Polêmica

DEM quer ouvir Mujica sobre ‘confissão’ de Lula

LivroMujica LulaMujicaRicardoStuckertO senador Ronaldo Caiado, líder do DEM, apresentará na Comissão de Relações Exteriores do Senado requerimento propondo que o ex-presidente do Uruguai Jose Mujica seja convida a falar no Senado brasileiro. Deseja-se obter detalhes sobre uma revelação feita por ele em livro lançado nesta semana. Mujica contou ter ouvido de Lula algo que soou como uma confissão sobre o mensalão.

“Lula não é um corrupto como Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros”, disse Mujica aos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, autores do livro “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder), sobre os cinco anos de governo do ex-presidente uruguaio. “Mas viveu esse episódio [do mensalão] com angústia e um pouco de culpa”.

Referindo-se a uma conversa ocorrida nos primeiros meses de 2010, Mujica reproduziu um comentário que diz ter ouvido de Lula: “Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens. Essa era a única forma de governar o Brasil.” Mujica também contou que a “confissão de Lula foi testemunhada por Danilo Astori, então vice-presidente do Uruguai.

Para Caiado, a revelação de Mujica traz “uma acusação muito séria, até porque é a própria esquerda brasileira que trata Mujica como uma espécie de mártir e coloca sua índole acima de qualquer suspeita. Se ele diz que o ex-presidente Lula, não só confirmou ter conhecimento sobre o mensalão, como admitiu que era a sua única forma de governar o país, isso coloca em xeque toda a tese que o inocentou do esquema.”

Lula reagiu ao mensalão com um bordão que se tornou um clássico da era petista no poder: “eu não sabia”. Num pronunciamento levado ao ar em rede nacional de radio e tevê, em agosto de 2005, Lula chegou a afirmar que fora “traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tivera conhecimento.” Daí a relevância das declarações atribuídas a Mujica, que não é nenhum inimigo de Lula. Bema o contrário.

“As investigações do Mensalão pararam justamente quando estava a centímetros de chegar em Lula”, diz Caiado. “É preciso acabar com essa barreira imaginária de proteção ao Palácio do Planalto. A Lava Jato não pode cair no mesmo erro de isentar Dilma e Lula.”

Em seu requerimento, o líder do DEM estenderá o convite ao ex-vice presidente do Uruguai, Danilo Astori, testemunha da conversa entre Mujica e Lula. O “convite” tem eficácia meramente política. É improvável que Mujica e Astori se disponham a comparecer ao Senado. Mas a simples manutenção do tema no notíciario constringe Lula e o PT.

Josias de Sousa, UOL

Opinião dos leitores

  1. O site G1da Globo desmentiu essa versão que é entretanto ainda defendida pelo desmoralizado Josias de Souza e pelo paladino da justiça Caiado

  2. Quem vai dar ouvido a mais um reacionárioa serviços "DAS ZELITES" BURGUESAS e do CAPITAL OPRESSOR DOS IMPERIALISTAS"? É só mais um despeitado que deixou o poder mais pobre do que chegou. Mujica? Quem é esse tal de Mujica? Pobre Mujica. Nunca vi um ser tão reacionário.

  3. 'Confissão' de Lula a Mujica é mais um crime de imprensa.
    Jornalista Andrés Danza, um dos autores do livro "Uma ovelha negra no poder", sobre o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, negou que Lula falava do 'mensalão' quando declarou já ter lidado com "muitas coisas imorais" e "chantagens" e que "essa era a única forma de governar o Brasil"; "Não, Lula estava falando sobre as 'coisas imorais' e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é dificil governar o Brasil sem conviver com chantagens e 'coisas imorais'", escreveu Danza; edição de hoje do Globo traz a reportagem "Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão"; no fim de semana, o ex-presidente já foi alvo de uma capa comprovadamente mentirosa da revista Época, também da Globo.

  4. Será que esse Caiado é surdo? Ou ele só ouve o que quer?
    Será que ele não ouviu a parte que diz que Lula não é ladrão, diferente dos presidentes anteriores?
    Se este Caiado tivesse um mínimo de honestidade, ele deveria processar Collor e Fernando Henrique, e não Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fátima elogia nota de Lula sobre situação da Venezuela e diz que Trump “rasgou o direito internacional”

A governadora do RN, Fátima Bezerra, se manifestou nas redes sociais sobre a ação militar dos EUA que culminou na prisão do agora ex-ditador Nicolás Maduro no sábado (3).

Fátima disse que a nota do presidente Lula sobre o assunto foi “muito precisa”

A governadora ainda criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmando que ele “rasgou o direito internacional na tentativa de sequestrar a soberania venezuelana”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja Maduro sendo escoltado por agentes federais dos EUA em aeroporto de NY, de onde segue para prisão no Brooklyn

Um avião transportando Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, chegou aos Estados Unidos neste sábado (3). A aeronave pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York.

Em seguida, Maduro foi visto desembarcando escoltado por vários agentes federais vestidos de preto. O venezuelano estava usando roupas cinzas e estava algemado.

O ex-ditador e a esposa serão levados ao Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York. Trata-se da única prisão federal da cidade. A unidade abriga presos provisórios e condenados de alta periculosidade. Segundo o site oficial, 1.336 pessoas vivem no local.

Maduro deve responder judicialmente em um tribunal federal de Manhattan sobre acusações de tráfico de drogas e porte de armas na próxima semana.

Com informações de CNN e UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[ATUALIZAÇÃO] Cinco pessoas se afogam na praia de Tabatinga; quatro foram resgatadas e uma delas segue desaparecida

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu, no final da tarde deste sábado (3), duas ocorrências de afogamento no litoral potiguar. A mais grave delas na Praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia confirmado cinco vítimas de afogamento, mas o BLOGDOBG apurou que na realidade eram cinco.

Quatro delas, três garotas e um homem, foram resgatadas e encaminhadas para a unidade de saúde do município de Nísia Floresta. A quinta, uma jovem, segue desaparecida.

Unidades de Resgate Avançado atuam na ocorrência com o apoio de embarcações e do helicóptero Potiguar 02, além de equipes de guarda-vidas e mergulhadores.

Praia do Meio

Já na Praia do Meio, uma mulher foi retirada da água por guarda-vidas após se afogar. A vítima recebeu atendimento imediato ainda na faixa de areia, com a realização dos primeiros socorros, mas devido à gravidade do quadro clínico, precisou ser transferida para o Hospital dos Pescadores para avaliação e cuidados médicos especializados.

Alerta

O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para que banhistas evitem áreas sinalizadas como perigosas, fiquem atentos às orientações dos guarda-vidas e redobrem os cuidados, especialmente em dias de mar agitado e presença de correntezas de retorno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil reconhece vice de Maduro como atual presidente da Venezuela, diz nº 2 do Itamaraty

Embaixadora, Maria Laura, durante entrevista sobre a operação militar dos EUA na Venezuela | Foto: Valter Campanato

O Brasil reconheceu Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, como presidente interina do país após a captura de Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos.

A informação foi confirmada pela ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, que afirmou que, na ausência de Maduro, a vice assume o comando do país.

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que Washington irá governar a Venezuela temporariamente, com possibilidade de envio de tropas.

Apesar da operação militar realizada na madrugada de sábado (3), que resultou na captura de Maduro e deixou partes de Caracas sem energia, os Estados Unidos não controlam o território venezuelano, e estruturas do governo local seguem em funcionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Avião com o ex-ditador Nicolás Maduro chega aos Estados Unidos

Um avião transportando Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, chegou aos Estados Unidos neste sábado (3). O ditador da Venezuela foi capturado por forças americanas em Caracas em operação na madrugada.

A aeronave pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York. Maduro deve responder judicialmente em um tribunal federal de Manhattan sobre acusações de tráfico de drogas e porte de armas na próxima semana.

Donald Trump afirmou que os EUA governarão o país sul-americano até que possam “fazer uma transição segura, adequada e sensata”.

Ele também publicou uma foto de Maduro a bordo de um navio de guerra americano após ser capturado.

O casal foi retirado à força de seu quarto durante uma grande operação militar dos EUA em Caracas, na madrugada deste sábado.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Trump faz alerta ao presidente da Colômbia após captura de Maduro: ‘tem que ficar esperto’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, “tem que ficar esperto” após a captura do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, pelas forças americanas.

“Ele [Gustavo Petro] tem rotas de cocaína, tem fábricas onde é produzida cocaína, então eu mantenho o que eu disse anteriormente: ele está produzindo cocaína e depois enviando para os EUA, então, sim, tem que ficar esperto”, respondeu após pergunta de um jornalista.

Opinião dos leitores

  1. O galego não está prá brincadeira, o recado está dado aos tiranetes, os cumpanhêros do foro de São Paulo devem estar apreensivos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Litoral do RN tem cinco pontos impróprios para banho no primeiro fim de semana do ano; veja quais são

Praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1

O litoral da região metropolitana de Natal tem cinco pontos impróprios para banho neste fim de semana, segundo o Boletim de Balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Idema.

Dos 51 trechos analisados, 46 estão próprios para os banhistas. Os locais considerados impróprios são:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;
  • Maracajaú (Mercado Público), em Maxaranguape.

Como é feita a análise e a classificação

 

A classificação é feita com base na quantidade de coliformes fecais nas amostras de água, coletadas semanalmente. O monitoramento segue normas do Conama e integra o Programa Água Azul, em parceria com o IFRN e a Funcern.

Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se o trecho está impróprio ou não. Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. E se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já passa a ser considerada imprópria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump afirma que exército americano poderia ter matado Maduro, se necessário

Foto: Alex Brandon/AP Photo/dpa/picture alliance

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que Nicolás Maduro poderia ter sido morto durante a operação militar realizada na Venezuela, caso fosse necessário.

Segundo Trump, o líder venezuelano tentou chegar a um local seguro, mas não conseguiu devido à rapidez das tropas americanas. O presidente relatou que houve resistência armada e troca de tiros durante a ação.

“Eles estavam esperando algo, e houve muita resistência”, disse Trump em coletiva na Flórida.

Maduro, segundo o presidente americano, está sob custódia a bordo do navio USS Iwo Jima. Pouco antes da coletiva, Trump divulgou uma imagem do venezuelano detido pelas forças dos EUA.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rússia pede ‘firmemente’ aos EUA que libertem Maduro e esposa

Foto: EFE/EPA/VYACHESLAV PROKOFYEV / SPUTNIK / KREMLIN POOL

A Rússia condenou neste sábado (3) a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela e exigiu que Washington liberte o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, após o anúncio de captura feito pelo presidente Donald Trump.

“Pedimos firmemente às autoridades americanas que reconsiderem sua postura e libertem o presidente legalmente eleito do país soberano e sua esposa”, diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo.

A Rússia classificou a operação como um “ato de agressão armada”, afirmou que os argumentos usados pelos EUA são “insustentáveis” e criticou o que chamou de hostilidade ideológica contra um país soberano.

Moscou também cobrou esclarecimentos imediatos sobre o paradeiro de Maduro e reafirmou apoio ao líder venezuelano, um de seus principais aliados na América Latina. A Rússia foi um dos poucos países a reconhecer e parabenizar Maduro após a reeleição de 2024, cuja legitimidade é contestada internacionalmente.

Opinião dos leitores

  1. Chama o Lules para capturar o Maduro, ele é especialista em captura…bandido defende bandido

  2. Só bravata. Vai lá capturar o Maduro, “seu Putin”! Você não tá conseguindo lutar nem com a Ucrânia.

  3. Pura Misancene por parte dos Russos, o destino da Ucrânia e da Venezuela foram decididos pro Trump e por Putin em agosto passado no Alaska.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Foram necessários 47 segundos para capturar Maduro, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a captura de Nicolás Maduro durou 47 segundos, apesar da presença de forças de oposição e do risco de reação armada.

Segundo Trump, a operação foi planejada em sigilo para evitar vazamentos, que ele atribuiu ao Congresso americano. Apesar da rapidez, o presidente afirmou que a execução foi complexa.

“Levou 47 segundos, mas foi muito difícil. Ele chegou até a porta, mas não conseguiu fechá-la”, disse Trump, relatando que acompanhou a ação de perto.

O republicano também afirmou que as tropas enfrentaram resistência e risco de retaliação durante o avanço, destacando a presença de “muitos adversários” no local.

Treino em réplica de esconderijo e informante

Tropas de elite dos EUA, incluindo a Delta Force, criaram uma réplica do esconderijo de Maduro e treinaram a entrada na residência fortificada.

A CIA mantinha uma equipe em solo desde agosto, fornecendo informações sobre a rotina de Maduro, o que facilitou a captura, segundo uma fonte.

Outras duas fontes disseram à Reuters que a agência também contava com um informante próximo a Maduro, pronto para indicar sua localização exata durante a operação.

Opinião dos leitores

  1. Para pegar o capeta daqui, fazer como se pega raposa, meio litro de cana resolve, junto com as forças desarmadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *