Cidades

DEMISSÃO EM MASSA: UnP demite professores com Mestrado e Doutorado e revolta alunos

O clima é de revolta e insatisfação na Universidade Potiguar (UnP), informações apuradas pelo Blog do BG apontam grande número de demissões de professores com Mestrado e Doutorado quer tinham décadas de serviço a instituição.

Há pelo menos quinze dias houve demissões no Curso de Medicina e hoje estão sendo chamados os professores mais experientes do Curso de Direito. Segundo as informações que chegaram ao Blog, pelo menos 10 professores do Curso de Direito já foram demitidos. A UnP faz parte da rede de educação Laureate que estaria fazendo o mesmo processo de demissões na Paraíba.

A situação está sendo grande revolta dos alunos que estariam se mobilizando para protestar. A direção da universidade ainda não se manifestou sobre o caso.

Opinião dos leitores

  1. Na UnP sempre trocaram mestres e doutores por graduados. Isso não tem explicação complexa: mão de obra barata e desqualificada. Eu fui vítima disso. Uma vida inteira dedicada à ciência e estudo, e o valor disso é zero.

  2. O que tem haver contigenciamento da educação federal com o as demissões da empresa de capital fechado Unp?

  3. Salário mensal de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) a professor universitário. Fazer FAXINA dá muito mais dinheiro.

  4. Sou aluno de engenharia e tá sendo humilhante estudar uma instituição tão desorganizada!!! Algumuns programa de disciplinas são dado pela metade e sua formação fica pela metade. Mostram as ementas com uma quantidade de conhecimento a ser ministrado mas só tem aula da metade. É quase uma propaganda enganosa!!!

    1. O seu português, repleto de erros básicos de concordância já é o indício do péssimo profissional que você será.

  5. A FADISP de São Paulo, também está demitindo Professores e acabou com o período matinal, prejudicando inúmeros alunos (as), inclusive eu

  6. No curso de Odontologia tiraram uma professora experiente da coordenação e colocaram um AMADOR que se encontra perdido sem saber o que fazer. A instituição IGNORA as constantes reclamações sobre a falta de gerenciamento no curso de Odontologia.

  7. Isso também ocorreu com os cursos de Educação da UNP, no o prédio que fica na Avenida Floriano Peixoto infelizmente o campos vai ser transferido para o campo da Roberto Freire.

  8. Infelizmente isso está acontecendo no Brasil devido a uma demonstração totalmente fracassada e sem rumo, os investimentos que vinham sendo feito na educação se perderam pelo caminho, agora podemos ver como um concerto que o povo queria, agora vem mais desaprendizado para poder comandar. Cada dia que passa nossa economia cai é como se tivesse em uma ladeira abaixo, triste povo brasileiro que acreditou e acabou se decepcionando com a política que continua a mesma ou até pior. O que está destruindo o nosso país é a política, nós trabalhadores lutamos cansavelmente todos os dias para manter o país de pé, nossos políticos simplesmente não estão preocupados com a economia do nosso país e muito menos com que o seu povo vai passar, Sim estão preocupados com suas mordomias que não tem tamanho e nem limite e tudo quem paga é você meu caro contribuinte, enquanto isso as empresas vão se fechando e o desemprego aumentando é a realidade do atual Brasil .

    1. Sem crise. Mas eu vi muitos alunos de universidades fazendo arminha com a mão apoiando o Bolsonarco. E endemoniado o PT agora estão tendo o presidente de merda que apoiaram seguindo os idiotas do MBL, é lamentável onde esses lixos jogaram a educação do Brasil aliás jogoram o Brasil no esgoto. Deviam tá batendo panela e fazendo a dancinha sincronizada no meio das ruas. O bozococa vai agradecer pondo todos no xelindró.

  9. A minha esposa é professora na Unp e ganha por essa árdua tarefa pouco mais de 1 mil reais. Não aguenta mais. Vai deixar. Aliada à desvalorização profissional, ali é a universidade da desorganização. Ganha das demais em todos os cursos. Nesse campo é vitoriosa.

  10. É uma pena esse desastre. Minha esposa é professora na Unp, ganha pouco mais de 1 mil reais, e até tenta de esforçar por esse valor, mas a desorganização é tanta que está desistindo. Vai deixar o barco seguir. Não tem mais força p tentar mudar essa bagunça.

  11. Qual a dificuldade de vocês entenderem que estamos falando de uma universidade privada, mais precisamente de uma empresa (capitalista) privada?
    Nenhum dos que foram desligados, possuía a prerrogativa de estabilidade, todos estão sujeitos a rotatividade desse tipo de empresa, este é ônus, afinal estamos falando de uma rede internacional de ensino privada, uma operação com presença em todo mundo.
    Não há o que se falar em abuso, vergonha, crime, descaso ou qualquer outro tipo de adjetivo negativo afim de denegrir e diminuir a imagem da instituição.
    A UnP, é uma universidade de proporções gigantes, com um impacto social ainda maior que seu metro quadro. Quantas vidas são transformadas através de seus cursos e atendimento a comunidade?
    Enquanto empresa, se caso esteja em crise, é uma escolha dela em reduzir gastos, atitude legitimada por uma reforma trabalhista. Quanto instituição de ensino, é uma escolha saber quem emprega e mantém em seu quadro de funcionários, e qual o grau de conhecimento técnico ela exigira de sua equipe. Uma coisa eu garanto, a universidade, ela não é amadora, sabe muito bem o que faz, muita análise por trás de cada de ação, trabalha com números exatos e precisos, busca exatidão em tudo o que faz, e caso esteja errada, amargará as consequências em futuro, coisa que acho particularmente, muito difícil.
    A UnP é uma locomotiva para o mercado, onde até mesmo sua concorrência adere suas praticas e faz igual ou ao menos tenta copiar.

    1. Camarada essas demissões são seguidas de recontratação de profissionais menos qualificados ou de "acordos" com os funcionários antigos que são recontratados por metade do que ganhavam. O nome disso é sucateamento e desvalorização de mão de obra qualificada. Isso é consequência da reforma trabalhista aprovada na gestão Temer e se o Bolsonaro aprovar a reforma previdenciária vai ficar ainda pior. O estado deveria ser agente regular para evitar absurdos como este. Este tipo de situação aumenta a desigualdade social, deixa os 5% mais ricos com mais grana a troca de mão de obra barata e desvalorizada. Esse é o novo Brasil que queremos? Vamos acordar minha gente.

    2. Típico comentário de funcionária – reconhecível até os cacoetes do texto – da Laureate/UnP defendendo seu salario. Pena que ela vá perder também seu emprego…'alguém que sabe o que diz e avisa a alguém que acha que sabe o que está acontecendo mas está mais por fora que a quenga do côco.

    3. "A UnP, é uma universidade de proporções gigantes, com um impacto social ainda maior que seu metro quadro. Quantas vidas são transformadas através de seus cursos e atendimento a comunidade?"

      não aprendeu pontuação? a vírgula depois da 'UnP' quase me fez rir, mas depois me lembrei que o assunto é muito sério e está além da Laureate, afinal sendo vendida a UnP continuará servindo ao RN e – espero eu – com uma maior qualidade e respeito aos consumidores e à comunidade local.

    4. Locomotiva que precisa e vai ter que explicar isso aqui:
      https://apublica.org/2019/05/professores-acusam-laureate-de-forjar-documentos-para-obter-o-reconhecimento-de-cursos-ead-no-brasil/

      Professores acusam Laureate de forjar documentos para obter o reconhecimento de cursos EAD no Brasil
      Docentes denunciam irregularidades, dizem que foram obrigados a mentir para o MEC e a dar aulas em disciplinas fora de sua área de formação; documentos e áudio obtido pela Pública apontam algumas denúncias

  12. Lamentável o status da Unp Laureat em Natal. Ora, enxugar despesas pode sim! Mestres e doutores podem ser demitidos, também podem, desde que sejam incompetentes e não atendam requisitos etc. Mas o que se sabe pela boca de dezenas de alunos é o contrário!Até professores com média de aceitação alta pelo discentes também entraram na leva. Estão brincando de administrar uma empresa deste porte com "meninos"sem nenhuma experiência administrativa na direção de cargos estratégicos na instituição. Veja como aconteceu: "eu não gosto de fulano e de cicrano, vou demitir quantos eu não for com a cara deles" Pode? Espere e vejam o que vai acontecer com a Unp com esse estado de coisas amadoras numa Academia!

  13. Fui vitima de fechamento de turma em Mossoró no início do ano, e agora estão demitindo professores. É um desmonte na educação no Brasil. Seja privada ou pública. Triste!

  14. A UnP de tempos em tempos faz isso. Demite os professores mais qualificados para contrata-los novamente como horista ou outros com qualificação idêntica, mas sem experiência.

  15. É por esses e outras que as universidades privadas no Brasil são uma bosta, quase não produzem pesquisa alguma, são irrelevantes, servem apenas de caça-niqueis. Conheço professores de universidades privadas aqui em Florianópolis que me falam que os alunos chegam no TCC e não sabem nem escrever. É um desastre só.

  16. Sou aluna da Unp, já tenho uma graduação pela casa, estou terminando uma Pós e faço outra graduação … a Universidade está um caos, uma verdadeira balbúrdia. Estão demitindo os professores Mestres e Doutores mais experientes, para contratarem ( serviço prestado) e pagarem mais barato. Mas nós alunos, exigimos um serviço de qualidade e a Unp está deixando a desejar. Uma mensalidade de uma Pós é R$ 622,00 ( dependendo da área), muito alta para não termos um ensino de qualidade. Sem falar na desorganização que está na instituição, requerimentos abertos desde Fevereiro e não temos respostas. Isso é uma falta de respeito com os profissionais e nós, que infelizmente ainda fezemos parte da instituição. E mais, não estamos de " favor" então temos o direito de exigir, pois não dependemos do " Governo" para estudar, pagamos mensalmente uma mensalidade alta por sinal. Essa LAUREATE está em decadência, está sendo uma catástrofe essas demissões. A Unp já foi a melhor!

  17. Sou aluna da Unp a algum tempo, já tenho uma graduação, estou terminando uma Pós e faço outra graduação … a Universidade está um caos, uma verdadeira balbúrdia. Estão demitindo os professores Mestres e Doutores mais experientes, para contratarem ( serviço prestado) e pagarem mais barato. Mas nós alunos exigimos serviço de qualidade e a Unp está deixando a desejar. Uma mensalidade de uma Pós é R$ 622,00 muito alta para não termos um ensino de qualidade. Fora a desorganização que está na instituição, requerimentos abertos desde Fevereiro e não temos respostas. Isso é uma falta de respeito com os profissionais e nós, que infelizmente ai da fezemos parte da instituição. E mais, não estamos de " favor" então temos direito de exigir, pois não depenfemos do " Governo" para estudar, pagamos mensalmente uma mensalidade alta.

  18. Bem vindos ao mercado com mis de 13mi de desempregados!!! Gestã americana é assim, antes de quebrar e dar calote em todo mundo, os caras tentam enxugar e manter a viabilidade… Qnd não der mais, vai todo mundo pra rua e fecham as portas…No Brasil, preferem raspar tudo antes, fechar, deixar o rombo com os fornecedores e não pagar nem as rescisões!!!!

    1. As faculdades vêm demitindo desde o ano de 2018, após a aprovação da "reforma" trabalhista que, aliás, já era proposta desde Dilma… E foi aprovada no governo de seu vice, Temer. Minha esposa também foi 'contemplada' com essas demissões. Lamentável que as empresas de "educação" tenham esse tipo de tratamento com os profissionais docentes.

  19. O enxugamento do quadro, à custa da qualidade do ensino, só reforça o caráter "caça-níqueis" dessa instituição, que não está se preocupando de fato com a formação do aluno.

  20. O MEC é 100% conivente com a situação, acorda Brasil, estão acabando com os professores. Ser pipoqueiro, vendedor de espetinhos, salgados, etc. Financeiramente é mais interessante e não exige especialista, mestres e doutores.

  21. Já passou da hora do governo intervir a favor da classe docente, os professores estão sendo massacrado e exterminados de maneira irresponsável e covarde em nome da redução de custos com consequente aumento na lucratividade. Exigem titulação de mestrado e doutorado como se estes títulos fossem conquistados gratuitamente. Quem pagar um valor hora aula que mau cobrem os custos de deslocamento e alimentação do professor. Uma simples diarista possivelmente ganha mais que um professor, e ainda tem condição e alimentação por conta do contratante. O valor hora aula não paga as horas que o professor trabalha em casa para elaborar aulas, criar e corrigir provas e trabalhos extras além de outros trabalhos de administração e secretaria que estão sendo impostos ao professor. Pensem bem professores, está mais que na hora de buscar outras opções de trabalho e fazer estes mercenários disfarçados de empresários da área acadêmica repensar suas formas de conduzir a educação que se transformou numa indústria de diplomas sem lastro.

    1. Nimguém é obrigado a aceitar uma proposta de emprego…Quem conhece as condiçoes de solvência é o empregador (q vai pagar a conta), se o empregado aceitar, ok, se não, bola pra frente e busque condições mais adequadas, isso se chama acordo mútuo ou bilateral…

  22. No curso de Serviço Social também demitiram, e é previsto que na semana que vem aconteça novamente.

  23. Isso é o resultado de uma lei do Governo Lula que não obrigava as universidades de contratar somente professores com Mestrado e Doutorado, aí as universidades estão contratando só professores formandos com salários bem abaixo dos Doutores. Viva Lula minha gente…

    1. Agora Lascou mesmo … Tudo é Lula … Lula tá preso homi … idiotice da porra desse povo … Só vivem com essa Putaria de PT e Bolsonaro … já tá ficando chato isso !! Isso q tá levando o Brasil para o Buraco … essa divisão idiota … TODOS erraram e TODOS vão errar !!!

    2. Você tá certo, sendo pra penalizar o que o luladrão fez de ilegal, de maquiagem, de fraude, de entrega de riquezas pra países ditatoriais e alinhados com corrupção, ele teria que devolver uns 100 bilhões e pegar, no mínimo, 500 anos de cadeia. Ô caba de pêra esse nove dedos!

    3. Lula? foi a reforma trabalhista que quase ninguém se interessou em discutir, as consequências estão chegando!! E quem paga a conta é o empregado!!! vai piorar muito!!

    4. Pior que tem a culpa de Lula e Dilma sim senhor!
      Eles priorizaram as entidades particulares drenando bilhões para as bolsas da Kroton, Laureate etc. Além disso fazem avaliação de faz de conta. Estas empresas vampiras contratam professores com boa titulação apenas para aparecer diante do MEC, passada a visita do MEC, não precisam mais de Mestres nem de Doutores e os alunos que se lasquem com a mão de obra formada por professores precarios, muitos deles bem intencionados mas ralando pesado para sobreviver e porisso mesmo sem condições de darem boas aulas.

  24. a direção nacional da Laureate foi mudada recentemente. Trouxeram um cara de Baltimore para assumir a operação no Brasil, com ordens expressas de enxugar tudo. Aqui tem uma noticia maquiada com muito cuidado para não deixar transparecer a realidade:
    https://neofeed.com.br/blog/home/laureate-troca-de-comando-para-voltar-a-brilhar/
    " “Acontecerão outras vendas, eles estão se desfazendo de ativos e vão continuar”, diz um grande empresário do setor de educação."

  25. Só não nota quem não quer: A Laureate está indo embora do Brasil. Deve demais lá fora(3.2 bi de dolares) e já vendeu muitas pelo mundo e nem assim se equilibrou, agora começou a vender aqui. Vendeu a Uninorte(Manaus) e eu não ficaria surpreso se as proximas forem as nordestinas(PE, PB e RN). As demissões são os ajustes necessários para as vendas. Aqui dizem que tem um grupo forte que pode respaldar o antigo dono, Paulo de Paula, que inclusive continua como dono dos prédios, para reassumir as operações da Laureate no Nordeste, excetuando a Bahia, que dizem, não interessa a Paulo.

  26. Se forem professores Petista tem todo o meu apoio…meu amigo isso é uma adequação do mercado.. com certeza os salarios estavam altos.. infelizmente na iniciativa privada vc pode demitir. o que não acontece na publica. vá abrir uma empresa para vc ver como toca a musica.

    1. Ele faz isso não apenas com a UNP. Existem empresas concorrentes que patrocinam o blog. Simples.

  27. Notícia recorrente, lógica de mercado. Qual a razão de pagar mais caro para um Doutor, se pode pagar um salário chibata para um graduado/especialista? Se os preços dos cursos ainda fossem menores, até compensava estudar lá.

    1. Você quer aprender, saber mais sobre o mercado e novos conceitos, você acha que um graduado sabe mais que um professor com doutorado ? Outro fator, pesquisas sem fazem em cima de dados e conceitos, professores com doutorado já obtiveram resultados bem expressivos em sua linha de pesquisa, repassando a todo corpo docente até caminhos para se tentar encontrar soluções para casos jamais esclarecidos. Só tenho a externar cada vez mais a baixa qualidade dos professores desta instituição.

    2. Amigo, Doutorado não quer significa didática nem garante que a pesquisa seja relevante ou recente, é só ver na UFRN a quantidade de doutores que não publicam faz tempo. Fora o fato de se doutorar em uma sub-área específica não signifique que se entenda das diversas matérias do curso.
      Há casos e casos, se a UnP quiser pesquisa ela tem que trazer de volta o pessoal mais graduado.

  28. Em sua maioria defendiam a Reforma Trabalhista, agora aguentem as consequências de terem pensamento de elite sendo povo.

    1. João kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      O que uma coisa tem haver com a outra? Você mora em que mundo?
      A reforma trabalhista não atingiu a UNP em nada.
      A UNP vem demitindo os mestres e doutores desde o governo de Dilma, será que assim você consegue entender?

    2. A instituição vem fazendo demissões em massa progressivamente e recompondo o quadro com novos contratados, já com a legislação nova. Caso você não tenha conhecimento, se um professor for demitido hoje, não poderá ser contratado pelo mesmo empregador num prazo de 06 meses. Então o que a empresa faz é contratar novos professores e diminuir seus ‘custos’, aumentando seu lucro e lascando os empregados. Não estou dizendo que a instituição está errada, até porque se eu fosse empregador faria o mesmo. Mas o sentimento de ‘acho é pouco’ vem à cabeça quando lembro dos professores que defendiam essa agenda das reformas eheheheheh e eu estive dentro da instituição durante todo esse período, inclusive no governo Dilma, e lhe digo que as demissões, à época, não eram em massa, mas existiam como em qualquer grande empresa.

  29. Em Estética e Cosmética tbm já tiraram excelentes professores , o pior que não tem professores e ficam enrolando com uns nada haver como curso.

  30. Isso não é novidade, essa prática vem sendo adotada desde 2016, onde os antigos e preparados professores da instituição, vem semestralmente, gradativamente sendo afastados.
    Quem cursou na UnP até 2015 e hoje for visitar a universidade, provavelmente encontrará um quadro docente diferente em 90% dos cursos.
    A UnP já foi referência, destaque em alguns cursos em passado recente, será que essa prática vai manter a qualidade? Agora chegam notícias de um volume considerável de reclamações, vindas de todas as áreas. Em futuro próximo poderemos constatar a qualidade do ensino na UnP.

  31. Odontologia também passou o rodo. Na verdade tem 03 semestres que eles demitem todo fim de semestre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lei Taylor Swift: Projeto que amplia punições para cambistas é aprovado na Câmara

Foto: © Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que cria novas penalidades pela prática do cambismo em eventos esportivos, shows e outros espetáculos.

A proposta, que será enviada ao Senado, inclui três novos tipos de crime na lei de crimes contra a economia popular, como o de falsificar ingressos para competições esportivas, espetáculos musicais, apresentações teatrais, eventos de Carnaval ou quaisquer outros eventos de cultura, lazer e negócios. A pena será de detenção de 1 a 2 anos e multa igual a 100 vezes o valor do ingresso. Segundo o relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), já há previsão na Lei do Esporte contra o cambismo, mas exclusivamente para eventos esportivos.

Para a atividade típica de cambismo ligada à venda de ingressos fora dos locais autorizados por preço superior ao fixado, o projeto prevê detenção de 1 a 2 anos e multa correspondente a 50 vezes o valor dos ingressos. Quem fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda nesse cambismo, o texto aprovado estipula pena de detenção de 1 a 3 anos e multa de 100 vezes o valor dos ingressos.

Segundo o projeto, o ingresso deverá conter a data da compra e o seu valor final, incluindo eventuais taxas, quando aplicáveis. Para as vendas on-line, a empresa responsável pela comercialização dos ingressos deverá providenciar “gerenciamento de fila” para a compra e colocar em seu site informações adequadas e claras sobre o evento, além do valor dos ingressos e a forma e prazo para devolução e reembolso de ingressos.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Reforma: Governo propõe que cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes, carros e petróleo tenham imposto mais alto

Foto: Agência Brasil / Reprodução

O governo federal propôs, junto com os estados, que o imposto seletivo, chamado de “imposto do pecado”, seja cobrado sobre cigarros, bebidas alcoólicas, sobre bebidas açucaradas, veículos poluentes e sobre a extração de minério de ferro, de petróleo e de gás natural.

A proposta consta em projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo.

O objetivo é que bens e serviços que sejam prejudiciais à saúde e ao meio ambiente tenham um imposto maior do que o restante da economia.

“O presente Projeto especifica os produtos sobre os quais o Imposto Seletivo incidirá, bem como a forma pela qual se dará a tributação sobre cada categoria de produto. As alíquotas a serem aplicadas serão definidas posteriormente por lei ordinária”, diz o texto do projeto.

Deste modo, não é possível saber até o momento, entretanto, se a cobrança do imposto do pecado aumentará a carga tributária (valor cobrado em impostos) em relação ao sistema atual — nos quais esses produtos já têm uma taxação mais alta.

O Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), que reúne 85% das fabricantes nacionais, estima que uma lata de cerveja contém, atualmente, cerca de 56% em impostos federais e estaduais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a carga tributária dos seguintes produtos é a seguinte:

  • vinho é de cerca de 44% (nacional) e de 58% (importados).
  • vodka e wiskie: 67%.
  • cachaça: quase 82%
  • refrigerantes: cerca de 45%

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou que, em 2017, a carga tributária sobre os cigarros variou entre 69% a 83% do preço total.

Segundo a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a carga tributária sobre carros varia entre 37% e 44% do valor do automóvel.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Vigilante é morto a tiros em frente a unidade de saúde no bairro Bom Jardim em Mossoró

Foto: Reprodução

Um homicídio com características de execução, aconteceu por volta das 07h30 desta quinta-feira (25) em frente ao PAM (unidade de saúde) do bairro Bom Jardim, em Mossoró, na região Oeste do RN.

A vítima foi o servidor público municipal José Holanda Filho de 56 anos, que trabalhava como vigilante no PAM. De acordo com informações da Polícia Militar que foi acionada para o local, o vigilante estava em frente ao local de trabalho quando dois homens chegaram em um carro de cor prata renderam a vítima e atiraram a queima-roupa de escopeta calibre 12 e pistola, em seguida fugiram sem deixar pistas.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. A perícia não encontrou cápsulas ou estojos, nem arma no local do crime. Os disparos foram efeturados a curta distância e atingiram costas, braço e peito.

De acordo com a Polícia Civil, em fevereiro do corrente ano, José Holanda se envolveu em uma ocorrência de disparos de arma de fogo em via pública, no momento em que uma guarnição da GCM passava na região dos Abolições.

Ele acabou sendo detido e conduzido à delegacia da Polícia Civil de plantão, onde foi autuado e em seguida liberado. A pistola dele ficou apreendida. A perícia criminal do Itep, realizou os procedimentos no local do homicídio e em seguida recolheu o corpo para exames necroscópicos no IML do órgão. Mossoró chega aos 35 homicídios em 2024. A DHPP vai investigar o caso.

Fonte: Blog Fim da Linha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Amigos e familiares contestam versão da polícia sobre morte de psicóloga

Foto: Reprodução

Amigos e familiares de Fabiana Veras, conhecida como “Faby” entre os mais próximos, contestam a versão divulgada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte a respeito da motivação do crime e o envolvimento do suspeito com a vítima.

Uma amiga da psicóloga, que preferiu não se identificar, conversou com exclusividade com a equipe de reportagem do Novo Notícias e revelou que a profissional nunca havia falado acerca de João Batista Carvalho: “A gente não conhecia e nunca tinha ouvido falar dele. Ela nunca comentava sobre essa pessoa. Descobrimos a identidade do autor no mesmo dia do veredito, juntamente com a impressa e investigação envolvida”.

A Polícia Civil, durante coletiva nesta quarta-feira (23), divulgou que o suspeito teria um relacionamento com uma amiga da psicóloga e que estava tentando uma reaproximação, mas Fabiana estaria negando-se a ajudá-lo. Questionada sobre a versão da Polícia, a amiga contesta: “Essa informação acerca de ser uma amiga próxima que tinha um relacionamento com ele não procede, tratava-se de uma paciente dela”.

Contou ainda que não conheciam e nunca haviam ouvido falar no suspeito: “Os rumores entre a família giram em torno do próprio consultório. Afinal, Fabiana era uma profissional muito responsável, sigilosa e respeitava excessivamente a conduta ética da Psicologia. Se fosse algo envolvendo um caso clínico, possivelmente ninguém saberia. O que está acontecendo nas redes sociais é que muitas pessoas estão falando sobre o autor e associando o mesmo à academia que ela treinava e até mesmo a um possível relacionamento afetivo e, se de fato fosse isso, nós amigas, já teríamos tido conhecimento por ela mesma, por se tratar de um vínculo mais próximo, mas isso não ocorreu”.

A amiga relata que o criminoso provavelmente transferiu toda a responsabilidade do fim do relacionamento para a então psicóloga: “Uma pessoa para cometer um crime dessa natureza, com tanta premeditação, precisa ser no mínimo movido pelo ódio. Ele provou em todo momento isso. Possivelmente tenha sido influenciado por decisões da ex companheira que ocorreram em função do acompanhamento psicológico realizado. Fabiana muito provavelmente estaria trabalhando o encerramento do ciclo do relacionamento com a sua paciente e, certamente, ele não aceitava isso. Então ele colocou ela como culpada de tudo, é o que acreditamos. Os próprios familiares afirmam que o vínculo entre ambos era único e exclusivamente profissional”.

A amiga fez questão de enaltecer as qualidades da psicóloga que foi brutalmente assassinada: “Fabiana era uma menina linda, de luz, aonde ela chegava ela trazia alegria, ela era muito líder. Sorria com tudo, fazia de tudo para que todos ficassem bem! Em relação à família, era uma mãe super cuidadosa, cuidava muito bem da filha e era muito prestativa e carinhosa de todos. Ela vai fazer muita falta, aliás, já está fazendo”.

Fonte: Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carnaval 2024

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (24), o projeto de lei (PL) que reconhece como manifestação da cultura nacional blocos e bandas de carnaval. O texto do PL nº 3.724/2021 foi aprovado em março pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, em decisão terminativa, ou seja, sem votação no plenário da Casa.

Para a relatora do projeto, senadora Augusta Brito (PT-CE), os blocos e bandas de carnaval são manifestações que “refletem a grandeza de nossa diversidade cultural”. Em seu relatório ela citou o Mela-Mela, em cidades do Nordeste, como Beberibe e Camocim, no Ceará; os Caretas, em Guiratinga, no Mato Grosso; e os tradicionais Bate-bolas nos subúrbios cariocas

De acordo com o texto aprovado, o reconhecimento como manifestação da cultura nacional inclui desfiles, músicas, práticas e tradições dos blocos e bandas. O poder público também terá o dever de garantir a livre atividade desses grupos e a realização de seus desfiles carnavalescos.

As escolas de samba já foram reconhecidas como manifestação da cultura nacional, pela Lei 14.567, de 2023.

Trabalhadores em arquivos

Lula também sancionou o projeto que cria medidas especiais de proteção ao trabalho realizado em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória. O PL nº 5.009/2019, aprovado no início deste mês pelo Senado, altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para prever medidas de saúde e segurança aos trabalhadores nesses ambientes, devido à constante exposição a agentes nocivos causadores de doenças, principalmente respiratórias.

De acordo com a análise da senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do PL, por ser realizado em ambientes fechados, com pouca ou quase nenhuma exposição solar ou ventilação, a atividade poderá submeter o trabalhador a fatores físicos, como umidade, químicos, como poeira, e biológicos, como bactérias e fungos.

O texto prevê, entretanto, que a caracterização do trabalho realizado nesses ambientes como medida especial de proteção não implicará, de forma automática, sua inclusão no quadro de atividades consideradas insalubres pelo Ministério do Trabalho. Caberá à pasta analisar a oportunidade e a conveniência dessa inclusão a partir da análise das atividades desempenhadas e do ambiente de trabalho dos profissionais da área.

Por sua vez, a caracterização e a classificação de eventual insalubridade somente serão efetivadas a partir de perícia do médico ou engenheiro do trabalho. Por fim, o adicional de remuneração ao trabalhador, decorrentes das condições de insalubridade, será devido apenas a partir da inclusão da respectiva atividade nos quadros aprovados pelo Ministério do Trabalho.

Vale do Panema

O presidente sancionou o PL nº 3.144/2021 que define a região turística Vale do Panema, em São Paulo, como Área Especial de Interesse Turístico. A região, próxima à divisa de São Paulo com o Paraná, compreende o reservatório da Usina Hidrelétrica de Jurumirim e seu entorno, que abrange os municípios paulistas de Piraju, Cerqueira César, Arandu, Tejupá, Avaré, Paranapanema, Itaí, Taquarituba, Itatinga e Angatuba.

O relator do projeto, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), avaliou que a região cumpre os requisitos para ser considerada uma área especial em razão do turismo náutico e pesqueiro, uma das principais atividades econômicas da região. Ele citou atrativos como a Praia dos Holandeses, a Praia Branca e a Enseada Azul.

As Áreas Especiais de Interesse Turístico são trechos contínuos do território nacional, inclusive suas águas territoriais, a serem preservados e valorizados no sentido cultural e natural, e destinados à realização de planos e projetos de desenvolvimento turístico. O texto foi aprovado no início deste mês no Senado.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Sepultamento do corpo da psicóloga Fabiana Veras é marcado por forte comoção


Vídeo: Novo Notícias

O sepultamento do corpo da psicóloga Fabiana Veras, de 42 anos, que foi assassinada na última terça-feira (23), aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) no Cemitério Público de Campo Grande, município do Médio Oeste potiguar.

A solenidade foi marcada pela comoção e clamor por justiça de familiares e amigos.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Barragem Santa Cruz do Apodi ultrapassa 80% da sua capacidade total

Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (25), indica que a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 480.374.300 m³, percentualmente, 80,10% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³.

O açude Corredor, localizado em Antônio Martins, completou 100% da sua capacidade e sangrou nesta quarta-feira (24). O reservatório possui capacidade para 4.643.000 m³.

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 288.288.490 m³, correspondentes a 98,45% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. Faltam 15 centímetros para o manancial sangrar.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.869.196.042 m³, equivalentes a 78,77% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³.

As reservas hídricas superficiais totais, que correspondem à somatória dos volumes das reservas hídricas dos reservatórios monitorados pelo Igarn, acumulam 3.368.280.410 m³, equivalentes a 74,47% da capacidade total do RN, que é de 4.522.931.699 m³.

Outros reservatórios já ultrapassam os 90% da sua capacidade total, são eles: o açude público de Cruzeta, que está com 92,73%; Gangorra, em Rafael Fernandes, com 96,40%; e Morcego, em Campo Grande, com 96,85%.

Açudes que já sangraram nesta quadra chuvosa, o Santa Cruz do Trairi, está com 98,49%; e o açude público de Currais Novos, acumula 99,61% da sua capacidade total.

Os mananciais monitorados pelo Igarn, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos,  que permanecem com 100% da sua capacidade, são: Mendubim, em Assu; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Trairi, em Tangará; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, Currais Novos; Apanha Peixe, em Caraúbas; o açude público de Riacho da Cruz; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; e o açude público de Encanto.

Outros mananciais monitorados que permanecem sangrando, são: Novo Angicos, em Angicos; Riachão, em Rodolfo Fernandes; Curraes, em Itaú; Pinga, em Cerro Corá; Tesoura, em Francisco Dantas; Dinamarca, em Serra Negra do Norte; Sossego, em Rodolfo Fernandes; e Francisco Cardoso (Mulungu), em Currais Novos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM VEREADOR: Carol Pires, Afrânio, Leo Lima, Gabriel Cesar e Irani são os mais lembrados

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados em quem votariam para vereador.

Os mais citados foram: Carol Pires 3,8%, Afranio 3,6%, Leo Lima 2,4%, Gabriel César 2,2% e Irani Guedes 2%. Confira lista completa abaixo:

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM: 25% da população se identifica politicamente de direita e 8% esquerda

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados como se identificam politicamente.

 

25,6% de direita, 8,4% esquerda, 2,8% centro, 0,8% centro direita e 0,4% centro esquerda. 34,4% não se identificam com nenhum e 27,6% não sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM LIDERANÇA: Prefeito Taveira é a maior liderança política para 27% da população

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a maior liderança política do município. O prefeito Taveira foi o mais citado por 27,6%, seguido de Nilda com 6%, Katia Pires, 1,6% e Salatiel 1,4%.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *