Foto: Reprodução
O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) e vice-presidente nacional da Força Sindical, Abraão Lincoln, passou a ser alvo no escândalo bilionário que envolve o INSS.
De acordo com reportagem publicada pelo portal Metrópoles, a CBPA está entre as associações investigadas pela Polícia Federal (PF) por participação em um esquema bilionário de fraudes contra aposentados.
Uma das associações investigadas pela Polícia Federal (PF) no bilionário esquema de fraude contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) é comandada por um ex-dirigente do Republicanos, pagou cifras milionárias a operadores acusados de corromper agentes do órgão federal, como o “Careca do INSS”, e teve um salto de 300 mil filiados em apenas um ano, chegando a faturar R$ 123 milhões com descontos sobre aposentadorias.
O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação de 29 entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto elas respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela PF e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Fidelis não era o único dirigente do INSS bem relacionado com a CBPA. A PF identificou que Guilherme Serrano, que foi presidente do instituto de previdência no governo de Jair Bolsonaro, estava em uma assembleia da entidade em agosto de 2021, justamente aquela em que ficou decidido que a CPPA poderia fazer o acordo com o órgão para poder descontar mensalidade direto da folha de pagamento dos aposentados.
Depois, ele seria justamente o signatário do acordo da CBPA com o INSS, órgão que comandou entre abril de 2022 e janeiro de 2023. A PF levantou a possibilidade de conflito de interesse nessa proximidade de Serrano com a entidade suspeita.
TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES DE LULA E SUA QUADRILHA GENERALIZADA 🤮
Antônio Elias neto
o interessante que os desvios de dinheiro no INSS começou em 2019, e a rteportagem desse blog só fala em 2023, porque será? a imprensa tem que ser livre e não ter um lado politico.
Já é conhecido da PF há vários anos.
Nosso povo é merecedor. Acreditaram que o Ladrão resolveria a situação dos pobres? Está resolvendo.
Ele está resolvendo mesmo. PF, CGU, MPF tudo trabalhando p resolver. Governo do Bozo, falou o Moro, não podia investigar né? Lula resolve sempre!
Ele resolveu a situação financeira de SUA família. No caso do seu irmão envolvido nesse novo escândalo/roubo/rombo , com certeza ele vai dizer que é irmão de um amigo do amigo…
Em vez de solicitar cadeia para o Presidente Bolsonaro seria melhor se informar sobre a MANOBRA DO CONGRESSO, EM 2022, A QUAL REVOGOU A LEI DE BOLSONARO CONTRA FRAUDES EM DESCONTOS DO INSS.
Quem quer apostar que se tiver CPMI do INSS o frei chico irmão do nove dedos nao vai ser convocado e se for o stf vai dar uma liminar para ele ficar em silêncio
Tem muito tubarão e sardinhas para serem pescados ainda, afinal foram 2 desgovernos..enfim sem anistia ta ?
Há controvérsias, as investigações tá sendo feita desde 2019, no entanto, a sujeira foi encontrada apartir de 2023 até os dias atuais. Em 2022, o congresso aprovou uma lei a revelia do governo Bolsonaro, permitindo os sindicatos efetuarem esses descontos.
E Túlio Paiva junto com ele dar certinho.
Isso é fruto da soltura e colocação de um indivíduo se escrúpulos na presidência, todos sabiam quem é esse indivíduo, obviamente, fora os retardados e imbecis, tipo Gustavo Mafra, Santos, intelectual, Manoel f, cecilia e interessados em alguma boquinha, estamos pagando caro e vai piorar.
Não se retira um criminoso da cadeia e o coloca na presidência à toa!
Agora é tarde pra se lamentar, a ignorância tem seu preço.
Tudo começou no governo do SENHOR JAIR MESSIAS BOLSONARO, ELE QUE SE DIZ O SANTO, E SUA TROPA , ASSALTARAM OS COFRES PUBLICOS SEM PENA E DO. AINDA TEM QUEM ACREDITE NESSE MAFIOSO .
SO FOI DESCOBERTO AGORA, NO GOVERNO DE LULA , O INCRÍVEL, QUE AINDA TENHAMPESSOAS INDECENTES FALANDO O CONTRÁRIO.
OU E BURRICES DEMAIS OU CEGUEIRA MESMO.
ESSE ABRAÃO E CONHECIDO DESDE ANOS 85 QUE ELE E ENVOLVIDO COM O QUE E ERRADO, O MAIS ENGRAÇADO QUE ELE CONTINUA ATUANFO NORMALMENTE COM DESVIOS E NUNCA FOI PRESO.
ESTA NA HORA DE INVESTIGAR MELHOR ESSA GENTE, O FILHO DELE TAMBEM.
Tem imbecil para tudo, não adianta gritar otario, o fumo está dentro e vai ficar, cambada de analfabetos.
Idiota… a roubalheira começo no governo Dilma. Bolsonaro aprovou uma MP que visava coibir a roubalheira, mas o congresso caçou a MP logo que o ladrão de 9 dedos voltou à cena do crime. Deixa de ser burro e de falar merd@.
Quem foi quem disse isso a vc
Heim???
Vá estudar o caso antes de soltar um relincho e achar que todo mundo é ladrão igual ao tri condenado.
Tú é jumento viu?
Iniciou no governo da presidente Dilma. Não seja leviano.
O cumpanheiro do Luladrão…bandido defende bandido
Até que enfim esse “cidadão” tá sendo investigado, esse senhor exerce essa atividade suspeita há muitos anos, só agora estão perto de descobrir todas as peripécias por ele patricadas.