Esporte

Delegados da Fifa apostam em maior vigilância com Neymar na Copa

Neymar
Foto: Wilton Junior/Estadão

 

Jogador da Copa do Mundo que mais sofreu faltas até agora, Neymar está na mira da Fifa. Ao Estado, três dirigentes do Conselho da Fifa, o órgão máximo da entidade, explicaram separadamente que o brasileiro tem sido alvo de debates. O Estado apurou que, por enquanto, os árbitros não receberam qualquer tipo de instrução específica para darem maior atenção à possíveis encenações do brasileiro.

Mas, há uma semana, membros do Comitê de Arbitragem da Fifa admitiram ao Estado e a outros veículos de imprensa brasileiros, na condição de anonimato, que havia uma instrução a não apitar ou consultar o VAR em cada falta recebida por Neymar. A justificativa: o futebol é um esporte de contato e deve ser mantido assim.

Em quatro jogos, ele foi atingido em 23 ocasiões. O número é bem superior ao volume de faltas sofridas por Messi, com 15. Os dados foram coletados oficialmente pela Fifa a partir dos relatórios do quatro primeiros jogos na Copa do Mundo.

Apenas no primeiro jogo, contra a Suíça, as dez faltas sofridas pelo brasileiro o colocaram num situação única. Nenhum jogador desde Alan Shearer, em 1998, foi alvo de tantas faltas. Naquela Copa, há 20 anos, o inglês teve onze incidentes em uma partida contra a Tunísia.

Sozinho, Neymar já sofreu mais faltas que todo o time do Egito, com 21. O craque do Paris Saint-Germain ainda concentrou praticamente metade das 59 faltas recebidas pela seleção brasileira em quatro jogos.

Opinião dos leitores

  1. Neymar está sendo o jogador mais marcado na Copa. Por isso é natural que ele sofra mais falta

    1. Concordo Wellington, o problema está nas encenações que ele tem costume de fazer, o que acaba prejudicando até no caso de ocorrer alguma falta mais grave ou pênalti e não ser marcado justamente por essa "fama"

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] BG comenta anúncio de Carlos Eduardo que está fora da disputa do Senado: ‘desconvidado’

BG traçou uma linha do tempo, comentando a carreira política, as polêmicas e problemas de relacionamento em razão da arrogância e prepotência, dificuldade em formar um grupo político ao seu redor, falhas na gestão enquanto prefeito de Natal, além do histórico das recentes derrotas de Carlos Eduardo nas últimas eleições que disputou ao comentar o anúncio do ex-prefeito de Natal de que está fora da disputa por um vaga no Senado.

“Carlos Eduardo soltou uma nota melancólica, dizendo que não será candidato porque o partido União Brasil não disponibilizou recursos financeiros. Foi desconvidado”, comentou BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Servidores da Saúde do Estado fazem mais uma paralisação, mas Cadu Xavier insiste em dizer que há ‘comprimisso’ do governo

Servidores estaduais da Saúde realizaram mais uma paralisação nesta terça-feira (5), cobrando do Governo do Estado recomposição salarial.

Curiosamente e até ironicamente, no mesmo dia, o ex-secretário do governo Fátima e pré-candidato ao governo estadual, Cadu Xavier dava entrevista ao programa Contraponto, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas, na 96 FM. Durante a entrevista, Cadu citou a palavra ‘compromisso’ pelo menos nove vezes, ao falar sobre os servidores.

O fato foi tema de comentário de Bruno Giovanni no programa Meio Dia RN de hoje. “Cadu diz que este é o governo que tem mais compromisso com o servidor. Não sei qual o servidor que Cadu se refere. Em relação à educação, greves no ano passado, paralisações. A saúde é paralisação semana sim, semana não. A polícia, apesar da convocação de concursados na semana passada, circulam no WhatsApp textos de policiais instatisfeitos, mas Cadu citou nove vezes a palavra ‘compromisso’ hoje para se referir ao tratamento dado pelo governo aos servidores. Eu tô querendo buscar com quem é esse compromisso. Porque com a população do Estado não é. É um descompromisso completo”, comentou o BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilidade pública

Bairros de Tirol, Neópolis e Pitimbu terão desligamentos programados para manutenção na rede elétrica até domingo (10); veja o cronograma

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

A Neoenergia Cosern programou desligamentos pontuais para realizar serviços de manutenção e reforço da rede elétrica em ruas, dias e horas específicas nos bairros Pitimbu, Neópolis e Tirol, em Natal, Jardim Planalto, em Parnamirim, e nos centros de Patu, Severiano Melo e de São Francisco do Oeste até o próximo domingo (10).

A suspensão temporária do serviço costuma durar em média quatro horas, enquanto os técnicos trabalham com segurança, e pode ser concluído antes do horário previsto. Confira as informações:

Cronograma

Sexta-feira, dia 08/05:

Parnamirim

Bairro Jardim Planalto, na Rua das Capitanias e Adjacências (185 clientes), das 08h às 12h

Severiano Melo

Bairro Centro, Rua Câmara Cascudo e Adjacências (102 clientes), das 8h às 12h

Patu

Bairro Centro, Rua da Linha e Adjacências (293 clientes), das 8h às 13h


Sábado, dia 09/05

Natal

Bairro Pitimbu, Rua das Algarobas e Adjacências (179 clientes), das 8h às 12h.

São Francisco do Oeste

Bairro Centro, Rua Alexandre Benedito e Adjacências (53 clientes), das 8h às 12h.


Domingo, dia 10/05

Natal

Bairro Neópolis, Rua da Maravilha e Adjacências (179 clientes), das 8h às 12h.

Bairro Tirol, Rua Ceará Mirim e Adjacências (25 clientes), das 8h às 12h.

Importância da atualização cadastral

A Neoenergia Cosern reforça que é importante os clientes manterem os dados cadastrais atualizados para receber informações sobre desligamentos programados, falta de energia e participar de promoções, além de terem seus chamados atendidos de forma mais rápida. Os dados atualizados também facilitam o cadastro automático do cliente que tem direito e não sabe ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Canais de atendimento:

Site (www.neoenergia.com.br/rn), clique em “Atendimento”, seguido de “Atualização Cadastral”;

Teleatendimento: 116 – disponível 24 horas, todos os dias da semana (é possível atualizar telefone e e-mail);

WhatsApp (84 3215 6001) e Lojas de Atendimento (é possível cadastrar documentos como RG e CPF);

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça mantém condenação a Prefeitura de Mossoró por má gestão de terceirizados

Foto: redes sociais/Allyson Bezerra

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região manteve, por unanimidade, a condenação do Município de Mossoró por falhas graves na gestão de contratos terceirizados, rejeitando o recurso apresentado pela Prefeitura. A decisão, resultado de ação do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, escancara problemas estruturais na condução administrativa do município.

O julgamento reforça que a Prefeitura falhou no dever básico de fiscalizar contratos, permitindo atrasos salariais, descumprimento de obrigações trabalhistas e até indícios de interferência política na gestão da mão de obra terceirizada — um cenário que a Justiça considerou incompatível com a responsabilidade do poder público.

A tentativa do município de afastar a competência da Justiça do Trabalho foi rechaçada. Para o tribunal, não há dúvida: o caso envolve diretamente direitos trabalhistas e, portanto, exige atuação firme do Judiciário.

Decisão expõe fragilidade administrativa

A manutenção da condenação obriga a gestão municipal a sair do discurso e adotar medidas concretas. Entre elas, a criação de um programa de integridade, implantação de compliance e estabelecimento de fiscalização técnica — algo que, na prática, a própria decisão indica que não vinha sendo feito de forma eficaz.

A decisão é um duro recado à condução administrativa da Prefeitura de Mossoró, que até o mês de março estava sob o comando do prefeito Allyson Bezerra, já que as falhas apontadas dizem respeito à estrutura de controle da gestão.

Além das obrigações estruturais, o município foi condenado ao pagamento de R$ 50 mil por dano moral coletivo — valor que será destinado a projetos sociais. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 5 mil por dia.

Para o procurador do Trabalho Afonso Rocha, a decisão deixa claro que não há mais espaço para fiscalização “de fachada”. “Os municípios precisam investir em estruturas permanentes, com controle técnico e compromisso real com os trabalhadores”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

De 500 para 200 anos: João de Deus tem pena reduzida pela metade

Foto: Marcelo Camargo

Após a interposição de recursos pela defesa, João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, teve a pena reduzida para 214 anos, 1 mês e 20 dias de reclusão, além de um ano de detenção. A condenção é quase metade das penas impostas em primeira instância, que somavam quase 500 anos.

A informação foi confirmada à CNN Brasil pelo TJGO (Tribunal de Justiça de Goiás), que levantou uma relação de processos pelos os quais João de Deus responde.

O líder religioso, que cumpre pena em regime domiciliar, responde a 18 ações penais, sendo a maioria por crimes sexuais como estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude.

Segundo o documento, a redução, por quase metade da condenação inicial, ocorreu após a interposição de recursos, que alegam:

  • Decadência do direito de depresentação: em alguns processos, as penas foram integralmente extintas porque a justiça entendeu que o prazo legal para que as vítimas apresentassem a denúncia havia expirado;
  • Provimento parcial de recursos: a maioria das sentenças condenatórias teve sua duração reduzida após o julgamento de apelações no TJGO (em um dos processos, a pena inicial de 51 anos e 9 meses foi reduzida para 13 anos e 9 meses após recurso);
  • Sentenças cassadas ou absolvições: em uma das ações penais, a sentença foi cassada após recurso. Já em outro caso, que não envolvia crimes sexuais, mas sim crimes contra as relações de consumo, ele foi absolvido.

Atualmente, com as alterações impostas pelos acórdãos, a pena ficou fixada em 214 anos, 1 mês e 20 dias de reclusão, além de 1 ano de detenção. De acordo com o balanço da Justiça de Goiás, alguns processos ainda aguardam o julgamento de Recursos Especiais no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Servidores da saúde do RN fazem paralisação e cobram recomposição salarial do Governo

Foto: SindSaúde

Os servidores da saúde estadual do Rio Grande do Norte iniciaram, na manhã desta terça-feira (5), uma paralisação de 24 horas. A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (SindSaúde/RN) e ocorre em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal.

A categoria reivindica o cumprimento do acordo firmado com o Executivo estadual, especialmente no que diz respeito ao pagamento da recomposição salarial de 4,26%, prevista para abril de 2026, mas ainda não efetivada. Os trabalhadores também cobram a definição de um calendário para o pagamento dos valores retroativos.

A paralisação foi deliberada em assembleia após uma mobilização unificada realizada na última semana, diante da ausência de respostas concretas por parte do Governo do Estado. Segundo o sindicato, a falta de avanço nas negociações motivou a intensificação do movimento.

Uma reunião entre representantes da categoria e o Governo do Estado está acontecendo neste momento. A expectativa dos servidores é que o encontro traga encaminhamentos práticos para o cumprimento integral do

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dados nacionais reforçam estratégia de Natal ao priorizar prevenção climática

Foto: Demis Roussos

A reportagem publicada pelo jornal O Globo nesta semana reforça um ponto que especialistas já vêm alertando há anos: o Brasil ainda investe muito mais na reconstrução após desastres do que na prevenção. O levantamento mostra que os gastos para remediar chegam a ser três vezes maiores do que aqueles destinados a evitar tragédias, como as provocadas por chuvas intensas.

Diante desse cenário, a estratégia adotada em Natal segue na direção correta. A gestão do prefeito Paulinho Freire tem priorizado investimentos em obras de drenagem, infraestrutura urbana e ações preventivas voltadas para eventos climáticos extremos, um caminho que se alinha às recomendações técnicas e à necessidade urgente de adaptação das cidades.

Enquanto boa parte do país ainda lida com as consequências, Natal tenta agir antes que os problemas cresçam. A ideia é direta: prevenir sai mais barato, protege mais gente e evita prejuízos maiores.

Com as mudanças climáticas deixando os eventos mais intensos e frequentes, apostar em prevenção virou questão de estratégia e os dados nacionais indicam que Natal está no caminho certo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Antônio Henrique assina ordem de serviço e garante escritura pública para mil famílias em Ceará-Mirim

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ceará-Mirim deu um passo histórico na política habitacional do município. Nesta terça-feira (05), o prefeito Antônio Henrique assinou a ordem de serviço que autoriza o início do processo de regularização fundiária, garantindo a emissão de escritura pública para cerca de mil famílias.

A ação representa um avanço concreto na garantia de direitos e na promoção da dignidade. Famílias que há anos conviviam apenas com a posse informal de seus imóveis passam agora a ter segurança jurídica, reconhecimento legal da propriedade e novas oportunidades — como acesso a crédito, valorização do imóvel e a possibilidade de transferência regular para as próximas gerações.

Durante a solenidade, o prefeito destacou o alcance social da iniciativa.
“Hoje não estamos apenas assinando um documento. Estamos garantindo dignidade, segurança e tranquilidade para famílias que construíram suas casas com esforço e que agora passam a ter, de fato e de direito, aquilo que é seu”, afirmou.

Além do impacto direto na vida das pessoas, o processo de regularização fundiária também contribui para o ordenamento urbano da cidade, fortalece a inclusão social e impulsiona o desenvolvimento de Ceará-Mirim.

Seguimos avançando, garantindo direitos e construindo uma cidade mais justa para todos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Mascote oficial das eleições vira meme nas redes sociais

Internautas ironizaram nas redes sociais o mascote oficial das eleições de 2026, “Pilili”. A Justiça Eleitoral lançou o personagem na 2ª feira (4.mai.2026), em Brasília (DF), durante cerimônia que celebrou os 30 anos do sistema eletrônico de votação no Brasil.

O nome escolhido remete ao som produzido quando o eleitor pressiona a tecla “confirma” na urna eletrônica. A personagem foi concebida para transmitir valores relacionados à acessibilidade, à confiança e à proteção do regime democrático.

Veja memes:

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Buscas por mulher desaparecida no rio Mossoró são retomadas com reforço de mergulhadores

Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros retomou na manhã desta terça-feira (5) as buscas pela mulher de 51 anos que desapareceu enquanto tomava banho em um trecho do Rio Mossoró, no bairro Planalto, em Mossoró.

De acordo com a corporação, uma equipe de mergulhadores de Natal foi deslocada para reforçar os trabalhos de busca. Segundo o Corpo de Bombeiros, o início das operações no rio dependeu de uma ocorrência registrada nas primeiras horas da manhã em Governador Dix-Sept Rosado, onde os militares foram acionados para retirar o corpo de uma pessoa que havia submergido após um afogamento.

Enquanto parte da equipe atua nessa ocorrência, outro grupo segue em deslocamento para o Rio Mossoró, onde dará continuidade às buscas pela mulher desaparecida.

O caso foi registrado no fim da manhã de segunda-feira (4). Segundo familiares, a vítima estava tomando banho no rio acompanhada do irmão e de outra pessoa quando teria entrado em uma área mais profunda e desaparecido.

As buscas chegaram a ser realizadas ainda na tarde de ontem, mas foram suspensas por volta das 17h devido à falta de condições adequadas para continuidade dos trabalhos.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *