Política

Datafolha: diferença cai e Bolsonaro se aproxima de Lula no Sudeste

Foto: Reprodução

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23/9) revela que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reaproximou do principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Sudeste. A diferença entre eles passou de nove para cinco pontos percentuais na região mais populosa do país. A margem de erro é de 1 ponto percentual.

  • Região Sudeste: Lula tem 41% contra 36% de Bolsonaro. Na última pesquisa, o petista tinha 43% e o atual presidente, 34%.
  • Região Nordeste: Lula tem 62%; Bolsonaro, 24%. Na última pesquisa, o petista tinha 59% e o atual presidente, 22%.
  • Região Sul: Lula tem 40%; Bolsonaro, 39%. Na última pesquisa, o petista tinha 34% e o atual presidente, 42%.
  • Região Norte: Lula tem 42%, Bolsonaro, 36%. Na última pesquisa, o petista tinha 41% e o atual presidente, 40%
  • Região Centro-Oeste: Lula tem 38%, Bolsonaro, 41%. Na última pesquisa, o petista tinha 38% e o atual presidente, 40%. Margem de erro é de 7 pontos percentuais.

Em contrapartida, o petista manteve a liderança no Nordeste e, de acordo com o levantamento, ganharia com folga no primeiro turno. A margem de erro na região é de 4 pontos percentuais.

Já no Sul, Norte e Centro-Oeste, os dois candidatos líderes das pesquisas aparecem tecnicamente empatados. Segundo o instituto, nessas regiões, as margens de erro sobem de 2 pontos percentuais no geral para 5, 6 e 7 pontos, respectivamente.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Não esqueça enquanto o nordeste sofria com sede e fome a quadrilha do PT fazia
    Porto de Mariel (Cuba)
    Hidrelétrica (Equador )
    Hidrelétrica (Peru)
    Metrô (Panamá)
    Autopista maden Cólon (Panamá)
    Aqueduto del Chavo (Argentina)
    Soterramento Carril (Argentina )
    Linha 3 e 4 Metrô (Argentina)
    Barragem Moanba (Moçambique)
    BRT de Naputo (Moçambique )
    Hidrelétrica Tumarim (Nicaragua)
    Projeto de Havia el Norte (Bolívia)
    Exportou 127 ônibus (Colômbia)

  2. Os bolsonarista dizem que Lula é burro, coisa e tal. Também dizem que ele roubou mais de 300 bilhões. Com isso estariam se contradizendo, pois Lula seria o ladrão mais inteligente do mundo, afinal, a vida dele foi defasada, todos os sigilos quebrado, FBI, Ministério Público Federal, os cambau… mas nada foi encontrado, tanto que Moro teve que condená-lo por “convicção”… isso não existe em lugar nenhum do mundo!!! Se decidam… ou ele é burro ou tem QI de gênio!!!

    1. Digamos que não ouve roubo faz de conta mas…..
      Não esqueça enquanto o nordeste sofria com sede e fome a quadrilha do PT fazia
      Porto de Mariel (Cuba)
      Hidrelétrica (Equador )
      Hidrelétrica (Peru)
      Metrô (Panamá)
      Autopista maden Cólon (Panamá)
      Aqueduto del Chavo (Argentina)
      Soterramento Carril (Argentina )
      Linha 3 e 4 Metrô (Argentina)
      Barragem Moanba (Moçambique)
      BRT de Naputo (Moçambique )
      Hidrelétrica Tumarim (Nicaragua)
      Projeto de Havia el Norte (Bolívia)
      Exportou 127 ônibus (Colômbia)
      Esses calotes dos amiguinhos dele

    1. Mesmo se o povo quisesse que não é verdade
      Ele tem promessa e todos esses gigantes o atacando covardemente é simplesmente pra mostrar que sua reeleição não é feita por mãos humanas
      Toda direção vem do alto e ele sabe PT exterminado e Lula trancafiado porque as mãos de Deus está aqui e todos olhos verão 😉 Aguardem

  3. LULADRAO deve tá com o c* na mão, sabe que a qualquer momento vai voltar pra cadeia, pra cumprir o restante da pena. Os defensores dele, seus semelhantes, devem estar desesperados de vê o chefe da quadrilha voltar pra trás das grades.

  4. A esse blog com a decência que tem o alto público que abrange ,não fica bem publicar pesquisas esquerdistas sem a certeza de quem provem a verdade
    Acredito que existem matérias sérias e verdadeiras do que cogitações com inverdades.

    Parabenizo esse blog por entender que si tornou uma grande voz da informação

  5. Luladrão está desabando nas pesquisas porque com a violência das ruas praticada pelos seus aliados, diga-se psol e os petralhas, atacaram um menor de 15 anos por fazer uma simples pergunta a esses criminosos corruptos. Ainda dizem que a propagação da violência é feita pelos seus adversários. Por isso Ciro é a solução e tem proposta concretas, especificando de onde tira e onde aplicar. É uma questão racionalidade, sem espírito silvícolas e idiotice

  6. As ruas são mais confiáveis! Movimentação grande em todos os lugares a favor do mito! Aqui em Natal foi um exemplo disso. Quero vê a desculpa desses institutos de pesquisa.

  7. Kkkkkk.
    A única pesquisa que vcs podem confiar desse data folha é a da boca de urna.
    O resto, podem desprezar!
    Nunca, nunca eles vão dar um resultado com Bolsonaro na frente.
    Nunca!!
    Mais isso tem um preço.
    Quem lacra não lucra.
    Eles mesmos estão se ALTO DESTRUINDO, COM AS PROPRIAS MÃOS, MORRENDO PELA BOCA COMO PEIXE FISGADO NO ANZOL.
    hoje já está muito difícil acreditar nesses institutos, imaginem com mais outro vexame igual o de 2018???
    Esse daí.
    O da globo.
    E a própria Rede globo lixo.
    Cairam no descrédito.
    Bolsonaro um cara altamente inteligente, botou o povo na rua pra confrontar com esses corruptos.
    Deu ruim!!
    Domingo saberemos, se vai haver uma consagração dessas bostas, ou se vão definitivamente se acabarem.
    Falir.

    1. Quem escreveu sua opinião?! Pelo histórico dos últimos anos a Datafolha foi a que mais se aproximou. Na eleição passada, por exemplo, dava 55% para Bozo no segundo turno. Ele teve 55,13%, quase cravou, mas ficou muito dentro da margem de erro.

  8. Para não passar vergonha e perder o resto da credibilidade, começou a mostrar a virada.
    Da-le MITO 22

    1. Isso é o que dá ler e não interpretar. Essa pesquisa foi a da última quinta-feira (23/09) e mostrou Lula com 47%. Esse recorte é apenas da região Sudeste. Mas também mostra que na região Sul houve uma virada. Na região Sul, por exemplo, Lula tinha 34% e Bolsonaro 42%. Agora Lula tem 40% e Bolsonaro 39%, ou seja, Bolsonaro tinha 8% a mais que Lula, agora está 1% atrás.

  9. Nos últimos anos não votei em quem queria, mas no menos ruim. Agora tá difícil.
    São 2 mentirosos, corruptos e ex-detentos , com um exército de idolatras cegos e doentes, brigando por eles. É tampar o nariz e digitar na urna. Ou ficar em casa…

    1. E aí Luiz Carlos? Não sabia que seu Minto puxou cadeia também? Ainda dá tempo mudar o voto…

    1. Chupa que a cana é doce

      Vai ser Lula e não se fala mais nisso
      Kkkk

    2. A pedroca além de não saber que personalidade assuma, tá xarope das ideias.

  10. Por falar em diferença, é preciso enfatizar que a Folha de São Paulo mamou mais de R$ 300 milhões dos cofres públicos na era Lula Macunaíma; porém, todavia, contudo e entretanto, no governo Bolsonaro, apenas R$ 2000.000,00. Daí que essa diferença é real, a folha está com saudades das tetas do poder.

  11. Falou o Data folha , Credibilidade abaixo de Zero, pode fomentar a campanha do corrupto Ladrão, enquanto uns 2 ou 3 institutos comprados para divulgar números e não dados reais tentam a todo custo enganar o povo, essa notícia só serve mesmo para alimentar os jumentos cegos que não aceitam a derrota e se alimentam de pesquisas, enquanto às ruas mostram exatamente o contraditório , dia 2 a verdade aparece.

  12. Queria saber se na faculdade ensina a fazer contorcionismo pra justificar suas teses, se na faculdade não ensinou, o bolsonarismo ensina com certeza.

  13. Amigos e patriotas, onde a família, educação, respeito e honestidade falam mais alto, vamos ter de providenciar local para internar esses maluquetes da esquerda que nem mais festiva é, pois já começa a sentir o peso da derrota, esses panacas vão desaparecer, até a presidente do partido deles, já admitiu isso.

  14. Esse Presidiário remido pelo STF, vai voltar é para a Cadeia. Nós os Brasileiros não vamos deixar Ele fazer daqui uma Venezuela. Se cuidem, Pessoas!

  15. BTG do paulo jegues, Lula atingiu 48%.
    Próximo domingo, vamos comer o processo de expulsão do genocida.

    1. Para colocar um ladrão, que além de roubar ainda sustentou o comunismo na America latina com nosso dinheiro né?

  16. Não adianta colocar pesquisas fake , não vai ter fraude, o Mito no primeiro turno 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Justiça amplia medidas protetivas contra filho de Lula após compartilhamento de vídeo com ofensas à ex-mulher

A médica Natália Schincariol acionou o Judiciário alegando que o ex-companheiro Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do presidente Lula (PT) descumpriu medida protetiva contra ela ao compartilhar vídeo com ofensa à sua honra e integridade moral com palavras de cunho pejorativo e depreciativo.

A Justiça de São Paulo acatou e ampliou as medidas protetivas em favor de Natália. Agora, Luís Cláudio também fica proibido de “publicar, postar, veicular, encaminhar, divulgar, comentar, por qualquer meio, conteúdo que se refira, direta ou indiretamente, à requerente”.

A defesa de Luís Cláudio informou ao g1 que não vai se pronunciar sobre a decisão.

Segundo o site, o Ministério Público apontou que não houve descumprimento da medida, mas também se posicionou pela ampliação do rol: “Não há a proibição de compartilhar fotos e vídeos da vítima de modo que, tecnicamente, não se configura o crime de descumprimento. Sem prejuízo, com a finalidade de resguardar a intimidade dos envolvidos, inclusive de modo a prevenir danos, o Ministério Público pugna pela extensão das medidas protetivas deferidas”.

Em tempo

Luís Cláudio Lula compartilho o vídeo de um programa no canal esquerdista 247 em que a jornalista Hildegard Angel, além de desacreditar a denúncia de Natália, ironiza sua aparência física. E comentou o caçula: “sábias palavras”, o que para Natália caracterizaria um comportamento de violência psicológica, moral e verbal. 

No vídeo, Hildegard diz que Natália não inspira confiança por conta de seu “layout”, que ela “faz a linha BBB, com bocão, harmonização facial, ‘bustão’, pose sexy no Instagram, querendo ser uma intelectual, fazendo textos de autoajuda”. 

Continua: “Me dá a má impressão de que ela se aproveitou disso, nesse momento, por ele ser filho do presidente da República, para prevalecer e que, na verdade, tudo isso tem a ver com desejo financeiro”.

O caso

No dia 2 de março, a médica Natália Schincariol registrou boletim de ocorrência contra Luís Cláudio na Delegacia da Mulher por violência doméstica.

Fonte: BZN Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

‘Lua Cheia Rosa’ poderá ser vista nesta terça-feira no Brasil; entenda o fenômeno

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma “Lua Cheia Rosa” será visível em todo o Brasil nesta terça-feira (23).

O nome “rosa” foi dado por povos nativos dos Estados Unidos porque a flor desabrocha nessa época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte. Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor.

Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, perto de 17h32 da tarde no horário de Brasília.

Superluas x luas cheias

Uma “superlua” ocorre quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra), o que resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais.

Esse período é chamado de perigeu porque o nosso satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.

Assim, nem toda lua cheia é considerada uma superlua.

Teremos duas superluas em 2024, segundo o calendário astronômico do Observatório do Valongo da UFRJ:

  • ???? Uma entre os dias 17 e 18 de setembro
  • ???? E outra em 17 de outubro

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IDEMA Nega fechamento de desvio na BR-304 e que realizou qualquer tipo de inspecção no local

Foto: Divulgação/Idema

NOTA À IMPRENSA

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA informa que não realizou nenhuma operação para paralisar o desvio feito em trajeto próximo à BR 304, realizado em uma propriedade privada, no município de Lajes. A equipe de Fiscalização se coloca à disposição para esclarecimentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Barroso diz que legalização de drogas leves é tendência mundial

Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (22) em palestra na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que no mundo democrático existem duas posturas possíveis para a questão das drogas ilícitas: uma, a da repressão, e outra, que vem ganhando corpo em todo o mundo, que é a da legalização das drogas mais leves. Segundo ele, a segunda acontece pela constatação de que a guerra contra as drogas fracassou e o modelo repressivo não conseguiu diminuir o poder do tráfico nem o consumo.

“A discussão que está no Supremo é a quantidade. A legislação brasileira não pune com prisão o usuário de drogas, o que faz muito bem, porque punir o usuário é um equívoco completo. Se ele estiver fora de controle, você vai tratar como dependente químico. Colocá-lo na cadeia é colocar mais um agente para o crime organizado. Nada, na minha visão, justificaria a prisão pelo porte pessoal para consumo. E o legislador acabou com a prisão do porte pessoal para o consumo, mas manteve a criminalização do tráfico”, disse.

Ele observou que se um jovem for pego com 40 gramas de maconha na zona sul do Rio de Janeiro, por exemplo, é considerado um portador para consumo próprio; porém se o outro jovem, geralmente negro, for pego com a mesma quantidade na periferia do Rio de Janeiro, é preso como traficante.

“Portanto, a mesma quantidade é tratada com pesos diferentes pela polícia, e o que o Supremo está discutindo não é descriminalização, não é a não prisão, porque isso já foi decidido. O que o Supremo está decidindo é qual a quantidade que vai distinguir traficante de usuário para que essa escolha não seja feita pela polícia por critérios discriminatórios”, explicou.

Outra questão abordada na palestra é a das uniões homossexuais. Para Barroso, a homossexualidade é um fato da vida que gera consequências jurídicas. “A ordem jurídica não dispunha sobre as relações entre pessoas homossexuais, que eu prefiro chamar de relações homoafetivas, porque uma relação de projeto de vida não é puramente sexual e no projeto afetivo existem as reuniões homoafetivas”, disse.

Nesse caso, segundo Barroso, era necessário definir quem tem o direito de herdar o que é construído ao longo de uma relação, se é a família de sangue ou é o companheiro ou companheira com quem a pessoa viveu por anos. “Alguém tinha que decidir isso, e o Supremo decidiu, na minha opinião, com acerto, que deve tratar como você trata as uniões estáveis convencionais. São os mesmos direitos sucessórios, previdenciários. Eu tenho o maior respeito pelo sentimento religioso das pessoas e a Bíblia expressa condenação ao homossexualismo, porém no mundo laico eu preciso ter uma solução jurídica para isso”.

De acordo com Barroso, caso contrário essas pessoas ficariam em um limbo jurídico, sem saber exatamente o que fazer. “E aí vem o casamento. Nós não achamos que o casamento é uma coisa boa, que diminui a promiscuidade, estreita as relações afetivas? Por que nós vamos excluir essas pessoas da prosperidade de terem um casamento? Essa é a minha posição, mas eu tenho o maior respeito pelas posições contra apostas”, ressaltou.

Com relação ao aborto,o ministro classificou a questão como a mais difícil do mundo, e uma coisa ruim, lembrando que o papel do Estado é evitar que aconteça, proporcionando educação sexual, distribuindo contraceptivos e amparando a mulher que queira ter o filho e esteja em condições adversas. “É perfeitamente legítimo a alguém ser contra, pregar contra e não fazer. Porém, tudo isso é diferente de achar que a mulher que viva o infortúnio de ter que fazer vá para a prisão. Nenhum país democrático e desenvolvido do mundo criminaliza, nem os mais católicos”.

O ministro Barroso reforçou que prender a mulher que resolve interromper a gravidez não é uma boa política pública, e que a criminalização impede que as mulheres pobres tenham acesso aos serviços públicos de saúde que podem ser prestados. Ele reconheceu ser difícil para a sociedade chegar a um consenso sobre o tema, que é eticamente divisível, já que o momento do nascimento, do surgimento da vida, é uma questão de fé e de convicção.

“Tem gente que acha que desde o momento inicial da concepção com duas células já há vida. Tem gente que acha que é quando se forma o sistema nervoso, tem gente que acha que quando começa a formação da consciência. Existem muitas visões de mundo quando você trata de matéria em desacordo moral. É razoável que pessoas esclarecidas e bem intencionadas pensem de maneira diferente. O papel do Estado não é escolher um lado, e sim permitir que cada um viva a sua crença, a sua convicção”, ponderou.

Questionado sobre os rumos que a inteligência artificial está tomando, Barroso respondeu que está preocupado e ao mesmo tempo animado, já que ela tem imensas potencialidades para fazer o mundo melhor e de tomar decisões melhor do que os seres humanos em alguns casos.

“A inteligência artificial é a transferência de capacidades humanas para computadores, feitas por softwares. Essas capacidades envolvem tarefas cognitivas e tomada de decisões. Como a inteligência artificial é capaz de armazenar uma quantidade de informações muito maior do que o cérebro humano e processadas em muito maior velocidade e muitas áreas, ela vai ser mais eficiente do que a capacidade humana”, avaliou.

Ele citou como exemplo a medicina, campo no qual a IA já vem sendo usada em cirurgias e diagnósticos, e com melhor qualidade. Segundo ele, o uso dessa tecnologia automatizará tarefas que levam pessoas a neuroses causadas por tarefas repetitivas. Além disso, poderá evitar a exposição dos humanos a atividades de alto risco, como desarmar uma mina ou passar um cabo no fundo do oceano, por exemplo.

“Eu acho que tem muita coisa boa com a inteligência artificial, mas tem muitos riscos, como a discriminação, a privacidade, e o maior é a singularidade, que a IA adquira consciência. Porque se ela adquirir consciência de si própria e passar a ter vontade própria são as máquinas que vão dominar a condição humana e não vice versa porque elas têm muita muito maior capacidade de processamento de informação com muito mais velocidade”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. No mundo democracia, o povo brasileiro não quer drogas.
    Por que a insistência de Barroso?
    Demorou é o povo.

  2. Lamentável que ainda se insista em debater esse assunto.
    As drogas ditas “recreativas” hoje são usadas por várias razões, talvez para relaxar, talvez porque querem dar uma animada lá na balada e há quem use para se sentir aceito em determinados grupos.
    Para alguns elas podem parecer até serem inofensivas, mas para os outros podem ser danosas e o grande problema é: vale a pena correr risco?
    Elas podem alterar a percepção da realidade, diminuir a capacidade de análise, pode criar dependência física, psicológica e até comportamental. Quando você pergunta para o jovem qual é a droga que faz menos mal? Eles dizem logo maconha e depois o álcool.
    Segundo estudos a maconha tem cinco vezes mais cancerígenos do que o tabaco.
    Recentemente, numa revista de radiologia, publicada agora em 2022, dados que mostram que o enfisema foi encontrado em 75% dos fumantes de cannabis e em 67% dos fumantes de tabaco contra apenas 5% em não fumantes.
    Fica mais um alerta para os que defendem a cannabis como droga natural e que não faz mal ao pulmão, mas o principal da cannabis é a lesão cerebral, não tem volta, ela é irreversível, além do que é a porta para o uso de outras drogas mais potentes.
    Não confundam aqui o uso do princípio cannabis, usado com fins medicinais…
    Ter um usuário de drogas na família, é viver um eterno tormento, com as reações e atitudes negativas causados por tal prática.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo adiará o envio ao Congresso de um dos projetos de lei complementar (PLC) que regulamentam a reforma tributária, anunciou na noite dessa segunda-feira (22) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Por falta de tempo, o PLC que trata do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e de questões administrativas deverá ser enviado na próxima semana.

O Comitê Gestor será um órgão com representação dos estados e municípios que se encarregará de fixar as alíquotas do IBS, imposto a ser administrado pelos governos locais. O projeto que trata do assunto é mais simples que o texto a ser enviado nesta semana, que abrangerá toda a regulamentação de todos os tributos sobre o consumo, informou Haddad, terá quase 200 páginas e deverá ser enviado nesta quarta-feira (24).

Originalmente, os dois projetos tinham previsão de ser enviados nesta segunda. No entanto, a Casa Civil, disse Haddad, pediu ajustes de última hora em dois pontos que foram discutidos no fim da tarde dessa segunda entre os ministro da Fazenda e da Casa Civil, Rui Costa, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Fechamos com o presidente [Lula]. Não tem mais pendência com ele, agora é um trabalho braçal para fechar o texto com mais de 150 páginas, quase 200. Agora está indo o projeto mais robusto”, declarou Haddad. O ministro não detalhou os dois últimos pontos que teriam ajuste. Apenas disse que seriam “detalhes” sobre os produtos com alíquota zero, alíquota reduzida (para 40% da alíquota cheia) e alíquota cheia.

O projeto a ser enviado amanhã inclui a regulamentação do IBS; da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributo federal sobre o consumo; o Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos com risco à saúde e ao meio ambiente; e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incidirá sobre mercadorias concorrentes das produzidas na Zona Franca de Manaus.

Os temas mais polêmicos são a desoneração da cesta básica e a lista de produtos que terão a cobrança do Imposto Seletivo. A reforma aprovada no ano passado deixou para o projeto de lei complementar decidir se, por exemplo, alimentos processados e ricos em açúcar sofrerão a cobrança do imposto.

Relatoria

Sobre a relatoria do texto, Haddad disse ter recebido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a indicação que o senador Eduardo Braga (MDB-AM) relatará o primeiro projeto de lei complementar da reforma tributária. Braga foi relator da proposta de emenda à Constituição no Senado.

Haddad afirmou que só não enviou o projeto de lei complementar principal na semana passada por causa da viagem aos Estados Unidos. Na semana passada, o ministro foi a Washington para as reuniões do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Segundo Haddad, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pediu a entrega do primeiro projeto de lei complementar nesta quarta-feira. O ministro se disse otimista quanto à regulamentação da reforma tributária ainda este ano.

“Não acredito que não vote [a regulamentação] neste ano. Seria até injusto com os presidentes Lira e Pacheco que essa reforma não terminasse no mandato deles [como presidentes das duas casas legislativas]”, destacou.

Perse

Após retornar do Palácio do Planalto, Haddad reuniu-se com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados para discutir o projeto de lei que restringe o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Serviços (Perse). Segundo o ministro, a proposta pode ser votada nesta terça-feira (23), se a reunião de líderes na Câmara, prevista para as 12h, der certo.

Segundo o ministro, há consenso sobre os pontos principais do projeto de lei do Perse: a limitação da renúncia fiscal em R$ 15 bilhões até 2026 e um pente-fino na habilitação das empresas a receberem o benefício. O Perse foi criado para socorrer empresas do setor de eventos afetadas pela pandemia de covid-19.

“Nós temos de ter clareza de que estamos beneficiando quem precisa, porque, do jeito que está aberto, está dando margem [para desvios]. Não é para isso que o Perse deveria servir, abrir a porta para o crime organizado ou para quem não foi prejudicado pela pandemia”, ressaltou Haddad.

O ministro disse que, se não houver impedimento por parte dos deputados, pretende participar da reunião de líderes na Câmara. Em referência a um discurso do presidente Lula, que nesta segunda disse para Haddad ler menos livros e conversar com parlamentares, o ministro brincou: “Esqueci meus livros em São Paulo e estou liberado [para negociar com os líderes]”.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Mais de 35% dos medicamentos distribuídos pela Unicat estão indisponíveis no RN

Foto: José Aldenir / Agora RN

Dos 211 medicamentos distribuídos pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos do Rio Grande do Norte (Unicat), 74 estão indisponíveis para os pacientes, de acordo com os dados disponibilizados no site da unidade.

Isso significa dizer que 35% das medicações que abastecem a unidade central da Unicat estão em falta. A maioria dos remédios é de alto custo.

A situação de desabastecimento se repete nas outras unidades. No Alecrim, dos 35 medicamentos que são oferecidos lá, 9 estão faltando. Em Mossoró, estão indisponíveis 85 dos medicamentos distribuídos e, no município de Caicó, 99 remédios.

Sesap diz que busca agilizar aquisição de medicamentos

Em nota, a Sesap diz que tem preparado estratégias para agilizar processos de aquisição dos medicamentos. “A Secretaria mantém um grupo de trabalho permanente para agilizar os processos de aquisição de medicamentos”, informou.

“Com novos servidores especializados na área de compras para ampliar a capacidade de planejamento das aquisições, com objetivo de manter uma regularidade no fornecimento”, informou a Sesap.

De acordo com os dados disponibilizados no site da Unicat, a maioria dos medicamentos em falta no Estado está em processo de licitação ou aguardam distribuição do Ministério da Saúde. “O reabastecimento depende do caminhar dos processos”, disse a Sesap.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. Fecha pra balanço @sesap !!! Cadê o ministério público? Conivente? Cafê a assembleia legislativa? Conivente??? Csdêbo tribunal de contas? Conivente!????? Isso é imoral

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Ceará-Mirim torna público edital de credenciamento para empresas interessadas em se instalar no Distrito Empresarial do município

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ceará-Mirim tornou público o edital de credenciamento para empresas interessadas em se instalar no Distrito Empresarial do município, tendo como objetivo credenciar empresas de pequeno, médio e grande porte que desejam operar a partir do projeto no setor industrial da cidade, visando promover o desenvolvimento econômico e empresarial de Ceará-Mirim.

O credenciamento será realizado mediante protocolo eletrônico com a documentação exigida, por meio do processo eletrônico de tramitação do município (https://ceara-mirim.1doc.com.br/), direcionado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Industrial e Turismo de Ceará-Mirim.

O processo eletrônico de tramitação permitirá o acompanhamento online do andamento do protocolo, garantindo transparência e agilidade ao processo de credenciamento. Os interessados poderão requisitar pelo mesmo sistema qualquer documentação que entendam importante e esteja relacionada ao processo de credenciamento.

DISTRITO EMPRESARIAL VALE DO CEARÁ-MIRIM

Localizado no Centro da cidade, o Distrito conta com uma área de 16 hectares dividida em 21 lotes para atender pequenos, médios e grandes investidores. Além disso, é cortado por duas rotas de acesso importantes: BR-406 e a RN, que liga Ceará-Mirim à Santa Maria.

Para mais informações: https://cearamirim.rn.gov.br/edital-de-credenciamento/

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Subtenente Eliabe lança pré-candidatura a vereador de Natal

Foto: Divulgação

A noite da última segunda-feira, 22, marcou o lançamento da pré-candidatura a vereador do Subtenente Eliabe em Natal pelo Partido Liberal (PL). O momento, que lotou um salão de eventos na Zona Norte de Natal, contou com a presença de eleitores e apoiadores do policial, bem como de parlamentares como o deputado federal Sargento Gonçalves e o deputado estadual Coronel Azevedo, compatriotas de partido.

“A vida me exigiu coragem quando saí de Riachuelo para Natal em 1989, para buscar oportunidades pra mim e minha família. Exigiu coragem para lutar pelos meus irmãos policiais e bombeiros militares, e agora sigo nesse propósito de servir às pessoas, colocando o meu nome à disposição da cidade de Natal nessas eleições.”, disse Eliabe em discurso, emocionado.

Subtenente Eliabe foi deputado estadual na última legislatura e destacou-se à frente da luta em defesa de uma segurança melhor para profissionais e população, como representante das categorias policial e bombeiro militar. Nas eleições de 2022, Eliabe obteve expressivos 6.491 votos na capital potiguar, refletindo o serviço prestado à capital potiguar enquanto parlamentar e profissional de segurança pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Atraso em processo de compra da vacina da covid-19 adia campanha e deixa Estados sem doses

Foto: G1

Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da campanha de imunização deste ano contra a doença e já provocam desabastecimento em vários Estados do País.

O problema, de acordo com o ministério, foi causado por um impasse entre as farmacêuticas Pfizer e Moderna, que brigavam na Justiça por divergências no pregão de compra. Especialistas, no entanto, dizem que a falta de imunizantes também está relacionada à falta de planejamento do ministério.

Em fevereiro, o ministério afirmou que estava em processo de compra da vacina atualizada contra a cepa XBB.1.5 (uma subvariante da ômicron) e que receberia as doses do imunizante em março, indicando que a campanha teria início no mês passado. A afirmação foi feita nas redes sociais pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel.

Posteriormente, a campanha foi prometida para abril e, agora, deverá ter início somente em maio. Segundo Ethel, a compra acabou sofrendo atrasos após impasse jurídico envolvendo as empresas em disputa no pregão. De acordo com ela, a pasta deu início a um processo de compra emergencial em dezembro, quando a vacina atualizada da Pfizer foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em março, no entanto, a vacina da Moderna atualizada para a cepa XBB.1.5 também recebeu o aval da agência, entrou na disputa e venceu o pregão. Depois disso, segundo a secretária, a Pfizer questionou o resultado, o que levou a uma disputa jurídica que deve ter o desfecho nesta quinta-feira, 18, quando o resultado da licitação for divulgado pela pasta.

Atualmente, o Ministério da Saúde tem em seu estoque para distribuição apenas 1,5 milhão de doses da vacina pediátrica contra a covid-19, sem mais doses da vacina para maiores de 12 anos.

Com isso, ao menos seis Estados (de dez que responderam aos questionamentos da reportagem) já estão sem doses ou dizem que há risco de a vacinação ser interrompida pelos estoques baixos.

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem denunciado por agredir mulher em Extremoz tem acusação por tentativa de homicídio contra outra vítima

Foto: Divulgação

Flaviano Gomes da Silva, denunciado na semana passada pela ex-companheira por violência doméstica, tentou desqualificar a vítima em entrevista em uma emissora de TV nesta segunda-feira (22), alegando que ela teria problemas psicológicos.

Mas o histórico dele apresenta fortes indícios de que seus atos de agressão contra mulheres são recorrentes, com uma denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) por tentativa de homicídio, sendo descrito nos autos um “indivíduo de alta periculosidade”.

Segundo o processo, n° 0101876-45.2015.8.20.0129, em um caso de 2012, Flaviano teria disparado em uma antiga companheira, mãe de sua filha, a atingido no braço. No total foram cinco disparos, que também tiveram como alvo os familiares dela. O caso aconteceu em São Gonçalo do Amarante.

A denúncia aponta ainda que ele agrediu sua antiga ex-sogra com uma lata de cerveja. O MPRN relata que ele não aceitava o término do relacionamento e, através de diversas agressões físicas e psicológicas, tentava reatar o relacionamento com a ex.

Atualmente, o processo que narra estes fatos de 2012 está suspenso, já que o acusado não foi encontrado para responder a acusação apresentar sua defesa. Se condenado, o denunciado pode pegar até 40 anos de prisão.

Sobre o caso recente em Extremoz, na entrevista para TV, Flaviano alegou “perseguição política” e armação contra ele. Flaviano Gomes da Silva é filiado ao União Brasil.

Confira o processo: denúncia tentativa de homicídio FLAVIANO GOMES DA SILVA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *