o próximo. Ganhe Bolsonaro ou Ganhe Lula. Só governo populista, que quer gastar cada vez mais sem freio.

  2. O Brasil já está desgraçado com esse presidente maldito, a alta da inflação e a miséria tem assolado nosso país.
    É rico casa dia mais rico e pobre se achando rico passando fome e aplaudindo sua própria desgraça.

    Pobre país do Bozomiliciano.

  3. Geralmente quem fala no aumento da gasolina não lembra do porque está assim, venderam parte da Petrobrás e roubaram o resto

    1. E quem vendeu foi o pai dos pobres (Lula), e ninguém fala sobre isto!!!

  4. E a crise de nosso país? Ninguém comenta ? Ficam se trussidando dois lados em quanto o país está na miséria ética, financeira e humana !

    1. Só se for no seu país, o meu Brasil vai de vento em popa, basta acompanhar os especialistas sérios em economia.

    1. A petezada deveria ir tudo pra lá. Vão bando de hipócritas!!

    2. Ou imbecilidade. A gasolina é baixa, mas à população não tem dinheiro para abastecer , burro! Vai morar lá e deixa a gente em paz !
      Ler a matéria e tenta entender o texto. Falta de paciência para essa gente petista.

    3. Ou imbecilidade. A gasolina é baixa, mas à população não tem dinheiro para abastecer , burro! Vai morar lá e a gente em paz !
      Ler a matéria e tenta entender o texto. Falta de paciência para essa gente petista.

  5. A Venezuela na ponta como um dos Países mais Ricos em Reserva de Petróleo do Mundo.
    O que o Xavismo fez com esse país heim??
    Taí um governo Socialista, na Cara dos brasileiros pra vê como é que eles fazem.
    Erra quem quer o voto.
    E a Argentina?
    Segue no Mesmo rumo.
    Repito!
    Erra quem quer.
    Parem, olhem, escutem, reflitam e tire suas conclusões.
    Vcs tem prestado atenção no que o Lula Ladrão da Silva vem Falando na sua pre campanha??
    Olhe bem o que falou nas últimas semanas.
    Se esse ladrão botar os pés as mãos de novo nessa mina chamada de Brasil, os brasileiros todos sem exceção, estará fufu…

  6. Se for julgar pelas amizades, Lula era amigo de Hugo Chávez. É amigo de Ortega, Maduro e do “Castro” sobrevivente. Aliáis, se deixar, adotaria as mesmas medidas bolivarianas por aqui.

  7. Matéria com real intuito de tirar o foco da miséria que a nação pobre brasileira vem passando nas mãos desse governa para os ricos. Inflação lascando no centro aqui quem danado quer saber da Argentina, queremos saber daqui.

    1. Eu quero saber de tudo o que se passa ao lado. Lembra do Efeito Orloff? Sempre tem um imbecil com essas teorias de “tirar o foco”. Quem governava pra ricos era Lula (bancos, empreiteiras, “campeões nacionais’, eikes, joesleys, mantendedoras vagabundas, devedores subidiados do BNDES, partidos políticos com ministérios de porteria fechada).

    1. Vc tá ‘bem informado’. Diversas leis forma aprovadas no Brasil para soltar as amarras da economia. O que vai trazer resultados no longo prazo. O contrário do que faz a Argentina.

  8. Todos os Países que optaram por governos de esquerda estão em situação extremamente difícil e a população literalmente lascada. Veja aí Venezuela, Argentina, Cuba.

    1. isso mesmo,este é o resultado do fecha tudo a economia a gente ver depois

  9. O esquerdista é do mau mesmo. Os caros ganham a vida mentindo /roubando. Aos fatos, A Argentina foi governada por uns 15 anos pela esquerda radical antes de Macri. Macri entrou com o país quebrado e fez muita coisa boa. Porém, o país é tão esquerdista que Macri de direita não durou muito e os argentinos elegeram mais um esquerdista para que a esquerda continuasse o trabalho de destruição do país antes de Macri. Na venezuela não é diferente, antes do ditador de esquerda maduro, a venezuela era governada por outro esquerdista ditador, Hugo Chavez.

  10. Até onde sei, o presidente da Argentina não é Macri. Parem de falar mer…. acorda, esse povo petista são cheios de narrativas.

  11. Se o PT tivesse ganho a eleição de 2018, hoje estaríamos em situação parecida com a Argentina. O povo do PT, só quer saber do PT. Peço a Deus que ganhe com qualquer um, menos o PT.

    1. Que medidas de “extrema direita” foram implementadas sob a gestão Macri? Que políticas econômica dele tiveram apoio franco do Legislativo peronista?

    2. Essa doença pega? O homem daqui está corrigindo os desmandos de 14 anos de PT e 02 de PMDB, não entendi xiquinho kkkk, Maurício Macri era amigo de Bolsonaro? O fato é que vcs precisam sair das cordas, pedir ao safado para ir pra rua, deixar de falar asneiras, palavrão, mentiras, bem como, vcs também precisam ir a luta, dia primeiro de maio, no Anhembi, mesmo com um show de Daniela Mercuri pago pela prefeitura, o homi passou três horas suando dentro do carro de segurança esperando juntar meia dúzia de gato pingado, vcs não viram?

  12. No Brasil a classe média é formada por milhões funcionários públicos estaduais e federais e em muitissima menor proporção por donos de micro e pequena empresas, essa classificação de classe média frágil nos fazem lembrar da nova classe média baixa C lulista-dilmista que são na verdade da classe socio-econômica pobre D que o governo salvador dos pobres e oprimidos da esquerda brasileira com sua mágica tabela de classificação social e econômica inseriu 50 milhões de pessoas pobres ou classe D na chamada nova classe média baixa C fajuta.

  13. Muitoooo distante, eles tem o turismo forte!
    Mas vamos lá, o presidente anterior, Macri, fez o mesmo que o nosso gênio da economia está fazendo, entregando tudo para os empresários e deixando de fora os pobres.

    1. O que o governo lá “entregou”? Que cortes de gastos foram feitos? O que foi desregulamentnado para facilitar quem queria investir?

    2. Esse Macri era amigo do nosso MITO? Ser for, vou votar nulo.

  14. Minha Nossa Senhora, quem está operando esse desmantelo com los hermanos são os amigos de LULINHA PAZ E AMOR? será que corremos o risco de ir para o mesmo buraco da Venezuela do outro amigo, seria um desastre.

  15. Antes que alguma cavalgadura venha falar: Qual foi a medida ‘neoliberal’ implantada pelo governo Macri? a) privatizações; b) desregulametações;c) diminuição do déficit publico.

    1. Para de falar 💩 gado imundo e mostre os números.
      Macri foi um desastre.

    2. Vc só sabe xingar, né? Já que vc foi o primeiro a zurrar, responda aí ao que perguntei.

    3. Macri não teve a mesma coragem que o nosso Mito teve, enfrentar a GANGUE.

    4. Como é NostraDeu, esse Macri era amigo do peito de quem mesmo? Deixa de ser analfabeto cagao, Deus fez o mundo redondo para não deixar canto para vc fazer montinho de rejeitos e vc ainda vive se sujando cabra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Efeito Tagliaferro gera reforma em equipe de Moraes e ministro fica sem juiz de confiança há 8 meses

Foto: Reprodução/Instagram

O vazamento de conversas entre o ex-assessor Eduardo Tagliaferroe o ex-juiz instrutor Airton Vieira, ambos ex-integrantes das equipes do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), provocou uma debandada na assessoria do magistrado. A equipe do ministro segue desfalcada mais de oito meses após o início das mudanças.

Em janeiro deste ano, Moraes dispensou Airton Vieira da sua equipe no STF sem tornar o processo público ou fornecer informações sobre as mudanças. Entre fevereiro e março, foi a vez dos juízes auxiliares Rogério Marrone de Castro Sampaio e André Solomon Tudisco deixarem o gabinete do ministro. Sampaio trabalhava com Moraes desde 2018 e Tudisco desde junho de 2024.

Procurado, o gabinete não forneceu informação sobre as substituições que ainda precisam ser feitas.

Essas dispensas fizeram com o que os juízes de apoio do ministro na condução dos seus mais de 2,7 mil processos passassem de quatro para um no intervalo de três meses. Apenas o juiz auxiliar Rafael Tamai Rocha se manteve no cargo e foi ele que, em plena tramitação das ações penais do suposto golpe de Estado, assumiu extraoficialmente a função de instrutor.

O juiz instrutor é responsável pela etapa de instrução em processos criminais de competência do STF. Quem exerce esse cargo tem como prerrogativa ouvir testemunhas, realizar interrogatórios de réus e colher manifestações em procedimentos de colaboração premiada.

No gabinete de um magistrado como Moraes, cuja atuação criminal é demandada por grandes casos, o juiz que exerce a função de instrutor vira automaticamente uma espécie de braço direito ou homem de confiança do ministro, como era Airton Vieira até eclodir o caso Tagliaferro.

Vieira esteve no centro do caso revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, que divulgou áudios em que ele e Tagliaferro compartilhavam fora do rito legal informações do STF para munir as decisões de Moraes no TSE. Um ano após o vazamento das conversas, Tagliaferro ameaça divulgar novas mensagens que comprovariam o direcionamento de Moraes em processos contra bolsonaristas.

O ex-assessor faz barulho nas redes e trata de lembrar Moraes como possíveis falhas na montagem da sua equipe expuseram os bastidores do seu gabinete na condução de processos sensíveis.

Moraes só foi recompor parcialmente o seu gabinete em maio deste ano com a nomeação da juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ela também atuou de forma improvisada como instrutora na ação penal do suposto golpe, tendo sido responsável pela oitiva de dezenas de testemunhas.

Mas Moraes segue desfalcado sem a presença de um novo juiz instrutor e mais um auxiliar na sua equipe. Ele costumava ser o único do STF a contar com autorização para ter quatro assistentes, diante do volume de trabalho em seu gabinete por causa dos inquéritos criminais que conduz.

Os demais ministros são obrigados por resolução a exercerem as suas atividades com o apoio de três magistrados, mas há exceções recentes, como Cristiano Zanin, que atualmente possui dois juízes instrutores e dois auxiliares.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jovem de Assú morre após acidente em lancha durante festa na Lagoa do Bonfim, em Natal

Foto: Reprodução/focoelho

Um jovem de Assú perdeu a vida na noite deste domingo (24), após um grave acidente na Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, região Metropolitana de Natal. A vítima foi identificada como Matheus, que participava de uma festa no local.

De acordo com informações repassadas ao Focoelho pelo pai da vitima, Matheus estava em uma lancha, ao atracar a embarcação, no momento em que os motores foram desligados, Matheus decidiu pular na água. No entanto, a hélice ainda estava em movimento e acabou sugando o jovem, provocando um profundo ferimento em sua perna, que se estendia da coxa até a panturrilha.

Testemunhas relataram que Matheus conseguiu retornar à superfície e chegou a avisar que havia se ferido. Rapidamente, ele foi retirado da água, mas o corte era grave e causou intensa perda de sangue. Mesmo após tentativas de reanimação e o socorro imediato para a UPA, o jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta das 18h25.

O caso gerou comoção entre familiares e amigos do jovem assuense.

Com informações do Focoelho.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Nilda se pronuncia após afastamento político da vice Katia Pires

Foto: Reprodução

A prefeita de Parnamirim, Professora Nilda, se pronunciou oficialmente após o rompimento político com a vice-prefeita Katia Pires. Em publicação nas redes sociais, Nilda disse ter sido surpreendida pelos últimos acontecimentos, mas reforçou que segue firme no comando da gestão municipal.

Na nota, a prefeita afirmou que aprendeu a fazer política preservando “a confiança, o respeito e, acima de tudo, a lealdade com quem não solta nossa mão”. Nilda também destacou que o afastamento não compromete sua relação com o partido União Brasil nem com o senador José Agripino, a quem declarou respeito e admiração.

Confira a íntegra do posicionamento divulgado pela gestora:

“Os últimos acontecimentos me surpreenderam, levando meu afastamento político da vice-prefeita. Mas aprendi a fazer política preservando a confiança, o respeito e, acima de tudo, a lealdade com quem não solta nossa mão.

Este afastamento não abala a parceria com o partido União Brasil e a relação de respeito e admiração com o senador José Agripino. Essa relação permanece firme e inalterada.

Nosso trabalho em prol de Parnamirim segue firme e sólido, com as bênçãos de Deus e de mãos dadas com todos que almejam o melhor pelo nosso povo.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Flamengo faz 8 a 0 no Vitória e aplica maior goleada no Brasileiro de pontos corridos

Foto: Sergio Moraes/Reuters

O Flamengo aplicou nesta segunda-feira (25) a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, formato adotado em 2003. No Maracanã, o time da Gávea fez 8 a 0 no Vitória.

Pedro, com três gols, Samuel Lino, com dois, Arrascaeta, Luiz Araújo e Bruno Henrique construíram o placar elástico.

Até então, a maior diferença da competição havia sido de sete gols, registrada em três confrontos: Goiás 7 x 0 Juventude (2003), Cruzeiro 7 x 0 Bahia (2003) e São Paulo 7 x 0 Paysandu (2004).

Na história do Nacional, a maior goleada pertence ao Corinthians, que fez 10 a 1 no Tiradentes, do Piauí, em fevereiro de 1983.

Com o resultado diante do Vitória, o Flamengo se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 46 pontos. O Palmeiras, que também jogou nesta segunda e venceu o Sport por 3 a 0, aparece na segunda posição, com 42.

Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desgaste de Lula com CPMI do INSS pode ser incalculável, diz especialista

Foto: Ricardo Stuckert

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) representa um potencial risco político significativo para o governo, conforme análise de Jean Castro, CEO da Vector Relações Governamentais. O momento é considerado delicado, pois coincide com uma fase de recuperação nos índices de aprovação.

A dinâmica da CPMI envolve três figuras principais no processo legislativo: o presidente da comissão, responsável pelo rito e estabelecimento de pautas; o relator, que elabora o texto final; e o líder partidário.

Segundo Castro, o governo precisará ser cauteloso na escolha de seus representantes para a comissão, pois o nível de desgaste do presidente Lula (PT) com a CPMI pode ser incalculável. Apesar do Planalto ter acesso privilegiado a dados e informações que podem auxiliar na defesa de suas posições, a natureza imprevisível das CPMIs pode resultar em reviravoltas significativas no decorrer das investigações.

A história das CPMIs no Brasil demonstra que os papéis podem se inverter durante as investigações, com possíveis mudanças de narrativa ao longo do processo. É comum que aqueles inicialmente vistos como vítimas virem protagonistas, e vice-versa.

Castro explica que a base governista deverá dedicar especial atenção à fase inicial dos debates, pois este momento definirá os principais pontos a serem investigados e poderá influenciar todo o desenvolvimento posterior dos trabalhos.

CNN – William Waack

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PGR pede a Moraes reforço de policiamento no entorno da casa de Bolsonaro para evitar suposta fuga

Foto: Adriano Machado/Reuters

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu nesta segunda-feira (25) para que a Polícia Federal reforce o efetivo policial no entorno da casa de Jair Bolsonaro (PL). No documento enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), Paulo Gonet defende que a corporação mantenha uma equipe em tempo integral no endereço.

“Parece ao Ministério Público Federal de bom alvitre que se recomende formalmente à Polícia que destaque equipes de prontidão em tempo integral para que se efetue o monitoramento em tempo real das medidas de cautela adotadas, adotando-se o cuidado de que não sejam intrusivas da esfera domiciliar do réu, nem que sejam perturbadores das suas relações de vizinhança”, disse.

A solicitação foi feita após pedido do líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ). O deputado federal protocolou na última sexta (22) um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente.

Ele disse ter informações “seguras” de que o ex-presidente planeja pedir asilo político à Embaixada dos EUA. O uso da tornozeleira não impediria isso porque ele conseguiria chegar em pouco tempo à unidade diplomática antes que a Polícia Federal pudesse interceptá-lo.

O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto e só deixou o local no último dia 16 para realizar exames médicos.

Nesta segunda-feira (25), o STF intimou a PGR a se manifestar sobre os esclarecimentos dados pela defesa de Bolsonaro sobre supostos descumprimentos de medidas cautelares.

O prazo se encerra na manhã de quarta-feira (27). Os autos foram enviados pela Secretaria Judiciária do Supremo.

O procurador-geral Paulo Gonet deve se pronunciar sobre as revelações feitas pela Polícia Federal de que Bolsonaro tinha em seu celular, desde fevereiro de 2024, uma minuta de pedido de asilo político destinada ao presidente da Argentina, Javier Milei.

A PGR pode se posicionar pela manutenção de Bolsonaro em prisão domiciliar ou pelo endurecimento da medida, com pedido de prisão preventiva do ex-presidente.

A defesa de Bolsonaro disse ao STF que a minuta de um pedido de asilo não pode ser considerada uma tentativa de fuga do Brasil ou descumprimento de medidas cautelares. O documento, segundo o advogado Celso Vilardi, não é um “fato contemporâneo” e porque não houve fuga.

Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de São Gonçalo promove mutirão de inscrições e credenciamento para ocupar mil vagas de emprego

O Ginásio Poliesportivo Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi, São Gonçalo do Amarante, tornou-se um polo de oportunidades, nesta segunda-feira (25), para centenas de pessoas. Entre os inscritos, Jéssica Nascimento relatou a expectativa: “Eu já havia participado do processo seletivo da Teleperformance, mas não me saí bem. Me sinto muito acolhida pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para me qualificar e enfrentar novamente a seleção da empresa.”

Com a inscrição de 1.200 pessoas, o mutirão se destacou por seu grande alcance e impacto socioeconômico. Os participantes receberão capacitação em diversas áreas, como redação, digitação e outras competências exigidas pelo mercado de trabalho.

As atividades serão realizadas em três locais e períodos diferentes. Entre 25 e 29 de agosto, as aulas acontecerão no Teatro Municipal, com 165 participantes e, simultaneamente no IFRN, Campus São Gonçalo do Amarante, atendendo 130 pessoas. Já entre 01 e 05 de setembro, as atividades ocorrerão na Universidade Aberta (UAB), com 200 participantes, garantindo estrutura adequada para todos os inscritos com acesso a computadores.

Jusseni Tavares, secretária de Desenvolvimento Econômico, destacou a importância da ação: “É um sonho realizado. Proporcionar empregabilidade para a nossa gente significa aumentar a renda das famílias, fortalecer a economia e abrir caminhos para novas oportunidades.”

Rose Câmara, gerente de carreiras do SENAC, ressaltou: “Essa ação gera impactos diretos no desenvolvimento socioeconômico da cidade. Estamos qualificando profissionais que vão ocupar vagas e contribuir para o crescimento do comércio e dos serviços na região.”

Aline Andrade, do setor de Empregabilidade da Teleperformance, comentou: “Com essa qualificação, os participantes ficam mais preparados e confiantes para conquistar uma vaga de emprego, transformando suas vidas e a realidade de suas famílias.”

O prefeito Jaime Calado também enfatizou a relevância socioeconômica do projeto: “Para mim, um ato como esse é mais importante do que construir dois edifícios. Estamos investindo no capital humano da cidade, aumentando a competitividade e mudando vidas. Cada participante aqui representa um impacto positivo na economia local.”

Após o credenciamento, os participantes receberam orientações sobre as turmas e horários. A aula de abertura já estava agendada para a tarde desta segunda-feira (25) com quatro horas de duração, abordando orientações comportamentais e oratória, sendo ministrada simultaneamente em duas turmas, no IFRN, Campus São Gonçalo, e no Teatro Municipal.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após rompimento com Kátia, Nilda recebe apoio de 15 vereadores

Em meio a um início de semana turbulento na política de Parnamirim, após a descoberta de suposta tentativa de golpe político da vice-prefeita Kátia Pires, que teria sido flagrada conspirando contra a gestora municipal, a Prefeita Nilda fez uma demonstração de força política, ao reunir os 15 vereadores de sua base aliada.

A Prefeita Nilda postou em suas redes sociais, que fez uma “reunião de alinhamento com todos os vereadores, trabalhando juntos por Parnamirim”. Os vereadores tomaram conhecimento de todo o teor do motivo do rompimento e demonstraram apoio à gestora municipal.

Segundo um experiente político da cidade, Trampolim da Vitória, “Nilda foi corajosa, pois conseguiu, em apenas sete meses, fazer o que vários gestores anteriores não conseguiram em mais de vinte anos, “que foi enfrentar e mostrar a verdadeira Kátia Pires”. Nilda sai fortalecida do episódio.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Grávida é agredida com socos, chutes e puxões de cabelo por homem em SP

Uma jovem de 18 anos, grávida de quatro meses, foi agredida com socos, chutes e puxões de cabelo por um homem no meio da rua na madrugada de sábado (23), em General Salgado (SP).

A violência começou após a mulher reclamar do motorista que passou próximo a ela e aos amigos na rua.

Uma câmera de segurança registrou o crime. Pelo vídeo é possível ver que o homem desce do carro e começa a violência contra a mulher.

No momento da agressão, a vítima voltava de uma lanchonete junto com dois amigos, que não ajudam a conter o suspeito.

As agressões só param quando a mulher do agressor consegue segurar ele. Na sequência, ele entra no veículo e foge. O suspeito não foi localizado pela polícia.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“Converso com todos os lados”, diz Gilmar sobre Bolsonaro vetar críticas

Foto: divulgação

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira, 25, que tenha conversado recentemente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas admitiu já ter dialogado “no passado” e afirmou ter recebido “muitos interlocutores”.

A declaração foi feita após a Polícia Federal (PF) divulgar, em um relatório tornado público na última semana, uma orientação de Bolsonaro ao deputado federal licenciado (PL-RJ) Eduardo Bolsonaro para ele “esquecer qualquer crítica” ao ministro do STF. Em 27 de junho, o parlamentar enviou três arquivos a Bolsonaro, posteriormente apagados, em que perguntava se poderia compartilhá-los.

“Nesses tempos, não (falei com Jair Bolsonaro). Mas tive muitas conversas com ele no passado e recebi muitos interlocutores. Todos sabem que eu converso com todos os lados da política há muito tempo. De modo que não há nenhuma conversa minha com o presidente. Agora, porque ele determinou ou sugeriu que não fizesse crítica a mim?“, disse Gilmar, após participar de um evento do Grupo Esfera, em São Paulo.

Gilmar reconheceu ser um “interlocutor” no Supremo.

“Talvez, porque eu seja um interlocutor (…) Quando uma colega de vocês (vê muitas pessoas no meu gabinete) diz que lá parece o Pátio dos Milagres, porque junta gente de diversas origens”, continuou.

Relatório da PF

“Em resposta, JAIR BOLSONARO informa que o conteúdo não deveria ser compartilhado, e diz para EDUARDO que “esqueça qualquer crítica ao Gilmar”, possivelmente se referindo ao ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal. O ex-Presidente então afirma que tem “conversado com alguns do STF” e que “todos ou quase todos, demonstram preocupação com sanções”, referindo-se às medidas que viriam a ser adotadas pelos Estados Unidos contra o Estado brasileiro. Por fim, JAIR BOLSONARO pede que a conversa continue por meio de ligação telefônica.”

Os diálogos foram recuperador do celular do ex-presidente no âmbito da Petição 14.129/DF, conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O relatório final da PF concluiu que Jair e Eduardo Bolsonaro atuaram para obstruir investigações no Brasil e pressionar autoridades, inclusive por meio de articulações internacionais.

O Antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *