Segurança

Desabafo: Jornalista narra momento de pânico vivido em Natal

O Blog do BG tem veiculado inúmeros casos de violência que se “lançou” sobre a nossa cidade – Terra dos Reis Magos – verdadeira cidade do medo, cidade do caos e da extrema insegurança vivida por nós, sim. Cidadãos que pagam os seus impostos, que levam os seus filhos ao colégio, que trabalham e que desejam chegar em suas casas em paz, e ilesos.

Não é isso que ocorre…

Jamais este veículo desejaria noticiar assaltos, homicídios, estupros, latrocínios, enfim, qualquer tipo de violência contra à vida. Porém, ela – a violência – existe e está mais ávida do que possamos imaginar. Ela é mais real quanto ao ato de sair de casa, abraçar nossos filhos, ela – a violência – parece fazer parte do nosso cotidiano. Triste.

A jornalista Marília Rocha, leitora do Blog do BG, relata, em forma de um nítido – desabafo – o que enfrentou na terra em que escolheu para viver.

Segue o texto:

Assaltos

                                                   Insegurança

“Nos últimos dois meses, tenho sentido uma vontade intuitiva de esconder meus ‘pertences’, guardando meus cartões em casa e colocando senhas nos celulares, tablet e bloqueando o computador para um (antes) possível e quase provável roubo.  A sensação de insegurança que vivemos hoje, somada as notícias sobre crimes, roubos e homicídios só fez crescer os meus cuidados com os objetos pessoais.

Deixando de lado a intuição, na noite de sexta senti na pele o que é ser refém da criminalidade ao ficar com duas armas apontadas para a minha cabeça em mais um roubo na cidade. O que vira estatística para a Polícia, virou uma lembrança ruim pra mim. Aliás, para umas 15 pessoas que estavam lanchando na hora do roubo.

Enquanto ouvia as orientações dos quatro assaltantes, lembrei rapidamente das regras de segurança: não olhar para o rosto deles, não fazer perguntas, não reagir e não expressar medo.  Cumpri rigorosamente com todas elas. Não olhei para os algozes, não reagi e não os surpreendi. Mas eles estavam lá, rodeando a mesa que eu e mais três amigos estávamos. Nada mudava aquilo.

Para uma mulher, de saia e com adornos, o pânico de ser sequestrada e violentada é grande. Senti isso e vi o mesmo medo nos olhos da minha amiga. Olhei para o chão.

Só consegui tirar um brinco para entregar a eles, enquanto o outro assaltante cobrava as bolsas, relógios, celulares, carteiras, pulseiras e correntes de todos, em todas as mesas: um verdadeiro ‘arrastão’.

Eu ia entregar tudo que estava comigo no momento, mas antes que eu pudesse pegar, as armas apontaram o que eu deveria fazer: apenas ficar quieta. Eles se encarregaram de arrancar de mim e de todos que estavam lá, todo o resto e por sorte, sem violência.

Além dos objetos pessoais e de dois carros, ele levaram a nossa reação e graças a Deus, todos estão bem, não há feridos, nem mortos.

Por um minuto, me impressionei com o silêncio das pessoas que reagiram da maneira correta – de exatamente – ‘não reagir’. Eu que já estava intuitivamente ‘preparada’ para ser vítima de um furto ou roubo como já citei, fiquei calma.

Não que eu acredite que devemos estar ‘preparados’, ao contrário, devemos cobrar cada dia mais ações e segurança para que os outros não passem pelo que passei, mas de certa forma, eu estava confiante de que ia ficar tudo bem.

Passados alguns minutos do arrastão, os assaltantes foram embora. Foram os minutos mais longos que já vivi. A insegurança não tem mais local, nem horário para atuar. Os bandidos não têm nome, rosto, cor, aparência.. apenas armas. E muitas armas…

Guardei comigo a calma porque só ela foi capaz de me ajudar naquele momento, entreguei tudo que tinha e passou. Eles passaram. Deus foi bom conosco, ninguém ferido, ninguém sequestrado, ninguém morto. Na volta para casa, resolvi reagir. Podia ter chorado, pelo susto, pelo medo, pelo pavor. Resolvi reagir de outra forma: escrevendo. Que esse texto sirva para cada um como um alerta e uma lição de que a calma, que guarda palavras e que é sinônimo de paz me salvou ontem.. a história podia ser outra, bem pior, bem triste e com final infeliz. Mas a calma e suas boas consequências imperou ontem e nos salvou.. que cada leitor lembre disso.”

Marília Rocha

Jornalista

Foto meramente ilustrativa

Opinião dos leitores

  1. NOSSA QUASE NÃO CONSIGO LER ESTE DEPOIMENTO,CHOREI BASTANTE,POIS TENHO DOIS FILHOS QUE GOSTAM DE SAIR.FICO MUITO TRISTE COM NOTICIAS COM ESSE TIPO DE NOTICIA.

  2. A culpa disto? SUPERPOPULAÇÃO! e politicos que administram cada dia pior
    o dinheiro público, que por sinal, arrecadação essa que não para de crescer
    para os politicos o dinheiro dos nossos impostos, é sem dono, Mas acreditem,,,,,
    infelizmente a coisa ainda vai piorar.

  3. Triste é sabermos que o muito que é feito para diminuir a violência em Natal e em todo o Brasil se torna pouco, devido as leis que estão "dando mole" para os bandidos. É necessário um movimento nas ruas, muito barulho, para que isso começe a diminuir o bastante para podermos viver em paz.

  4. Alguma coisa tem que ser feita, os bandidos cada vez tem menos medo de agir e o medo da população é inversamente proporcional.
    Todos os dias vários carros tomados de assalto. Ainda não morreu ninguém nesses assaltos mas é eminente que aconteça, basta uma reação indevida e tchau vida.
    Estabelecimentos comerciais sendo invadidos e clientes, funcionários e proprietários com as vidas nas mãos dos bandidos. daqui a pouco ninguém sai mais de casa e os estabelecimentos vão fechar as portas por falta de segurança.

    1. Olá Teo, Daniel, Marcelo, Lino, Érbio Ferreira, Rafael, Jefferson, Paulo César e Fernando. Obrigada pela atenção nos comentários. Pedi ao amigo Bruno Giovani que publicasse o artigo por entender que precisamos discutir e alertar a população sobre a criminalidade e os cuidados que devemos ter. É claro que cada um tem uma interpretação sobre o assunto que pode ser religiosa, política ou de revolta. Entendo e respeito todas elas. O meu caso foi só mais um de dezenas que acontecem todos os dias.. é preciso mesmo repensar a segurança pública. Agradeço ao amigo Bruno Giovani pelo espaço e a vocês, pela atenção. Abraços, Marília

  5. Vontade intuitiva de guardar os pertences em casa? Sinto muito, mas nem isso é suficiente. Assaltaram a casa de um amigo meu dentro de casa, à mão armada, levaram TUDO.
    Natal está muito complicado.

  6. "Deus foi muito bom conosco, ninguem se feriu" . Será que se deus fosse realmente tão bom ele permitiria esse assalto ou apenas que vcs não se ferissem no mesmo? Meio contraditorio isso…

    1. Deus é tão bom que nos concede por vezes a oportunidade de perdoarmos a quem nos faz um mal, e entendermos que a maldade é na verdade uma doença e precisa de tratamento. Haverá um dia em nosso orbe terrestre, que todos compreenderão que tudo se resume em amor. Perdão é a chave da felicidade. Resignação e paciência ajudam a compreender as lições e continuar a vivem, com fé…

  7. Será que vai ser necessário criar segurança individual para todo e qualquer cidadão ou diminuir a impunidade? De que adianta prender se no outro dia o delinquente está solto. Qual o receio do delinquente? Desculpe delinquente não, suspeito. Será que não é chegada a hora da sociedade,exigir com urgência, mudança nas leis?

  8. Tudo o que é ruim está chegando em Natal: Violência, trânsito caótico, pedintes nos semáforos, crack, etc. Ou se resolve tudo agora, ainda no início, ou Natal ficará mais violenta que Recife e João Pessoa e passará a ser uma cidade péssima para se viver. Não valorizem apenas os turistas, olhem para o seu próprio povo. Para a qualidade de vida deles.
    Twitter: @marquesrm

  9. Passei recentemente por situação parecida e e terrível. Ta na hora de uma ação mais incisiva!

  10. É nisso que dar, desarmam os homens de bem com isso os bandidos tem certeza que todos serão presas fáceis, esse PT só tem tem favorecido como sempre os deles!!!

    1. Bom dia a todos. E o culpado disto tudo somos nos mesmo,voceis se lembram dos cara pintada que tiraram o expresidente Collor do poder, pois bem vamos nos juntar e parar o Brasil e mostrar para o mundo que não aguentamos mais esta violencia que esta se estabelecendo em todo o pais. E mudar a constituição e pedir a prisão perpetua e a pena de morte para determinados casos, e acabar com esta maldita lei de um menor não se responsabilizar pelos seus atos. e pena de morte para todo aquele e usa uma arma de fogo para asaltar e tirar a vida de pessoas inocentes.E minha posisão pessoal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Enquanto aposentada de Patu não recebe salário, prefeito Dr Ednardo paga 13º dele adiantado

Foto: divulgação

O Fundo de Previdência Social do Município de Patu (PREVPATU) foi condenado a pagar salários atrasados de uma servidora aposentada referentes aos meses de novembro e dezembro de 2024.

A Sentença é do juiz André Melo Gomes Pereira.

De acordo com os autos, Maria Gilvaneide Amorim Belo Solano alegou que, apesar de ter vínculo regularmente com o município, não recebeu os valores totalizando R$ 19.157,94.

O PREVPATU reconheceu dificuldades financeiras, apesar do prefeito ter recebido o décimo terceiro adiantado no mês de Agosto.

Na sentença, o magistrado destacou que a Constituição Federal e a Lei Orgânica Municipal asseguram ao servidor público – ativo ou aposentado – o recebimento de salários até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado, com correção monetária em caso de atraso. Assim, determinou que os valores sejam pagos com atualização pela taxa Selic desde a data de cada vencimento.

Por outro lado, o juiz negou o pedido de indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil, entendendo que o atraso, embora ilegal, não caracterizou violação de direitos personalíssimos capaz de justificar reparação.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Síndrome de Pica: conheça o transtorno que exige atenção e tratamento

Foto: reprodução

Picanismo, alotriofagia e picamalácia são alguns dos nomes para a Síndrome de Pica, um transtorno caracterizado pelo desejo de mastigar substâncias que não têm valor nutricional. Isso inclui objetos e até itens como pedra, giz e terra.

Mariana Ramos, professora de psicologia, explica ao Metrópoles que, por mais que seja incomum, a Síndrome de Pica atinge mais crianças pequenas, mulheres grávidas e indivíduos com condições neuropsiquiátricas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou deficiência intelectual.

“Para ser considerada patológica, essa prática deve ocorrer por, pelo menos, um mês de forma recorrente, em idade que já não seja esperada (geralmente após os dois anos). Também não deve estar relacionada a práticas culturais ou falta de alimento”, diz a profissional.

De acordo com a psicóloga Natália Aguilar, o nome curioso vem do latim pica pica, um tipo de pássaro conhecido por comer tudo. “Apesar das pessoas degradarem um pouco a gravidade da síndrome por conta do nome, é preciso dar atenção porque pode trazer complicações bem sérias para a saúde”.

Causas

Natália e Mariana contam que as causas da Síndrome de Pica são multifatoriais e podem envolver:

  • Deficiências nutricionais: falta de ferro, zinco e outros minerais.
  • Questões do neurodesenvolvimento: maior prevalência em crianças com TEA, TDAH e deficiência intelectual, ou quadros psiquiátricos.
  • Aspectos emocionais e ambientais: negligência, privação afetiva ou ambientes de alta vulnerabilidade social.
  • Fatores comportamentais: busca de autorregulação frente à ansiedade ou ao estresse.

“A ingestão de substâncias inadequadas pode trazer sérios riscos à saúde, como intoxicação, infecções parasitárias, obstruções gastrointestinais, lesões dentárias e traumas na mucosa oral. Há ainda um comprometimento nutricional por substituição de alimentos adequados”, evidencia a psicóloga Mariana Ramos.

Tratamento

Segundo a especialista em psicologia da saúde Natália Aguiar, o tratamento da Síndrome de Pica envolve, geralmente, uma abordagem multiprofissional. Médicos, psicólogos, nutricionistas e psiquiatras podem estar envolvidos, dependendo da causa.

Entre as estratégias utilizadas, destacam-se:

  • Estimulação do equilíbrio de deficiências nutricionais.
  • Psicoterapia, com destaque para a Terapia Cognitivo-Comportamental.
  • Intervenções familiares para orientação dos cuidadores e do manejo.
  • Educação em saúde, com foco na prevenção de riscos e estímulo de hábitos alimentares adequados.

“O olhar integrado da equipe de saúde, aliado à avaliação precoce, é essencial para compreender os fatores envolvidos e elaborar estratégias de intervenção seguras e eficazes, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento saudável da pessoa”, finaliza Mariana, professora do Centro universitário Afya Itaperuna.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-contador de Lulinha é alvo de operação contra postos ligados ao PCC

Foto: reprodução

Um dos alvos da Operação Spare, deflagrada nesta quinta-feira (25/9) pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra um esquema de de lavagem de dinheiro envolvendo postos de combustíveis ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), o contador João Muniz Leite já cuidou da contabilidade das empresas de Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leite (foto em destaque) sofreu busca e apreensão em sua casa e em seu escritório, que fica no mesmo prédio onde atuavam empresas de Lulinha, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O filho do presidente teria rompido com o contador no ano passado, depois que ele foi alvo da Operação Fim da Linha, que investiga a infiltração do PCC nas empresas de ônibus que operam na capital.

Segundo o MPSP, Leite é investigado por fazer as declarações de imposto de renda de Flávio Silvério Siqueira, o Flavinho, apontado como principal responsável por coordenar uma rede de “laranjas”, envolvendo postos de combustíveis, casas de jogos de azar, mercado imobiliário e motéis.

O ex-contador de Lulinha, segundo a investigação do MPSP, teria atuação ativa nas estratégias para ocultar um aumento patrimonial suspeito dos investigados, “não deixando dúvidas da participação ativa de João Muniz nas estratégias de lavagem de dinheiro da organização criminosa”.

Análises da Receita Federal indicam que o contador era comparsa de Flávinho. Ele também seria o responsável por fazer as declarações de Adriana Siqueira de Oliveira e Eduardo Silvério, outros membros outros integrantes do esquema que tiveram crescimento patrimonial significativo. Eles ainda se utilizava de nomes de terceiros e empresas de fachadas para fazer movimentações financeiras.

Procurado pelo Metrópoles, o contador João Muniz Leite se manifestou por meio dos advogados Jorge Delmanto e Marcelo Delmanto. Em nota, a defesa informou que “a investigação não recai sobre o cliente, apesar de, por equívoco de análise de datas, o atingir.”

“O escritório de contabilidade do qual nosso cliente é sócio, teve como cliente, um dos investigados e duas empresas pertencentes a este, atuando até o ano de 2020. Portanto desde 2020 não há qualquer vinculação comercial com qualquer dos investigados, sendo que a própria busca e apreensão já testou isso ao não encontrar qualquer vinculação recente dos investigados com o escritório de contabilidade.”

Relação do contador com a família do presidente Lula

João Muniz Leite já prestou serviços de contabilidade para o presidente Lula e às empresas do filho mais velho dele, Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha.

O contador teria feito as declarações de Imposto de Renda de Lula de 2013 a 2016, e chegou a ser ouvido como testemunha no âmbito da Lava Jato no caso do triplex do Guarujá.

O escritório do contador em Pinheiros, alvo de busca e apreensão nesta quinta (25/9), fica no mesmo mesmo prédio onde funcionavam empresas de Lulinha, como a BR4 Participações e a G4 Entretenimento. Leite fazia a contabilidade delas.

Contador é acusado de lavar dinheiro para líder do PCC

Esta não é a primeira vez que João Muniz Leite é investigado por envolvimento com o um esquema criminoso ligado ao PCC.

O contador também é suspeito de ter lavado dinheiro para o traficante Anselmo Becheli Santa Fausta, o Cara Preta, assassinado em dezembro de 2021, e considerado uma das lideranças da facção criminosa.

Durante os cinco anos em que Leite atuou para o criminoso, ele e sua esposa ganharam pelo menos 55 vezes na loteria — o que, à época, levantou suspeitas se não seria uma forma de esquentar o dinheiro ilegal.

Em um depoimento à polícia, noticiado pelo jornal O Estado de S.Paulo, João Muniz Leite disse que foi o delator do PCC, Vinícius Gritzbach, quem o apresentou a Cara Preta. Na época, o contador afirmou que desconhecia as atividades criminosas do líder do PCC. Gritzbach foi assassinado no ano passado.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Líder do PL e Eduardo se encontram nos EUA e reafirmam defesa de anistia

Foto: reprodução

Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), se reuniu nesta quinta-feira (25), nos Estados Unidos, com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influenciador Paulo Figueiredo.

O encontro ocorre em meio às críticas de parte da direita à atuação de Eduardo e dois dias após o parlamentar sofrer reveses na Câmara.

Na terça-feira (23), o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi impedido de assumir a função de líder da minoria, e o Conselho de Ética instaurou processo contra ele pela atuação nos EUA.

A postura de Eduardo, na avaliação de integrantes da direita, tem potencial de dificultar ainda mais uma costura que possa beneficiar o pai, condenado a 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado.

A expectativa era que Sóstenes pudesse ajudar a acalmar os ânimos de Eduardo e Paulo Figueiredo.

Porém, na conversa desta quinta, os três reafirmaram a defesa da anistia ampla e rejeitaram a proposta de um projeto de lei para reduzir as penas dos condenados pela tentativa de golpe de Estado.

Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro publicou: “Todos unidos pela anistia”.

O relator do texto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), agora fala em PL da Dosimetria, depois de a urgência ter sido aprovada como PL da Anistia.

Embora parte do entorno do ex-presidente veja na proposta da dosimetria algo mais factível, Bolsonaro, segundo apurou a CNN, ainda não autorizou os articuladores do PL a negociar a redução das penas e segue insistindo no perdão total.

Em prisão domiciliar, Bolsonaro recebeu nesta semana o próprio Sóstenes Cavalcante, o líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), e o deputado federal Rodrigo Valadares (PL-SE). Nos próximos dias, o ex-presidente receberá Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), por descumprimento de medidas cautelares impostas no âmbito do inquérito por coação de Eduardo ao Judiciário.

A defesa de Bolsonaro pediu a revogação da prisão domiciliar visto que o ex-presidente não foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, nesta semana, junto com Eduardo e Paulo Figueiredo.

A revogação da domiciliar, porém, tende a ser negada, visto que a cautelar foi imposta por risco de fuga.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Porsche, Mercedes e Opala do Careca do INSS estão “sumidos”

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

Ao menos 11 carros que pertencem ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, vulgo Careca do INSS, ainda não foram apreendidos pela Polícia Federal, revela investigação da coluna.

Entre os veículos “sumidos” estão um Opala Diplomata, ano 1989; uma Porsche 911 Carrera GTS avaliada em R$ 986 mil; e um Audi R8 Sport, de R$ 782 mil.

Os veículos estão em nome do lobista ou de empresas dele, como a Prospect Consultoria SA, a Brasília Consultoria SA e a DRPL Comercialização e Locação de Veículos SA. A titularidade dos carros foi confirmada pela coluna junto a sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
No total, a PF já apreendeu 14 veículos ligados ao Careca do INSS, segundo documento em posse da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A Polícia Federal já realizou mandados de busca e apreensão, em três datas distintas, em endereços ligados ao empresário.

A partir da lista dos carros apreendidos, a coluna identificou os veículos que seguem em nome do lobista e que ainda não foram encontrados pela PF. O Careca do INSS foi preso no início deste mês após investigadores identificaram risco de fuga e indícios de ocultação patrimonial.

Agora, veja a lista dos veículos ligados ao Careca do INSS que foram apreendidos:

  • Audi A3 SB Híbrido
  • Volkswagen Polo Comfortline TSI
  • Audi RS5 SPB 2.9 TFSI
  • Porsche Taycan Turbo S Elétrica
  • BMW X1 S20i M Sport
  • Porsche 911 Carrera GTS CA
  • BMW M3 Competition
  • BMW M135i Xdrive
  • Porsche Panamera 4S Híbrido
  • Land Rover Velar P340 HSE R-DYN
  • Porsche Cayenne S Coupe
  • BMW S 1000 RR (motocicleta)
  • Suzuki Hayabuza GSX 1300 (motocicleta)
  • Triumph Tiger 1200 XCA (motocicleta)

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Seminário Nacional sobre Neurodiversidade: Tratamentos com a Tecnologia REAC®️ e Políticas Públicas para TEA, TDAH e Outras Condições

O Seminário tem como proposta promover um debate multiprofissional sobre a atenção integral às pessoas neurodivergentes — em especial àquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — e os desafios vividos pelas chamadas famílias atípicas. O evento será realizado no próximo dia 29 de setembro de 2025, das 19h às 21h, no salão de Eventos do Hotel Praiamar Arena – Lagoa Nova – Natal/RN.

A palestra Magna Internacional será o ponto alto da programação com a palestra do médico, Salvatore Rinaldi, neurofisiopatologista italiano que há mais de 30 anos dedica-se à investigação científica dos efeitos das alterações epigenéticas – estudo das mudanças na expressão gênica que não alteram a sequência de DNA – no corpo humano. Fundador do Instituto Rinaldi Fontani, em Florença, na Itália, Rinaldi é o idealizador da Tecnologia REAC®️ (Radio Electric Asymmetric Conveyer), um método pioneiro de neuromodulação e biomodulação.

De acordo com o pesquisador “O maior desafio da ciência atual não é apenas tratar sintomas, mas ajudar o corpo a reencontrar sua capacidade natural de autorregulação. Os tratamentos com a Tecnologia REAC®️ nascem justamente dessa busca: o de desenvolver tratamentos específicos para reorganizar funções comprometidas e abrir caminhos para uma melhor qualidade de vida.” Explica Dr. Salvatore Rinaldi.

Para o Brasil trata-se de um evento inédito em território nacional, reunindo especialistas e profissionais de diferentes áreas para discutir, de forma integrada, ciência, saúde e políticas públicas voltadas à neurodiversidade.

A expectativa é que o encontro não apenas apresente novas perspectivas terapêuticas, mas também fortaleça o debate sobre inclusão, autonomia e cidadania de pessoas neurodivergentes.

O seminário é voltado a pediatras, psiquiatras, neurologistas, psicólogos e neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e estudantes das áreas de saúde e educação, principalmente pais e mães atípicos. O evento contará com tradução simultânea do italiano para o português.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Carreta que transporta parte de torre eólica não consegue passar por baixo de passarela em Macaíba

Uma parte da estrutura de uma torre eólica que era transportada em uma carreta não deu conta de passar por baixo de uma passarela na BR-304, na cidade de Macaíba, na tarde desta quinta-feira (25).

Imagens enviadas ao BLOGDOBG mostram o veículo parado embaixo da passarela para pedestres.

O trânsito não chegou a ser totalmente interrompido, mas segue lento em razão da faixa interditada pelo veículo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tarcísio confirma reeleição e nega aval de Bolsonaro à Presidência: “Não deu aval nenhum e eu sou candidato à reeleição”

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), negou nesta quinta-feira (25), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha dado aval para que ele dispute a Presidência em 2026.

Em conversa com jornalistas, o republicano reafirmou que vai concorrer à reeleição no estado.

“Não deu aval nenhum e eu sou candidato à reeleição, não tem nada disso”, disse o governador.

A ideia também foi comentada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, nas redes sociais.

“Aviso aos navegantes que Tarcísio, além de amigo, é uma pessoa preparadíssima, competente e não precisa ficar provando nada a ninguém toda hora, em especial sobre sua lealdade a Bolsonaro. Não conseguirão separá-lo de Bolsonaro e tenham a convicção de que estaremos juntos em 2026, para desespero da extrema-esquerda, que deve morrer de inveja de não ter um Tarcísio em seus quadros”, disse.

O governador deve visitar Bolsonaro — preso em regime domiciliar — na próxima segunda-feira (29). Aos jornalistas, Tarcísio negou que vá tratar sobre anistia com o ex-presidente: “estou indo visitar um amigo”, afirmou.

“Eu vou visitar um amigo e prestar solidariedade a ele é uma coisa que eu vou fazer sempre, porque tenho preocupação e consideração com uma pessoa que sempre foi muito importante para mim”, completou.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Meia do Sol Sicredi 2025 encanta corredores de todo o Brasil


Instituição financeira cooperativa reforça compromisso com esporte, saúde e integração comunitária em uma das maiores corridas de rua do país

A Meia Maratona do Sol Sicredi 2025 movimentou Natal no último fim de semana, reunindo mais de 16 mil corredores de diferentes regiões do Brasil. A energia da largada e da chegada no gramado da Casa de Apostas Arena das Dunas contagiou atletas e público.

Reconhecida como uma das principais provas de corrida de rua do país, a competição contou novamente com o apoio da Sicredi RN, fortalecendo a conexão entre esporte, saúde, turismo e lazer.

Na Expo Meia do Sol, feira realizada paralelamente à prova, a instituição financeira cooperativa apresentou o “Lounge Sicredi”, espaço de integração que trouxe como destaque esteiras interativas simulando provas em formato dinâmico. A iniciativa estimulou a participação e a interação entre atletas e visitantes, proporcionando momentos de descontração e energia positiva tanto no pré-prova, como incentivo e motivação, quanto no pós-prova, como celebração coletiva.

“Ao apoiar a Meia do Sol, que em 2025 chega à sua 11ª edição, a Sicredi RN reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e comunitário, incentivando práticas que fortalecem o bem-estar e a qualidade de vida”, afirma o assessor de Comunicação e Marketing da Sicredi RN, Pablo Ramos.

Sobre a Sicredi RN

Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado, com cerca de 30 mil associados. Presente em 11 municípios-polo — Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz —, oferece soluções financeiras sustentáveis, alinhadas às necessidades dos associados e ao desenvolvimento das comunidades onde atua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rotas Potiguares: Com apoio de Rogério Marinho, Fecomércio lançará Programa de Interiorização do Turismo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN) lançará, nesta sexta-feira (26), o Rotas Potiguares, Programa de Desenvolvimento e Interiorização do Turismo no Estado. A iniciativa pioneira é fruto do apoio do senador Rogério Marinho (PL), criador da proposta e responsável pela destinação de emendas parlamentares que viabilizaram o projeto. O lançamento será no Sesc Cidade Alta, a partir das 15 horas, e contará com a presença do líder da oposição no Senado.

O objetivo do Rotas Potiguares é promover ações de consultoria e qualificação para formação do trade turístico e da comunidade, pesquisa e mapeamento turístico, oportunizando o desenvolvimento do turismo local, a sustentabilidade turística, impulsionando o crescimento econômico, inclusivo e sustentável do turismo e da cultura do Rio Grande do Norte.

Ao todo, 39 municípios serão beneficiados nesta primeira etapa do projeto, que deve se repetir nos próximos anos e atingir as demais cidades. A expectativa é capacitar 780 pessoas em cursos de Turismo Local e Excelência no atendimento ao turista, e outras 100 em marketing digital. Serão mais de 35 mil horas de capacitações distribuídas em 44 turmas, além de 9,6 mil horas de consultoria.

“O Rotas Potiguares deverá estimular o empreendedorismo, a geração de emprego e renda, a valorização do turismo e da cultura local. Nossa expectativa é impulsionar o crescimento econômico, inclusivo e sustentável dos municípios do Estado”, disse Rogério Marinho.

A proposta espera atrair para os cursos de capacitação os servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo, membros dos conselhos municipais de Turismo, empresários e profissionais vinculados ao setor em cada região e representantes da comunidade.

No decorrer da iniciativa, serão realizadas pesquisas sobre a percepção do turismo na região, mapa dos potenciais turísticos e um diagnóstico da atual situação. O trabalho também permitirá o desenvolvimento de marcas, estruturação de canais de comunicação (nas redes sociais), produção de imagens e planejamento mensal de conteúdo. A estimativa é que o trabalho seja concluído em 14 meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *