Detentos de Alcaçuz se profissionalizam através de contrato entre Governo do RN e Senai

Foto: Cedida

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) está capacitando 50 internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, nos cursos de pintor de obras e pedreiro de alvenaria. Em todo Sistema Penal do RN estão sendo oferecidos 12 cursos através de contrato com o Senai.

Os internos têm aulas teóricas e práticas dentro da própria unidade com a supervisão de agentes penitenciários. Em Alcaçuz, os apenados do Pavilhão 2 foram escolhidos pelo critério de bom comportamento. “O trabalho dos agentes é fundamental para que essas ações de educação, trabalho e ressocialização aconteçam e cheguem a todo sistema”, disse o diretor Jucélio Barbosa.

O apenado Emanoel da Cruz, 32 anos, que participa do curso de pedreiro, está entusiasmado com a oportunidade. “Essa é a melhor coisa que já aconteceu em Alcaçuz. Uma nova chance para sair daqui uma pessoa  melhor e conseguir um trabalho. Eu já conhecia um pouco do ofício, mas sem um certificado tudo é mais difícil. Só espero coisa boa com esse curso”, disse.  O instrutor profissionalizante do Senai, Francisco das Chagas, explica o curso tem 160 horas aula e abrange temas como leitura de projeto e marcação de obras até a construção de paredes com amarras e pisos de cimento.

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, explica que a política da gestão é o foco na segurança, mas com “trabalho e educação, como base para a transformação” do sistema penal. E os esforços dão bons resultados em várias unidades do RN. Ele cita, por exemplo, o caso da retomada dos projetos de agricultura na Penitenciária Mário Negócio, em Mossoró, os vários cursos que estão sendo ofertados, inclusive de reforço para o Enem, e a procura de empresários para parcerias com o sistema penitenciário.

O contrato entre Senai e Seap, da ordem de R$ 245 mil, visa realizar cursos de eletricista instalador predial, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, padeiro, mecânico de automóveis, pintor de automóveis, eletricista de automóveis e lanterneiro de automóveis. Alguns cursos contam com laboratórios montados em unidades móveis do Senai.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Lucas disse:

    Denúncia, estado vai inaugurar 40 milhões em obras em alcaçuz e em Mossoró e estado não tem mais efetivo de agentes penais para inaugurar novas alas, estado eaconde essa informação, existem 450 concursados no cadastro de reserva para serem convocados

  2. Maria disse:

    Profissionalizar com qualidade, fazer com que apenado tenha uma nova visão de mundo, ocupa-los ,evitando a ociosidade, faz a diferença.

  3. Nildo disse:

    Não sai nem um bom

  4. Anti-Político de Estimação disse:

    Se pelo menos um detento sair desse caminho terrível já seria uma boa. Torço que dê certo .

COMENTE AQUI