Cidades

De volta? População deve ser consultada sobre retomada do Aeroporto Augusto Severo

Foto: Canindé Soares

Os problemas relacionados ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, como a distância para as principais áreas de Natal, a devolução do terminal pela Inframerica e a espera por uma relicitação, reacenderam um antigo debate no Rio Grande do Norte: a reativação do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim.

O tema voltou a ser destaque após o deputado Michael Diniz (Solidariedade) propor a retomada do antigo terminal. Em audiência pública na Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira (29), ele afirmou que vai buscar a realização de um plebiscito para ouvir a população potiguar.

“A proposta é reativar por meio da Aeronáutica em parceria com o Ministério da Defesa. Um estudo técnico feito pelo Ministério da Infraestrutura destacou o potencial do aeroporto que sempre deu lucro e é mais barato. Diante disso, vamos convocar o primeiro plebiscito da história do RN para reativação do Aeroporto Augusto Severo. A população do RN não foi consultada há 8 anos e agora paga por esse erro”, disse.

A TV Tropical antecipou a consulta pública e, em seu perfil oficial no YouTube, lançou uma enquete. “Você concorda com a retomada das atividades do aeroporto de Parnamirim?”, questionou. O resultado apontou que 88% dos que responderam se colocaram a favor da retomada do terminal. Os demais se posicionaram contra a volta do aeroporto para Parnamirim.

Além dos telespectadores e do deputado, a retomada tem o apoio de outras instituições. O presidente da CDL Parnamirim, Bira Marques, e o presidente do Instituto de Advogados Potiguares, Marcelo Torres, elogiaram a proposição de um plebiscito. “A ida do aeroporto para São Gonçalo teve efeito negativo, tanto é que foi devolvido. E se a sociedade clama, a gente só tem a perceber que a proposição é muito bem vinda”, disse Marcelo Torres. Para Bira Marques, “nada que foi prometido para o aeroporto de São Gonçalo aconteceu”.

O Aeroporto Internacional Augusto Severo foi desativado em 31 de maio de 2014. O último voo a decolar teve como destino a cidade de Maceió, em Alagoas. Em 2013, foi apontado por uma pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o terceiro melhor aeroporto do país.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Acho muito justa, essa proposta.
    É extremamente viável para todos.
    Infelizmente, certos interesses políticos, trazem mais prejuízos que benefícios à população, e certamente, essa situação foi um deles.

  2. Menino bobinho esse deputado, advinha onde ele mora? a verdade é que os ricos de Natal nunca aceitaram o aeroporto em São Gonçalo, querem descer do avião e entrar em casa, povo da zona sul tudo bobinho.

    1. Eu deixaria em São Gonçalo
      Uma rodoviária no lugar
      Do aeroporto. Kkk
      O aeroporto deve retornar sim a Parnamirim.

    2. Pedro é exatamente ao contrário do que você escreveu. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante tem um estacionamento caro, não tem Transporte Público Coletivo disponível nas proximidades. Ainda por cima se alguém quiser sair a pé para fazer uma refeição não existe lanchonetes próximo ao Aeroporto. Fica restrito aos valores absurdos cobrados dentro do Aeroporto. É um Aeroporto para quem tem dinheiro para gastar

  3. Coisas desta grandeza precisa ser analisada sem bairrismo e sem paixão política. Primeiro, a construção do novo Aeroporto não teve clamor popular, pelo contrário. Segundo, contra fatos não há argumentos. Todos os índices, todas avaliações e todas análises levam a um ponto comum: foi um equívoco. A consulta popular é legítimo. Coisa que deveria ter sido feito a época.

  4. O problema do ASG é Acesso ruim, Estacionamento Caro. O problema de ser distante é porque , porque não tem transporte público de qualidade. No Augusto Severo o Transporte público era melhor é será se Voltar o Aeroporto. Pois com mais uma Opção com o Trem até a Estação Ribeira seria um Grande terminal de Passageiros para todos os ponto de Natal e Grande Natal. O que TRAVA TUDO ISSO que seria melhor para todos os Passageiros são os POLÍTICOS NOJENTOS QUE TEMOS E NÃO PENSA NO POVO. Essa é a verdade.

  5. A pessoa que teve essa ideia de tirar o aeroporto de Parnamirim é um burro tem que voltar o mais rápido possível é melhor mais flexível e mais rápido para se locomover para o aeroporto

  6. Bom dia a todos!! Essa questão de voltar o aeroporto para o Augusto severo é atraso principalmente financeiro para o estado!! Que tal transformar ele em uma grande RODOVIÁRIA e deixar a atual para interligar a zona norte!! Pensem no futuro e não só no presente!!

    1. Acessecibida muito melhor tudo mais Centralizado em Parnamirim ,Sou a favor Sim

  7. O pessoal de parnamirim não aceita que perdeu para São Gonçalo, em São Gonçalo conta com um dos aeroporto mas moderno no Brasil e sempre vem melhorando em vários aspectos quem trabalha com turismo sabe!

    1. 1 bilhão de prejuizo? em 2019 os turistas preferiram o aeroporto de JOÃO PESSOA ao invez do de são gonçalo porque as passagens para lá é mais barata, e para você ter noção, o aeroporto augusto severo é mais moderno que o de joão pessoa

  8. A maioria da população de Parnamirim não queria que saísse mas todos sabe que política tem muito ladrão se e para retornar quem tirou deveria pagar a cidade de Parnamirim pelos danos causados por esses incompetente eu sou a favor que volte mas com essas condições como e que um aeroporto sendo destaque no Brasil e no exterior sai e vai pra sao Gonçalo um deserto vcs acha que não teve muito dinheiro rolando nisso.

  9. Se resolverem o problema da escada rolante que quebrava e o ar-condicionado que vivia em conserto, e as goteiras quando chovia, séria ótimo a volta.

  10. O aeroporto é moderno e o ar-condicionado funciona. Lembram que em Parnamirim, o ar-condicionado vivia quebrado? Não vem dizer que é a distância, que não é não. O povo quer é “um aeroporto pra chamar de seu”😂

  11. É inaceitável a retirada do antigo aeroporto de Parnamirim, a distância entre Natal até o aeroporto de SGA é terrível sem contar com a insegurança a noite para quem viaja durante a madrugada, eu sou totalmente a favor para que retorne o mais breve possível, a população de Parnamirim é Natal só tem a ganhar com essa retomada do antigo aeroporto Augusto Severo.

  12. Brasil sendo Brasil,em 2014 quando finalizaram esse aeroporto sem nenhuma consulta da população, sem estudo de viabilidade,em fim

    Só prejudicou todo o turismo e crescimento do RN.

    1. Olá, bom dia!
      a) – existem critérios para o funcionamento de um aeroporto de grande porte obs; todos tem que ter saneamento o aeroporto Augusto Severo era todo Saneado, já o Aerporto de São Gonçalo não tem saneamento até a Covisa tanto à Estadual, Municipal já deveriam ter essas notificações.
      b) – Não existe nenhum aeroporto de grande porte com uma única pista. Obs; Em uma emergência qual o procedimento a tomar..
      b) – Foi uma decisão política entre o Dep. Federal que era o presidenta da Câmara justamente como à Ex. Presidente Dilma com aval do ex-presidente LULA.
      OBS; Acho que todas as companhias de aviação seja de pequeno e grande porte deveriam tomarem anuência deste honrado movimento.
      MEUS PARABÉNS.

  13. Um absurdo o que fizeram com a população de Natal,um aeroporto no meio do nada,com certeza alguém ganhou nisso.

    1. Pesquise-se quem teve a área desapropriada e por qual valor é quem nessa época comprou áreas na região do aeroporto e encontrará a resposta.

    2. Pesquise quem teve a área desapropriada e por qual valor e quem nessa época comprou áreas na região do aeroporto e encontrará a resposta.

    3. Amigo!
      Infelizmente tudo isso foi feito através do ex-deputado Henrique Alves na época era o presidente da Câmara juntamente com ex-presidente a Dilma com apoio do ex-presidente Lula.

    4. Eu só a favor da volta do aeroporto de parnamirim RN receber voos doméstico e voos internacionais nunca era para ter saído de parnamirim a população de Natal parnamirim São José de mipibu Goiâniha nisia floresta macaiba era para um plebiscito de votação com urnas elétrica quem é a favor ou contra

  14. Votei a favor do retorno do aeroporto para Parnamirim na enquete da TV Tropical. Acredito que a grande maioria do natalense não concordou com essa mudança.
    O aeroporto de Parnamirim recebia 2,67 milhões de passageiros por ano; o de SGA movimenta pouco mais de 1,6 milhão (dado de 2021). Estamos perdendo voos para Recife e J. Pessoa, as passagens são mais caras e o acesso é horrível. Não dá!
    Dados:
    https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/21674/aeroporto-augusto-severo-e-o-quarto-mais-movimentado-do-nordeste
    https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/natal-ja-recuperou-98-da-movimentacao-de-passageiros-no-segundo-semestre/

    1. É na verdade alguém ganhou alguma coisa nisso não se deveria ter mudado nosso aeroporto pra esse lugar se o aeroporto de Parnamirim foi reformado antes desse erro brutesco

  15. A proposta inicial para a construção do novo aeroporto era a de que ele seria responsável pelos voos internacionais e de carga, enquanto o aeroporto de Parnamirim continuaria com os voos domésticos. Talvez haja a possibilidade de resgatar essa ideia inicial e tudo poderia ser solucionado com tranquilidade, sem grande traumas.

    1. Os políticos já atropelaram o óbvio e o aeroporto intermodal ficou com o Ceará. Todos os estudos técnicos apontavam para São Gonçalo do Amarante, mas, por razões políticas, ficou com o Ceará.

  16. o aeroporto nunca era pra ter saído de parnamirim eu só vejo reclamações falando q esse aeroporto é no fim do mundo

    1. Realmente o lugar é muito longe no meio de um nada, fora que é deserto pra quem precisa viajar de madrugada, e o valor do Uber um absurdo . Tem que voltar logo

    2. Ambos ficarão longe se for em Parnamirim ficará longe pra quem mora na ZN uma coisa pela outra.

  17. Desde 2014 que toda população do RN reclama desse aeroporto de São Gonçalo. Fecha que o prejuízo é menor. Transforma numa PRONTO SOCORRO METROPOLITANO. Volta aeroporto Augusto Severo de Parnamirim já.

  18. sou o primeiro a votar a favor da reativação do aeroporto Augusto Severo,certamente o povo anseia por isso ,q haja celeridade nessa causa.

  19. Novamente mi-mi-mi de gente metida a rica que não aceita o aeroporto para os lados da zona norte. Aceitem. O aeroporto Augusto severo morreu. E militar. O aeroporto de sga é projetado para o rn do futuro. Com indústrias. Serviços etc. O aeroporto de parnamirim estava saturado. No meio da cidade. Sem espaço para expansão. O futuro da capital do estado é da região metropolitana. Estar na margem esquerda do rio potencial. E lá que mora o futuro. Novo porto de natal junto com aeroporto eólicas. Tudo conectado. Faram o estado maior. Só aceitem

    1. Acho que VC não sabe o que está falando,no aeroporto de Parnamirim tem espaço pra fazer um aeroporto de vergonha, esse de são Gonçalo foi uma loucura,e ainda tem tempo pra resolver isso #volta aeroporto augusto severo

    2. Aeroporto do fituro porque estrada pessima muito assalto esquisito horrivel e passagem cara voltar pra parnamirim é melhor mais central do quê aquele fim de mundo aeroporto augusto severo nunca era pra ter saido de parnamirim

    3. Fora todos os comentários já comentados,os quais estou de pleno acordo. Me respondam o que o guia turístico em uma cidade voltada turismo fala da paisagem até a ponte Newton Navarro para nossos visitantes ?

  20. O Aeroporto de Parnamirim não estava saturado. Nem voos de manhã praticamente existia. Uma bela pista e lembro que o terminal de passageiros foi ampliado antes da copa.

  21. O aeroporto de São Gonçalo foi uma invenção de Henrique Alves e Jaime Calado, que por sinal se deram muito bem. Jamais deveria funcionar, não tem um hotel, não tem um hospital a menos de 40 km. Como pode ser Internacional?? O prejuízo só vai mudar de mãos. Se privatizarem o aeroporto de Parnamirim com certeza viram investidores interessados. A classe política que defendia a tal “redenção do RN” com o aeroporto de São Gonçalo hoje estão todos calados. O RN e o nosso turismo não mereciam isso. Volta aeroporto Augusto Severo para felicidades dos potiguares e turistas.

    1. Eu gosto do aeroporto em São Gonçalo/RN. Moro bem perto dele. Não é tão tão distante assim. É normal achar longe, também tinha a mesma opinião de quando era em Parnamirim/RN. Quem não quer ter um aeroporto próximo, né?😂

  22. PREFEITURA DE SÃO GONÇALO, ABRA DO OLHO NÃO PRA VÊ.
    MELHORE OS ACESSOS, ACABE COM OS ENGARRAFAMENTOS, COLOQUE AS PASSARELAS, ELIMINE METADE DAS FAIXAS DE PEDESTRE. DEIXE O TRANSITO FLUIR.

  23. O ASG foi um investimento privado. O discurso dos políticos na época anterior ao lançamento do edital de concorrência nada tem a ver com a decisão da empresa ganhadora em investir. Esse papo de aeroporto de carga era conversa de políticos ignorantes. Existem poucos aeroportos de carga no mundo mesmo porque 80% da carga aérea mundial é transportada em aviões de passageiros. Todas que chegaram a se interessar se preocupavam com o potencial de passageiros. E assim ele foi construído. Infelizmente a crise de 2015/2016 e depois a pandemia tornaram a operação deficitária. O Augusto Severo já estava saturado quando foi desativado. O resto é conversa de quem não sabe do que está falando.

  24. Isso, abandona o Aeroporto Aluísio Alves e joga todo esse dinheiro no lixo, já tem muito. Çey naum vio!

    1. por que não cobrar e prender os políticos favorecidos e safados que fizeram esse grande elefante branco ? vc defende que a população seja sempre prejudicada por isso ? que justiça é essa ?

  25. A favor do retorno das operações do Aeroporto Internacional AUGUSTO SEVERO. O de São Gonçalo que fique com sua projeção original, ou seja, um aeroporto cargueiro.

  26. Quanta perda de tempo. Isso nunca vai acontecer. Pura demagogia de quem não olha pro futuro e fica induzindo parte da população a acreditar que se pode voltar ao passado.

  27. O projeto melhor, mais barato e de retorno garantido. Deveria ser a pauta 01 de nossa bancada federal e da nossa governadora.

  28. o único voto contra o aeroporto voltar para parnamirim vai ser do dono dos terrenos em volta do aeroporto de SGA.

  29. Deveriam ter pensado antes de construir aquele elefante branco em SGA, mais os interesses políticos foram maiores.
    Um aeroporto bem localizado e que atendia bem a população.
    Foi para aquele fim do mundo com a promessa de que iria ampliar o parque industrial e nada foi feito.
    Agora a população que sofre.

  30. É uma necessidade o retorno do Augusto Severo. Além do que foi escroto, ainda há a questão do risco de assalto que todos correm ao se dirigir para aquele Aeroporto.no.meio do nada.
    Mas não só isso. Os responsáveis pela mudança ocorrida deveriam ser responsabilizados por danos coletivos e ao Estado, pois foi feito por interesse próprio, nunca houve preocupação com o RN.
    O Aloísio Alves é longe, inseguro para ir e voltar, caro de manter, sem atartivo,.dificulta o desenvolvimento e a logística de cargas que chegam por via aérea etc.
    Urge o retorno do teinal aeroportuário ao Augusto Severo.

    1. Trabalhe que você consegue.
      Inveja mata e destrói o ser humano. Eu tenho 4 imóveis e 3 automóveis. A família Bolsonaro é grande e trabalham desde cedo.

    2. Que mentira, tu é conhecido em barra como pega boyzinho, tu no máximo tem 4 onças na carteira kkk

  31. Eu Voto Pela VOLTAD O PRESIDENTE LULA e pra o retorno das operações de vôos domésticos e internacionais no terminal de passageiros do Augusto Severo. Fui!

    1. Aproveita e ressuscita Paulo Queixada, Brinquedo do cão e outros iguais ao molusco.

    1. Conseguiu o que queria, ganhar votos dos incautos, com uma conversa que não tem a menor chance de prosperar!

  32. E o Deputado Federal General Girão TRAIDOR dos MILITARES da reserva e Pensionistas das Forças Armadas?
    Por onde anda?
    O que faz?
    Onde vive?
    Fora GIRÃO traidor.

  33. Até que enfim um ser sensato, parabéns Sr. Michael Diniz (Solidariedade), que atitude nobre, vamos ouvir a População, corrigir esse crime que fizeram conosco, puramente interesse de alguns que usurparam muita grana para levar de nós nosso Aeroporto de Parnamirim para as terras “santas” dos aproveitadores…

  34. Um aeroporto que seria só para cargas, os políticos nefastos com interesses outros que todos sabemos quais eram retiraram do Augusto Severo e levaram para mais de 50 KM de distancia, obrigando o Cidadão a se expor com bandios assaltando na estrada do aeroporto, podendo muito bem ter ficado os passageiros no Augusto Severo, inclusive tem um ai candidato a deputado Federal que o povo deveria ter vergonha na cara e não elege-lo. Agora tem imbecis para votar neste tipo de politico

  35. O Aeroporto de Parnamirim deveria ficar com o terminal de passageiros e o Elefante branco de São Gonçalo do Amarante ficaria com o terminal de cargas.

    1. qual carga? tá falando das malas dos passageiros? só se for….
      porque não existe carga suficiente que justifique o aeroporto de são gonsalo…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Conselho de Ética instaura processo contra Janones

Foto: reprodução

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, nesta terça-feira (5), procedimento disciplinar contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). Na mesma reunião, o colegiado definiu a lista tríplice, da qual será nomeado o relator que avaliará o caso.

Por meio de sorteio, foram definidos os três nomes que podem relatar o procedimento contra Janones. São eles: Julio Arcoverde (PP-PI), Zé Aroldo Catedral (PSD-RR) e AJ Albuquerque (PP-CE).

Em 15 de julho, Janones foi suspenso por decisão do Conselho de Ética. Ele decidiu não recorrer da decisão.

Janones é acusado de comportamento “incompatível com o decoro parlamentar”. A ação foi apresentada após um ofício do corregedor parlamentar, deputado Diego Coronel (PSD-BA), ser enviado à Mesa. Antes, o PL (Partido Liberal) havia enviado pedido à Corregedoria Parlamentar solicitando a suspensão.

A situação alvo de denúncia do Partido Liberal, relatada pela Mesa na representação, ocorreu em 9 de julho. Na ocasião, Janones teria provocado o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que discursava na tribuna.

O tumulto começou quando Nikolas usou a tribuna para ler a carta divulgada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que anunciava a aplicação de tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil.

Janones, então, fez críticas ao colega, e foi chamado de “rachadinha” por integrantes da bancada do PL. Por várias vezes, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisou intervir para tentar colocar fim ao bate-boca entre governistas e oposição. Também solicitou auxílio da Polícia Legislativa.

O deputado e o seu advogado, Lucas Pedrosa Marques, compareceram à reunião do Conselho nesta terça (5). A defesa do parlamentar argumentou que o parlamentar foi alvo de xingamentos na ocasião e que não há provas sobre as acusações contra ele. O advogado também defendeu uma apuração maior dos fatos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz realiza 3ª audiência pública para revisão do Plano Diretor nesta quarta (06)

A Prefeitura de Extremoz convida toda a população a participar da 3ª audiência pública para revisão do Plano Diretor do município, nesta quarta-feira, 06 de agosto, às 9h, na Câmara Municipal, localizada na Rua Pedro Vasconcelos, nº 45, no Centro.

O momento é fundamental para que os cidadãos possam contribuir com ideias, propostas e sugestões para o desenvolvimento urbano da cidade. A revisão do Plano Diretor definirá as diretrizes de crescimento e ordenamento do território para os próximos anos, assegurando que o progresso ocorra de forma organizada, sustentável e respeitosa com a realidade local.

A última atualização do Plano Diretor de Extremoz foi realizada em 2006. Desde então, o município cresceu significativamente, sendo hoje o sétimo mais populoso do Rio Grande do Norte. De acordo com a legislação vigente, o plano deve ser revisado a cada 10 anos, o que torna ainda mais urgente essa atualização.

“Estamos construindo um novo Plano Diretor com base nas necessidades reais da nossa população. Queremos ouvir cada cidadão para que o planejamento urbano de Extremoz represente verdadeiramente os anseios da nossa gente”, afirmou a prefeita Jussara Sales.

A gestão municipal reforça que a participação da comunidade é essencial para garantir que o novo Plano Diretor reflita as prioridades de cada território e prepare Extremoz para um futuro de desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente da Áustria desiste de participar da COP30 pelos ‘custos altos’ da viagem

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, anunciou que não estará presente na COP30, que será realizada em Belém, no Pará, devido aos elevados custos envolvidos na viagem.

A decisão foi comunicada pelo gabinete presidencial austríaco, que destacou a necessidade de contenção de despesas diante de um orçamento restrito.

“Os custos particularmente altos da participação do presidente na COP deste ano não estão dentro do apertado orçamento da Presidência por razões logísticas”, disse o gabinete presidencial à emissora pública de televisão da Áustria.

Van der Bellen, que em 2023 se reuniu com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para discutir temas ambientais, afirmou que a decisão foi tomada após análise cuidadosa das condições financeiras.

A organização da COP30 ainda não se pronunciou oficialmente sobre a ausência do presidente austríaco, mas o presidente da conferência, embaixador André Corrêa do Lago, alertou na semana passada que a crise dos preços pode comprometer a legitimidade das negociações.

Segundo ele, a impossibilidade de algumas delegações participarem devido aos custos pode gerar questionamentos sobre os resultados do encontro.

A situação tem gerado pressão internacional para que o Brasil encontre soluções para a alta dos preços e a escassez de acomodações em Belém.

Recentemente, 27 países assinaram uma carta solicitando melhorias na infraestrutura da cidade.

Atualmente, os valores cobrados por quartos simples na capital paraense chegam a ser superiores aos praticados em hotéis de luxo em outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Além dos impactos nas negociações oficiais, a elevação dos custos também dificulta a participação da sociedade civil, fundamental para o debate climático.

Organizações como a Climate Action Network Latin America (CANLA) alertam que o aumento dos preços representa uma barreira para a presença de ativistas e ONGs, comprometendo a representatividade e a inclusão na COP30, que ocorrerá em menos de cem dias.

InfoMoney 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Prisão de Bolsonaro irrita ministros do STF, isola Moraes e deve ser reconsiderada

Foto: Reuters

A ordem de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro gerou forte desconforto entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), provocando isolamento do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e abrindo caminho para uma possível revisão da medida.

Segundo apuração, a maioria dos magistrados considera a decisão como exagerada, desnecessária e juridicamente insustentável, o que teria acendido um sinal de alerta dentro da Corte. O descontentamento generalizado entre os colegas de tribunal teria colocado Moraes em uma posição desconfortável e solitária.

A avaliação interna é de que a prisão de Bolsonaro não se sustenta diante dos elementos atuais do processo e pode comprometer a imagem de equilíbrio e imparcialidade do STF. Por isso, cresce nos bastidores a expectativa de que o próprio Moraes reconsidere a determinação nos próximos dias.

A aposta entre integrantes da Corte é que o ministro deve recuar e rever sua decisão, a fim de evitar uma crise institucional ainda maior e preservar a coesão entre os membros do Supremo.

Blog do BG com informações do Folha de São Paulo 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Lula chora em evento no Planalto e dá indireta a aliados de Bolsonaro: ‘Se eu sair e entrar uma coisa, a fome volta’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que se for derrotado ano que vem, deixar o governo e “qualquer coisa” voltar a governar o país, o Brasil voltará ao mapa da fome. Durante a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lula chorou e afirmou que presidente que deixar a população passando fome deve ser “decapitado”.

Lula chora ao participar de reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar

— Se deixar o governo e entrar uma coisa qualquer nesse país, fome volta. Num governo que tiver alguém passando fome, tem que decapitar o presidente.

Lula e Trump

Mais cedo, Lula afirmou que vai ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para convidá-lo para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 30 (COP 30) que será realizada em Belém, em novembro, e não para tratar do tarifaço imposto ao Brasil. Desde anúncio das sobretaxas americanas sobre produtos brasileiros, há expectativa de uma ligação entre Trump e Lula. Na última sexta-feira, Trump afirmou que Lula pode ligar para ele “quando quiser”.

— Não vou ligar para o Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), que vou ligar para convidá-lo para vir pra COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática, vou ligar para ele, para Xi Jinping (presidente da China), para o Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia) — afirmou.

Ao discursar na reunião do Conselhão no Palácio Itamaraty, Lula afirmou ainda o presidente dos Estados Unidos se equivocou na forma como anunciou o tarifaço contra a importação de produtos brasileiros. Lula citou que Trump poderia ter ligado para ele ou para o vice-presidente Geraldo Alckmin para conversar. O petista citou ainda que ninguém pode dar a ele “ligação de negociação”.

Determinada pelo presidente dos Estados Unidos, a sanção tarifária de 50% sobre os produtos brasileiros teve, em outras justificativas, o julgamento de Bolsonaro pela trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Na visão de Lula, esse pretexto é “eleitoral”:

— Nesse mundo ninguém me dá lição de negociação. Já lidei com muitos magnatas no mundo — afirmou — O presidente dos Estados Unidos poderia ter pegado telefone, ligado pra mim, para Alckmin, estaríamos aptos a negociar. O pretexto da carta, da taxação, não é nem político, é eleitoral — disse durante sua fala na reunião do Conselhão.

Lula afirmou que o mundo não vai dar certo “se perdermos o respeito à soberania” ao citar o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Lula disse que o multilateralismo foi “a melhor coisa criada depois da Segunda Guerra”. Acrescentou que o multilateralismo foi destruído para que as negociações passassem a ser feitas individualmente entre os países.

— Não é possível o mundo dar certo se a gente perder o mínimo de senso de responsabilidade do respeito à soberania, à integridade territorial, à Suprema Corte dos países, ao Poder Judiciário como um todo, ao funcionamento do Congresso Nacional. Se nós passarmos a dar palpite sobre o que acontece nos outros países, nós estamos ferindo uma palavra mágica chamada soberania, que é o que faz a gente lutar e defender o nosso país — afirmou.

O Globo 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eduardo Bolsonaro prevê que ele e aliados estarão inelegíveis em 2026

Foto: reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) cobra ações do Congresso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda neste ano. Para o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o magistrado vai atuar contra candidaturas de direita se ainda tiver poder durante as eleições do ano que vem.

“Chegando ano que vem, o Moraes ainda estando numa posição forte, será que ele não vai deixar inelegíveis todos esses candidatos ao Senado que porventura estiverem cotados como favoritos para ganha a eleição?”, questionou Eduardo em entrevista nesta terça-feira (5/8).

“O Moraes vai condenar qualquer pessoa por qualquer motivo”, seguiu Eduardo. “Eu, por exemplo, o Gustavo Gayer, dentre outros do meu partido, temos processos dentro da Suprema Corte”, continuou Eduardo, lembrando que responde ainda processo administrativo como servidor da PF, o que também pode lhe dar a inelegibilidade como punição.

Para Eduardo, estarão na mira de Moraes e “do sistema” “todos aqueles que já se manifestaram ou tenham o perfil de votar pelo impeachment do Alexandre de Moraes”.

“Não haverá Brasil ano que vem se a gente não resolver esse problema agora”, concluiu Eduardo.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ciro Nogueira visita Bolsonaro: “Não vou dizer que ele não estava triste”

Foto: reprodução

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) compartilhou nesta terça-feira (5) que visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar. De acordo com o parlamentar, a visita foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

“Olá, amigos e amigas. Saindo agora da casa do meu presidente Jair Bolsonaro. Fui autorizado pelo relator, ministro Moraes, seguindo todas as normas. E como a imprensa acabou de me ver saindo, vou fazer um relato que encontrei este grande brasileiro”, disse Nogueira me um vídeo gravado no carro.

“Não vou dizer que ele não estava triste, mas é uma pessoa que acredita muito no nosso país. Em Deus. E eu espero que a gente possa superar o mais rapidamente possível essa situação”, complementa.

O senador, que preside o partido Progressistas, disse ter sido recebido pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. Nogueira foi ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro entre 2021 e 2022.

O ex-presidente cumpre a medida imposta pela Justiça em uma casa localizada num condomínio do Jardim Botânico, área nobre de Brasília, localizada a cerca de dez quilômetros do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional.

Proibição de visitas e apreensão de celular

Na decisão que impôs a prisão domiciliar de Bolsonaro, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes também acrescentou outras duas medidas cautelares: a de que o ex-presidente não poderia receber visitas sem autorização prévia do Supremo e a de que ele não poderia utilizar celulares, diretamente ou por meio de terceiros.

O ex-mandatário também foi alvo de busca de apreensão da PF (Polícia Federal) nesta segunda e teve seu celular apreendido.

De acordo com o ministro, Bolsonaro produziu material para publicar nas redes sociais de seus três filhos e dos seus seguidores e apoiadores políticos.

O conteúdo, segundo ele, seria de “incentivo e instigação a ataques o Supremo Tribunal Federal” e “apoio ostensivo” à intervenção estrangeira no Poder Judiciário.

Moraes acrescenta que o descumprimento das regras ou das medidas cautelares pode resultar na decretação imediata da sua prisão preventiva.

O ministro do STF já havia imposto, desde 18 de julho, a utilização de tornozeleira eletrônica.

Na época, o político do PL foi alvo de uma operação da PF (Polícia Federal), autorizada pelo Supremo, que apura os crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataque à soberania nacional.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PGR defende saídas temporárias a Silveira para tratamento pós-operatório

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou nesta terça-feira (5) a favor de conceder saídas temporárias ao ex-deputado federal Daniel Silveira para que ele realize tratamentos pós-operatórios.

A PGR afirma ainda que, se por qualquer limitação do sistema prisional, as saídas temporárias não forem uma opção viável, deve-se permitir que Silveira tenha a prisão convertida para domiciliar.

“Considerando a necessidade da intervenção fisioterápica e a ausência de estrutura adequada na unidade prisional, o Ministério Público Federal se manifesta pela concessão de saídas temporárias, para que o reeducando realize seu tratamento em clínica a ser indicada por sua própria defesa, nos termos da lei”, diz a manifestação assinada pelo vice-procurador da República Hindenburgo Chateaubriand.

“Ressalva, porém, o entendimento de que, não sendo essa, por qualquer limitação de ordem material que se imponha ao estabelecimento prisional, uma alternativa possível, impõe-se o deferimento, em caráter excepcional, do tratamento em regime de prisão domiciliar, pelo prazo necessário”, conclui a PGR.

O ex-deputado fez uma cirurgia no joelho no dia 26 de julho e, de acordo com atestado médico, precisa de fisioterapia e cuidados diários na fase de recuperação.

Desde a data da cirurgia, a defesa tem enviado diversos pedidos de conversão para prisão domiciliar ao ministro Alexandre de Moraes, que é relator do caso.

No domingo (3), Moraes pediu que o presídio em que Silveira está informe sobre as condições de oferecer os cuidados pós-operatórios ao ex-deputado.

O sistema penitenciário respondeu que não tem estrutura física, equipamentos ou equipe de saúde adequada para fazer o acompanhamento.

Agora, resta a Moraes tomar a decisão final. Diante de uma alegada demora do ministro em dar uma resposta, a defesa de Silveira entrou com um habeas corpus na última sexta-feira (1), que acabou sobre relatoria do ministro Luiz Fux.

O magistrado, no entanto, negou o pedido sem analisar o mérito do habeas corpus. O ministro argumentou que o Supremo já consolidou em decisões anteriores que não é permitido o uso desse recurso contra decisões internas do STF, seja de um ministro ou do colegiado.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pix não foi criado para que governo arrecadasse impostos, diz Campos Neto, ex-presidente do Banco Central

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Em seu primeiro compromisso público como executivo do Nubank, Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central e colunista da Folha, afirmou que o Pix é um bem público que não foi criado para que o governo arrecade impostos ou para gerar lucro ao BC.

“Ele não foi criado para eliminar a concorrência, nem para que o Banco Central ficasse rico, porque o Banco Central não ganha dinheiro. Ele também não foi criado para que o governo arrecadasse impostos. Ele foi criado para empoderar as pessoas”, disse em videocast do Nubank publicado nesta terça-feira (5).

O economista também abordou brevemente a atual investigação dos Estados Unidos sobre o meio de pagamento brasileiro como uma possível prática desleal em relação a serviços de pagamentos eletrônicos.

“Esse barulho que estamos vendo agora é provavelmente passageiro. No fim das contas, cada vez mais pessoas, até mesmo aquelas que estão criticando o Pix agora, percebem que o Pix trouxe uma transformação muito importante para um país como o Brasil”, afirmou Campos Neto.

O vice-chairman do Nubank também contou ter recebido mensagens de diversos países sobre o Pix, curiosos com a funcionalidade da solução.

“Recebi mensagens da maioria dos presidentes de bancos centrais quando alguns artigos começaram a aparecer, dizendo: ‘Como isso é possível?’. Quero dizer, o sistema funciona tão bem. Tem sido uma inspiração para outros países da América Latina e de outros lugares”, afirma Campos Neto.

Ele mencionou a eventual implementação de sistemas de pagamento instantâneo no México, na Colômbia e na Coreia do Sul.

Para Campos Neto, o Pix é apenas o começo da inovação tecnológica que irá revolucionar a economia, o que inclui open finance e tokenização.

“O Pix fazia parte de um plano, de uma ideia ou de uma visão sobre como tornar a intermediação financeira mais inclusiva e mais competitiva.”

Ao desenvolver a ferramenta, Campos Neto disse ter estudado o sistema de pagamentos da Índia e ser aconselhado a falar com gamers.

“São eles que estão fazendo pagamentos digitais neste momento. E cinco conceitos surgiram [das conversas com gamers] com muita clareza: as pessoas querem algo que seja barato, rápido, transparente, aberto e seguro. Então, essas são as fundações do Pix.”

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Livro que resgata história da família Maia será lançado em Natal no dia 28 de agosto

José Nelson Bessa Maia lançará a obra “Memorial da Família Maia: Linhagens Cearenses, Paraibanas e Norte-Rio-Grandenses, 1717-2025”, um extenso levantamento genealógico e historiográfico do Nordeste brasileiro que percorre mais de 300 anos de memórias da Família Maia.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 28 de agosto, a partir das 17h, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), localizado na Rua da Conceição, 622, no bairro da Cidade Alta, em Natal/RN. O evento contará com uma palestra do autor. Durante o evento, será possível adquirir exemplares do livro. Reservas podem ser feitas antecipadamente pelo WhatsApp (61) 99233-6393.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *