A partir desta sexta-feira (26) o cruzamento da Av. Prudente de Morais com a Av. Governador Juvenal Lamartine, mais conhecida com a Av. Beira Canal, passará por mudanças no trânsito. É o que informa a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).
Segundo a pasta, a mudança consiste na implantação de um semáforo para veículos na Av. Prudente de Morais, no sentido Zona Sul/Petrópolis, semáforos para pedestres em todos os lados do cruzamento e acessibilidade nas calçadas. Também foram implantadas a ligação das ciclofaixas da Av. Governador Juvenal Lamartine com os dois lados da Av. Prudente de Morais, facilitando a travessia do ciclista.
Com as mudanças, o motorista que podia seguir em frente livremente no sentido Petrópolis não poderá mais fazer isso, parando para garantir a travessia do pedestre e do ciclista de um lado para o outro da Av. Prudente de Morais, beneficiando os alunos de três escolas da região.
A STTU ressalta que a implantação do semáforo está em período de testes, podendo haver retenções no trânsito ao longo do dia, e que a equipe de engenharia da pasta está acompanhando o novo funcionamento do cruzamento para realizar os ajustes necessários.
Mais uma parada obrigatória realizada por uma Secretaria q deveria promover a fluidez do trânsito.
Cada vez mais o trânsito de Natal piora.
Não vejo uma discussão com a sociedade. Somente imposições, reprovadas pela população.
Falta um engenheiro de tráfego e vontade política (recursos) pra construir passarelas e outros recursos p garantir a fluidez do trânsito. Natal está quase parada, intransitável em horários de pico e essas mudanças só pioram
acho que o sonho irrealizável desses gestores é achar que um dia o natalense vai de bicicleta p/ o trabalho p/ chegar atrasado e vai abandonar seu automóvel (inclusive o da maioria foi há pouco tempo adquirido com redução de IPI do governo Lula). Tirem esse sonho da cabeça e comecem, sim, a pensar em juntar dinheiro p/ fazerem túneis porque nem mesmo voces kkkk gestores dão exemplo de ir de bicicleta p/ o trabalho. A obra ali na BR com a Av Maria Lacerda, aquilo ali ficou perfeito, parece país de primeiro mundo! É disso que precisamos, e não de semáforos.
Concordo. Parem de fazer remendos em nossa malha viária , que já foi exemplar.
Deviam eram começar a pensar em um viaduto ou tunel. Natal não aguenta mais semáforos. A mobilidade de carros já está bastante comprometida e ainda colocam mais um sinal p/ o transito ficar mais lento ainda? Esses gestores lunáticos não percebem isso? Tá bom de contratarem técnicos mais especializados do sudeste do país, porque esses daqui da Prefeitura acho que esqueceram de tudo o que estudaram na vida.
Tudo bem, mas é um absurdo manter a faixa exclusiva de ônibus no trecho entre a Alberto Maranhão e a Ceará-Mirim. Podem ter certeza que isso Vai causar um caos de retenção tanto no cruzamento da Prudente com a Alberto Maranhão quanto da Prudente com a Ceará-Mirim.
Vai dar m… E m… grande. Se o local necessita de uma passarela, ponham uma passarela! Não inventem um nó no trânsito!
Ficou horrível isso. Uma avenida com trânsito denso como a Prudente, de repente fica com apenas uma faixa para quem segue para Tirol/centro. A da esquerda fica para o retorno, como já era antes, e a da direita para ônibus. Aí ainda colocam um semáforo. Vai ficar totalmente inviável andar por esse trecho!
É partir pra pegar o desvio para a Romualdo mesmo.
Os resultados das pesquisas Genial/Quaest divulgados nos últimos dias apresentam uma tendência de afastamento dos eleitores que dizem que “não têm posicionamento político” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O voto daqueles que afirmam não apoiar nem Lula nem Bolsonaro, tampouco ser de esquerda ou de direita, deverá ser fundamental para decidir as eleições presidenciais de 2026.
De acordo com o levantamento, em alguns temas específicos, esses eleitores passaram a concordar mais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que com Bolsonaro.
A seguir, como se posicionaram os eleitores que “não têm posicionamento político” acerca de diversos temas, segundo a Genial/Quaest.
TENHO MAIS MEDO DE LULA CONTINUAR OU DE BOLSONARO VOLTAR?
De acordo com o levantamento divulgado na 5ª feira (21.ago), entre os eleitores que não são apoiadores nem de Lula, nem de Bolsonaro; nem de esquerda, nem de direita, 46% afirmaram que têm mais medo de Bolsonaro voltar a ser o presidente da República do que Lula se reeleger. Em julho, esse número era de 38%.
Já 25% disseram que têm mais medo da continuidade do governo Lula, uma queda em relação aos 31% que diziam o mesmo em julho. Outros 19% afirmaram que têm medo dos 2, 7% não sabem ou não responderam e 3% disseram não ter medo de nenhum dos 2 cenários.
Esta pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos. Foram entrevistadas 12.150 pessoas de 16 anos ou mais, de 13 a 17 de agosto. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Eis a íntegra (PDF – 9 MB).
A PRISÃO DOMICILIAR DE BOLSONARO É JUSTA OU INJUSTA?
Outra pesquisa Genial/Quaest divulgada na 2ª feira (25.ago.2025) mostra que, entre os eleitores que afirmam “não ter posicionamento político”, 60% responderam que a prisão domiciliar de Bolsonaro, decretada por Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi justa.
Nesse grupo de eleitores, 29% disseram que considerava a prisão injusta. Além disso, 11% afirmaram não saber ou não responderam.
Este levantamento entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais de 13 a 17 de agosto. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Eis a íntegra (PDF – 6 MB).
POR QUE BOLSONARO PARTICIPOU DA CHAMADA DE VÍDEO?
Um dos motivos expostos por Moraes na decisão que levou à prisão domiciliar de Bolsonaro foi o descumprimento das medidas cautelares anteriormente impostas.
O descumprimento, segundo o ministro do STF, se deu quando o filho de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ligou para o pai e colocou-o em viva-voz durante uma manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 3 de agosto.
A Genial/Quaest perguntou aos entrevistados por que Bolsonaro teria participado da chamada durante o ato. 62% responderam que “Bolsonaro queria provocar Alexandre de Moraes e fez isso de propósito” e 21% disseram que “Bolsonaro não compreendeu bem as regras impostas por Alexandre de Moraes e errou”. Outros 17% disseram não saber ou não responderam.
BOLSONARO PARTICIPOU DE UMA TENTATIVA DE GOLPE?
Ainda nesta pesquisa Genial/Quaest, os eleitores foram perguntados se achavam que Bolsonaro participou de um plano de tentativa de golpe após sua derrota eleitoral em 2022.
Entre os eleitores “nem-nem”, 58% responderam que sim, enquanto 25% disseram que não. Em março, 52% disseram que sim e 24% que não.
Além disso, de acordo com o levantamento mais recente, 15% disseram não saber ou não responder (eram 24% em março), enquanto 2% afirmaram que não houve tentativa de golpe (eram 0% em março).
Nesta segunda-feira (26), João Câmara deu um passo histórico na educação potiguar ao se tornar o primeiro município do Rio Grande do Norte a oferecer transporte escolar com ar-condicionado. A Prefeita Aize celebrou a entrega de uma nova frota terceirizada composta por 18 ônibus escolares todos climatizados, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos da rede pública municipal.
A frota segue todos os padrões de segurança exigidos por lei e atenderá a Zona Rural do município. A gestão municipal optou por um modelo terceirizado, o que garante veículos sempre em boas condições de uso, com manutenção adequada e maior eficiência no atendimento.
Nos últimos anos, o congelamento de óvulos tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por mulheres que desejam planejar a maternidade com autonomia e segurança. Entre os motivos, estão priorizar a carreira, aguardar o parceiro ideal ou questões médicas, como endometriose ou tratamentos contra o câncer.
“Com mais acesso à informação e o avanço das técnicas, é possível decidir com calma o melhor momento para ser mãe”, explica a Dra. Anna Beatriz Bezerra, ginecologista especializada em reprodução assistida do DNA Fértil.
O procedimento é recomendado idealmente entre os 30 e 35 anos, quando os óvulos ainda têm boa quantidade e qualidade. “Após os 35, a fertilidade começa a cair mais rápido, mas ainda assim é válido congelar os óvulos se não houver perspectiva de engravidar ou em casos médicos específicos”, afirma a médica.
Na prática, o processo envolve a estimulação ovariana por 10 a 12 dias aproximadamente, acompanhada por monitoragem ultrassonográfica e exames hormonais. Entre os benefícios do procedimento, está a preservação da qualidade dos óvulos e aumento das chances de sucesso em uma gestação futura.
Segundo a Dra. Anna Beatriz, “o congelamento de óvulos ainda jovem pode oferecer até 70% de chance de gravidez, enquanto a gestação espontânea tem cerca de 20% por ciclo. Quanto antes, melhor”, reforça a especialista, acrescentando que o procedimento é seguro, com riscos mínimos. “A medicina reprodutiva evoluiu muito, tornando o tratamento mais seguro e acessível para quem deseja preservar a fertilidade”, completa.
No Rio Grande do Norte, o laboratório DNA Fértil vem se destacando neste tipo de procedimento, oportunizando que muitas mulheres preservem a sua fertilidade, oferecendo não apenas a tecnologia de ponta, mas também acolhimento às pacientes. “Entendemos que congelar os óvulos é muito mais que um procedimento, é um sonho, uma escolha de vida. Por isso, oferecemos tecnologia avançada e um cuidado acolhedor, para que cada mulher se sinta segura, respeitada e confiante em preservar seu futuro”, destaca a Dra. Anna Beatriz.
Além da técnica, o laboratório oferece um acompanhamento personalizado e apoio emocional durante todo o processo. “Nossa equipe multidisciplinar está sempre disponível para esclarecer dúvidas, acolher anseios e aliviar medos, garantindo confiança e segurança para cada paciente”, pontua a médica.
O congelamento de óvulos surge, assim, como uma alternativa para mulheres que desejam mais liberdade para planejar sua vida pessoal, profissional e familiar, sem abrir mão do sonho de se tornarem mães no momento ideal.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre João Perestrello, no bairro de Mãe Luiza, em Natal, não irá funcionar nesta quarta-feira (27), após um confronto entre facções criminosas nas proximidades da unidade.
De acordo com comunicado emitido pela direção do CMEI, a decisão foi tomada como medida preventiva para garantir a segurança das crianças, famílias e colaboradores.
“A decisão foi tomada com foco na segurança das crianças, famílias e colaboradores”, destacou a nota.
A gestão da escola orientou que pais e responsáveis acompanhem os canais oficiais da instituição para atualizações sobre o retorno das atividades.
O psicólogo Jonh Cleyton Albano Frutuoso morreu nesta terça-feira (27), no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Ele havia sido baleado no dia 16 de agosto durante uma tentativa de assalto em Afonso Bezerra, no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo a Polícia Civil, Jonh estava de moto em uma rodovia na zona rural do município quando foi abordado por dois homens armados. Ele reagiu e foi atingido por dois disparos nas costas. Os suspeitos não conseguiram levar a moto nem os pertences.
G1RNO psicólogo estava internado desde o dia do crime e apresentava melhora, mas sofreu complicações durante a última cirurgia e não resistiu.
Morador de Alto do Rodrigues, Jonh trabalhava como psicólogo no Centro de Especialidade da Prefeitura de Ipanguaçu. Em nota, a gestão municipal lamentou a morte.
A Polícia Civil informou que as investigações seguem para identificar os autores do crime.
O ator e criador de conteúdo adulto Ryan Silveira e o amigo Yago Campos, brasileiros encontrados desacordados em uma banheira de um hotel de luxo na ilha de Mykonos, na Grécia, conversaram com a família “minutos antes” da tragédia. A informação foi confirmada pela irmã de Ryan, na terça-feira (26), que diz ter feito uma chamada de vídeo com a dupla.
Yago Campos morreu após o incidente, no sábado (23), e Ryan Silveira recuperou a consciência após um coma e segue hospitalizado. Maine Silveira, irmã do brasileiro sobrevivente, disse que o irmão não se recorda do que aconteceu e que só soube da morte do amigo na terça (26), três dias após o ocorrido.
Segundo ela, um print tirado durante a chamada de vídeo será fornecido aos investigadores, o que pode ajudar na apuração do caso.
“Eu falei com eles minutos antes. Eles estavam felizes, iam para uma festa. Inclusive, o print que eu tenho pode ajudar na investigação. Esse print vai ajudar no horário que eles ainda estavam na piscina e bem. Agora, é rezar para ficar tudo bem e ele conseguir vir embora logo”.
Maine ainda destacou que as famílias aguardam os resultados da autópsia e perícia do local. Familiares dos envolvidos também pediram para que notícias falsas sobre a confirmação da causa da morte de Yago e sobre o estado de saúde de Ryan parem de ser veiculadas.
O incidente
O incidente ocorreu na praia de Ornos, uma das mais famosas de Mykonos. Uma funcionária da equipe de limpeza notou água escorrendo do quarto e acionou colaboradores do hotel, que encontraram os jovens inconscientes na banheira.. Yago teve a morte confirmada por paramédicos no local.
Segundo Thamyris Campos, irmã de Yago, até o momento não há esclarecimentos sobre as circunstâncias da morte do irmão. “Ninguém viu o Yago, ninguém sabe nada sobre a causa da morte ou sobre o estado dele”.
“A única coisa dita foi que o Ryan estava com alguns machucados no rosto e alguns sinais de sangue nas unhas. Não existe nenhuma informação sobre meu irmão Yago. Até agora ninguém o viu, então não sabemos de nada até o momento!”, afirmou.
O caso está sob investigação das autoridades gregas, enquanto familiares aguardam mais detalhes oficiais.
A Rússia lançou um ataque massivo com drones contra a infraestrutura de transporte de energia e gás em seis regiões ucranianas durante a noite, deixando mais de 100 mil pessoas sem energia, informaram autoridades ucranianas nesta quarta-feira (27).
As forças russas danificaram significativamente a infraestrutura de transporte de gás na região de Poltava e atingiram equipamentos em uma das principais subestações da região de Sumy, informou o Ministério da Energia no aplicativo de mensagens Telegram.
Os ataques deixaram mais de 100 mil pessoas sem energia nas regiões de Poltava, Sumy e Chernigov, informou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
As principais instalações de produção de gás da Ucrânia estão localizadas nas regiões de Poltava e Kharkiv. A região de Kharkiv também foi atingida durante a noite, assim como as regiões de Zaporizhzhia e Donetsk, informou o Ministério da Energia.
Nas últimas semanas, a Rússia intensificou os ataques à infraestrutura de produção e importação de gás ucraniana, apesar dos esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar a guerra na Ucrânia.
“Consideramos os ataques russos como uma continuação da política deliberada da Federação Russa de destruir a infraestrutura civil da Ucrânia antes d da temporada de aquecimento”, afirmou o Ministério da Energia.
A Ucrânia enfrenta uma grave escassez de gás desde que os ataques com mísseis russos no início deste ano provocaram uma queda de 40% na produção.
O Ministério da Energia da Ucrânia informou na semana passada que instalações de energia foram atacadas 2.900 vezes desde março de 2025.
O ataque à região de Poltava cortou temporariamente o fornecimento de energia aos consumidores, que já foi restabelecido, disse o governador Volodymyr Kohut em um comunicado no aplicativo de mensagens Telegram.
A Força Aérea Ucraniana afirmou ter derrubado 74 drones dos 95 lançados pela Rússia durante a noite, e que 21 deles atingiram nove locais em todo o país.
Um laudo médico feito a pedido da Justiça italiana aponta que a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) pode seguir detida no país europeu e até mesmo ser extraditada ao Brasil.
O documento de 19 páginas foi obtido pela CNN. Nele, a especialista italiana em medicina legal e ciências forenses Edy Febi faz uma análise do estado de saúde da brasileira.
A médica leva em consideração os estados de saúde físico e mental da deputada licenciada e conclui que Zambelli tem condições de seguir seu tratamento médico dentro da penitenciária de Rebibbia, em Roma.
“Com o regime prisional, incluindo a possibilidade de receber as terapias de que necessita dentro do estabelecimento prisional, não surgem elementos que excluam a possibilidade de a pessoa ser mantida detida”, afirma.
A especialista italiana leva em consideração um quadro de transtorno depressivo de Zambelli, mas ressalta que “desde o início de sua detenção até a avaliação pericial, nenhuma indicação de automutilação ou comportamento anticonservador foi relatada”.
“Durante a entrevista, a paciente parecia geralmente lúcida, apropriada e adequada às circunstâncias, embora com humor deprimido e distúrbios do sono. Essas condições foram tratadas especificamente e são constantemente revisadas durante visitas psiquiátricas periódicas”, atesta.
A médica também faz referência à Síndrome de Ehlers-Danlos, uma doença rara que causa frouxidão nos músculos e articulações. Ela observa, no entanto, que o quadro clínico da brasileira “não parece ser, no momento, potencialmente fatal”.
O laudo também especifica que a greve de fome realizada pela parlamentar licenciada “não parece constituir obstáculo ao regime prisional, tendo em vista o comportamento consciente do paciente, a administração adequada da medicação e a hidratação adequada”.
“Por fim, concluímos que não há provas de que o estado de saúde seja incompatível com o regime prisional, incluindo suas necessidades terapêuticas demonstradas, todas as quais podem ser atendidas dentro do centro de detenção”, afirma.
A médica italiana ainda afirma não identificar complicações no estado de saúde de Zambelli que a impeçam de viajar de avião caso seja extraditada ao Brasil, mas atesta que seria recomendado que fossem adotadas medidas de saúde para evitar efeitos adversos.
A parlamentar licenciada passará por nova audiência nesta quarta-feira (27). A defesa da brasileira discorda do relatório médico e apresentará uma nova avaliação que atesta que a deputada licenciada não pode seguir detida em Rebibbia.
Zambelli está presa desde 29 de julho. Na última audiência, foi autorizado o acesso a medicamentos na prisão feminina de Rebibbia, em Roma.
Em maio deste ano, Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) junto ao hacker Walter Delgatti.
A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta rejeição da maioria do eleitorado paulista, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pela Paraná Pesquisas. Segundo o levantamento, 58,2% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 38,1% afirmam aprová-lo. Outros 3,7% não souberam responder.
Quando a avaliação é detalhada, 40,2% classificam a administração como “péssima” e 8,5% como “ruim”. Já 16,5% consideram o governo “bom” e 11,6% o avaliam como “ótimo”. Para 22,0%, a gestão é “regular”. Apenas 1,3% preferiram não opinar.
O levantamento ouviu 1.680 eleitores com 16 anos ou mais em 85 municípios paulistas, entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O presidente dos EUA, Donald Trump, cumpriu a ameaça de dobrar as tarifas sobre as importações da Índia para 50%.
A medida, que poderia colocar em risco as relações com um dos parceiros comerciais mais importantes dos Estados Unidos e elevar os preços ao consumidor, entrou em vigor nesta quarta-feira (27).
Isso ocorreu poucas semanas após Trump instituir uma nova tarifa básica de 25% sobre produtos indianos. As taxas cobradas sobre a Índia, a quinta maior economia do mundo, estão agora entre as mais altas cobradas pelos Estados Unidos em todos os países.
A última rodada de tarifas sobre a Índia tem como objetivo punir o país por importar petróleo russo e ajudar a Rússia a financiar sua guerra com a Ucrânia, disse Trump anteriormente.
O líder americano realizou recentemente reuniões separadas com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para intermediar um acordo para encerrar sua guerra. No entanto, as negociações permanecem em um impasse.
As empresas americanas e, mais recentemente, os consumidores, já estão enfrentando custos mais altos resultantes da campanha tarifária de Trump, enquanto a saúde do mercado de trabalho se deteriora. O aumento das taxas sobre produtos indianos pode agravar ambos os efeitos.
Nova Déli sinalizou que retaliaria contra as tarifas de Trump no início deste mês, quando Trump prometeu inicialmente impor o que chamou de “sanções secundárias”.
A Índia acusou o governo Trump de penalizar o país injustamente, ressaltando que outros países que importam petróleo da Rússia não estão enfrentando tais taxas.
A China, por exemplo, é a maior compradora de petróleo russo, mas seus produtos enfrentam uma tarifa mínima de 30%. Trump alertou, no entanto, que outros países que compram petróleo da Rússia podem enfrentar tarifas mais altas em breve.
Porque é mais facil fazer uma faixa de pedestre do que uma passarela ne prefeitura….
Quanta estupidez.
Mais uma parada obrigatória realizada por uma Secretaria q deveria promover a fluidez do trânsito.
Cada vez mais o trânsito de Natal piora.
Não vejo uma discussão com a sociedade. Somente imposições, reprovadas pela população.
Falta um engenheiro de tráfego e vontade política (recursos) pra construir passarelas e outros recursos p garantir a fluidez do trânsito. Natal está quase parada, intransitável em horários de pico e essas mudanças só pioram
acho que o sonho irrealizável desses gestores é achar que um dia o natalense vai de bicicleta p/ o trabalho p/ chegar atrasado e vai abandonar seu automóvel (inclusive o da maioria foi há pouco tempo adquirido com redução de IPI do governo Lula). Tirem esse sonho da cabeça e comecem, sim, a pensar em juntar dinheiro p/ fazerem túneis porque nem mesmo voces kkkk gestores dão exemplo de ir de bicicleta p/ o trabalho. A obra ali na BR com a Av Maria Lacerda, aquilo ali ficou perfeito, parece país de primeiro mundo! É disso que precisamos, e não de semáforos.
Concordo. Parem de fazer remendos em nossa malha viária , que já foi exemplar.
Deviam eram começar a pensar em um viaduto ou tunel. Natal não aguenta mais semáforos. A mobilidade de carros já está bastante comprometida e ainda colocam mais um sinal p/ o transito ficar mais lento ainda? Esses gestores lunáticos não percebem isso? Tá bom de contratarem técnicos mais especializados do sudeste do país, porque esses daqui da Prefeitura acho que esqueceram de tudo o que estudaram na vida.
As pessoas que fazem isso no trânsito, ainda são chamadas de ENGENHEIROS DE TRÁFICO?
Tudo bem, mas é um absurdo manter a faixa exclusiva de ônibus no trecho entre a Alberto Maranhão e a Ceará-Mirim. Podem ter certeza que isso Vai causar um caos de retenção tanto no cruzamento da Prudente com a Alberto Maranhão quanto da Prudente com a Ceará-Mirim.
Vai dar m… E m… grande. Se o local necessita de uma passarela, ponham uma passarela! Não inventem um nó no trânsito!
Ficou horrível isso. Uma avenida com trânsito denso como a Prudente, de repente fica com apenas uma faixa para quem segue para Tirol/centro. A da esquerda fica para o retorno, como já era antes, e a da direita para ônibus. Aí ainda colocam um semáforo. Vai ficar totalmente inviável andar por esse trecho!
É partir pra pegar o desvio para a Romualdo mesmo.