Geral

Documentos revelam que promotoria de meio ambiente pressiona SEMURB e poupa CAERN, mesmo ela sendo responsabilizada pelo Idema no caso de esgotos na Praia de Ponta Negra

Foto: Adriano Abreu / Tribuna do Norte

Por Dinarte Assunção – Blog do Dina

Nos últimos dias, transbordamento de esgoto em Ponta Negra, área recentemente engordada em um projeto de recuperação costeira. O inquérito civil conduzido pela 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente apura as causas do problema e apresenta um mapa detalhado dos pontos de extravasamento, elaborado pela CAERN. O documento, obtido pelo Blog do Dina com base na Lei de Acesso à Informação, também revela uma abordagem distinta no tratamento dispensado à CAERN e à SEMURB, ao mesmo tempo em que cita situações específicas de cooperação entre todos os órgãos envolvidos.

A Caern Poupada No Transbordamento de esgoto em Ponta Negra

A CAERN é tratada com foco em monitoramento técnico e fornecimento de dados, sem cobranças imediatas por resultados ou menção a sanções.

  • Trecho do inquérito: “Que sejam juntados aos autos os documentos técnicos encaminhados pela CAERN acerca da área de abrangência do sistema de esgotamento sanitário da orla de Ponta Negra, contendo o mapa e o relatório de funcionamento da Bacia de Contribuição NS e registros de extravasamentos”.
  • A CAERN também está sujeita às obrigações da ação civil pública (nº 0200202-17.2007.8.20.0001), que requer a regularização do sistema de esgotamento sanitário e melhorias na qualidade da água distribuída.

Além disso, o documento indica que a CAERN deve manter atualizados os dados referentes ao monitoramento da rede e à qualidade da água, sem previsão de penalidades imediatas, reforçando o papel técnico da companhia.

Idema Indica Responsabilização da Caern, Mas Promotoria Convoca Órgãos de Natal Para Responder

Um dos pontos mais gritantes do tratamento diferenciado é quando o Idema é chamado a fazer um parecer técnico sobre o caso. Sem rodeios, o engenheiro que elaborou o parecer crava: “A situação dos transbordamentos pode está ocorrendo devido a uma operação ineficiente por parte da CAERN”. Adicionalmente ele sugere medidas preventivas em face de ações de vândalos. Mesmo assim, faz a seguinte ressalva:

“O fato da população interferir negativamente na operação da rede coletora de esgotos, utilizando essa rede de forma indevida, não exime a responsabilidade da empresa detentora do esgotamento sanitário da cidade de adotar medidas para resolver os problemas de extravasamentos”, diz o documento, cuja íntegra pode ser lida abaixo.

LAUDO DO IDEMA

Apesar do laudo indicar responsabilização da Caern, a promotoria de Defesa do Meio Ambiente, ao reagir a esse laudo preferiu adotar uma postura que passava por responsabilizar terceiros, que, embora citados no laudo, não eram o principal responsável apontado, como foi a Caern. Em reação, a promotoria determinou vistoria com órgãos do município de Natal que não estavam mencionados no parecer do Idema.

“Após o mapeamento, com os dados já sistematizados, ficou determinada a realização de uma vistoria conjunta, que pode ser por amostragem, considerando os pontos que tiverem mais recorrência, com representantes da CAERN, da SEMURB e da ARSBAN, a fim de identificar o motivo dos recorrentes problemas de obstrução, extravasamento e/ou transbordamento nestes locais. Ficou determinado que a CAERN, da SEMURB e da ARSBAN deveriam encaminhar à Promotoria relatório técnico com a situação identificada, detalhando as possíveis causas e as soluções para cada um dos problemas identificados, no prazo de 15 dias, após a vistoria”, escreveu a promotoria, cuja manifestação segue abaixo na íntegra:

DESPACHO DE PRORROGAÇÃO

Inquérito Sobre Transbordamento de esgoto em Ponta Negra Tem Pontos Mapeados de Responsabilidade da Caern

Outro ponto que chama atenção da apuração é série de registro fotográficos de galerias que mostram o transbordamento de esgoto em Ponta Negra ou de denúncias de moradores que flagram o mesmo transbordamento de esgoto em Ponta Negra, caindo na praia, e acionam a promotoria. Em reação, a promotoria despacha afirmando que, por haver um inquérito aberto sobre o tema, aquela demanda será considerada dentro da investigação.

O caso mais chocante no entanto, é o mapa aéreo da orla de Ponta Negra indicando os pontos de extravasamento de esgotamento sanitário e sua frequência, sem que tenha sido tomada medida contra órgão que foi apontado como tal: a Caern. Confira o mapa:

SEMURB: Cobranças diretas por resultados imediatos e menção a outras investigações

A SEMURB enfrenta maior pressão no inquérito, sendo citada como responsável pela fiscalização e correção de irregularidades, com menção a falhas em diligências anteriores. A promotoria também menciona outras investigações em curso relacionadas a irregularidades urbanísticas e ambientais envolvendo a Secretaria.

  • Trecho do inquérito: “CONSIDERANDO que, apesar das diligências realizadas pela SEMURB, o problema relatado ainda estaria persistindo, levando à necessidade de novas apurações”.
  • A promotoria requisita relatórios detalhados sobre as vistorias realizadas e as medidas corretivas aplicadas pela SEMURB.

Além disso, em outras frentes de apuração, o documento menciona que a SEMURB está sendo investigada por supostas falhas na fiscalização de áreas de preservação permanente e na concessão de licenças ambientais, o que reforça a pressão sobre o órgão.

IDEMA e ARSBAN: Funções técnicas e regulatórias sem cobranças diretas

O IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) e a ARSBAN (Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal) também foram acionados pela promotoria, mas com funções diferentes. O IDEMA foi solicitado a avaliar os dados técnicos fornecidos pela CAERN e emitir pareceres, enquanto a ARSBAN foi convocada para enviar relatórios de monitoramento da qualidade da água distribuída.

  • Trecho do inquérito: “Que sejam encaminhados ao IDEMA os registros de transbordamentos de esgotos remetidos pela CAERN e que seja requisitado do IDEMA que avalie os registros”.
  • Trecho do inquérito: “A ARSBAN deverá encaminhar os resultados do monitoramento e do controle da qualidade da água distribuída pela CAERN nos últimos dois anos”.

Diferentemente da SEMURB, esses órgãos não enfrentam menção a penalidades diretas no documento.

Situações de tratamento igualitário e cooperação conjunta

Embora o inquérito mostre diferenças claras no tratamento da CAERN e da SEMURB, há situações em que todos os órgãos são tratados de forma igualitária, sendo convocados para ações coordenadas.

  • A promotoria solicita que todos os órgãos — CAERN, SEMURB, IDEMA e ARSBAN — participem de reuniões conjuntas para revisar o andamento das medidas corretivas.
    • Trecho do inquérito: “Que seja designada uma reunião entre a CAERN, SEMURB, IDEMA e ARSBAN para revisar as ações em curso e avaliar a necessidade de ajustes nas ações conjuntas”.
  • Todos também foram requisitados a fornecer relatórios técnicos e dados de monitoramento relacionados ao esgoto na região:
    • CAERN: Relatórios sobre a operação do sistema de esgoto e qualidade da água.
    • SEMURB: Relatórios sobre fiscalizações e vistorias.
    • IDEMA: Avaliação técnica dos registros apresentados.
    • ARSBAN: Dados sobre a qualidade da água distribuída.

Essas situações de cooperação demonstram a busca por uma solução integrada, ainda que o tom de cobrança seja mais intenso para a SEMURB.

Medidas futuras

O inquérito menciona que, caso as ações corretivas não sejam eficazes, medidas judiciais adicionais poderão ser adotadas, especialmente contra a CAERN e a SEMURB, com possibilidade de multas e outras sanções.

  • Trecho do inquérito: “O não cumprimento das obrigações previamente estabelecidas poderá resultar na adoção de medidas judiciais adicionais”.

Outro Lado

O Blog do Dina procurou a 45ª Promotoria de Justiça de Natal e enviou as seguintes perguntas:

Em relação ao procedimento 34.23.2106.0000154/2021-97, que tramita da 45ª Promotoria de Justiça de Natal, tenho as seguintes perguntas para reportagem em produção:

1. O inquérito, que trata dos transbordamento de esgoto em Ponta Negra, quais parâmetros são adotados para definir responsabilização da CAERN, da Semurb, da Arsban e de cooperação conjunta?

2. Considerando as obrigações já impostas à CAERN pela ação civil pública, há alguma previsão de medidas adicionais, caso as obrigações não sejam cumpridas?

Evidências:

  • Trecho: “A CAERN está sujeita às obrigações impostas pela ação civil pública (nº 0200202-17.2007.8.20.0001), que requer a regularização do sistema de esgotamento sanitário…”

3. A SEMURB é citada como responsável por diligências e vistorias. O que a promotoria entende como falha da SEMURB no caso dos transbordamentos em Ponta Negra?

4. O IDEMA é solicitado a avaliar registros técnicos e conclui que a responsabilização é da Caern, mas não há menção a penalidades. Alguma providência de responsabilização sobre a Caern foi tomada a partir do laudo do Idema?

5. A ARSBAN recebe cobranças regulatórias, mas não é mencionada como potencial responsável por falhas no sistema de transbordamento de esgoto em Ponta Negra. Há alguma previsão de envolver a ARSBAN mais diretamente na questão?

6. Caso as diligências atuais não tragam resultados satisfatórios, há a possibilidade de abertura de novas ações judiciais contra a CAERN, SEMURB, ARSBAN ou outros órgãos?

7. Como a promotoria está garantindo que o tratamento dispensado aos diferentes órgãos seja equilibrado e eficaz na resolução do problema ambiental?

8. A persistência do problema após ações corretivas já realizadas pela SEMURB indica que outros fatores podem estar contribuindo. O que mais está sendo investigado nesse contexto?

9. Como o Ministério Público avalia a atuação conjunta dos órgãos até o momento no caso de Ponta Negra? Algum ajuste foi solicitado nas ações integradas?

Até a publicação desta reportagem, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Por Dinarte Assunção – Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. Eu menti
    Quando disse que não te queria
    Quando disse que minha alegria
    Era viver longe de você

    Eu menti
    Pois o meu coração me obrigou
    E nos meus olhos você pode ver
    Que está sofrendo meu interior

    Eu menti
    Pois o meu coração me obrigou
    E nos meus olhos você pode ver
    Que está sofrendo meu interior

    O amor faz a gente enlouquecer
    Faz a gente dizer coisas
    Pra depois se arrepender
    Mas depois que vem aquele calafrio
    E o medo da solidão nos faz perder o desafio
    Mas depois que vem aquele calafrio
    E o medo da solidão nos faz perder o desafio

    Aí vem o desespero machucando o coração
    Eu me entrego por inteiro implorando o teu perdão

  2. MPRN tudo petistas, cadê que vão no Walfredo Gurgel, são todos comprados pelo governo de Fátima, isso é uma vergonha, chega dar nojo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: México mergulha em caos após morte de ‘El Mencho’, líder do cartel Jalisco durante operação militar

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por InfoMoney (@infomoney)

Nemesio Oseguera, o chefe do Cartel Jalisco Nova Geração conhecido como “El Mencho”, foi morto em uma operação militar no domingo (22). Ferido durante um tiroteio no estado de Jalisco, ele morreu durante o traslado aéreo para a Cidade do México. O ministério da Defesa mexicano confirmou que autoridades dos EUA forneceram “informações complementares” para a operação.

A morte desencadeou uma onda de violência em ao menos meia dúzia de estados. No aeroporto Internacional de Guadalajara, passageiros entraram em pânico enquanto colunas de fumaça preta subiam de veículos incendiados do lado de fora. Homens armados bloquearam rodovias em diferentes regiões, e ataques foram registrados em Oaxaca e Guanajuato. Governadores dos dois estados acionaram forças de segurança em caráter extraordinário.

A operação ocorre em meio à pressão crescente do governo mexicano sobre os cartéis, após ameaças de intervenção dos Estados Unidos.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Mercado da Redinha vai continuar aberto até licitação ser concluída, diz prefeito

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), anunciou a abertura definitiva do Mercado da Redinha durante a leitura de sua mensagem anual na Câmara de Natal, nesta segunda-feira (23). O equipamento ainda aguarda o avanço de uma licitação para sua administração, destinada à iniciativa privada.

“Ao longo da alta estação, o Mercado em funcionamento mostra que é possível fortalecer a região. E vamos manter o Mercado da Redinha aberto, enquanto a licitação segue com os trâmites necessários”, disse Paulinho Freire.

O Mercado da Redinha foi reformado dentro do projeto do Complexo Turístico da Redinha, por um valor de R$ 25 milhões, e entregue em dezembro de 2024. Inicialmente, o mercado permaneceria aberto até a segunda-feira (22).

Veja o vídeo:

98FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz que Brasil está pronto para vender carne à Coreia do Sul

Foto: Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (23) que o Brasil está pronto para avançar com os procedimentos sanitários para poder vender carne para aquele país. Ele discursou no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Coreia do Sul, em Seul.

“O Brasil vem trabalhado há 15 anos para obter acesso ao mercado de carne bovina coreano. O bulgogi, tradicional churrasco coreano, combina com uma carne de qualidade como a brasileira”, disse. “Estamos prontos para avançar nos procedimentos sanitários necessários para que o Brasil esteja no prato do cidadão coreano”, completou.

Segundo ele, esse passo sanitário permitirá que os maiores frigoríficos do mundo, que são brasileiros, possam se instalar na Coreia. Lula repetiu que a corrente de comércio do Brasil com o país asiático está aquém do possível e citou acordos firmados na viagem como o de cooperação comercial e o para fortalecer cadeias de suprimentos.

“A corrente de comércio entre o Brasil e a Coreia é de cerca de US$ 11 bilhões. Estamos aquém do recorde de quase 15 bilhões registrado em 2011. O intercâmbio atual não está à altura de duas economias do tamanho do Brasil e da Coreia”, enfatizou.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Imagens mostram pânico entre passageiros em aeroporto após morte de narcotraficante no México

Vídeo: Reprodução

Passageira de um voo que saiu de Newark com destino à Cidade do México, com escala em Guadalajara, Marani Ceja relatou que, ao aterrissar, a tripulação informou que não poderiam desembarcar da aeronave.

Em entrevista ao jornal mexicano El Universal, Marani detalhou que, por indicação do piloto, os passageiros permaneceriam a bordo até novo aviso, devido à suspensão temporária de chegadas e partidas. Além disso, funcionários comunicaram que o aeroporto estava “blindado” por motivos de segurança.

— Quando chegamos, foi justamente quando começaram as movimentações; as pessoas começaram a entrar na pista correndo para se esconder. Ouviam-se os alarmes no aeroporto e vários veículos de segurança do próprio aeroporto. Desde que aterrissamos, os arredores estavam em chamas, muito fumaça por todos os lados — narrou.

Embora tenha relatado que não foram ouvidos disparos nas proximidades ou dentro do terminal aéreo, ela destacou que foi evidente a mobilização diante da situação. Após permanecer cerca de uma hora a bordo, Marani contou que a tripulação comunicou a normalização gradual das operações.

Minutos depois, o Gabinete de Segurança confirmou que os aeroportos de Jalisco, estado onde fica Guadalajara, operavam normalmente.

“Os passageiros estão embarcando em seus voos conforme o programado, e não há registro de nenhum evento relevante nas instalações”, informou a autoridade por meio das redes sociais.

Em comunicado, o Aeroporto Internacional de Guadalajara esclareceu que não houve incidentes dentro do terminal aéreo e que não havia risco para passageiros, colaboradores e visitantes. O aeroporto explicou que os vídeos que circulavam se tratavam do pânico entre os passageiros e pediu a manutenção da calma e o respeito às orientações do pessoal aeroportuário.

O aeroporto afirmou que as instalações estão sob a proteção da Guarda Nacional e da Secretaria de Defesa Nacional e que as operações continuam normalmente, sem cancelamentos ou impactos nas atividades aéreas.

O Exército mexicano anunciou neste domingo que matou “El Mencho” em uma violenta operação que provocou retaliações em vários estados, com bloqueios de estradas e queima de veículos, lojas e bancos.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em entrevista, presidente da Câmara de Natal, Eriko Jácome, afirma que 2025 foi o ano de maior produtividade em toda Natal

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (23), antes do início dos trabalhos legislativos e da leitura anual do prefeito, o presidente da Câmara Municipal do Natal, Eriko Jácome, destacou, em entrevista concedida a uma rádio, que 2025 entrou para a história como o ano de maior produtividade do Legislativo natalense.

De acordo com o presidente, o primeiro ano da atual legislatura foi marcado por números expressivos e ações concretas em benefício da população. “Foram mais de 1.100 projetos de lei protocolados e debatidos nesta Casa, além de mais de 4.700 requerimentos apresentados pelos vereadores. Desse total, cerca de 340 projetos foram aprovados e transformados em leis que impactam diretamente a vida das pessoas”, ressaltou.

As matérias aprovadas contemplam áreas essenciais como saúde, educação, cultura, segurança, mobilidade urbana e assistência social. Entre os destaques, a Câmara teve um olhar atento e sensível para a defesa da mulher, com a aprovação de projetos voltados à prevenção da violência doméstica, à prioridade de atendimento em serviços públicos, ao incentivo cultural e à promoção da saúde feminina. Ações como a campanha Outubro Rosa também foram fortalecidas ao longo do ano.

O Legislativo também atuou em parceria com o Executivo Municipal na criação da carreira dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na autorização de operações de crédito para melhoria dos equipamentos públicos e na construção do orçamento municipal. Ao todo, foram destinadas mais de 320 emendas parlamentares para obras e melhorias em todas as regiões da cidade.

Além da produção legislativa, a Câmara realizou mais de 70 sessões solenes e mais de 35 audiências públicas, ampliando o diálogo com a sociedade. Também foram intensificadas as visitas técnicas e fiscalizações em hospitais, UPAs e demais equipamentos públicos, reforçando o papel fiscalizador do Legislativo.
Ao final do ano, a Casa recebeu o selo de qualidade da transparência pública concedido pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Atricon, reconhecimento que reafirma o compromisso com a responsabilidade, a boa gestão e a transparência.

A Câmara também deu continuidade à convocação dos aprovados no concurso público e manteve a parceria com o Itep para a emissão de carteiras de identidade (RGs), ampliando o acesso da população a serviços essenciais.

Para o presidente, os resultados comprovam o compromisso da instituição com a cidade.
“2025 foi, sem dúvida, o ano mais produtivo da história da Câmara Municipal de Natal. Trabalhamos com responsabilidade, diálogo e compromisso com as pessoas. Cada projeto aprovado, cada emenda destinada e cada fiscalização realizada teve como foco melhorar a vida do natalense. Seguiremos firmes, com um Legislativo atuante, transparente e cada vez mais próximo da população”, afirmou Eriko Jácome

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Paulinho Freire lê mensagem anual na Câmara e faz balanço do primeiro ano de gestão em Natal

Foto: Valdir Julião

O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) inicia, agora, a leitura da segunda mensagem anual de sua gestão na Câmara Municipal de Natal (CMN), depois de ser recebido, segundo a norma regimental da Casa, por uma comissão constituída dos vereadores Anne Largarixa (SD), Daniel Santiago (PP), Kleber Fernandes (Republicanos) e Luciano Nascimento (PSD).

Paulinho Freire faz um balanço do primeiro ano de mandato (2025/2028) e traz informações sobre as ações administrativas para o exercício de 2026. Em sua fala inicial, Freire disse está trabalhando para que “a cidade continue no caminho dos desenvolvimento e do avanço”.

E continuou: “Ocupo essa tribuna considerando todas as conquistas e entregas que estamos alcançando e com olhar para frente, para o futuro e para tudo que pretendemos e vamos realizar com a convicção de que a cidade está avançando. Estamos enfrentando e vencendo desafios, organizando, construindo e preparando o Natal para um novo ciclo de desenvolvimento que já vem sendo vivenciado nesses pouco mais de 400 dias de nossa gestão”.

O presidente da CMN, vereador Ériko Jácome (PP) destacou, na abertura da sessão solene, “a esperança pelos trabalhos que hoje iniciamos. É com grande honra que recebemos nesta manhã o prefeito de Natal, Paulinho Freire, para a leitura anual da mensagem do Executivo”.

“É Um momento que reafirma o respeito entre os poderes e principalmente o compromisso conjunto com o futuro da nossa cidade. Prefeito, seja bem-vindo a esta casa, que já foi sua e continua sendo sua. Que essa casa do povo natalense seja inspirada e seja uma cidade unida pelas ações concretas de uma gestão que tem ouvido a população e transformando demandas”, disse Jácome.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Liga mexicana suspende 4 jogos após a morte de chefe de cartel

Foto: Reprodução

A liga mexicana de futebol suspendeu no domingo (22.fev.2026) 4 partidas depois da morte de Nemesio Oseguera, conhecido como “El Mencho”, líder do CJNG (Cartel Jalisco Nova Geração). A operação militar que resultou na morte do líder do cartel foi realizada no domingo (22.fev), no Estado de Jalisco, na costa do Pacífico do México. Os adiamentos afetaram jogos programados para ser realizados em Guadalajara, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2026.

Oseguera tinha 60 anos. Segundo o Ministério da Defesa, ele foi ferido durante uma operação das forças especiais e morreu sob custódia.

A liga mexicana informou em seu perfil no X sobre o adiamento por tempo indeterminado de duas partidas da 1ª divisão programadas para o domingo (22.fev.2026). No campeonato masculino, o confronto entre Querétaro e FC Juárez foi suspenso. No campeonato feminino, a partida entre Chivas e América também foi adiada.

Duas partidas da 2ª divisão agendadas para o domingo (22.fev.2026) foram canceladas.

Segundo informações da Reuters, a partida feminina de domingo (22.fev.2026) entre Necaxa e Querétaro, em Aguascalientes, foi interrompida. As jogadoras deixaram o campo depois de ouvirem barulhos altos do lado de fora do Estádio Vitória. Segundo informou a mídia local, os barulhos eram tiros. O jogo foi retomado posteriormente. O Necaxa venceu por 2 a 1.

A seleção mexicana enfrentará a Islândia na 4ª feira (25.fev.2026) em um amistoso no Estádio Corregidora, em Querétaro.

Os organizadores do torneio de tênis masculino Aberto do México, em Acapulco, informaram que o evento começaria na 2ª feira (23.fev.2026), conforme programado, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos. O torneio de tênis feminino Merida Open também está programado para começar na 2ª feira (23.fev.2026).

Depois da notícia da morte de “El Mencho”, suspeitos de pertencerem ao cartel bloquearam rodovias com carros em chamas. Estabelecimentos comerciais foram incendiados em mais de meia dúzia de estados. Não houve relatos de mortes de civis.

Impactos
As companhias aéreas Air Canada, United Airlines, Aeromexico e American Airlines suspenderam seus voos na região de Puerto Vallarta. Voos para os aeroportos de Puerto Vallarta e Guadalajara foram desviados ou cancelados por grandes companhias aéreas, incluindo Delta Air Lines, American Airlines e Alaska Airlines.

A onda de violência também afetou eventos culturais na região. A artista colombiana Kali Uchis estava programada iria se apresentar no Auditorio Telmex em Zapopan, México, no domingo (22.fev.2026), como parte da etapa latino-americana de sua turnê The Sincerely, Tour, mas o show foi cancelado.

“Informamos ao público de Guadalajara que, devido a circunstâncias além do controle da artista, do promotor e do local, o show de Kali Uchis programado para hoje não acontecerá”, disse o comunicado do local. O show foi cancelado e não adiado ou remarcado, com informações sobre reembolso disponibilizadas para quem comprou ingressos.

A artista, que se apresentou em Monterrey em 21 de fevereiro, não abordou explicitamente o cancelamento. Seu próximo show está programado para a Cidade do México em 25 de fevereiro. Não há informações sobre se será afetado.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Homem que se apresentava como terapeuta e coach é condenado por violação sexual em Natal

Foto: Reprodução

A 10ª Vara Criminal da Comarca de Natal condenou um homem que se apresentava como “practitioner em Programação Neurolinguística (PNL)” e coach por violação sexual mediante fraude. A ação foi movida pelo Ministério Público após denúncia de que ele teria praticado atos libidinosos contra uma mulher durante uma suposta sessão terapêutica na capital potiguar.

De acordo com os autos, a vítima procurou o acusado para tratar sintomas de enxaqueca e ansiedade, após indicação de uma amiga. No dia 2 de dezembro de 2017, ela foi até um imóvel comercial em Natal para atendimento. Durante a consulta, segundo relato, o homem teria iniciado uma sessão de hipnose e passado a apalpar a barriga, os seios e a região genital da paciente, além de forçar contato físico no rosto e na boca.

Ainda conforme o processo, o réu teria orientado que a mulher comparecesse usando roupas leves. Durante o atendimento, pediu que ela indicasse partes do corpo onde sentia dor. Ao apontar a cabeça, por causa da enxaqueca, ele insistiu para que mostrasse outras regiões. Quando a vítima indicou o estômago, o homem levantou a blusa dela e passou a acariciar a barriga, tocando também a região genital por cima da roupa, aproveitando-se, segundo a denúncia, do estado de vulnerabilidade causado pela hipnose.

A mãe da vítima estava no local e também participou de uma consulta, sem registro de irregularidades. Após perceber o nervosismo da filha, foi informada sobre os abusos. No dia seguinte, a vítima, acompanhada da mãe e da amiga que indicou o serviço, retornou ao escritório para questionar o ocorrido. O acusado negou as acusações.

Em juízo, o réu alegou que a vítima teria apresentado sintomas de alucinação e afirmou que ela mencionou ter sido vítima de estupro no passado. No entanto, tanto a mãe quanto a amiga negaram que a mulher tenha feito qualquer declaração nesse sentido.

Opinião dos leitores

  1. Tem um cidadão q já andou muito pelo Natal shopping q agora anda pelo Midway se diz “médico”. Já enganou uma porção de gente. Cuidado!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Corpo carbonizado é encontrado na zona rural de Mossoró

Foto: Passando Na Hora

Um corpo carbonizado foi encontrado no Sítio Melancias, na zona rural de Mossoró, neste domingo (22). A vítima só deverá ser identificada após perícias realizadas pela Polícia Científica do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Militar, um caçador teria encontrado o corpo e acionado os policiais. No local, foram encontradas cápsulas de pistola, além de uma munição intacta. A equipe policial também constatou que o corpo foi queimado com pneus.

O local foi isolado pela PM até a chegada da Polícia Científica e da Polícia Civil, que deverá investigar o crime. O corpo estava em uma área de difícil acesso.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janja recebe presente de cantor do BTS durante viagem à Coreia do Sul

Foto: Reprodução

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, recebeu no último domingo (22) um presente do membro do grupo musical BTS, Jin, durante sua viagem à Coreia do Sul. 

O cantor a presenteou com uma garrafa de gin de sua própria marca, Igin, embalada em um caixa autografada. 

A entrega foi feita pelo chef de cozinha Baek Jong-won, amigo próximo do cantor. O momento foi registrado em um vídeo nas redes sociais de Janja.

O grupo de k-pop realizará uma agenda de shows em São Paulo, nos dias 28, 30 e 31 de outubro, com a turnê mundial “Arirang”.

Janja desembarcou na Coreia do Sul na última quarta-feira (18), antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegou na manhã de domingo para cumprir agenda internacional

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *