Uma manhã com direito a assistir vários filmes, se divertir e sair até com troféu na mão. Esse foi o clima durante a exibição dos curtas-metragens produzidos pelos alunos da Maple Bear Natal durante o Golden Bear. A sala 7 do Cinemark, no Shopping Midway Mall, ficou lotada por estudantes, pais, professores e equipe escolar. Após vários dias de trabalho criativo dos alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais), os filmes produzido por eles foram apresentados em tela de cinema e, ao final, os grupos foram premiados em 16 categorias, com direito a troféu inspirado no Oscar e certificado.
A proposta, que integra as disciplinas de Português, Inglês e Artes, segue a metodologia canadense da Maple Bear, baseada no protagonismo estudantil e em processos de aprendizagem que vão além da tradicional prova escrita. Todos os roteiros, atuações, direções, filmagens e edições foram realizados pelos próprios alunos, uma imersão completa no universo cinematográfico.
Entre os premiados, o grupo do 6º ano comemorou a vitória em categorias como Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Plot Twist. “Foi muito legal e muito divertido. A gente nunca tinha testado isso antes. Aprendemos muito com os erros, mudamos ideias e crescemos durante o processo”, contou a estudante Nina Andrade, uma das participantes do filme.
O entusiasmo também tomou conta dos pais. Para Ricardo Dantas, pai de Nina, a atividade representa um diferencial significativo. “É fantástico porque desenvolve sociabilidade, responsabilidade e trabalho em equipe. Eles passam por todas as etapas, do roteiro ao produto final. É uma metodologia fora da caixa, que coloca as crianças diante da realidade do mundo, trabalhando objetivos, convivência e vida cotidiana”, avaliou.
Segundo a sócia da Maple Bear Natal, Julyana Freitas, o Golden Bear é um instrumento pedagógico que traduz a abordagem canadense adotada pela escola: interdisciplinar, criativa e centrada na autonomia do estudante.
“É uma forma diferente de avaliação. Eles demonstram o aprendizado de outra maneira, não apenas escrevendo em uma prova. Trabalham gêneros textuais, artes, língua inglesa, expressão criativa e ainda desenvolvem habilidades de vida”, explica.
Para a diretora pedagógica Mona Lisa Dantas, o Golden Bear é um marco anual na escola porque sintetiza a essência da metodologia Maple Bear. “É um terreno fértil para que as crianças coloquem em prática seu espírito de criatividade e liderança. Elas entendem que podem fazer qualquer coisa acontecer. A escola organiza o espaço e as condições para que floresçam cada vez mais”, afirmou.

Comente aqui