Apontado como mentor e mandante do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu recorreu nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra sua condenação, assim como o operador do esquema, Marcos Valério, e Simone Vasconcelos (ex-funcionária de Valério). Dirceu pede a redução da pena de dez anos e dez meses de prisão imposta a ele pela prática dos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. De acordo com a defesa, o tribunal não deveria ter condenado Dirceu por concurso material de delitos – e, com isso, ter somado as penas impostas pelos dois crimes. O advogado José Luís de Oliveira Lima defende que houve concurso formal. Com isso, deveria ter sido aplicada apenas a pena mais grave entre os dois crimes.
O advogado reivindica um novo relator para o recurso apresentado. No julgamento do processo, o relator foi o ministro Joaquim Barbosa, atual presidente do STF, que pediu a condenação de Dirceu e da maioria dos réus. A defesa também quer que o tribunal publique trechos suprimidos do acórdão – o documento que registra as decisões tomadas ao longo dos quatro meses e meio de julgamento. Mais de 1,3 mil falas foram suprimidas – especialmente as dos ministros Celso de Mello e Luiz Fux.
O GLOBO
Esta canalha da Perda Total decidiu mandar no país, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Roubam, permanecem no poder, são eleitos, reeleitos, corrompem toda a população do país e ainda acham que devem ser beatificados. É preciso todo cuidado, para que o nosso país não se transforme em mais uma republiqueta faccista sulamericana. Por onde será que andam as cabeças que pensam deste país? Será que estão recebendo algum benefício do Governo Federal, tipo, alguma BOLSINHA VAGABUNDAGEM, ou aboletaram-se em algum Cargo Comissionado?