Geral

PESQUISA GENIAL/QUAEST: 46% são a favor do Impeachment de Moraes; 43% são contra

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem o apoio de 46% da população, enquanto uma parcela de 43% não é favorável à medida, segundo a pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (25).

O levantamento mostra ainda que 11% dos entrevistados não sabem e/ou não respondeu.

Após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), parlamentares de oposição se movimentaram para conseguir que um processo de impeachment fosse aberto contra Moraes.

Atualmente, há mais de 29 pedidos de impeachment contra o ministro, mas, até o momento, nenhum avançou.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas pela Quaest, pessoalmente, entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] RN registra 65 mil raios em quatro meses e cidades do Oeste e Seridó lideram ranking

Imagens: Divulgação/Neoenergia Cosern

O RN registrou 65 mil descargas atmosféricas entre janeiro e abril de 2026, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Climatempo. O número representa um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a distribuidora, no mesmo período foram registradas 3.144 ocorrências no sistema elétrico provocadas por raios, um crescimento de 40% na comparação anual.

Mesmo com o aumento das descargas atmosféricas, o impacto sobre os consumidores caiu 14,3%, totalizando 178 mil unidades afetadas por interrupções no fornecimento de energia.

Segundo Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern, o resultado está relacionado a investimentos no reforço da rede elétrica, com ampliação da instalação de para-raios e uso de equipamentos telecomandados, que ajudam a identificar falhas com mais rapidez e reduzir o tempo de restabelecimento.

Cidades mais atingidas

Os dados apontam maior concentração de raios nas regiões Oeste, Seridó e Alto Oeste potiguar. Os municípios com maior número de descargas foram:

  • Apodi (3.616)
  • Mossoró (3.223)
  • Caraúbas (2.972)
  • Caicó (2.877)
  • Governador Dix-sept Rosado (2.747)
  • Campo Grande (2.731)
  • Assú (2.414)
  • Upanema (2.356)
  • Serra Negra do Norte (1.666)
  • Santana do Matos (1.462)

Segundo Burgos, essas regiões concentram redes elétricas mais extensas e áreas abertas, o que aumenta a exposição às descargas atmosféricas.

Apesar do aumento expressivo no número de raios, a empresa destaca que houve melhora na capacidade de resposta do sistema elétrico, com redução no impacto direto sobre os consumidores e maior agilidade na recomposição do fornecimento em casos de interrupção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “Extorsão e chantagem”: vereador Léo Souza denuncia campanha de difamação em Natal

Imagens: Reprodução/Léo Souza

O vereador de Natal, Léo Souza (Republicanos), afirmou nas redes sociais que está sendo vítima de um processo de extorsão, chantagem, calúnia e difamação, envolvendo uma pessoa ligada ao período de sua campanha eleitoral.

Segundo ele, o caso se arrasta há cerca de um ano e envolve ameaças e cobranças que ele classifica como ilegais, ultrapassando o campo político e atingindo sua família.

Léo Souza afirma que o episódio evoluiu para o que chama de “campanha de exposição e difamação articulada”, após ele se recusar a ceder às exigências apresentadas.

O vereador disse ainda que tentou apresentar sua versão dos fatos, mas encontrou um ambiente que considera “orquestrado” e sem disposição de diálogo. Ele afirma que o caso já está judicializado e que houve decisão favorável em uma das medidas.

Por fim, declarou que seguirá exercendo o mandato normalmente enquanto aguarda o andamento das investigações e decisões judiciais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fim da escala 6×1? Comissão acelera debates e pode votar mudança ainda em maio

Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de redução da jornada de trabalho no regime 6×1 avançou nesta terça-feira (5) na tramitação do tema e acelerou o cronograma de discussões. A expectativa é de que o texto possa ser votado ainda na segunda quinzena de maio.

O colegiado aprovou requerimentos para a realização de audiências públicas com ministros de Estado, representantes do Banco Central, centrais sindicais e setores produtivos. Também foram autorizados estudos técnicos e simulações para avaliar os impactos da proposta na economia, no emprego e na renda.

Entre os convidados das discussões estão o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, além de representantes de entidades sindicais e empresariais. As primeiras reuniões devem ocorrer nos próximos dias.

O plano de trabalho prevê ao menos dois debates semanais em Brasília e encontros em estados como Paraíba, Minas Gerais e São Paulo. O relator da comissão, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), pretende apresentar seu parecer até 20 de maio, com possibilidade de votação no colegiado no dia 26 e envio da proposta ao plenário ainda no fim do mês.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paulinho Freire será coordenador-geral da campanha de Álvaro Dias ao Governo do RN

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, será o coordenador-geral da campanha de Álvaro Dias ao Governo do Rio Grande do Norte.

A escolha reforça o alinhamento político, a sintonia administrativa e o entrosamento construído entre Paulinho Freire, Álvaro Dias e Babá Pereira, pré-candidato a vice-governador na chapa.

Com reconhecida capacidade de articulação, liderança política e trânsito entre lideranças municipais, estaduais e nacionais, Paulinho assumirá a condução estratégica da campanha, contribuindo diretamente para a organização política, a ampliação de apoios e o diálogo com a sociedade potiguar.

A campanha de Álvaro Dias ao Governo terá como marca o diálogo, a defesa do desenvolvimento regional, a geração de empregos, o fortalecimento dos municípios e a construção de um novo projeto para o Rio Grande do Norte.

Com Paulinho Freire na coordenação-geral, a pré-campanha ganha musculatura política e amplia sua capacidade de articulação em todas as regiões do Estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alinhamento em Pauta: Vereador Professor Italo Siqueira cumpre agenda com Ezequiel Ferreira e Wolney França

A manhã desta terça-feira (5) foi de importantes definições políticas e administrativas para Parnamirim. O vereador Professor Italo Siqueira participou de uma reunião estratégica com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, e o secretário de Tributação do município, Wolney França.

No encontro, o trio debateu o fortalecimento do alinhamento entre as esferas estadual e municipal, focando em projetos e ações que visam o desenvolvimento da cidade. A pauta reforçou a união de forças políticas para garantir que as demandas da população parnamirinense continuem sendo atendidas com eficiência.

O presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira, destacou a importância da sintonia entre as lideranças. “Nosso objetivo é consolidar um trabalho que já mostra resultados colhidos lá na ponta, para o cidadão. Estamos reafirmando aqui uma parceria que vem dando muito certo e que seguirá firme em prol do crescimento de Parnamirim”, disse.

A reunião sinaliza um momento de coesão política, unindo a experiência legislativa e a gestão técnica para planejar os próximos passos administrativos da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA REAL TIME BIG DATA: 40% dos brasileiros consideram que a economia piorou, enquanto 31% avaliam que houve melhora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Dario Durigan (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Divulgação)

A percepção negativa da economia predomina no país: 40% dos brasileiros dizem que a situação piorou, enquanto 31% avaliam que houve melhora, segundo pesquisa da Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (5).

O cenário econômico influencia diretamente o ambiente político. O levantamento indica disputa equilibrada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno, com vantagem para Flávio.

Os dados mostram diferenças claras por faixa de renda. Entre quem ganha até dois salários mínimos, Lula lidera com 46%, contra 30% de Flávio. Já na faixa de dois a cinco salários mínimos, há empate técnico: 37% para Flávio e 35% para Lula.

Entre os eleitores com renda acima de cinco salários mínimos, Flávio Bolsonaro aparece à frente, com 36%, enquanto Lula tem 30%.

A pesquisa também aponta que 79% dos entrevistados ganham até cinco salários mínimos, grupo mais sensível à inflação e ao custo de vida, fatores que pesam na avaliação do governo e no comportamento eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump faz novas críticas ao papa e afirma que Leão XIV ‘está colocando os católicos em perigo’

Foto: ALBERTO PIZZOLI e JIM WATSON / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o papa Leão XIV e afirmou que o pontífice estaria “colocando católicos em perigo” ao supostamente relativizar o risco de o Irã ter armas nucleares.

A declaração foi dada em entrevista ao comentarista Hugh Hewitt. Durante a conversa, Trump acusou o papa de considerar aceitável que o Irã possua armamento nuclear — algo que não foi defendido publicamente por Leão XIV.

O papa, por sua vez, tem reiterado posições em favor da paz e da negociação diplomática, negando apoio a conflitos ou armamentos nucleares.

As críticas fazem parte de uma sequência de ataques recentes de Trump ao líder da Igreja Católica, a quem já chamou de “fraco” e “péssimo”.

Diante da tensão, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, viajará ao Vaticano para se reunir com representantes da Santa Sé. O objetivo é discutir temas como Oriente Médio, segurança internacional e cooperação bilateral. O episódio também tem reflexos políticos internos nos EUA, em meio ao cenário pré-eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

90% dos eleitores brasileiros são a favor da redução da maioridade penal para 16 anos, diz pesquisa Real Time Big Data

Foto:Titi-Flickr

Pesquisa da Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (5) mostra que 90% dos brasileiros são favoráveis à redução da maioridade penal para 16 anos. Outros 10% são contra.

O apoio é maior entre eleitores do senador Flávio Bolsonaro, com 96% favoráveis e 2% contrários. Entre os que declaram voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 81% apoiam e 16% rejeitam a proposta.

A redução da maioridade penal exige mudança na Constituição, que hoje considera inimputáveis menores de 18 anos. Atualmente, adolescentes que cometem infrações são punidos conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Defensores da medida argumentam que crimes graves devem ser punidos com mais rigor. Já críticos avaliam que a mudança não reduz a violência e pode ampliar o encarceramento juvenil.

A pesquisa foi realizada de 2 a 4 de maio de 2026. Foram entrevistadas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais no Brasil. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-03627/2026.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] BG comenta anúncio de Carlos Eduardo que está fora da disputa do Senado: ‘desconvidado’

BG traçou uma linha do tempo, comentando a carreira política, as polêmicas e problemas de relacionamento em razão da arrogância e prepotência, dificuldade em formar um grupo político ao seu redor, falhas na gestão enquanto prefeito de Natal, além do histórico das recentes derrotas de Carlos Eduardo nas últimas eleições que disputou ao comentar o anúncio do ex-prefeito de Natal de que está fora da disputa por um vaga no Senado.

“Carlos Eduardo soltou uma nota melancólica, dizendo que não será candidato porque o partido União Brasil não disponibilizou recursos financeiros. Foi desconvidado”, comentou BG.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Servidores da Saúde do Estado fazem mais uma paralisação, mas Cadu Xavier insiste em dizer que há ‘comprimisso’ do governo

Servidores estaduais da Saúde realizaram mais uma paralisação nesta terça-feira (5), cobrando do Governo do Estado recomposição salarial.

Curiosamente e até ironicamente, no mesmo dia, o ex-secretário do governo Fátima e pré-candidato ao governo estadual, Cadu Xavier dava entrevista ao programa Contraponto, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas, na 96 FM. Durante a entrevista, Cadu citou a palavra ‘compromisso’ pelo menos nove vezes, ao falar sobre os servidores.

O fato foi tema de comentário de Bruno Giovanni no programa Meio Dia RN de hoje. “Cadu diz que este é o governo que tem mais compromisso com o servidor. Não sei qual o servidor que Cadu se refere. Em relação à educação, greves no ano passado, paralisações. A saúde é paralisação semana sim, semana não. A polícia, apesar da convocação de concursados na semana passada, circulam no WhatsApp textos de policiais instatisfeitos, mas Cadu citou nove vezes a palavra ‘compromisso’ hoje para se referir ao tratamento dado pelo governo aos servidores. Eu tô querendo buscar com quem é esse compromisso. Porque com a população do Estado não é. É um descompromisso completo”, comentou o BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *