Segurança

DATAFOLHA: Maioria é contra posse de armas e que policiais que matam devem ser investigados além de não poder atirar em suspeitos

As principais propostas do governo Jair Bolsonaro (PSL) para a segurança pública, boa parte das quais foi consolidada no pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro, não contam com apoio da população.

É o que apontam dados inéditos de pesquisa Datafolha.

Eles evidenciam que, para a maioria dos brasileiros, a posse de armas deve ser proibida (64%) e a sociedade não fica mais segura com pessoas armadas para se proteger (72%).

Uma parcela expressivamente maior também avalia que a polícia não pode ter liberdade para atirar em suspeitos porque pode atingir inocentes (81%), que policiais que matam devem ser investigados (79%) e que quem atira em alguém por estar muito nervoso deve ser punido (82%).

A segurança pública, ao lado do combate à corrupção, foi a grande bandeira da campanha bolsonarista.

Entre as principais promessas do presidente estavam a facilitação da posse de armas, instituída via decreto nos primeiros 15 dias de governo, e o que ele chamava de “retaguarda jurídica” para ações de combate ao crime.

Na prática, trata-se da instituição de um excludente de ilicitude, ou uma imunidade, para policiais e militares que matarem pessoas em serviço.

O pacote Moro prevê que o juiz poderá reduzir pela metade ou mesmo deixar de aplicar a pena por morte cometida em legítima defesa se o “excesso decorrer de escusável medo, surpresa ou violenta emoção”.

Apenas 16% dos entrevistados concordam que não deve ser punida uma pessoa que atira em alguém por estar muito nervosa.

Minuta comentada do pacote anticrime do ministro, liberada à Folhadepois de pedido feito com base na Lei de Acesso à Informação, mostra que Moro não amparou as propostas em evidências, estudos ou boas práticas.

No lugar delas, destacou indícios de apoio popular a duas medidas: a prisão de condenados em segunda instância e o confisco de bens de criminosos. Esses tópicos não foram objeto de perguntas aos 2.806 entrevistados pelo Datafolha em 130 municípios do país, nos dias 2 e 3 de abril.

Com base no critério popularidade, no entanto, os resultados da presente pesquisa ensejariam mudanças nas proposições do pacote de Moro antes que esse paradoxo respingue na boa reputação mantida até agora pelo ministro.

Sergio Moro é o mais popular e mais bem avaliado ministro do governo Bolsonaro, segundo pesquisa Datafolha.

O ex-juiz federal é conhecido por 93% dos entrevistados, e seu desempenho na pasta é considerado ótimo ou bom por 59% dos brasileiros.

A ideia de que a posse de armas deveria ser proibida porque representa ameaça à vida de outras pessoas é especialmente alta entre mulheres (74%), jovens de 16 a 24 anos (69%) e pessoas com renda de até 2 salários mínimos (72%).

Por outro lado, a ideia de que o cidadão tem direito à posse de arma legalizada para se defender é mais difundida entre homens (47%), pessoas de cor branca (44%), com formação em nível superior (40%) e com renda maior que 10 salários mínimos (40%).

Entre 71 cruzamentos disponíveis na pesquisa, a posse de armas como direito é majoritária em apenas sete deles: empresários (64%), partidários do PSL (73%) e do PSDB (60%), eleitores de Bolsonaro (54%), aqueles que avaliam seu governo como ótimo ou bom (59%), quem já possui arma de fogo (72%) e quem pretende comprar uma (81%).

Apenas 27% dos entrevistados diz já ter cogitado a compra de arma. E 20% declaram considerar a efetivação da compra após o governo ter mudado as regras.

Outro indício de falta de apoio a medidas envolvendo a flexibilização e consequente aumento da posse de armas no país está no percentual de concordância com a frase: “A sociedade brasileira seria mais segura se as pessoas andassem armadas para se proteger da violência”.

Apenas 26% dos brasileiros concorda total ou parcialmente com ela, enquanto 72% discordam da afirmação.

Outros resultados da pesquisa são mais ambíguos em relação a medidas do pacote Moro que são apontadas por seus críticos como promotoras de mais encarceramento, num país que já tem uma das maiores populações prisionais do mundo.

Entre elas estão a impossibilidade de concessão de liberdade provisória e o aumento de penas para certos crimes.

Para 54% dos brasileiros, quanto mais pessoas presas, mais segura estará a sociedade. Outros 42% discordam.

Ao mesmo tempo, 62% concorda que, quanto mais criminosos nos presídios, mais as facções se fortalecem, afirmação da qual 34% discordam.

Se facções do crime organizado são responsáveis por parte da violência e da sensação de insegurança, fica latente o conflito entre as posições dos entrevistados.

PARA 81%, POLÍCIA NÃO DEVE ATIRAR SOB RISCO DE ATINGIR INOCENTES

A pesquisa explicita que o combate ao crime ao custo de vidas inocentes não encontra respaldo na população.

Para 81% dos brasileiros, a polícia não deve ter liberdade para atirar em suspeitos sob o risco de atingir inocentes. Apenas 17% admitem esse tipo de ação.

O dado contraria a postura do presidente Bolsonaro e dos governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

Em rede social, o presidente tem exaltado ações policiais cujo desfecho inclui a morte de suspeitos. Já o governador paulista chegou a dizer, na campanha, que “a Polícia Militar no Brasil tinha que matar mais”. Depois de eleito, afirmou que “o bandido que reagir vai para o cemitério”.

O ex-juiz federal Witzel defende o “abate” de criminosos portando armas pesadas desde a campanha.

Em São Paulo, as mortes provocadas por policiais militares em serviço em março aumentaram 48% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados preliminares da Corregedoria da PM.

No Rio, 305 pessoas foram mortas pela polícia em janeiro e fevereiro deste ano, estabelecendo um novo recorde na série história deste dado.

Segundo a pesquisa Datafolha, o percentual daqueles que admitem o extermínio de criminosos como uma espécie de política de segurança pública é de 29%.

O percentual daqueles que concordam que a sociedade brasileira seria mais segura se policiais matassem mais suspeitos é maior entre pessoas de baixa escolarização (39%) e entre aquelas que possuem arma de fogo (41%) ou que pretendem adquiri-la (42%). A maioria dos brasileiros discorda desta afirmação (68%).

Para 79% dos entrevistados, policiais que matam suspeitos de crimes devem ser investigados, o que contraria a proposta do presidente de instituir um excludente de ilicitude para ações de forças do Estado em que ocorram mortes.

Quando a questão é a permissão do uso da força letal para legítima defesa do policial, no entanto, o quadro se inverte e 72% concordam que este tipo de ação deva ser permitido, contra a discordância de 25% dos entrevistados.

O Código Penal já prevê a exclusão de ilicitude quando o agente público intervém para legítima defesa.

Estudos apontam que mortes provocadas por oficiais, mesmo quando não ocorrem em legítima defesa, tendem a ser reportadas como se o fossem às autoridades.

FOLHAPRESS

Opinião dos leitores

  1. não vou ndm comentar esse assunto vindo da Folha, todo mundo sabe que ela não tem credibilidade nenhuma

  2. Mais uma pesquisa mentirosa desse "DatafAlha". Nada há no projeto que defenda licença para policiais atirarem em inocentes ou mesmo em suspeitos ou que episódios assim não devam ser investigados. Por outro lado, essa tal pesquisa não pergunta sobre a aprovação da prisão após condenação em 2ª instância ou depois de condenação pelo Tribunal do Juri (em caso de homicídios). Enfim, é apenas mais um produto dessa oposição irresponsável da grande mídia ao governo Bolsonaro. Lixo.

  3. Não, realmente não se pode dar crédito a Folha de São Paulo… Só consigo enxergar como piadas as primeiras afirmações dessa pesquisa, nem li o restante, bastou pra mim os dois parágrafos iniciais, eles fizeram essa pesquisa onde? No Brasil com certeza não foi… Que palhaçada amigos do Datafolha, sem condições.

  4. BG
    Pesquisa data folha por sinal muito "confiável", vejamos a "eleição" da futura ex pzidenta senadora dirma, dita como eleita e ao contarem os votos, tome chumbo.

    1. A lista de erros desse "DatafAlha" é grande. Nessa última eleição eles se superaram.

  5. TAVA DEMORANDO…
    O DATAPT começar a mostrar suas pesquisas SEM CREDIBILIDADE e a globo levar ao ar em todos seus telejornais.
    O DATADILMA ERROU 68% das pesquisas feitas nas últimas eleições, a começar pelo cargo de presidente, onde todos e tudo vencia Bolsonaro no segundo turno, lembram?
    Errou nas pesquisas de vários Estados;
    Vem direcionando perguntas para ter o resultado que precisa e entrevistando, se é que entrevista, pessoas ligadas a esquerda que perderam suas boquinhas.
    ACREDITAR em, pesquisa do DATAFOLHA e no conto do saci pererê é a mesma coisa.
    Instituto SEM CREDIBILIDADE E ASSUMIDAMENTE A SERVIÇO DE PARTIDO POLÍTICO.
    Mas a esquerda desesperada precisa se alimentar dessas mentiras para sobreviver, já o povo, está vacinado contra essa manipulação encomendada e paga.

  6. A deturpação da folha é algo sem precedentes. Essa empresa realmente acha que pode manipular as mentes e mandar no Brasil. Essa pesquisa foi feita na redação deles?

  7. DATA FOLHA…. Você está fadada ao fracasso com suas pesquisas mentirosas e tendenciosas.

  8. "Para 81%, Polícia não deve atirar sob risco de atingir inocentes".

    É cada uma!

    Sob essa ótica o policial deve morrer? Ou seja, dar sua vida, pois, o risco de atingir terceiros, se sobrepõe a sua própria sobrevivência.

    "Quem poupa o lobo, sacrifica as ovelhas".

    Na visão dessa mídia inescrupulosa, o agente de segurança pública deve ser sacrificado. Vivemos uma guerra, onde a mídia sebosa está de mãos dadas com a bandidagem.
    E nessa guerra de lobos, cães e ovelhas, somos os cães. Odiados por lobos e ovelhas, as ovelhas por nós comparar com os lobos, os lobos, por não poderem trucidar as ovelhas, pois os cães são a última linha entre um e outro.

  9. E essa "Foia" de SP é a pior de toda a grande mídia. Oposição nojenta, irresponsável ao governo Bolsonaro. Tentar atribuir ao pacote do Moro coisas que lá não constam, fabricam "pesquisas", mentem, é uma palhaçada. E estão "quebrando", igual já está ocorrendo com a Editora Abril. Quem (ainda) vê essas porcarias são pessoas com certo esclarecimento. E esse povo enxerga a coisa com mais facilidade. Nesse grupo, só os de má fé, aqueles que só pensam nos seus próprios interesses, nas duas "boquinhas", é que entram no jogo dessa escória. Os "vermelhinhos" estão sumindo aos poucos. O PT, por exemplo, está em fase de extinção.

  10. Data folha é uma arma a serviço do globalismo e esquerdismo. O brasileiro sempre foi majoritariamente a favor da legítima defesa aja visto o plebicito.
    A nossa nação é em sua maioria conservadora e para provar lanço um desafio abram um plebicito para pena de morte, redução da maioridade e prisão perpétua, depois digam no q deu

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula confirma presença em camarote do Carnaval de Salvador

Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Lula vai desembarcar em Salvador no sábado (14/2) para acompanhar o Carnaval da capital baiana. Acompanhado da primeira-dama Janja, ele ficará no camarote do Governo do Estado, localizado no Campo Grande.

Também devem estar com o petista o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

No Rio de Janeiro, Lula e Janja devem comparecer ao camarote do prefeito Eduardo Paes no domingo (16/2), para assistir ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que terá um enredo em homenagem ao presidente.

A ida a Salvador reforça a estratégia do petista de marcar presença nas principais festas populares do país, mantendo visibilidade nacional junto a aliados políticos e seguidores do PT.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papo de Fogão tá puro aconchego! Receitas deliciosas e fáceis de fazer

Essa semana o Papo de Fogão tá puro aconchego! Receitas deliciosas e fáceis de fazer.
Tem bife acebolado com massa, comida afetiva que lembra a casa da vó, com o Chef Bruthus.
E ainda um risoni com bacalhau e camarões arretado de bom, com o chef Carlos Sérgio, do Dom Miguel.

Não perde, viu?

SÁBADO
BAND PIAUÍ – 8h

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: ESCALADA RADICAL: Pré-candidato ligado ao MBL diz que Flávio Bolsonaro é “traidor” e que “tem de morrer”

Imagens:  Reprodução/Metrópoles

O pré-candidato à Presidência da República Renan Santos, presidente do partido Missão e figura ligada ao Movimento Brasil Livre (MBL), fez declarações extremas contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em live. No vídeo, Renan chama o parlamentar de “traidor” e afirma, de forma literal, que ele “tem de morrer”, colocando o debate político em um patamar de radicalização.

Renan também se refere a Flávio com xingamentos e acusações, afirmando que o senador teria “destruído” uma suposta “revolução” política. As falas, registradas em vídeo, passaram a circular nas redes sociais, gerando repercussão pelo tom agressivo e pela defesa explícita de violência contra um adversário político.

Renan anunciou sua pré-candidatura em 2025, pouco antes de o partido Missão ser oficializado pelo TSE. Procurado pelo Metrópoles, ele afirmou que suas declarações significariam “acabar com a raça” no sentido político, defendendo que Flávio Bolsonaro deveria estar preso e fora da disputa presidencial.

A assessoria do senador informou que ele não irá se manifestar sobre o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

SUSTO NA PAPUDINHA: Bolsonaro passa mal com tontura e soluços e deixa aliados em alerta

Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por momentos de tontura e crise de soluços durante a visita do bispo Robson Rodovalho, líder da igreja Sara Nossa Terra, no presídio da Papudinha, em Brasília, nesta sexta-feira (30). Por conta da situação, Bolsonaro foi avaliado por um médico.

Rodovalho afirmou que o quadro de saúde do ex-presidente chamou atenção.

“Muito soluço. Ele não conseguiu tomar café hoje por conta do soluço. Os remédios são pesados e dão tontura. Quando conversávamos, ele levantou por três vezes e, quando fez o movimento de se levantar, balançou bastante e apoiou as mãos na mesa. Disse que eram os remédios. Fiquei com medo de ele cair”, relatou o bispo, que defendeu prisão domiciliar para Bolsonaro.

Durante a visita, o líder religioso cantou a música ‘Deus está aqui’ para Bolsonaro. Segundo Rodovalho, a canção mostra que Deus está presente em todas as situações da vida.

“O que aconteceu [a prisão] não foi um acidente. Deus permite que a gente passe dores. São momentos de aprendizado para esticar a gente para crescer. Eu ministrei nessa linha”, explicou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viva Park Brasil aposta em programação especial de Carnaval para crianças

Foto: Divulgação

O Carnaval vai ganhar um toque ainda mais colorido e divertido para a criançada com a chegada do Viva Park Folia, uma programação especial pensada para os pequenos curtirem o melhor da folia em um ambiente seguro, climatizado e cheio de energia. O evento acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro, no Viva Park Brasil, localizado em Ponta Negra, em Natal.

Durante os quatro dias de festa, o parque entra oficialmente no clima carnavalesco com uma agenda exclusiva para o público infantil, reforçando o conceito “Onde tem criança, tem folia!”. A proposta é proporcionar momentos de lazer, criatividade e alegria para toda a família, com atividades que estimulam a imaginação e a convivência.

Foto: Divulgação

A programação especial de Carnaval acontece diariamente, das 16h às 19h, reunindo atrações e oficinas temáticas. Entre os destaques estão a CIA Era Uma Vez (Guerreiras do K-pop), A Turminha e o Show da Patrulha Canina, garantindo entretenimento, música e personagens que fazem sucesso com o público infantil.

Além da programação carnavalesca, o Viva Park seguirá com um horários especial de funcionamento durante o período:

Sábado (14/02): 14h às 21h
Domingo (15/02): 14h às 21h
Segunda (16/02): 16h às 20h
Terça (17/02): 14h às 21h
Quarta-feira: fechado

Foto: Divulgação

Os ingressos para o Viva Park Folia estão à venda no site oficial www.vivaparkbrasil.com.

Com uma proposta voltada especialmente para as crianças, o Viva Park Folia se consolida como uma opção segura e divertida para famílias que desejam aproveitar o Carnaval com tranquilidade e muita alegria.

Serviço:
Viva Park Folia
14 a 17 de fevereiro
Programação de Carnaval: das 16h às 19h
Endereço: Rua Francisco Gurgel, 899 – Ponta Negra, Natal/RN
Site: www.vivaparkbrasil.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gleisi chama Tarcísio de “cara de pau” após fala sobre crise moral

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, atacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, após ele afirmar que o Brasil vive uma “crise moral”. A reação veio depois de Tarcísio visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papuda, em Brasília, e comentar o cenário político e econômico do país.

A fala do governador ocorreu na quinta-feira (29), quando ele declarou que o Brasil “tem uma crise fiscal contratada e hoje enfrenta uma crise moral”. No dia seguinte, sexta (30), Gleisi respondeu por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), afirmando ser “muita cara de pau” Tarcísio falar em crise moral após a visita a Bolsonaro.

Na postagem, a ministra citou doações de campanha recebidas por Tarcísio e Bolsonaro em 2022, feitas pelo empresário Fabiano Zettel. Segundo Gleisi, Zettel é cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e foi preso temporariamente pela Polícia Federal no último dia 16, quando embarcava para Dubai. As doações mencionadas constam nos dados oficiais do TSE.

De acordo com o TSE, Fabiano Zettel foi o maior doador individual das campanhas de Jair Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas em 2022, com um total de R$ 5 milhões — R$ 3 milhões para Bolsonaro, que disputava a reeleição, e R$ 2 milhões para Tarcísio, eleito governador de São Paulo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: Banqueiro ironiza PF no STF: “tentam me pegar desde 2019”

Imagens: Reprodução/Infomoney

Durante depoimento à Polícia Federal no STF, o banqueiro Daniel Vorcaro fez uma brincadeira com um investigador ao afirmar que ele estaria “tentando pegá-lo desde 2019”. A fala ocorreu no contexto do interrogatório, enquanto Vorcaro pedia aos agentes o chamado “benefício da dúvida” na análise do caso.

No depoimento, o banqueiro negou ter causado prejuízo financeiro na tentativa de venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB). Segundo ele, não houve dano na operação em apuração, ponto que foi registrado durante a oitiva conduzida pela PF no âmbito do STF.

Vorcaro também afirmou que não tinha intenção de deixar o país. A declaração foi feita apesar de ele ter sido preso ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, fato mencionado no próprio depoimento.

Ainda de acordo com o relato prestado à Polícia Federal, o banqueiro disse que prefere “encarar os problemas de frente”. O depoimento integra a apuração em curso e será analisado pelas autoridades responsáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sócio de Lulinha foi morar na Europa quando apuração da Farra do INSS avançou

Foto: Reprodução

Kalil Bittar, empresário que já foi sócio de Lulinha, passou a morar em Portugal no período em que avançaram as investigações sobre desvios de recursos de aposentados do INSS. Segundo informações do Metrópoles, ele vive há pelo menos um ano na região metropolitana de Lisboa. A mudança ocorreu no mesmo contexto em que o filho do presidente Lula decidiu se estabelecer em Madri, na Espanha.

Embora não sejam mais sócios formais no Brasil desde 2023, Lulinha e Bittar estariam concentrando negócios no exterior. Bittar teria se mudado antes, ficando em uma residência dentro do Hotel Sheraton, em Cascais. A defesa do empresário nega qualquer irregularidade.

Segundo o Metrópoles, Bittar teria se aproximado da lobista Roberta Luchsinger e do investigado conhecido como “Careca do INSS” para tratar da intermediação da venda de canabidiol ao SUS, com relatos citando a influência do sobrenome de Lulinha. Depoimento de colaborador à Polícia Federal menciona pagamento de R$ 30 milhões, mesada de R$ 300 mil e custeio de passagens em classe executiva, informações negadas pelas defesas.

Os negócios também envolveriam a RL Consultoria e Intermediações Ltda., de Roberta Luchsinger, que admite ter prestado serviços na área de regulação do canabidiol, mas nega participação na chamada “Farra do INSS”. No fim de 2025, Bittar foi alvo da operação Coffee Break, da Polícia Federal, que apura suposto tráfico de influência no setor educacional, acusações igualmente negadas pela defesa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Incêndio no InCor força evacuação de pacientes intubados em hospital

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Um incêndio registrado nesta sexta-feira (30) provocou a evacuação de pacientes do Instituto do Coração (InCor), no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, pacientes que estavam intubados precisaram ser transferidos para outras alas do próprio InCor, com apoio dos funcionários do hospital. Até o momento, não há registro de feridos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o fogo atingiu a área técnica da caldeira e do gerador de energia do Instituto do Câncer do Estado (Icesp), equipamentos usados para abastecimento elétrico e aquecimento de água, instalados na área externa do prédio do InCor, dentro do mesmo complexo hospitalar.

O incêndio gerou grande quantidade de fumaça, que se espalhou pelo local e atingiu também áreas da SES. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo alcançou o terceiro subsolo do prédio, exigindo uma operação de resposta imediata para controle das chamas e segurança da estrutura.

Entre sete e oito viaturas do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atender a ocorrência na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, na zona oeste da capital paulista. As equipes atuaram no combate ao incêndio e na contenção dos riscos, enquanto o hospital adotou os protocolos de segurança para garantir a integridade dos pacientes e profissionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Quadrilha interestadual: polícia prende suspeito de golpes bancários ligados ao RN

Foto: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil do RN, em ação conjunta com a do Ceará, prendeu nesta sexta-feira (30) um homem de 26 anos suspeito de furto qualificado mediante fraude. A prisão preventiva foi cumprida no município de Novo Oriente, no Ceará, após avanço das investigações.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito integra uma quadrilha que atua em diferentes estados, aplicando golpes principalmente em clientes de agências bancárias. No RN, ele teria agido em municípios do Oeste potiguar, como Apodi, Itaú e Pau dos Ferros.

As investigações apontam que o grupo utilizava técnicas de engenharia social, quando criminosos enganam as vítimas com conversas falsas, como a suposta necessidade de troca de senhas. A atuação ocorria em conjunto com o irmão do suspeito e outros comparsas, incluindo ações em cidades do estado de Goiás.

O homem já havia sido preso em flagrante em Pau dos Ferros, mas foi colocado em liberdade após audiência de custódia. Com o aprofundamento das investigações, a Justiça decretou a prisão preventiva. A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *