Documento do carro terá só versão digital até junho de 2020

Foto: Veja 

A partir deste ano, o documento do carro não vai mais ser impresso. Nove estados já adotaram a mudança. O restante do país tem até junho para se adaptar.

Para ter a nova versão, o motorista deve baixar um aplicativo gratuito no site do Detran. Depois que pagar o IPVA, o documento aparece na tela do aparelho. Os policiais podem ter acesso ao documento aproximando o leitor do QR Code (código de barras em formato quadrado localizado na parte interna do documento). As carteiras  emitidas a partir de 2017 já contam com esse item de segurança. O motorista que não tiver o QR Code deve tirar uma segunda via do documento.

Veja

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Paulo melo disse:

    É só tirar uma xerox do documento e andar com ele no carro caso a bateria acabe.
    O problema e que o brasileiro acha defeito em tudo complica de mais a modernidade chegou vamos se atualizar.

    • Zwylder disse:

      Ou seja: a solução está no bom e velho papel de sempre.
      KD a modernidade???
      KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. Arthur Fernandes disse:

    Essa ideia absurda só pode ser de um tremendo filho de uma puta rampeira, boa parte de motorista como eu tem celular tipo lanterninha e não tem internet, agora me diga como satanás vai ser e fuleragem, sem falar como o amigo Pablo relatou e se a bateria descarregar, isso não vai colocar.

    • Cigano Lulu disse:

      Tão simples, basta imprimir e aplicar o QR code no para-brisa ou em outro lugar do carro.

  3. Pedro disse:

    Perfeita a colocações realizadas por Pablo e N.A., imaginei o mesmo ao ler a notícia. Como no Brasil as coisas são feitas para inglês ver, é esperar para ver as consequências de uma decisão dessas.

  4. N.A. disse:

    Carros de empresas, locadoras como vai ficar?

  5. Pablo disse:

    Muitas questões sem resposta, as principais: vamos ser multados se a bateria do celular descarregar e não tiver como "mostrar" o documento digital em uma blitz? Se perder o celular ou tiver ele furtado, não pode voltar pra casa ou ir à delegacia dirigindo o veículo? O cidadão vai precisar pagar para tirar essa segunda via se o documento for anterior a 2017? E por fim, nos celulares mais simples, que não tem memória disponível para instalar novos aplicativos, o cidadão vai precisar comprar um celular moderno para andar no seu veículo?

COMENTE AQUI