Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
Uma ação foi levada ao STF pedindo que a Justiça cancele a decisão do Senado que rejeitou a indicação de Jorge Messias para o cargo de ministro da Corte. O caso aconteceu em 29 de abril e agora pode ser reavaliado pelo Supremo, sob relatoria do ministro Luiz Fux. A ação foi apresentada pela Associação Civitas para Cidadania e Cultura.
O grupo afirma que houve problemas no processo de votação no Senado. Entre as críticas, a associação diz que a votação deveria ter sido mais transparente e que pode ter havido irregularidades no modo como o resultado foi apurado.
O pedido feito ao STF é para que o Senado faça uma nova votação, desta vez com voto aberto, para que todos possam saber como cada senador votou.
O Senado rejeitou a indicação de Jorge Messias por 42 votos contra e 34 a favor. Essa decisão foi considerada uma derrota para o governo federal e marcou um fato histórico: foi a primeira vez em 132 anos que uma indicação ao Supremo foi rejeitada.
Comente aqui