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A crise no setor de transporte coletivo de passageiros por ônibus continua fazendo estragos na região Nordeste. Há registros de falência de empresas de ônibus em várias capitais nordestinas. Em Natal, a Viação Campos, que atuava no transporte intermunicipal, encerrou suas atividades.
Em Fortaleza, quatro empresas faliram depois da licitação em 2012 e outras duas – a Santa Cecília e a Ceará Grande – estão em recuperação judicial. Em Maceió, uma empresa tradicional faliu mesmo depois da licitação do transporte público em 2014.
Em Salvador, um dos três consórcios de empresas que ganharam a licitação em 2014 teve a falência decretada. Em Fortaleza, a falência mais recente foi a da Fretcar, que operava com transporte intermunicipal e urbano. A empresa anunciou ter chegado o momento de parar “por absoluta falta de condições econômico-financeiras para prosseguir honrando com os compromissos”.
A Fretcar foi uma das empresas vencedoras da licitação pública ocorrida em 2009 para a operacionalização das linhas intermunicipais do interior do Ceará e respondia por 5 por cento do transporte urbano de Fortaleza.
Em comunicado interno, a Fretcar destacou que a pandemia do Covid-19 trouxe a redução drástica e sistemática do número de passageiros, acarretando enormes prejuízos”.
Em nota pública, o Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) lamentou o encerramento das atividades da empresa e destacou que “essa é a crise mais grave já enfrentada pelo setor”.
Ainda segundo a nota do Sindiônibus, mesmo com o retorno da economia, em Fortaleza, o número de passageiros está em 65% se comparado com a demanda registrada em 2019.
Na capital cearense, as empresas de transporte coletivo contam com um subsídio mensal no valor de 6 milhões de reais.
O Sindiônibus alertou para a situação de outras duas empresas Santa Cecília e Ceará Grande, que entraram com pedido de recuperação judicial por falta de opção.
E a Jardinense?
Só empresas INTERMUNICIPAIS.
Agora veja se tem uma de transporte coletivo urbano quebrada… Agora tenha!?
As empresas urbanas são ASSALTANTES DO POVO POBRE BRASILEIRO. Do Oiapoque ao Chuí estão todas mamando. Elas tiram subsídio das prefeituras, especialmente da capitais e cobra duas vezes do passageiro. Todo setor social desse país tem podridão. Ao invés de consertar privatizam. Aja desgraças
Só empresas INTERMUNICIPAIS.
Agora veja se tem uma de transporte coletivo urbano quebrada?
As urbanas são ASSALTANTES DO POVO POBRE BRASILEIRO
Com a alta do diesel a tarifa não suporta mais tanta gratuidade e meia-passagem. Como o reajuste real, de acordo com a inflação, é inviável, as empresas estão quebrando.
Agradeça ao governo federal ele não está quebrando só as empresas de ônibus e sim quase todos os segmentos
Vamos todos ficar em casa,a economia agente vê depois.Esse magote de desgraçados da esquerda são uns trates mesmo.
O serviço só piora, vai terminar usando apenas idosos e estudantes. É triste como decaiu muito, fora as ingerências dos administradores.
Cidades Governadas pela esquerda tão quebrando tudo.
Até vendedor de dindin faliu.
Meu carrinho esta pronto esperando a minha hora.
Se Natal tivesse metrô decente a população não seria tão dependente dessas empresas.
Tem uma solução rápida e fácil, vasta estimular e spoiar a criação de una cooperativa de motoristas e cobradores, onde cada motorista operaria seu proprio veículo e rodaria em distema de rodízio nas linhas predeterminadas pela STTU.