Foto: Arte/Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta 47% das intenções de voto no segundo turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 43%, conforme levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira (21/8). Esta é a primeira pesquisa do instituto realizada após o encerramento do prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A pesquisa ouviu 2.058 eleitores entre os dias 18 e 20 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%, e o levantamento encontra-se registrado no TSE sob o número BR-08448/2026.
No levantamento anterior, realizado em julho, Lula aparecia com 48% das intenções no segundo turno, e Flávio com 43% — diferença de cinco pontos percentuais. Agora, a vantagem entre os dois candidatos caiu para quatro pontos.
Este também é o primeiro resultado divulgado desde que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente, passou a ser alvo de três inquéritos da Polícia Federal. As apurações investigam suposto tráfico de influência em favor de empresas junto ao governo federal.
1º turno: Lula tem 39%; Flávio, 33%; Caiado, 5%; Renan, 4%; Zema, 3%
A pesquisa Datafolha desta sexta-feira (21/8) — a primeira do instituto após o início da campanha eleitoral — mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança das intenções de voto para o primeiro turno, com 39%.
Em segundo lugar aparece o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 33%. A margem de erro permanece de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Intenções de voto — 1º turno:
– Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 39%
– Flávio Bolsonaro (PL): 33%
– Ronaldo Caiado (PSD): 5%
– Renan Santos (Missão): 4%
– Romeu Zema (Novo): 3%
– Pablo Marçal (PRTB): 2%
– Escritor Augusto Cury (Avante): 2%
– Samara Martins (UP): 1%
– Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
– Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 1%
– Edmilson Costa (PCB): 1%
– Clariana Barão (DC): 0%
– Hertz Dias (PSTU): 0%
– Em branco/nulo/nenhum: 7%
– Indecisos: 4%
Na pesquisa anterior, de julho, Lula tinha 40% no primeiro turno, contra 32% de Flávio Bolsonaro — uma diferença de oito pontos, que agora diminuiu para seis.
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram entrevistadas 2.058 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o território nacional, no período de 18 a 20 de agosto.
Com informações de Metrópoles

Comente aqui